Patagônia: Ushuaia

Onde ficar em Ushuaia (deixe sua dica também!)

Capital da província da Terra do Fogo e uma das cidades mais austrais do nosso continente, Ushuaia (diga: Ussuaia) tem chamado cada vez mais a atenção do brasileiro. Seja pelas cenas de O Regresso — o filme que finalmente materializou um Oscar para Leo di Caprio — gravadas na região, seja pela longa temporada de esqui no inverno e pelos passeios pelo Parque Nacional oferecidos no verão, o destino nunca esteve tão presente no nosso radar como nos últimos anos.

Onde se hospedar em Ushuaia

O perímetro de Ushuaia é relativamente pequeno, o que facilita um bocado nossa vida na hora de escolher onde se hospedar. Dá para dividir a hotelaria da cidade em três grupos: os hotéis convencionais no centro, os hotéis superiores mais afastados e a base da estação de esqui com uma infraestrutura ainda limitada.

Onde ficar em Ushuaia: no centro

Nas imediações das avenidas Maipú, San Martín e Deloqui e em frente ao porto (Av. Prefectura Naval) ficam os hotéis mais econômicos e antigos, geralmente construídos em pequenos prédios e cheios de muita madeira e tons escuros.

É uma localização ideal para quem gosta de caminhar, sair para jantar sem depender de táxi e curtir a vista para o canal Beagle. Só leve em consideração que muitas ladeiras cercam o centro da cidade e, quanto mais paralelas à avenida do porto, mais você precisará subi-las para retornar ao seu hotel.

Fiquei hospedada, em 2012, no Hotel Los Naranjos, no burburinho da cidade e com uma boa vista para o Canal de Beagle, cuja hospedagem é simples. O Ricardo Freire se hospedou no Alto Andino e gostou do hotel e da localização: tanto a construção quanto os equipamentos são modernos.

No centro: Alto AndinoLos NaranjosDe Los AndesCilene del Faro e Tierra del Fuego.

Onde ficar em Ushuaia: fora do centro

Os hotéis mais elegantes costumam ficar um pouco afastados do centro e são indicados para quem busca uma hospedagem mais confortável e especial. Alguns deles oferecem traslados gratuitos para o centro de Ushuaia ou para a estação de esqui durante a temporada.

Destaque para o Arakur, inaugurado há pouco mais de um ano, é membro do grupo The Leading Hotels of the World e lidera as premiações como o melhor hotel da cidade. Foi o endereço escolhido pelo Leonardo di Caprio e sua equipe durante as filmagens de O Regresso. O hotel fica na Reserva Natural Cerro Alarkén e oferece traslado para os hóspedes tanto para o centro como para o Cerro Castor.

Mais afastados: Los AcebosArakurLas Hayas e Los Cauquenes.

Onde ficar em Ushuaia: aos pés do Cerro Castor

As opções para quem quer passar muito tempo esquiando e bem próximo às pistas ainda são limitadas no Cerro Castor. É possível reservar o Castor Ski Lodge, que conta com quinze cabanas na base da montanha e oferece serviço completo de limpeza, café da manhã e wi-fi.

ushuaia onde ficar
Entardecer durante o passeio de barco pela baía da cidade

Um pitaco final

A época do ano escolhida para visitar Ushuaia pode influenciar tanto na escolha da sua hospedagem, bem como no meio de locomoção. Vale ficar atento às condições climáticas, pois costuma nevar bastante até mesmo no centro da cidade, por isso, não recomendamos alugar carro e dirigir nessas condições adversas. Dessa forma, você vai depender mais de táxis e passeios agendados. Já durante o verão, é mais tranquilo viajar de carro pela região, apesar de alguns programas ainda dependerem de um guia local.

E você?

  • Tem alguma dica de hospedagem em Ushuaia pra dividir com a gente? Conta pra gente!

Viagem feita a convite da INPROTUR. 

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia também

    41 comentários

    Reservando a hospedagem no Arakur pelo booking, sabe se irão me cobrar em pesos? Pergunto por causa do câmbio tarjeta. A reserva não é reembolsável e fiquei inseguro.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito