Puerto Varas, a capital (turística) dos Lagos Andinos

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Puerto Varas

Puerto Varas

Uma dúvida bastante comum entre quem planeja conhecer os Lagos Andinos é onde se hospedar: Puerto Montt ou Puerto Varas? Puerto Montt é a capital oficial da região de Los Lagos, e onde está seu principal aeroporto, o El Tepual. Mas se pensarmos nos Lagos Andinos como zona turística, é sem dúvida de Puerto Varas, a 21 quilômetros dali, o posto de capital afetiva da região.

Puerto Varas

Centro de Puerto Varas

Às margens do lindíssimo lago Llanquihue, o maior lago em território exclusivamente chileno, Puerto Varas tem todo o charme que falta à sua vizinha mais importante. E não perde de Puerto Montt em praticidade, tampouco, sendo um ótimo ponto de partida para se conhecer as atrações ao redor.

Na cidade

Puerto Varas

Tarde de sol no píer

O centrinho de Puerto Varas é compacto o bastante para ser percorrido a pé.

Vale a pena aproveitar a primeira brecha de tempo bom para fazer um passeio pela orla. (Dizem de Puerto Varas: "se não está chovendo, é porque logo vai chover".) O calçadão da Avenida Costanera é extenso e gostoso de caminhar. Do píer, na altura da Plaza de Armas, a vista do lago e dos vulcões Osorno e Calbuco é uma beleza. Após a pausa para fotos, dá para aproveitar a oportunidade e fazer uma consulta sobre passeios no escritório de turismo que fica justo ali.

Casa Kuschel

Casa Kuschel

O Circuito Patrimonial da cidade reúne construções já centenárias de arquitetura colonial alemã, um registro da fundação da cidade. A suntuosa Casa Kuschel (Klenner 299, tel. 65/225-0079) é a mais bem preservada, e merece a visita: funciona hoje como uma linda loja de artigos da região e como escritório de promoção do Parque Pumalín, mais ao sul em Los Lagos.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

A construção mais conhecida é a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Verbo Divino 499), erguida entre 1915 e 1918, e presente em 10 entre 10 cartões-postais de Puerto Varas. Suas torres vermelhas lembram castelos de desenho animado e podem ser avistadas ao longe, de vários pontos da cidade.

Puerto Varas

Casa típica

Casas anônimas também chamam a atenção; mesmo quando mais humildes, têm o exterior caprichosamente decorado em madeira.

Centro de Puerto Varas

Centro

As principais ruas do centro são a San Francisco, a Del Salvador e a Walker Martínez; nelas e em suas transversais mais próximas à Plaza de Armas estão os mercados, cafés, restaurantes e lojas.

Fundación Artesanías de Chile

Fundación Artesanías de Chile

Para lembrancinhas autênticas, pule a feirinha de artesanato e seus ímãs de geladeira made in China. A Fundación Artesanías de Chile tem uma filial por ali (Del Salvador 109, tel. 65/234-6332), com objetos muito especiais feitos na região, sobretudo as cestarias e tapetes. A livraria El Libro del Capitán (Walker Martínez 227, tel. 65/223-4908) também vende artesanato original; o forte são as peças em madeira.

Puerto Gres

Puerto Gres

Na Puerto Gres (Diego Portales y Claudio Arrau, tel. 65/223-4553), as esculturas e louças de cerâmica não podiam ser mais locais – vêm diretamente do ateliê nos fundos da loja.

Mercado 605

Mercado 605

Na hora de comer, vai ser difícil errar ao entrar em algum lugar de cara boa. O centrinho é cheio de bons restaurantes. Para a noite, o Mercado 605 (Imperial 605, tel. 65/223-1980) é uma excelente pedida, com climinha intimista e informal, excelentes petiscos e muitos vinhos chilenos pelas prateleiras.

Hospedagem

Cabaña del Lago

Cabaña del Lago

Não faltam hotéis bem equipados e pousadas aconchegantes em Puerto Varas. Ficar hospedado próximo à Plaza de Armas é a melhor opção para quem está sem carro, pela praticidade de poder ir e vir a pé. O Hotel Patagónico tem decoração de capa de revista e fica a apenas algumas ruas do bochincho da cidade. O Cabaña del Lago, também em localização conveniente, tem ótima estrutura para famílias e serviço de primeira. O Hotel Cumbres, numa parte mais alta de Puerto Varas, compensa a distância do centrinho com uma espetacular vista do lago Llanquihue.

Nos arredores

Vulcão Osorno, visto do Lago Todos Los Santos

Vulcão Osorno

Há muito o que conhecer nas cidades vizinhas a Puerto Varas; uma estadia de 4, ou idealmente 5 noites garante um roteiro mais completo pelos Lagos Andinos.

Alugar carro é útil, mas dá para se virar de ônibus e de tour organizado, sem prejuízos à experiência.

Os  lagos Todos Los Santos e Llanquihue, o rio Petrohué e os vulcões Osorno e Calbuco são verdadeiros monumentos naturais. Em Puerto Varas e arredores existe bastante oferta de atividades ao ar livre, em que, especialmente no verão, se consegue desfrutar ainda mais da paisagem:

  • Preferindo "com emoção", a dica é se aventurar num trekking pelo vulcão Osorno, num rafting rio Petrohué abaixo, ou em tours de caiaque pelos lagos Llanquihue e Todos Los Santos.
  • Preferindo algo mais contemplativo, a escolha mais acertada é pela navegação no lago Todos Los Santos e pela visita às cascatas do rio Petrohué (que fazem parte do Cruce Andino, mas podem ser comprados como passeios avulsos).

Os tours podem ser contratados ao chegar, diretamente nas agências de receptivo em Puerto Varas.

Frutillar

Frutillar

Em qualquer roteiro não pode faltar ao menos uma tarde livre para passear pelo encantador vilarejo de Frutillar, de onde se tem uma das paisagens mais bonitas da região.

Museu Felmer

Museu Felmer

E, para os interessados na história da colonização alemã, uma visita ao Museu Felmer (Camino a Rio Frio km 9, tel. 65/233-0831), em Nueva Braunau, é a melhor forma de revisitar aqueles tempos, com registros fotográficos e verdadeiras relíquias que pertenceram às famílias de imigrantes.

Seguindo viagem

Conhecer Puerto Varas e Lagos Andinos já é motivo o suficiente para embarcar em um avião para o Chile. Mas a viagem pode se alongar e:

  • Render mais belíssimas paisagens com o Cruce Andino;
  • Ganhar um "quê" mais urbano com 4 dias em Santiago;
  • Ficar mais autêntica e bucólica com 4 ou 5 dias pelo arquipélago de Chiloé.

Mariana viajou a convite do Cruce Andino.

Leia mais:

25 comentários

Maisa
MaisaPermalinkResponder

Que legal, esse post atualizado não poderia ter vindo em melhor hora!!
Passaremos o reveillon em Puerto Varas, fizemos reserva no Hotel Bellavista...
Já estivemos na cidade no inverno de 2012 e adoramos, ficamos no Hotel Cabañas Del Lago, recomendo também.
Não vejo a hora de estar lá e ver a paisagem com tempo claro como em todos os sites, o inverno é legal também, mas não dá ver os vulcões como todos os sites mostram.
Obrigada mais uma vez VnV grin

Miriam K
Miriam KPermalinkResponder

Em 2014, fizemos o Cruce Andino saindo de Puerto Varas e indo para Bariloche, o contrário do que o Ricardo Freire fez anos atrás. Ficamos 2 noites em Puerto Varas e eu poderia acrescentar além do que já foi postado, o nome de dois Restaurantes: o Bravo Cabrera de frente ao lago Llanquihue, com excelente ambiente, decoração e comida e no centro, o Donde El Gordito, um minúsculo restaurante com comida boa e barata, mas por ser muito apertado ficamos com cheiro de comida nos cabelos e roupas.

Ellen
EllenPermalinkResponder

Realmente viajar é algo muito pessoal. Saimos hj de Puerto Varas, um dia antes do previsto, com uma impressao nâo muito boa, esperávamos mais. Talvez a comparaçâo com Pucon nâo lhe tenha sido favorável.
Cidade nâo acolhedora, suja e cara para o padrâo chileno.
Mas é apenas a opiniâo de um casal aventureiro.
Obs: a visâo do volcan Osorno, que nos revelou em passeio de barco no lago de Todos los Santos, compensa Todos os perrengues!

GRC
GRCPermalinkResponder

Ellen, estou justamente na dúvida entre Pucon ou Puerto Varas. Terei 3 dias e duas noites. O que você sugere? Obrigado

Rosane Canozzi

Fomos duas vezes a Puerto Varas. A primeira, há uns dez anos, fazia parte de um pacote que começava em Santiago, ia a Puerto Varas, Peulla,Bariloche e Buenos Aires. Gostamos tanto que voltamos no ano passado. Fomos a Santiago, Puerto Varas e Mendoza. Alugamos carro nas duas primeiras. Andamos pelas redondezas, além do centro, e adoramos. São três cidades completamente diferentes, óbvio. Talvez o contraste tenha justamente tornado mais interessante. Puerto Varas é romântica: vá para namorar...

Cristina Setter

Eu e meu filho, então com 13 anos, fomos a Puerto Varas em janeiro de 2012 para uma estada de 5 noites, depois de visita a Santiago, e adoramos a região. A beleza do local, hospitalidade das pessoas e comida saborosa nos cativaram. Quanto aos passeios, fazer rafting pelo rio Petrohue, passeio de barco pelo Lago de Todos os Santos (também chamado de Lago Esmeralda, devido a cor de suas águas), arborismo em Peulla, subida e "skibunda" no topo do vulcão Osorno deram um toque de aventura especial para adolescente nenhum se sentir entediado. Recomendamos a empresa local Touristur, de quem compramos todos os passeios e que nos atendeu muitíssimo bem.

Leo
LeoPermalinkResponder

Adoramos nossa viagem a Puerto Varas! Achamos tudo meio caro por lá, mas o lugar é lindo, limpo, com gente simpática, vários cachorros - bem cuidados - pela rua (minha filha fez amizade com vários!!rsrs), uma vista de perder o fôlego! Ficamos no Cabanas del Lago, fomos ao Osorno (vimos neve em dezembro!), Frutillar, Puerto Montt, passeamos bastante por essa região linda. Dá pra alugar carro e passear sem fazer tour guiado.

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Acabei de retornar de viagem, fizemos 05 dias em Santiago e mais 05 dias nos Lagos Andinos. Tivemos muita sorte em Puerto Varas porque pegamos todos os dias ensolarados, com vista maravilhosa dos vulcões Osorno e Calbuco. O passeio de teleférico ao vulcão Osorno é espetacular, foi o ponto alto da viagem. Ainda conhecemos Frutillar, Puerto Montt e fizemos o cruzeiro pelo Lago de Todos os Santos. Talvez seja mais confortável e independente fazer esse roteiro de carro mas fizemos muita coisa de transporte público e com agência somente o que não tinha jeito mesmo. E sempre com as dicas aqui do site smile

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olá! Em relação a dinheiro, sei que nessa região dos lagos é melhor levar Dólares que Reais, mas tenho uma dúvida: em Puerto Varas utilizamos Dólares para pagar os passeios, gastos com comida, lembranças etc, ou fazemos o câmbio por Pesos Chilenos em alguma casa de câmbio? Alguém dá a dica? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Você conseguirá pagar passeios diretamente em dólar. Hotéis também devem ser pagos em dólar (ou cartão internacional) para conseguir isenção de 19% de IVA.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Ola amigos,peco ajuda.tenho ja passagem p puerto varas e gostaris de ir no cruce andino ate bariloche.como a minha volta p santiago eh tb por puerto montt qual melhor maneira de voltar de bariloche?o mais economico,onibus??? Muito grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Sim.

Cristiane Rebouças Felix

Eu e minha família (4 pessoas) fomos a Puerto Varas em outubro de 2015. Foi uma viagem inesquecível. Nós ficamos hospedados no Cabanas del Lago (serviço nota 10). A cidade é linda, acolhedora, bons restaurantes, belas paisagens, segura, pessoas educadas, tudo de bom. Posso afirmar que a viagem foi perfeita, sem percalços, e só surpresas agradáveis. Não tive vontade de ir embora e pretendo voltar mais vezes. Fizemos passeios por conta própria e utilizando o ônibus local até Frutillar. Fomos também ao vulcão Osorno, Museu Felmer e a Peulla, navegando pelo Lago Esmeralda (maravilhoso). Ficamos encantados com a gentileza dos guias que nos levaram a alguns passeios. Passar uma tarde, apenas apreciando o lago Petrohue foi um passeio delicioso. Fomos muito felizes neste passeio.

Camila Rosa
Camila RosaPermalinkResponder

Gostaria de saber se o passeio de barco com vista para o Vulcão Osorno é feito aos finais de semana. Agradeço desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Havendo quórum, o passeio acontece todos os dias. Informe-se nas agências de Puerto Varas ao chegar.

Lúcia
LúciaPermalinkResponder

Olá, estive em `Puerto Varas em Abril 2016 e foi uma viagem bem proveitosa, contratei passeio de 1 dia inteiro com a Trip to Chile que foi ótima, guia excelente visitando Parque Vicente Peres Rosales, depois uma parada no Lago de todos os Santos e quem quisesse fazia um passeio de barco pelo Lago de todos os Santos, e depois uma parada para o almoço a parte, e na sequência subida ao Vulcão Osorno, e depois retorno ao hotel, foi o mais em conta, contrata ali no escritório de informações turísticas, diferente do que haviam indicado por aqui que a Turistour era mais barata, mas não é, paguei por tour full day 25.000, que valeu muito a pena. Para visitar Frutillar fui de ônibus de linha muito tranquilo, saída do centro, e com frequência.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lúcia! O site em nenhum momento afirmou que a TurisTour fosse a mais barata; pode ter sido o comentário de algum leitor. A TurisTour é a maior agência de receptivo do Chile, só isso.

Paula Celedonio

Irei ao Chile de férias em setembro. Vou combinar Santiago + Lagos Andinos. Irei chegar ao aeroporto de Puerto Montt por volta de 21h, mas vou me hospedar em Puerto Varas. Penso em ir de táxi. Como são os serviços de transporte? Será que chegando tarde da noite terei dificuldade para me deslocar a Puerto Varas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Se chega avião, haverá táxis. Se você fosse taxista e trabalhasse em Puerto Montt, não ia perder essa boquinha, ia?

luis
luisPermalinkResponder

a dica de ficar de ficar 4 ou 5 dias nessa região dos lagos que vcs demarcaram no mapa, seria para conhecer e apreciar as cidades que abordam os lagos Todos Los Santos e Llanquihue?

Marta
MartaPermalinkResponder

Fiz o Cruce Andino em 2010. Não consegui visitar Frutillar. As pessoas não sabiam onde era, ou informavam errado. Até um taxista disse não saber onde era. Fiquei muito decepcionada, pois uma amiga havia estado lá 2 meses antes e foi por ela que eu soube do lugar. Mas eu amei o passeio, Puerto Mont e Puerto Varas, Santiago, Viña de Mar, Valparaíso, Bariloche e Buenos Aires. Foram 15 dias maravilhosos!

Cristina Borges

Claro que prefiro o charme de Puerto Varas!
Uma cidade bucólica com uma ótima estrutura de restaurante e hotéis.
Recomendo o Cabanas del Lago... com as janelas dos quartos em vidro com vista para o lago.
Restaurantes, segui as dicas desse site... sempre tento seguir... nunca me arrependi... kkk
Muita saudade desse lugar!
Quero voltar...

José Siqueira Ribeiro

Qual a melhor época de viajar para Puerto Varas: Inverno ou verão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! No inverno você poderá visitar a estação de esqui de Osorno e pode combinar com outros destinos de inverno no Chile ou do outro lado dos lagos na Argentina (Bariloche, Villa La Angostura, San Martín de los Andes). No verão você aproveita mais os passeios próprios do lugar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar