Puerto Varas

Puerto Varas, a capital (turística) dos Lagos Andinos

Puerto Varas

Uma dúvida bastante comum entre quem planeja conhecer os Lagos Andinos é onde se hospedar: Puerto Montt ou Puerto Varas? Puerto Montt é a capital oficial da região de Los Lagos, e onde está seu principal aeroporto, o El Tepual. Mas se pensarmos nos Lagos Andinos como zona turística, é sem dúvida de Puerto Varas, a 21 quilômetros dali, o posto de capital afetiva da região.

Puerto Varas

Às margens do lindíssimo lago Llanquihue, o maior lago em território exclusivamente chileno, Puerto Varas tem todo o charme que falta à sua vizinha mais importante. E não perde de Puerto Montt em praticidade, tampouco, sendo um ótimo ponto de partida para se conhecer as atrações ao redor.

Na cidade

Puerto Varas

O centrinho de Puerto Varas é compacto o bastante para ser percorrido a pé.

Vale a pena aproveitar a primeira brecha de tempo bom para fazer um passeio pela orla. (Dizem de Puerto Varas: “se não está chovendo, é porque logo vai chover”.) O calçadão da Avenida Costanera é extenso e gostoso de caminhar. Do píer, na altura da Plaza de Armas, a vista do lago e dos vulcões Osorno e Calbuco é uma beleza. Após a pausa para fotos, dá para aproveitar a oportunidade e fazer uma consulta sobre passeios no escritório de turismo que fica justo ali.

Casa Kuschel

O Circuito Patrimonial da cidade reúne construções já centenárias de arquitetura colonial alemã, um registro da fundação da cidade. A suntuosa Casa Kuschel (Klenner 299, tel. 65/225-0079) é a mais bem preservada, e merece a visita: funciona hoje como uma linda loja de artigos da região e como escritório de promoção do Parque Pumalín, mais ao sul em Los Lagos.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

A construção mais conhecida é a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Verbo Divino 499), erguida entre 1915 e 1918, e presente em 10 entre 10 cartões-postais de Puerto Varas. Suas torres vermelhas lembram castelos de desenho animado e podem ser avistadas ao longe, de vários pontos da cidade.

Puerto Varas

Casas anônimas também chamam a atenção; mesmo quando mais humildes, têm o exterior caprichosamente decorado em madeira.

Centro de Puerto Varas

As principais ruas do centro são a San Francisco, a Del Salvador e a Walker Martínez; nelas e em suas transversais mais próximas à Plaza de Armas estão os mercados, cafés, restaurantes e lojas.

Fundación Artesanías de Chile

Para lembrancinhas autênticas, pule a feirinha de artesanato e seus ímãs de geladeira made in China. A Fundación Artesanías de Chile tem uma filial por ali (Del Salvador 109, tel. 65/234-6332), com objetos muito especiais feitos na região, sobretudo as cestarias e tapetes. A livraria El Libro del Capitán (Walker Martínez 227, tel. 65/223-4908) também vende artesanato original; o forte são as peças em madeira.

Puerto Gres

Na Puerto Gres (Diego Portales y Claudio Arrau, tel. 65/223-4553), as esculturas e louças de cerâmica não podiam ser mais locais – vêm diretamente do ateliê nos fundos da loja.

Mercado 605

Na hora de comer, vai ser difícil errar ao entrar em algum lugar de cara boa. O centrinho é cheio de bons restaurantes. Para a noite, o Mercado 605 (Imperial 605, tel. 65/223-1980) é uma excelente pedida, com climinha intimista e informal, excelentes petiscos e muitos vinhos chilenos pelas prateleiras.

Hospedagem

Cabaña del Lago

Não faltam hotéis bem equipados e pousadas aconchegantes em Puerto Varas. Ficar hospedado próximo à Plaza de Armas é a melhor opção para quem está sem carro, pela praticidade de poder ir e vir a pé. O Hotel Patagónico tem decoração de capa de revista e fica a apenas algumas ruas do bochincho da cidade. O Cabaña del Lago, também em localização conveniente, tem ótima estrutura para famílias e serviço de primeira. O Hotel Cumbres, numa parte mais alta de Puerto Varas, compensa a distância do centrinho com uma espetacular vista do lago Llanquihue.

Nos arredores

Vulcão Osorno, visto do Lago Todos Los Santos

Há muito o que conhecer nas cidades vizinhas a Puerto Varas; uma estadia de 4, ou idealmente 5 noites garante um roteiro mais completo pelos Lagos Andinos.


Alugar carro é útil, mas dá para se virar de ônibus e de tour organizado, sem prejuízos à experiência.

Os  lagos Todos Los Santos e Llanquihue, o rio Petrohué e os vulcões Osorno e Calbuco são verdadeiros monumentos naturais. Em Puerto Varas e arredores existe bastante oferta de atividades ao ar livre, em que, especialmente no verão, se consegue desfrutar ainda mais da paisagem:

  • Preferindo “com emoção”, a dica é se aventurar num trekking pelo vulcão Osorno, num rafting rio Petrohué abaixo, ou em tours de caiaque pelos lagos Llanquihue e Todos Los Santos.
  • Preferindo algo mais contemplativo, a escolha mais acertada é pela navegação no lago Todos Los Santos e pela visita às cascatas do rio Petrohué (que fazem parte do Cruce Andino, mas podem ser comprados como passeios avulsos).

Os tours podem ser contratados ao chegar, diretamente nas agências de receptivo em Puerto Varas.

Frutillar

Em qualquer roteiro não pode faltar ao menos uma tarde livre para passear pelo encantador vilarejo de Frutillar, de onde se tem uma das paisagens mais bonitas da região.


Museu Felmer

E, para os interessados na história da colonização alemã, uma visita ao Museu Felmer (Camino a Rio Frio km 9, tel. 65/233-0831), em Nueva Braunau, é a melhor forma de revisitar aqueles tempos, com registros fotográficos e verdadeiras relíquias que pertenceram às famílias de imigrantes.


Seguindo viagem

Conhecer Puerto Varas e Lagos Andinos já é motivo o suficiente para embarcar em um avião para o Chile. Mas a viagem pode se alongar e:

  • Render mais belíssimas paisagens com o Cruce Andino;
  • Ganhar um “quê” mais urbano com 4 dias em Santiago;
  • Ficar mais autêntica e bucólica com 4 ou 5 dias pelo arquipélago de Chiloé.

Mariana viajou a convite do Cruce Andino.

Leia mais:

46 comentários

Olá, parabéns pela postagem!
Gostaria de uma ajuda. Estamos indo pela primeira vez ao chile, temos 5 noites por lá. Estamos na dúvida se fazemos a região dos Lagos Andinos ou a Patagônia chilena. Alguma sugestão qual fazermos nesta primeira visita? obrigado

    Olá, Gabriel! Vá à Patagônia entre novembro e março. Não vale a pena viajar fora dessa época para a Patagônia. Entre novembro e março, é você que decide, se Patagônia ou Lagos Andinos. Fora dessa época, Lagos Andinos.

Estive hospedada em Puerto Varas por 1 semana, no final de dezembro e foram dias incríveis, não choveu um minuto, foram lindos dias de sol e friozinho gostoso ao amanhecer e final do dia ( o sol estava se pondo por volta das 21:30). Vulcão Osorno com sua neve perene, e sua beleza deslumbrante, Petrohue, Lago de Todos os Santos, Frutillar….. Desejo voltar novamente, amei esse período de verão (já tinha ido em abril 2018 e foi incrível também).

Olá boia!
Como ir de Bariloche a Puerto Montt sem ser pelo Cruce andino? Existe viagem terrestre viável?

Estive na região ano passado.
Tudo muito bonito e organizado.
Em Perto Varas fuja da agência de turismo e “informações turísticas” na praça principal.
Dão somente informações sobre hotéis caríssimos e turismo especial.

Olá
Estivemos hoje 02/05/19 no restaurante Gordito e fomos muito bem acolhidos e a comida deliciosa.

Olá! Pretendo ir a Santiago e Puerto Varas no começo de maio de 2019. Sei que a possibilidade de chuvas em qualquer época do ano é altíssima, mas você acha que consigo pegar dias ensolarados para os passeios?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito