11 anos boiando no espaço :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Viaje na Viagem 11 anos

Toc toc toc, tem alguém aí?

Nos primórdios da blogosfera, nesta época do ano os ~internautas~ passavam pelos seus blogs favoritos para desejar um feliz ano novo aos colegas de caixa de comentários. Era um tempo em que todo mundo tinha sua própria rotina digital, passando diariamente pelo portal de notícias predileto e pelos seus blogs de estimação. As caixas de comentários funcionavam como salas de chat onde amizades virtuais eram estabelecidas.

Hoje a rotina é muito mais simples (mas também mais caótica): basta estar logado no Facebook, e a sua timeline vai trazer até 1.500 oportunidades por dia para interagir com amigos ou clicar em conteúdos sugeridos ou compartilhados.

(Se mesmo assim você ainda passa aqui todo dia para ver as novidades -- até mesmo num dia ensolarado na antevéspera de ano novo -- é porque você realmente gosta muito do Viaje na Viagem. Fico muito honrado de ter você a bordo!)

Paradoxalmene, hoje a audiência (e a influência) do Viaje na Viagem é exponencialmente maior do que quando a blogosfera pautava a navegação na internet. Como assim, Bial?

O que eu vejo aqui do meu cantinho é o surgimento de várias internets com diferentes especialidades. A internet da notícia e da interação está no Facebook, no Twitter, no WhatsApp, no Instagram. A internet do entretenimento está um pouquinho no Facebook, no Instagram, nos sites caça-cliques tipo Buzzfeed, e cada vez mais no YouTube.

Já a internet da consulta, da pesquisa, do conhecimento, continua onde sempre esteve -- em sites e blogs com conteúdo sólido e confiável, encontrados via Google.

Grosso modo, daria para simplificar essa dinâmica na diferença entre a internet do conteúdo oferecido e a internet do conteúdo buscado.

O conteúdo oferecido normalmente é descartável (posts caça-cliques) ou tem prazo de validade curto (noticiário). Mesmo quando se trata de um conteúdo de fôlego, o conteúdo oferecido chega ao destinatário num momento em que muito provavelmente não será útil. A internet oferece tanto conteúdo pra gente -- tanto bom quanto ruim -- que de vez em quando sobrevém aquela sensação de embotamento.

Já o conteúdo buscado é certeiro: aparece na hora certa, soluciona dúvidas, resolve problemas, faz a gente agradecer a invenção da internet. O conteúdo buscado só é frustrante quando não responde ao que a gente está procurando.

É nessa internet do conteúdo buscado que o Viaje na Viagem tem relevância. Desde 2009, quando o blog voltou a ser independente depois de uma breve portalização (que não deixou saudades, né?), todo conteúdo tem sido pensado para responder às dúvidas de quem vier a pesquisar sobre o assunto dali em diante.

Nosso post mais visto é de 2012; em 2015, depois de várias atualizações, registrou 30.000 views mensais. Outro dia uma agência de publicidade perguntou à Elisa, nossa CEO, o que a gente fazia para promover esse post. A resposta: "Nada". Conteúdo bom funciona.

Somos tão fissurados em produzir conteúdo para consulta que até no YouTube, epicentro da internet do entretenimento, resolvemos adotar uma linguagem de tutorial. De novo, investindo no longo prazo.

Além da reformulação do canal do Viaje na Viagem no Youtube, efetuamos duas mudanças importantes no blog em 2015.

A primeira foi o início da moderação dos comentários, que acabou com perguntas e respostas repetitivas (sobretudo aquela: "Desculpe, mas não temos como fazer roteiros individuais de viagem para cada leitor" -- explicamos a nova política de respostas aqui). Isso liberou a equipe não só para produzir mais conteúdo como também para atualizar posts antigos e acrescentar links de posts relacionados, facilitando a navegação.

A segunda mudança -- esta, bem atrasada -- foi a implantação do layout "responsive" para dispositivos móveis. Agora quando você acessa o Viaje na Viagem no celular, já lê o texto em corpo maior e com um espacejamento próprio para a telinha do telefone. Ainda há várias coisas que precisamos ajustar, mas de um modo geral acho que ficou lindão. Você já viu?

(Já no tablet o layout ainda não está funcionando. Se a sua tela aparecer desconfigurada, por favor role até o pé da página e clique em "Versão Desktop", que restaura o layout para tela de computador.)

Depois da emoção de completar 10 anos (e da turbulência da mudança de layout do blog), chego ao 11º aniversário à frente do Viaje na Viagem orgulhoso e confiante. Ainda falta muito para construir e organizar, mas percebo que o blog é uma referência cada vez mais forte.

Esse ano bati todos os récordes de reconhecimento na rua. Em qualquer lugar que eu vá, sempre aparece alguém para cumprimentar, agradecer dicas (e tirar selfies, ha!). Muitos desses leitores não têm a menor idéia de onde tenho andado. Mas voltam ao blog sempre que precisam de informação para viagem.

Outro dia fui apresentado a representantes de convention bureaux da Califórnia como "um grande influenciador digital de viagens no Brasil". Retruquei. Disse que eu e outros blogueiros de viagem influenciamos muito pouca gente. O grande influenciador de viagens no Brasil, isso sim, é o conteúdo que a gente publica e deixa organizado para quando os viajantes precisam dele.

Revelo para você as duas coisas mais valiosas que eu aprendi nos últimos anos.

    O número de pessoas interessadas nas viagens que eu faço é limitado.
    O número de pessoas interessadas no que eu posso fazer pelas viagens delas é infinito.

Duvida? Mesmo você, que está aqui em pleno 30 de dezembro lendo o Viaje na Viagem, e que por isso talvez se interesse pelas minhas andanças, vai ficar muito mais interessado se, em vez de escrever sobre a minha última viagem, eu escreva conteúdo fresquinho e atualizado sobre a próxima viagem que você quer fazer. Tô errado?

    Minha opinião interessa a pouca gente e tem valor limitado.
    Minha explicação interessa a muito mais gente e tem muito mais valor.

O que não falta na internet é opinião -- e você precisa se identificar muitíssimo com um opinante para desdenhar a opinião dos outros. Poder confrontar várias opiniões é uma das vantagens da vida online. Mas o que falta na internet é explicação, curadoria, informação em perspectiva. Explicar e destrinchar é a única chance de ser mais útil que o TripAdvisor.

mrgreen mrgreen mrgreen

Tenho a convicção de que, num momento como esse, de crise e real desvalorizado, o conteúdo do Viaje na Viagem fica mais valioso do que nunca. Vamos naturalmente trocar viagens por impulso por viagens mais planejadas. E estratégia de viagem é, modéstia às favas, o forte da Bóia.

Fique ligado que 2016 vai trazer muita novidade no blog -- incluindo bastante conteúdo Brasil. (Por falar nisso, hoje eu ia conseguir publicar o novo guia de Porto de Galinhas, mas depois de passar a manhã escrevendo esse post, acho que só vou dar conta de pôr no ar amanhã.)

Não dá pra terminar esse post sem agradecer a todo Team Bóia pelo talento e dedicação devotados em 2015: um beijo pra minha CEO Elisa (chefas first) e pras queridas Bóias (em ordem alfabética) Heloísa, Juliana, Mariana, Natalie e Rebeca.

Meu muito obrigado também aos parceiros comerciais e anunciantes, em especial ao Santander Select, que oferece a seus clientes o conteúdo de qualidade reunido no canal Select.

E claro, minha reverência (à japonesa: me curvei e abaixei a cabeça) a você, que passa aqui no blog até quando não precisa de informação para viajar e ainda lê textos desse tamanho. Muito obrigado! Como diria o J.R., garçom-figuraça da Pousada do Toque: você é show smile

Que venha 2016! Boas viagens para todos nós!

Leia mais:

126 comentários

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

You rock, Comandante, sempre! Feliz blogversário (ou seria Boiaversário? grin ), um 2016 bem feliz e de lindas viagens pra vcs :*

Carla2 (ou Carla Tolosa ?)

Que saudade da sala de chat do VnV!
Riq querido, parabéns pelos 11 anos obrigada por tudo de bom que você tem produzido nesse tempo: roteiros, tutoriais, entretenimento, amizades. E parabéns ao time todo, afinadíssimo. Feliz 2016 pra todos!!

Amaro - Recife

Batendo o ponto diário (na verdade 'notúrnico).
Parabéns a todos da Viajosfera.

Cleci Maria Avanzi

Olá ... Mais uma vez parabéns pelo texto....vocês tem tudo o que merecem e cada palavra de seu texto é consistente.
Várias pessoas foram presenteadas por mim com o livro, de papel, "viaje na viagem" ... Desde os idos de 1998 ...
Para mim o "Viaje na viagem" tem bem mais de 11 anos ... Parabéns !
Cleci, de Morro Reuter (RS)

denise mustafa

única coisa que eu posso escrever pra vcs: <3

JotaPê
JotaPêPermalinkResponder

Sentado no bar de hotel de Da Nang e à espera de ser levado para o aeroporto decidi ver no meu smartphone se você tinha feito algum post de fim de ano...acertei smile o display está óptimo e o seu site continua de vento em popa! Bom 2016 e muitas felicidades para o viajenaviagem.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Parabéns pelo seu trabalho, consulto sempre para programar meus passeios.
Um ótimo 2016 para todos os bóias

Felipe
FelipePermalinkResponder

Parabéns! E que continue nos iluminando com seus textos inundados de boas informações.

Alberto G. Martins

Feliz aniversário, seus lindos! Que a inocência dessa infância conectada (afinal são "só" 11 anos, né?) continue permitindo - para sempre - posts de conteúdo inspiradores e práticos, em todas as fases da vida do VnV.

Jessica
JessicaPermalinkResponder

Parabéns pelos 11 anos e que o blog continue com o melhor conteúdo de todos, ou seja, como já eh!!! Feliz ano novo para todo o Team da Boia!!! Muitas realizações!!!

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Parabéns!
Tenho lido seu blog com frequência.
Mesmo que não tenha viagem marcada, gosto de saber dos lugares que ainda quero conhecer.
Depois de ler e reler varias dicas de viagem, vou ficar 8 dias em Las Vegas só curtindo as dicas do blog!
Conheci sua voz pela bandnews e depois que li na internet não deixei mais de dar uma olhada por aqui.
Parabéns pelo conteúdo do dia de hoje!
Um abraço.

Renata
RenataPermalinkResponder

Apaixonante! Esse post, o blog... Sou fã! Parabéns!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Parabéns! E tenha certeza de que ler os seus textos, de 1o de janeiro a 31 de dezembro, é sempre um prazer. Muito obrigada por ajudar a tornar as minhas viagens muito melhores há tanto tempo. O VnV, desde antes de ser VnV, é a minha primeira referência quando penso em viajar. Um ótimo 2016 e boas viagens para todos nós.

Maria das Graças

Parabéns! Tiro o chapéu para voce. Pelo talento e por ter mantido o foco. Ganhamos todos. Passo aqui todos os dias. Feliz Ano Novo para todos.

Guta | Blog Vambora!

Feliz 11 anos e feliz 2016!!
Sempre uma aula e referencia! O VNV é show!! ?
Parabéns Riq e todo time!!! Um feliz ano novo para todos!
Bjuss

Amelia
AmeliaPermalinkResponder

Vida longa, muitos planos pela frente!

Val
ValPermalinkResponder

Sempre muito bom viajar por aqui!
Delicia fazer parte dessa comunidade.
Estou em Maceió usufruindo do "praia a praia", obrigada! ??????
Que venha 2016 e muitas viagens pra todos nós!!!

PS: post lido do celular, muito bom mesmo!

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Se eu leio?
Rá! Leio tudinho. (mesmo com algum atraso)
2016 suave pra todos os que fazem o VnV.

Filipe Archer
Filipe ArcherPermalinkResponder

Abraços e boa viagem!

Elisa Araujo
Elisa AraujoPermalinkResponder

Uma aula Riq! E um passeio por muitas lembranças e muitos planos! Vamos em frente!

Tina
TinaPermalinkResponder

Parabéns pelo maravilhoso trabalho de vcs, pois o blog é a minha opção de pesquisa p programar uma viagem (nacional ou internacional), meu oraculo p destrinchar o passo-a-passo p qq passeio! Agradeço de coração, pq vcs fazem parte das minhas muitas viagens independentes! Vcs já fazem parte da minha vida, pois adoro ler o post do dia bebericando um café!

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Parabéns pelos 11 anos e que venham os próximos 11!
Feliz 2016 para todo o Team Boia!!

Vanessa Barros dos Santos

Só tenho a agradecer a este blog fantástico! Meu orçamento é limitado e as dicas são certeiras! Muito obrigada por tudo, VnV!! Vida longa a Bóia!

Mauro Lopes
Mauro LopesPermalinkResponder

É como vc disse: sua explicação interessa a muita gente e tem muitíssimo valor. Já me ajudaram em quase uma dezena de viagens. Parabéns e feliz 2016 pra vcs todos.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Ric Freireeee amooo seu site!! acompanho desde sempre.. e adoro sua filosofia de viajar, se encaixa perfeitamente com a minha... viajar e ver a cidade pelo lado do moradores e não do turistas!!
Vc é simples e objetivo!! preza o lazer!!

Obrigada por sempre nos ajudar e muitoo!!!

Mto sucesso pela frente!

Ricardo Antoniazzi

Oi chará!
Acompanho o blog diariamente.
Parabéns pelo trabalho e pelo conteúdo.
Abraço e ótimo 2016 a ti e toda equipe do Viaje na Viagem.

Jorge Bernardes

Obrigado Riq!!!!! Já estou lendo diariamente no celular!!!!!
Outro dia eu lia os textos espetaculares da primeira volta ao mundo no conteúdo Pre histórico do blog e fico sempre muito feliz de constatar tudo o que vc construiu (com sua grande equipe!). Feliz 2016!!!!! Parabéns!!!!

Carina
CarinaPermalinkResponder

Parabéns Ricardo e cia, pelos 11 anos de blog e principalmente pelo excelente conteúdo! Como diria minha mãe "o bom parafuso a gente conhece na hora do aperto", e vocês já me salvaram de cada um ... Um abraço e feliz 2016.

Marcus Barrocas

Sempre acreditei que compartilhar informações ajuda a tornar o mundo melhor.
É isso que todos nós fazemos por aqui. Dividindo nossas experiências para ajudar outros a fazer uma viagem melhor....Tanto no lazer como na vida, o bom planejamento é a alma do sucesso....Por isso Feliz 2016 a vcs do VnV e a todos que enriquecem o blog.

Val
ValPermalinkResponder

Ah...os emojis viraram interrogação!!!

Majô
MajôPermalinkResponder

Riq, é sempre um prazer ler seus textos até o final, a essência do sucesso do VnV é qualidade do trabalho, generosidade e interação com o leitor.
Saudades também do chat diário lol Quantas amizades ao longo dos anos.
Comandante, parabéns a você, Nick, Elisa e as boias queridas !
A todos Feliz Ano Novo !

Claudia Matoso

Viajando ou não, o VnV é meu companheiro diário no café da manhã, nem que seja uma olhadinha rápida nas fotos! Obrigada Riq e toda equipe!
Saúde e sucesso nos projetos de vida pra todos nós!

Lidia
LidiaPermalinkResponder

Parabéns pelos 11 anos muito bem vividos! Passo todos os dias por aqui, sempre levo em consideração tudo o que você e equipe escrevem. Adorei o texto de hoje, traduz 100% o que sinto e espero deste blog. Abraços, feliz 2016!!!

Kátia
KátiaPermalinkResponder

Eu também passei aqui mesmo sem querer buscar informação para uma viagem e li o texto todinho. wink Que prazer ler um texto tão bem escrito! Parabéns pelo ótimo trabalho sempre! E, é claro, pela vontade e dedicação de sempre fazer melhor. Ah, sim, assinar o feed de vcs e receber sempre seu e-mail com as novidades também ajuda muito a vir aqui. grin

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Mesmo quando não tenho a menor expectativa de viajar (literalmente), estou sempre viajando por aqui.
Sou fã do blog, do autor, das boias e do conteúdo smile
Parabéns.
Feliz 2016 e boas viagens para todos.

Tatiana Wolff
Tatiana WolffPermalinkResponder

Feliz ano novo, Riq e bóias! Direto da chapada diamantina! wink

Leonardo Santiago

Comandante e equipe,
Muitíssimo obrigado por tudo. Vocês arrebentam.
Um excepcional 2016 ao VnV e aos frequentadores.

Bianca Fernandes

Parabéns, Riq e bóias!!! Não vivo sem o VNV!!! Feliz 2016!!!

Vera Lucia
Vera LuciaPermalinkResponder

Na escola, a professora pedia para fazer "leitura silenciosa" e sigo acrescentando "diariamente".
Parabéns! E um Feliz Ano Novo para todos nós!

Yara Xavier
Yara XavierPermalinkResponder

Leitura diária e obrigatória há 11 anos (mesmo sem nenhum plano de viagem). Parabéns a todos e bom 2016.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Parabéns pelo blog! Vc é sensacional e uma grande inspiração pra mim!! Muito obrigada!!

Fernando Vasconcelos

Parabens pelo belo e dedicado trabalho de todos vocês, graças a ele, 6% do globo já se tornou um conhecido e o plano de explora-lo ainda mais continua a todo vapor! Feliz descoberttas pra todos nós! ?

Denize
DenizePermalinkResponder

Passando pra desejar feliz ano novo e pra dizer que sou daquelas poucas que quero saber da sua viagem e tava la no instagram procurando suas fotos de onde estaria no Reveillon, rsrsrs

Marcio Nel Cimatti

Continuamos juntos Comandante!
Com tantas viagens nem sempre é possível acompanhar os blogs como antigamente, mas sempre que dá passo por aqui.

A Janela Laranja fará 10 anos agora em 2016 e concordamos com você!
Vamos continuar fazendo conteúdo mais elaborado e detalhado principalmente para as famílias com crianças.

Um abraço forte e um ótimo 2016 para você e a equipe do VnV que eu tanto gosto!

Marcio

Fabio Pastorello

Dar uma passadinha por aqui é sempre irresistível. Abraços a todos e parabéns por primarem sempre pelo conteúdo.

Cinthia Rangel

Texto maravilhoso! Fico impressionada com sua humildade! Admiro demais!
Feliz 2016 e que o VnV continue como o melhor site de viagens por muitos e muitos anos!

Anna Francisca

Parabéns. Boas viagens a todos.

Cândida Silva

Parabéns! Praticamente um pré adolescente.

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Para ver a fidelidade: a última viagem 'grande' que fiz foi em 2012... em 2014 fiz uma média por Minas Gerais e em 2015 só 10 dias no litoral mesmo, lá em Janeiro.
Ainda assim, cá estou dia 01/01/2016 acessando o blog.... e sonhando com o dia que o pagamento da casa vai diminuir e sobre um dinheirinho para voltar a viajar 'de verdade' rs

Abração comandante!

Daniel Conceição

É isso aí, professor! Parabéns! Vida longa e próspera!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar