Puerto Varas, a capital (turística) dos Lagos Andinos
Uma dúvida bastante comum entre quem planeja conhecer os Lagos Andinos é onde se hospedar: Puerto Montt ou Puerto Varas? Puerto Montt é a capital oficial da região de Los Lagos, e onde está seu principal aeroporto, o El Tepual. Mas se pensarmos nos Lagos Andinos como zona turística, é sem dúvida de Puerto Varas, a 21 quilômetros dali, o posto de capital afetiva da região.
Às margens do lindíssimo lago Llanquihue, o maior lago em território exclusivamente chileno, Puerto Varas tem todo o charme que falta à sua vizinha mais importante. E não perde de Puerto Montt em praticidade, tampouco, sendo um ótimo ponto de partida para se conhecer as atrações ao redor.
Na cidade
O centrinho de Puerto Varas é compacto o bastante para ser percorrido a pé.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Vale a pena aproveitar a primeira brecha de tempo bom para fazer um passeio pela orla. (Dizem de Puerto Varas: “se não está chovendo, é porque logo vai chover”.) O calçadão da Avenida Costanera é extenso e gostoso de caminhar. Do píer, na altura da Plaza de Armas, a vista do lago e dos vulcões Osorno e Calbuco é uma beleza. Após a pausa para fotos, dá para aproveitar a oportunidade e fazer uma consulta sobre passeios no escritório de turismo que fica justo ali.
O Circuito Patrimonial da cidade reúne construções já centenárias de arquitetura colonial alemã, um registro da fundação da cidade. A suntuosa Casa Kuschel (Klenner 299, tel. 65/225-0079) é a mais bem preservada, e merece a visita: funciona hoje como uma linda loja de artigos da região e como escritório de promoção do Parque Pumalín, mais ao sul em Los Lagos.
A construção mais conhecida é a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Verbo Divino 499), erguida entre 1915 e 1918, e presente em 10 entre 10 cartões-postais de Puerto Varas. Suas torres vermelhas lembram castelos de desenho animado e podem ser avistadas ao longe, de vários pontos da cidade.
Casas anônimas também chamam a atenção; mesmo quando mais humildes, têm o exterior caprichosamente decorado em madeira.
As principais ruas do centro são a San Francisco, a Del Salvador e a Walker Martínez; nelas e em suas transversais mais próximas à Plaza de Armas estão os mercados, cafés, restaurantes e lojas.
Para lembrancinhas autênticas, pule a feirinha de artesanato e seus ímãs de geladeira made in China. A Fundación Artesanías de Chile tem uma filial por ali (Del Salvador 109, tel. 65/234-6332), com objetos muito especiais feitos na região, sobretudo as cestarias e tapetes. A livraria El Libro del Capitán (Walker Martínez 227, tel. 65/223-4908) também vende artesanato original; o forte são as peças em madeira.
Na Puerto Gres (Diego Portales y Claudio Arrau, tel. 65/223-4553), as esculturas e louças de cerâmica não podiam ser mais locais – vêm diretamente do ateliê nos fundos da loja.
Na hora de comer, vai ser difícil errar ao entrar em algum lugar de cara boa. O centrinho é cheio de bons restaurantes. Para a noite, o Mercado 605 (Imperial 605, tel. 65/223-1980) é uma excelente pedida, com climinha intimista e informal, excelentes petiscos e muitos vinhos chilenos pelas prateleiras.
Hospedagem
Não faltam hotéis bem equipados e pousadas aconchegantes em Puerto Varas. Ficar hospedado próximo à Plaza de Armas é a melhor opção para quem está sem carro, pela praticidade de poder ir e vir a pé. O Hotel Patagónico tem decoração de capa de revista e fica a apenas algumas ruas do bochincho da cidade. O Cabaña del Lago, também em localização conveniente, tem ótima estrutura para famílias e serviço de primeira. O Hotel Cumbres, numa parte mais alta de Puerto Varas, compensa a distância do centrinho com uma espetacular vista do lago Llanquihue.
Nos arredores
Há muito o que conhecer nas cidades vizinhas a Puerto Varas; uma estadia de 4, ou idealmente 5 noites garante um roteiro mais completo pelos Lagos Andinos.
Alugar carro é útil, mas dá para se virar de ônibus e de tour organizado, sem prejuízos à experiência.
Os lagos Todos Los Santos e Llanquihue, o rio Petrohué e os vulcões Osorno e Calbuco são verdadeiros monumentos naturais. Em Puerto Varas e arredores existe bastante oferta de atividades ao ar livre, em que, especialmente no verão, se consegue desfrutar ainda mais da paisagem:
- Preferindo “com emoção”, a dica é se aventurar num trekking pelo vulcão Osorno, num rafting rio Petrohué abaixo, ou em tours de caiaque pelos lagos Llanquihue e Todos Los Santos.
- Preferindo algo mais contemplativo, a escolha mais acertada é pela navegação no lago Todos Los Santos e pela visita às cascatas do rio Petrohué (que fazem parte do Cruce Andino, mas podem ser comprados como passeios avulsos).
Os tours podem ser contratados ao chegar, diretamente nas agências de receptivo em Puerto Varas.
Em qualquer roteiro não pode faltar ao menos uma tarde livre para passear pelo encantador vilarejo de Frutillar, de onde se tem uma das paisagens mais bonitas da região.
E, para os interessados na história da colonização alemã, uma visita ao Museu Felmer (Camino a Rio Frio km 9, tel. 65/233-0831), em Nueva Braunau, é a melhor forma de revisitar aqueles tempos, com registros fotográficos e verdadeiras relíquias que pertenceram às famílias de imigrantes.
Seguindo viagem
Conhecer Puerto Varas e Lagos Andinos já é motivo o suficiente para embarcar em um avião para o Chile. Mas a viagem pode se alongar e:
- Render mais belíssimas paisagens com o Cruce Andino;
- Ganhar um “quê” mais urbano com 4 dias em Santiago;
- Ficar mais autêntica e bucólica com 4 ou 5 dias pelo arquipélago de Chiloé.
Mariana viajou a convite do Cruce Andino.
Leia mais:
- Lagos Andinos | Prazer: Llanquihue, Puyehue e Todos Los Santos
- 2 países, 3 barcos, 4 ônibus: como é o Cruce de Lagos
- Cruce Andino: 10 perguntas e respostas sobre a travessia dos lagos
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
Comentários
Irei a Puerto Varas e farei o Cruce Andino. Desta forma imagino que não preciso comprar os passeios a Petrohue e Puella. Frutillar e Chiloe são os mais indicados? Se sim, devo comprar já no Brasil ou há disponibilidade abundante para que eu possa comprar lá mesmo? Viagem de 10 a 14 de setembro. Obrigada
Olá, Sueli! Dá para comprar localmente, se preferir.
Vou para Puerto Varas em Setembro. Quero ir de carro até Bariloche e vice versa. Os carros de aluguel podem fazer esta travessia entre estes dois países? Obrigada
Olá, Sueli! É uma complicação. Tem que combinar tudo antes com a locadora e se preparar para um escrutínio pesado na fronteira. Se eu fosse você, atravessava de ônibus ou com o Cruce Andino.