Lençóis Maranhenses

Ciclo das águas
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

É lindo. É único. É o ecossistema mais original do Brasil. Mas de "deserto", os Lençóis Maranhenses só têm mesmo a areia. Chove bastante no primeiro semestre, que é quando as lagoas enchem. Tão logo as chuvas cessam, lá por junho, e o sol passa a brilhar todos os dias, as lagoas começam a secar. Em meados de outubro, a maior parte estará vazia.

Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer

Lençóis Maranhenses: Barreirinhas

Barreirinhas: a 'capital' dos Lençóis

"Em qualquer lugar do mundo este lugar seria visitado só pelas dunas, mesmo se não houvesse lagoas", me disse uma vez um pousadeiro gringo. Ele tem razão. Mas a beleza das lagoas é tamanha, que é difícil viajar até tão longe numa época em que não elas estejam em cartaz.

Roteiros São Luís + Lençóis | 3 noites | 4 noites | 5 noites | 7 noites

Roteiros só Lençóis Maranhenses | 2 noites | 3 noites | 4 noites | 5 noites

Roteiros Rota das Emoções | Melhor sentido | 7 noites | 14 noites

Santo Amaro

Santo Amaro: uma vilinha do interior

De todo modo, nem só de lagoas entre dunas são feitos os Lençóis Maranhenses. O Rio Preguiças é caudaloso o ano inteiro -- e proporciona passeios de voadeira, atividades aquáticas e banhos gostosos.

Quando ir | Como chegar | Onde ficar | Onde comer | O que fazer

Lençóis Maranhenses: novos acessos e seus impactos

Em 2016, dois acessos foram terraplenados: a ligação entre a BR 402 e o povoado de Santo Amaro (que foi parcialmente asfaltada), e a estrada entre Barreirinhas e Paulino Neves. Em 2017, já é perceptível o aumento de visitação às dunas próximas a Santo Amaro, com maior presença de veículos (credenciados) nas rotas autorizadas. Barreirinhas, por sua vez, soube disciplinar o fluxo às áreas do parque nacional -- e apesar de você dividir as dunas e lagoas com muita gente, os veículos ficam escondidos.

Lençóis Maranhenses: Atins

Atins: ruas de areia e gringos

Atins continua a mesma: mais remota, com ruas ainda de areia, atraindo kitesurfistas (entre agosto e dezembro) e sendo o ponto de partida para a travessia guiada do parque a pé

Lençóis Maranhenses: quando as lagoa estão cheias?

220 comentários

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Olá, Boia! Irei aos Lençóis Maranhenses na virada de julho para agosto com a minha namorada e montaremos base primeiro em Barreirinhas, depois em Santo Amaro (Atins fica para uma próxima, não haverá tempo infelizmente para ficarmos lá). Sabe me dizer se é melhor reservar os passeios com antecedência ou se é melhor comprar quando já estiver lá? Os passeios que pretendemos fazer são: o da Lagoa Azul, Lagoa Bonita e o de voadeira pelo rio Preguiças (quando estivermos hospedados em Barreirinhas) e o da Lagoa da Andorinha e o da Lagoa América (quando estivermos hospedados em Santo Amaro). Uma outra informação que não consegui encontrar é se é possível fazer o passeio da Lagoa América na parte da tarde, todos os relatos que acompanhei na internet dizem que o passeio foi na parte da manhã. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Os passeios de Barreirinhas serão oferecidos por email pela pousada. Os de Santo Amaro, se você tentar reservar com antecedência, provavelmente serão no modo privativo. Para tentar se encaixar em passeios compartilhados é melhor já estar lá. Sua pousada também pode dar uma ajuda.

valter lençóis

Walter guia travessia lençóis maranhenses reserva seu passeio pelo Whatsapp+55(98)991349675

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Ola, queria fazer o trajeto Jericoacoara --- St. Amaro MA, de 4x4, (isso da para fazer num dia?) e ficar um dia (2 noites) la?
Depois ir para Atins de 4x4, queria saber se as lagoas sao muito parecidos com os do St. Amaro MA ou e melhor ficar em para Barreirinhas e fazer um bate volta para St. Amaro por um dia, e depois ir para Atins?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Não tente ir com carro próprio a Atins. É preciso ter experiência de dirigir na areia fofa. De Jijoca a Santo Amaro é possível ir em um dia, sim, a estrada é toda asfaltada agora.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Ola, queria tambem saber se vale a pena ir de transfer 4x4 a Atins primeiro que parece bem o que a gente gosta (Jeri 20 anos atras, uma vila pequena, ruas de areia com pousadas rustico chic) e depois visitar St. Amaro MA para ver as lagoas la ou seria muito repetitiva? O Atins sozinha ja da um gosto dos Lencois Maranhenses? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Se você visitar Atins no início da temporada, entre fim de junho e julho, pegará lagoas cheias e terá todo o gostinho dos Lençóis. Santo Amaro tem mais lagoas mas seria um downgrade de ambiente.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Mais uma duvida, se vamos para Atins, saindo do Jericoacoara no comeco do Julho (2 adultos e 2 adolescentes 13 e 14 anos) qual seria o jeito mais divertido para estes adolescentes (e os pais) de chegar?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar