Introdução aos Lençóis Maranhenses

Guia dos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

É lindo. É único. É o ecossistema mais original do Brasil.

Mas de “deserto”, os Lençóis Maranhenses só têm mesmo a areia. Chove bastante no primeiro semestre: é o que faz as lagoas encherem, ano após ano.

Lá por junho, as chuvas cessam e o sol passa a brilhar todos os dias. E então as lagoas começam, lentamente, a secar. Em meados de outubro, a maior parte estará vazia.

Entre junho e setembro você pode ver de perto essa paisagem única no mundo de lagoas entre dunas. Mas além de acertar no timing, vale a pena planejar a sua movimentação pelos Lençóis Maranhenses.

São três bases possíveis para se chegar aos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Enquanto Barreirinhas pouco mudou nos últimos anos, Atins e Santo Amaro sofreram muitas transformações (a maioria delas, positiva).

Entender o perfil de cada base dos Lençóis Maranhenses vai ajudar você a fazer a viagem mais redonda possível.

A Bóia recomenda:

  • Venha entre junho e setembro para encontrar lagoas com volume e sol constante
  • Se ficar até 3 noites, hospede-se numa única base
  • Com 4 a 5 noites, durma em duas bases
  • A partir de 6 noites já dá para ficar nas três bases
  • Acredite: Barreirinhas não é essencial
  • Não deixe de fazer os passeios de Santo Amaro
  • Atins é a base ‘cool’ (mas o kitesurf é mais importante que as lagoas)

Barreirinhas não é base obrigatória

Barreirinhas é a “capital” dos Lençóis Maranhenses. Por ser a base de acesso mais fácil e ter a melhor estrutura, muita gente acha que é indispensável ficar aqui.

Não é. Barreirinhas é a base mais econômica e que oferece os melhores passeios não relacionados a lagoas. Os circuitos de lagoas visitados a partir de Barreirinhas são lindos, mas dão trabalho para chegar – é preciso atravessar o rio de balsa e ainda rodar 30 a 40 minutos por estradinhas de areia.

Por isso, antes de bater o martelo na sua estada em Barreirinhas, leia sobre as vantagens e desvantagens de Barreirinhas, e informe-se sobre Santo Amaro e Atins.

Santo Amaro é o filé dos Lençóis Maranhenses

É incrível como tanta gente nunca ouviu falar de Santo Amaro do Maranhão. Na minha primeira viagem aos Lençóis Maranhenses, em 2005, um leitor me deu a dica: não perca Santo Amaro! As lagoas mais bonitas estão lá!

De fato, Santo Amaro está praticamente dentro do parque nacional. As lagoas estão pertíssimo do povoado, e sua localização permite acesso fácil a lagoas situadas no miolo do parque – as que demoram mais a secar.

Santo Amaro continua com vida social zero, mas o acesso agora não deve nada a Barreirinhas: a estrada está asfaltada e uma ponte, inaugurada em 2021, permite que qualquer carro chegue até o centrinho da vila.

A questão de hospedagem, que sempre foi o fraco de Santo Amaro, já está evoluindo. Hoje o povoado já tem uma meia dúzia de opções dignas (e algumas, até charmosas).

Leia sobre as vantagens e desvantagens de Santo Amaro.

Atins é o lado cool dos Lençóis Maranhenses

Situada na foz do Rio Preguiças, Atins é o único vilarejo dos Lençóis Maranhenses com praia. Graças aos ventos que sopram forte entre agosto e janeiro, Atins há muitos anos virou point de kitesurf.

Kitesurfistas sempre fazem surgir pousadas e restaurantes bacanas onde velejam, e Atins não fugiu à regra. Pelo contrário: Atins sempre foi o lugar com a hospedagem mais charmosa dos Lençóis.

Nos últimos tempos, porém, Atins deixou de ser apenas um point de kite para se tornar um vilarejo de praia badalado. É a versão maranhense de São Miguel do Gostoso: um lugar de praia em que a praia não chega a ser bonita, mas atrai um público descolado (e junto com eles, os riquinhos também).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    A mudança de perfil não afetou a aparência do povoado: as ruas continuam de areia, e o combo esquadrias + blindex ainda não é norma. Mas mudou bastante a hospedagem e a vida social.

    A nova geração de pousadas tem ar condicionado (e algumas, piscinas), novos restaurantes abriram, e a praia ganhou um beach lounge que seguidamente recebe superlanchas vindas de Barreirinhas.

    A temporada de lagoas é mais curta que em Santo Amaro, mas a temporada do kite se estende até depois do Réveillon (que, por sinal, é bastante procurado).

    Leia sobre as vantagens e desvantagens de Atins.

    585 comentários

    Olá!
    Estive em Lençóis no final de agosto e é claro que o planejamento começou por aqui no VnV. Foram duas noites em Santo Amaro e duas em Atins. Em razão dos poucos horários de transfer e das muitas reclamações, optamos por alugar um carro. As estradas estavam em boas condições e são pouco movimentadas. As lagoas estavam baixas, várias delas secas, mas são incríveis mesmo assim. Amei Atins! achei que uma vantagem das lagoas de lá é que elas são mais límpidas e não têm aqueles peixinhos beliscando a gente. Pode não ter uma praia considerada linda, mas é uma delícia curtir aquela água calma e quente e a vibe do kitesurf. No canto esquerdo tem a barraca Estresse Zero, com espreguiçadeiras e redes na beira d’água para esquecer da vida.

    Fala Ricardo, boa tarde.

    Estive nos Lençóis entre 1 e 8 de Agosto agora… e como sempre faço, usei e abusei das dicas e comentários do VNV pra organizar a viagem. Hospedagem foi 3 noites em Santo Amaro e 3 noites em Atins. Santo Amaro é mesmo o ponto alto dos Lençóis e Atins eu achei inflacionada para o que oferece de vivência.

    Santo Amaro é uma gracinha mesmo. Fiquei na Pousada Cajueiro. Ótima. E fiz os passeios e traslados com a Mirotur… ótimos também. A cidade oferece boas opções de restaurantes e até mesmo destaco o “PF” Churrasquinho da Eli… ótimo baratíssimo e pitoresco.

    Em Atins, Casa de Juja excelente… a Sorveteria do Ça Va, excelente e tive a felicidade de Experimentar o Camarão do Restaurante da Luzia… Tive as manhas de ir lá dentro e dizer que estava lá por conta de sua indicação… Ma-ra-vi-lho-so… E olha que eu comi camarão de tudo que é jeito e quase todos os dias.

    O passeio pelo Rio Preguiças, é outra coisa que adoramos. Simples e perfeito pra apreciar a beleza do trecho e ainda fazer o traslado de Barreirinhas a Atins.

    Atins mesmo, não voltaria… mas o Camarão ficou na memória afetiva…
    Obrigado pelas dicas sempre certeiras! Rogerio

    Vcs vão passear todos os dias nas dunas! A cidade a noite é bem pacata. Mas se pretende curtir esse paraíso, aproveita. Eu adoraria ficar mais dias por lá

    Fiz os roteiros Sto Amaro e Barreirinhas entre os dias 07/07 até 13/07. Sto Amaro é cidadezinha tranquila e simples. Meu roteiro bem econômico foi pelo booking mas perfeito. Como os passeios geralmente são durante o dia todo, a pousada foi perfeita pro descanso. A opção de ida à Barreirinhas foi mesmo por
    Conta do sobre vôo, perfeito por sinal. A cidade é mais agitada, mas tudo foi ótimo. Cenários surreais

      Sueli, estou pensando em ficar os 6 dias apenas em santo Amaro. Não estou pensando no sobrevoo. O que me diz? Vc que teve a experiência lá. Obrigada 🙏🏻

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito