11 anos boiando no espaço :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Viaje na Viagem 11 anos

Toc toc toc, tem alguém aí?

Nos primórdios da blogosfera, nesta época do ano os ~internautas~ passavam pelos seus blogs favoritos para desejar um feliz ano novo aos colegas de caixa de comentários. Era um tempo em que todo mundo tinha sua própria rotina digital, passando diariamente pelo portal de notícias predileto e pelos seus blogs de estimação. As caixas de comentários funcionavam como salas de chat onde amizades virtuais eram estabelecidas.

Hoje a rotina é muito mais simples (mas também mais caótica): basta estar logado no Facebook, e a sua timeline vai trazer até 1.500 oportunidades por dia para interagir com amigos ou clicar em conteúdos sugeridos ou compartilhados.

(Se mesmo assim você ainda passa aqui todo dia para ver as novidades -- até mesmo num dia ensolarado na antevéspera de ano novo -- é porque você realmente gosta muito do Viaje na Viagem. Fico muito honrado de ter você a bordo!)

Paradoxalmene, hoje a audiência (e a influência) do Viaje na Viagem é exponencialmente maior do que quando a blogosfera pautava a navegação na internet. Como assim, Bial?

O que eu vejo aqui do meu cantinho é o surgimento de várias internets com diferentes especialidades. A internet da notícia e da interação está no Facebook, no Twitter, no WhatsApp, no Instagram. A internet do entretenimento está um pouquinho no Facebook, no Instagram, nos sites caça-cliques tipo Buzzfeed, e cada vez mais no YouTube.

Já a internet da consulta, da pesquisa, do conhecimento, continua onde sempre esteve -- em sites e blogs com conteúdo sólido e confiável, encontrados via Google.

Grosso modo, daria para simplificar essa dinâmica na diferença entre a internet do conteúdo oferecido e a internet do conteúdo buscado.

O conteúdo oferecido normalmente é descartável (posts caça-cliques) ou tem prazo de validade curto (noticiário). Mesmo quando se trata de um conteúdo de fôlego, o conteúdo oferecido chega ao destinatário num momento em que muito provavelmente não será útil. A internet oferece tanto conteúdo pra gente -- tanto bom quanto ruim -- que de vez em quando sobrevém aquela sensação de embotamento.

Já o conteúdo buscado é certeiro: aparece na hora certa, soluciona dúvidas, resolve problemas, faz a gente agradecer a invenção da internet. O conteúdo buscado só é frustrante quando não responde ao que a gente está procurando.

É nessa internet do conteúdo buscado que o Viaje na Viagem tem relevância. Desde 2009, quando o blog voltou a ser independente depois de uma breve portalização (que não deixou saudades, né?), todo conteúdo tem sido pensado para responder às dúvidas de quem vier a pesquisar sobre o assunto dali em diante.

Nosso post mais visto é de 2012; em 2015, depois de várias atualizações, registrou 30.000 views mensais. Outro dia uma agência de publicidade perguntou à Elisa, nossa CEO, o que a gente fazia para promover esse post. A resposta: "Nada". Conteúdo bom funciona.

Somos tão fissurados em produzir conteúdo para consulta que até no YouTube, epicentro da internet do entretenimento, resolvemos adotar uma linguagem de tutorial. De novo, investindo no longo prazo.

Além da reformulação do canal do Viaje na Viagem no Youtube, efetuamos duas mudanças importantes no blog em 2015.

A primeira foi o início da moderação dos comentários, que acabou com perguntas e respostas repetitivas (sobretudo aquela: "Desculpe, mas não temos como fazer roteiros individuais de viagem para cada leitor" -- explicamos a nova política de respostas aqui). Isso liberou a equipe não só para produzir mais conteúdo como também para atualizar posts antigos e acrescentar links de posts relacionados, facilitando a navegação.

A segunda mudança -- esta, bem atrasada -- foi a implantação do layout "responsive" para dispositivos móveis. Agora quando você acessa o Viaje na Viagem no celular, já lê o texto em corpo maior e com um espacejamento próprio para a telinha do telefone. Ainda há várias coisas que precisamos ajustar, mas de um modo geral acho que ficou lindão. Você já viu?

(Já no tablet o layout ainda não está funcionando. Se a sua tela aparecer desconfigurada, por favor role até o pé da página e clique em "Versão Desktop", que restaura o layout para tela de computador.)

Depois da emoção de completar 10 anos (e da turbulência da mudança de layout do blog), chego ao 11º aniversário à frente do Viaje na Viagem orgulhoso e confiante. Ainda falta muito para construir e organizar, mas percebo que o blog é uma referência cada vez mais forte.

Esse ano bati todos os récordes de reconhecimento na rua. Em qualquer lugar que eu vá, sempre aparece alguém para cumprimentar, agradecer dicas (e tirar selfies, ha!). Muitos desses leitores não têm a menor idéia de onde tenho andado. Mas voltam ao blog sempre que precisam de informação para viagem.

Outro dia fui apresentado a representantes de convention bureaux da Califórnia como "um grande influenciador digital de viagens no Brasil". Retruquei. Disse que eu e outros blogueiros de viagem influenciamos muito pouca gente. O grande influenciador de viagens no Brasil, isso sim, é o conteúdo que a gente publica e deixa organizado para quando os viajantes precisam dele.

Revelo para você as duas coisas mais valiosas que eu aprendi nos últimos anos.

    O número de pessoas interessadas nas viagens que eu faço é limitado.
    O número de pessoas interessadas no que eu posso fazer pelas viagens delas é infinito.

Duvida? Mesmo você, que está aqui em pleno 30 de dezembro lendo o Viaje na Viagem, e que por isso talvez se interesse pelas minhas andanças, vai ficar muito mais interessado se, em vez de escrever sobre a minha última viagem, eu escreva conteúdo fresquinho e atualizado sobre a próxima viagem que você quer fazer. Tô errado?

    Minha opinião interessa a pouca gente e tem valor limitado.
    Minha explicação interessa a muito mais gente e tem muito mais valor.

O que não falta na internet é opinião -- e você precisa se identificar muitíssimo com um opinante para desdenhar a opinião dos outros. Poder confrontar várias opiniões é uma das vantagens da vida online. Mas o que falta na internet é explicação, curadoria, informação em perspectiva. Explicar e destrinchar é a única chance de ser mais útil que o TripAdvisor.

mrgreen mrgreen mrgreen

Tenho a convicção de que, num momento como esse, de crise e real desvalorizado, o conteúdo do Viaje na Viagem fica mais valioso do que nunca. Vamos naturalmente trocar viagens por impulso por viagens mais planejadas. E estratégia de viagem é, modéstia às favas, o forte da Bóia.

Fique ligado que 2016 vai trazer muita novidade no blog -- incluindo bastante conteúdo Brasil. (Por falar nisso, hoje eu ia conseguir publicar o novo guia de Porto de Galinhas, mas depois de passar a manhã escrevendo esse post, acho que só vou dar conta de pôr no ar amanhã.)

Não dá pra terminar esse post sem agradecer a todo Team Bóia pelo talento e dedicação devotados em 2015: um beijo pra minha CEO Elisa (chefas first) e pras queridas Bóias (em ordem alfabética) Heloísa, Juliana, Mariana, Natalie e Rebeca.

Meu muito obrigado também aos parceiros comerciais e anunciantes, em especial ao Santander Select, que oferece a seus clientes o conteúdo de qualidade reunido no canal Select.

E claro, minha reverência (à japonesa: me curvei e abaixei a cabeça) a você, que passa aqui no blog até quando não precisa de informação para viajar e ainda lê textos desse tamanho. Muito obrigado! Como diria o J.R., garçom-figuraça da Pousada do Toque: você é show smile

Que venha 2016! Boas viagens para todos nós!

Leia mais:

126 comentários

Luis Fernando
Luis FernandoPermalinkResponder

Parabens e obrigado pelo conteúdo!!!

Concordo com a sua visão da internet. Quanto ao Youtube, ele virou a minha TV aberta (de alta quaidade), pois só me inscrevo nos canais que eu gosto.

Deixo uma dica meio antiga mas pouco conhecida: se vc acha muito trabalhoso ficar navegando pelos seus blogs preferidos para buscar conteúdo (eu acho), use um leitor de RSS, que é um aplicativo que busca para você as atualizações dos seus sites favoritos e os concatena em um único lugar, como se fosse um jornal ou revista personalizado. Eu leio o Viaje na Viagem assim.

Para quem quiser experimentar, eu uso o Feedly (https://feedly.com), que é na web e portanto vc pode acessar de qualquer dispositivo. Tem o app também.

Gabriel Britto

Sempre uma aula. Sempre. Valeu, Riq. Feliz 2016 para vocês!

Camila Navarro

Claro que a gente lê até o final! E ainda aproveita pra desejar um lindo ano novo, como antigamente! smile

Lica Carpe
Lica CarpePermalinkResponder

Sou das que vem aqui quase diariamente! Aprendo, me divirto, sonho e depois realizo!! Vida longa ao Viaje na Viagem!

Inácio Novaes

Parabéns! O site é completo e ótima fonte de consultas sempre.

Camilla Kafino

Ah, Riq!! 11 anos de sucesso não chegam pra qualquer um, e vc é O CARA! só está colhendo o resultado de seu trabalho duro (que tem gente que chama de sorte!) e trabalho bom smile mais do que merecido. E obrigada por tudo, por estar aqui com a gente sempre, por quebrar nossos galhos sempre, por nos surpreender sempre. Você é uma pessoa muito querida, tomara que em 2016 consiga te ver mais!! Desejo muito mais sucesso e muitas milhas de vida pro VnV. Beijo.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Riq, feliz ano novo para você, Elisa e toda a equipe! Obrigada pelo trabalho incrível! Nem preciso dizer que as minhas viagens começam a ser planejadas aqui faz tempo, né?
Só uma coisinha: a Rebeca não tá no expediente, coitada. wink

Marcie
MarciePermalinkResponder

Que nosso VnV continue sempre sendo o ponto de referência e sucesso que é!
Parabéns, querido Comandante. Parabéns, equipe.
E que 2016 traga mais motivos para estarmos juntos.

Augusto
AugustoPermalinkResponder

Que aprendizado. Entendimento é raro. Feliz 2016 Riq e toda a turma. Abração

Cris
CrisPermalinkResponder

Você, que passa aqui no blog até quando não precisa de informação para viajar e ainda lê textos desse tamanho = eu smile

Isabela
IsabelaPermalinkResponder

Muito bom! Parabéns! Fico feliz pelas novidades. Estava lendo o texto no meu celular. Ficou joia!

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Mas é claro que antes do apagar das luzes de 2015 a gente passa aqui! Feliz ano novo a todos os que conheci através dessa caixa de comentários! Um beijo especial pra equipe VnV! Um 2016 fantástico, Riq!

Lu Levy-ajando

Texto lindo e muito verdadeiro!

Hugo
HugoPermalinkResponder

Nós que estamos aqui do outro lado da telinha é que agradecemos a você Riq, ao Nick e a toda equipe do VnV. Mais do que informação, vocês nos trazem sonhos. Nos fazem viajar numa viagem sem sair de casa. É por isso que sempre voltamos.

Uma passada por aqui no meio da correria do dia a dia nos leva para lugares que nem imaginávamos que existia e ficamos com a esperança de um dia irmos lá.

Feliz Ano Novo, e um 2016 repleto de alegrias e conquistas.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Parabéns pelos 11 anos e feliz 2016!
Beijos

Anna
AnnaPermalinkResponder

Eu também /
Leio textos, indico, comento, respondo quando sei... E sim, me interessava pelas suas viagens, acompanhei a rota pelas praias do Brasil, a saga pelo Japão...
Do conteúdo antigo, sinto falta de adivinhar de onde era a foto das sextas... adorava especular!!!

Parabéns pelos 11 anos, feliz ano novo a todos e que novas viagens venham por aqui!

Aline
AlinePermalinkResponder

A pergunta que não quer calar: qual é esse post mais acessado de todos? Amo o conteúdo do VnV, mas não consigo adivinhar de cabeça que post seria esse, hehe.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Também fiquei curiosíssima!!!!

Jessica
JessicaPermalinkResponder

Também quero saber... Fiquei pensando se eu já acessei este post.

Helenice Figueiredo

Riq,
Show é você, um "comandante" que nunca deixou o barco a deriva, frustrando seus "passageiros" (somos dos antigos, hein...rsrsrs). Só temos a agradecer a esse time que nos brinda com informações preciosas. Um bom Ano Novo a você, ao Nick e a todo "Bóia Team".

Diogo A.
Diogo A.PermalinkResponder

Parabéns pelos 11 anos e um excelente 2016 para todo o time da Bóia!
Com viagem planejada ou não, continuo vindo aqui quase diariamente.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Olha o povo das antigas aqui batendo ponto no dia 30 de dezembro pra desejar não só um feliz ano novo, mas também um feliz aniversário ao VnV!!! wink

Kely
KelyPermalinkResponder

Show de bola! Parabéns Viaje na Viagem pelos 11 anos!
Muito bom ler seus textos Riq.
O site que revolucionou minha vida a 5 anos foi esse, o conteúdo que vocês tem aqui é incrível, o VnV sempre é o meu ponto de partida ao pesquisar e é muito bom encontrar cada vez mais informação por aqui.
Parabéns equipe pelo excelente trabalho neste ano!
E foi muito bom conhecer e ouvir o Riq na casa dos Destemperados.

Um Feliz e abençoado Ano Novo para todos vocês e para todos os viajantes que passam por aqui!

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Você lembrando, deu vontade de retomar essa antiga tradição, então...

Turma do VnV, Tripulantes, Feliz 2016 a todos!!! Que o próximo ano seja muito próspero e com muitas oportunidades de encontro mundo afora!

Andre Galhardo

Que aula do Mestre! Me ajudou - de novo - a enxergar algumas coisas. Esse caminho da explicação é genial, procuro segui-lo há algum tempo. Boas viajadas em 2016! Bjs!

Alessandro Ayres

Parabéns Riq pelos 11 anos de sucesso desse blog incrível e inspirador para todos os viajantes e blogueiros, inclusive o meu.

Parabéns também para esse equipe fantástica e pelo esforço de vocês de manter esse conteúdo essencial para as nossas viagens!

Feliz ano novo para todos os tripulantes e amigos e que venham mais muitos anos de VnV!!!

Rosa
RosaPermalinkResponder

J.R., Pousada do Toque, São Miguel dos Milagres: fechou com chave de ouro! Quem sabe 2016!

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Simplesmente porque é o melhor!!! Feliz ano novo, muitas conquista mais em 2016!!!!

Jackie
JackiePermalinkResponder

Sim, passo aqui e leio até o final, oras.
Obrigada pelo seu trabalho que facilita muito o nosso, de outros blogueiros que privilegiam o conteúdo e a qualidade. Feliz 2016!
PS: obviamente nunca poderia comparar o Viaje Sim! ao VnV em nenhum quesito, mas fiquei feliz em ver que, por lá, também o post mais acessado é antigo, de 2012, e sem nenhuma forma de promoção e é uma explicação, passo a passo, de algo que pra tanta gente é banal, mas fiz questão de expor a quem estava viajando pela primeira vez.

Virginia Lucia

Delícia isso! Feliz 2016, Riq, Nick, Elisa e bóias! Feliz ano novo, trips!

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Chove sem parar no interior de SP, mas eu passo aqui td dia mesmo. Super feliz 2016 pra vcs. Que o VnV continue cada vez melhor.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Clap clap clap
PARABENS a todos nós que (com muito orgulho) temos fé e confiança absoluta neste timão vitorioso que vimos nascer, que embalamos e brigamos com raça , com a certeza de que iria crescer forte e independente.

Ken Fujioka
Ken FujiokaPermalinkResponder

Longa vida ao VnV.
E que venha 2016!
smile

Liciana Paes de Almeida

Riq, sua escrita sempre me fascina. Atualmente mais, pois traz a maturidade deste trabalho tão bem realizado. Feliz 2016 a você, Nick e bóias! Feliz ano novo a todos!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Jura q BUE ainda é o mais acessado?
Magina agora com Macri-mudanças wink

Tiago
TiagoPermalinkResponder

A gente lê até o final porque, além do prazer da leitura, tem sempre algo a se aprender no meio desses textos.
Obrigado, comandante e equipe VnV! Que em 2016 vocês continuem enchendo a internet de conteúdo, como vcs fazem tão bem.

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, você sintetizou lindamente o valor e a qualidade de seu trabalho para todos. Ler seus textos até o fim, é sempre um prazer.
Temos o maior orgulho em dizer que nosso Comandante é a maior referência em turismo no Brasil !
Parabéns a você, ao Nick, Elisa e as queridas boias e viva os 11anos de nosso querido VnV !
Feliz Ano Novo a todos !

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

??????????????????????
Para vc e toda equipe por mais um ano cheio de novidades e muita informação para os viajantes!!!

Gabriela Duarte

Ricardo e equipe. Estou em Lucerna - Suíça, embaixo das cobertas, programando e revisando o roteiro dos próximos dias em Frankfurt e região. Sou fã de carteirinha do Viaje na Viagem, seja no rádio, no blog, no YouTube ou no Facebook. Leio tudo, sigo as recomendações e indico sempre. Parabéns pelo trabalho e dedicação. Meu desejo para 2016 é pular as 7 ondinhas e desejar uma viagem a um local desconhecido a cada uma delas. Conto com vocês nesta jornada. Abraços abaixo de zero a todos.

Flor
FlorPermalinkResponder

Parabens pelo sucesso!

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Feliz ano novo, Riq ! Pra vc e pra toda equipe, parabéns por mais um ano de sucesso.
E obrigada por ensinar os caminhos das pedras pra nós, blogueiros juniores. O VnV sempre será nossa bússola !

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Confirmando sua analise:
Devo a voce, e a todo o pessoal do VnV, as deliciosas e inesqueciveis viagens que ja fiz para Orlando, Patagonia, Lagos Andinos, Atacama, Rota das Emoções, e ainda muitas outras que estão na minha lista de desejos.
Obrigado, Guru!!!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Nós amamos você e o VnV, Riq.
Um lindo 2016 pra toda a turma que faz desse espaço um cantinho sempre muito especial.

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Clap clap clap !!!
Parabéns ao VNV pelos 11 anos de conteúdo de primeiríssima qualidade!
Me sinto agradecida e feliz por ter feito parte desse primeiro momento do blog, quando a caixa de comentários era praticamente um chat. Bons amigos nós fizemos aqui!
Muito mais sucesso para o VNV!
<3

Lisi Cohem
Lisi CohemPermalinkResponder

Rick e time do Vnv,
Parabéns, o Viaje é imbatível, sou Fã e devota!
Vocês são show, tenham certeza que ta valendo a pena!
Beijos

Marcia Palhares

Vocês são show mesmo!! Acompanho o VnV desde sempre, tenho até livro autografado!! Lá no Belmonte do Flamengo, não sei se vc lembra, mas eu não esqueço não. Foi muito bom conhecer vc. Nunca viajo sem passar por aqui. Parabéns pra vc e sua equipe maravilhosa!! ???

mari
mariPermalinkResponder

Parabéns! O site é ótimo!

Malu Esper
Malu EsperPermalinkResponder

Riq, querido comandante do VnV, Elisa e Bóias mil abraços de parabéns para vocês. O sucesso destes 11anos é o resultado de muito trabalho, capacidade e generosidade. E vamos continuar sempre juntos.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Mais outro ano e mais um parabéns e um grande abraço!!! E Feliz 2016 para todos!

Lu
LuPermalinkResponder

Bom trabalho é pra sempre!! Parabéns pelo 11 e q venham mto outros c essa qualidade!!
Saudades do tempo do chat, mas os bons amigos q fizemos ficaram e continuam aqui dando seus pitacos, e desejando Boas Festas, Feliz Aniversário, Boa viagem, obrigado pelas dicas!!
Queridos trips, comandante e bóias, Feliz 2016, c boas viagens, sem downgrade, apesar da crise! Bjsss

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Querido Comandante: além do vosso trabalho precioso e pioneiro, seus textos continuam afiados e cativantes. Obrigada pelos onze anos de comunidade!

Larissa
LarissaPermalinkResponder

Este é um dos blogs que mais consulto e confio!!! Parabéns pelos 10 anos!!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar