Lençóis Maranhenses 2016: lagoas devem secar rápido este ano; caminhos a Santo Amaro e Paulino Neves foram terraplenados

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lençóis Maranhenses 2016: Barreirinhas

Se em 2016 as lagoas não estavam com bom volume d'água, em 2017 a situação é oposta: choveu bastante no primeiro semestre. Quem viajar em julho e agosto de 2017 encontrará lagoas com ótimo volume; em setembro, já começarão a secar, mas ainda valerão a visita. Quem for a Santo Amaro pode encontrar lagoas com água até meados de outubro.

O conteúdo deste post era relativo a 2016 e foi apagado. Mas clique nos links abaixo para acessar o conteúdo atualizado de 2017 dos Lençóis Maranhenses:

Roteiros prontos para usar

Deslocamentos nos Lençóis Maranhenses

Deslocamentos na Rota das Emoções

Leia mais:

25 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rocnei
RocneiPermalink

Nessa trilha pesadissima, nossa S10 4x4 nos deixou na mão! Tivemos que deixar o Carro em Paulino Neves e embarcar no resistente Toyota Bandeirantes de rota diária para Barreirinha, que por sua vez the atolou na areia saindo depois de muito gusto!!!

Goreth Matos
Goreth MatosPermalink

Olá, Ricardo, gostei muito das suas dicas. Vou dia 14/07 no meu carro para Parnaiba, me informa se é possível ir por esse trecho Barreirinhas - Paulino Neves em um Honda FIT.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Goreth, esse trecho das dunas perto de Paulino Neves ainda está complicado e em obras. Eu ligaria para a pousada para saber se indicam.

Melonio Filho
Melonio FilhoPermalink

Olá Ricardo. Estou querendo ir ainda essa semana ao litoral do Piauí pela "Rota das Emoções". Você poderia me informar se o trecho que está virando estrada de Barreirinhas a Paulino Neto está viável para carro pequeno (passeio)?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Melonio, esse trecho das dunas perto de Paulino Neves ainda está complicado e em obras. Eu ligaria para a pousada para saber se indicam.

Guilherme
GuilhermePermalink

Grande, Riq
Boa viagem neste seu périplo!
Abraço,
Gui, Rê e Fefê

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

De novo, obrigado pela carona!

As lagoas em Atins estavam bonitas? (Só fiz um passeio a pé, e as lagoas próximas à vila não valeram o esforço, não.)

Guilherme
GuilhermePermalink

O prazer foi nosso ... e obrigado pela dica da pizzaria Maresias ...DE LI CIO SA ! Repetimos e repetimos e repetimos o sorvete de castanha de caju ... wink
Perto de Atins, a Lagoa das 7 Mulheres estava com uns 60cms de agua.
Não fomos na Lagoa da Capivara, que diziam estar com mais de 2 metros de profundidade de agua.

Guilherme
GuilhermePermalink

Guardadas as devidas proporções, a Rota das Emoções , asfaltada, será menos "emoções" e mais "rota"... meio como aconteceu com a Ruta dos 7 Lagos, entre Villa La Angostura e San Martin de Los Andes...
Enfim ... bom termino de seu périplo, Riq!
Abraços,
Gui, Renata e Fefê

Mel Moreira
Mel MoreiraPermalink

Estava praticamente fechada para passar o Reveillon em Barrerinhas pois , depois de dias de pesquisa, finalmente tinha achado uma pousada "pagável " e minhas opções anteriores ( São Miguel do Gostoso ou Jericoacoara ) estão com preços de pousadas impraticáveis ou já lotadas . Depois de ler esse post eu tenho 3 perguntas:
1. Vale a pena visitar os Lençois nessa época ( seria a minha primeira vez lá)? Existe lagoas que não secam?
2. Alguma indicação de pousada achado ( tipo a Aconchego do Cantinho) que não esteja no Booking ( já pesquisei todas as de lá) para ficar em São Miguel ou Jericoacoara?
3. Vocês me indicam algum lugar no nordeste do Brasil que não seja tão badalado para passar o Reveillon?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mei! Se você clicar no box ao final do post onde se lê "Quando ir", vai me poupar de ter que escrever tudo de novo o que já está lá.

Se quer um Réveillon com preços menos caros, opte por capitais nordestinas. Salvador é a mais em conta.

Julio
JulioPermalink

Eu já havia cantado essa pedra da nova estrada para Santo Amaro aqui, no ano passado, assim que eu voltei de lá.Aliás, eu já corri para Santo Amaro para aproveitar os últimos momentos da região ainda bucólica e paradisíaca. O lado bom é que peguei as lagoas bem cheias. O lado ruim é saber que as imagens que captei em junho de 2015, em breve, serão de um passado distante. Mas, enfim...
Quem quiser ver como era a linda Santo Amaro até o ano passado ou recordar:
http://jccbalaperdida.blogspot.com.br/2015/08/cronica-de-uma-viagem-redonda.html#links
Abraço

Natalia
NataliaPermalink

Dúvida cruel!Ir em setembro correndo o grande risco de não achar nenhuma lagoa cheia, mas ainda ter a sorte de pegar Santo Amaro ainda em difícil acesso ... ou adiar (mais uma vez) essa viagem?

Marcos
MarcosPermalink

Vou para Lençois agora na última semana de julho e planejei minha viagem por este blog (espetacular!). Espero que apesar das poucas chuvas (que não é culpa de ninguém) eu consiga ver coisas bem bonitas. Depois passo aqui o meu relato.
Abraços a todos!
Marcos.

Luiz Menezes
Luiz MenezesPermalink

Estou em Barreirinhas vindo do Delta do Parnaíba... peguei esta nova estrada que liga Paulino Neves à Barreirinhas em 13/07 com um GM Spin alugado... o único trecho complicado foi na saída de Paulino Neves para o acesso à nova estrada, onde peguei um trechinho com areia (500 metros), precisa ter certa habilidade para passar, mas não é impossível. Quando chega à estrada de terra, a viagem é lenta, mas é uma opção melhor do que passar 7 horas na estrada, pelo caminho que não utiliza esta nova rota. Confesso que o trecho terraplenado judia bastante do carro devido as constantes trepidações.Fiz as lagoas de barreirinhas ontem e hoje o passeio de voadeira... ambos valeram à pena.

ANA LUCIA MARTINS
ANA LUCIA MARTINSPermalink

Acabo de voltar dos Lencois com a familia, fizemos tudo que foi possivel, fora boia no rio formiga, tudo muito lindo, aconselho fazer o sobrevoo, acho que sem ele nao da pra ter nocao da real beleza daquele lugar, as lagoas Bonita, Verde estao completamente secas, melhores estao Capivara em Atins e Andorinha em Santo amaro, algumas outras com agua ate os joelhos, segundo os guias ate meados de agosto secarao tb.

Fernando
FernandoPermalink

Vejam este link recente relatando esta rodovia:

http://www.mochileiros.com/post1242599.html#p1242599

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Há alguma notícia (ou lugar onde eu possa pesquisar) sobre a temporada 2017?
Pensei em ir em julho. É encarável levar um pequeno aventureiro de 5 anos nos passeios?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Carolina! Tem chovido bastante neste início de ano, o que é um bom sinal. Os passeios não são nada confortáveis para crianças. Cabe aos pais avaliarem se a criança é comportada e colaborativa ou se vai estragar o passeio da família e dos demais participantes.

Itamar Campos
Itamar CamposPermalink

Estarei visitando Lençóis em Junho 23 a 25 de 2017 ! Gostaria de saber se com a nova estrada é possível ir de São Luis até Santo Amaro com carro normal sem ser 4x4 ? Se tiver que escolher dois dias de passeios nas dunas , em termos de beleza é melhor escolher as dunas a partir de Barreirinhas ou Santo Amaro? Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Itamar! A obra já terminou, mas só dá para chegar até o novo estacionamento de Santo Amaro. Dali até a cidade é preciso seguir de jardineira ou quadriciclo. Combine o traslado com a sua pousada.

Leia sobre o que fazer nos Lençóis Maranhenses:
https://www.viajenaviagem.com/destino/lencois-maranhenses/o-que-fazer-lencois-maranhenses

Luiz Menezes
Luiz MenezesPermalink

Olá Ricardo/Bóia, primeiramente obrigado pelo excelente conteúdo do site, minha ferramenta #1 na construção de minhas viagens.
Em 2016 fiz a rota das emoções com carro alugado (4x2) e foi perfeito, todas as dicas que tirei deste canal foram perfeitas. Retorno agora em julho/17 para fazer as regiões que não consegui cobrir ano passado. Lendo os posts acima, vocês dizem estarem no Lençois, como ficou a nova estrada que dá acesso à Santo Amaro do Maranhão ? Continua acabando no Hospital de Santo Amaro ? Consigo chegar com um SUV 4x2 ?
Mais uma vez muito ansioso pelas novas matérias desta região... agradeço a atenção. Forte abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz! Até onde sabemos, todos os carros que não sejam registrados no parque nacionsl ficam no estacionamento. Esperamos que seja assim, senão será o fim dos Lençóis.

Cristiane Moreira
Cristiane MoreiraPermalink

Olá, estaremos indo em agosto de jeri até barreirinhas pode me falar como está a estrada que liga Paulino Neves a barreirinhas, com um carro sem tração?