Cartagena: todo o sabor da Colômbia, na viagem da Miriam

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

80-botero-na-plaza-de-santo-domingo-img_2322

Depois de nos contar neste post os seus 4 dias em Bogotá, a querida Miriam volta -- a pedidos! -- para relatar a última etapa da sua viagem à Colômbias: 4 dias em Cartagena (intercalados com um dia -- frustrante -- na Isla Grande del Rosario, que ela relatou aqui).

Texto e fotos | Miriam K.

Chegando em Cartagena

122-drake

Portas na cidade murada

Cartagena fica a pouco mais de uma hora e meia de voo a partir de Bogotá. Lá os táxis não têm taxímetro, mas do aeroporto até a cidade amuralhada há um preço fixo de 10 mil pesos colombianos. Para outros lugares, é necessário combinar o valor da corrida com o taxista, mesmo que chamemos por aplicativos como EasyTaxi (que funciona muito bem).

Cartagena: dois hotéis (um barulhento, outro silencioso)

06-casa-del-coliseo-sala-de-estar-img_2022

Hotel Casa del Coliseo

No primeiro dia, ficamos no Hotel boutique Casa del Coliseo que fica na rua de mesmo nome e que reservamos pelo Booking. Assim que chegamos, eles nos trouxeram uma enorme raspadinha de limão enquanto fazíamos o check-in. O hotel fica numa casa antiga a portas fechadas, como muitos dentro da cidade amuralhada. Passando por fora, parece uma casa antiga florida e bem conservada e somente uma pequena placa nos faz perceber que chegamos ao hotel. A entrada fica no térreo onde há somente a recepção.

Todas as outras dependências do hotel, como salas de estar e sala de café da manhã, ficam no andar de cima e são acessíveis somente por escadas. Os ambientes são decorados com extremo bom-gosto e são muito charmosos e aconchegantes. Ficamos num quarto duplo superior que ficava num nível abaixo das salas de estar, de forma que para chegar nele, tínhamos que subir a partir da recepção e depois descer novamente. Com certeza este hotel não está indicado para quem tenha necessidades especiais, pois não há nenhum quarto acessível. Como a noite estava agradável, aproveitamos a deliciosa piscina iluminada no último andar do hotel.

O nosso quarto era bem aconchegante, mas a única noite que passamos lá foi muito mal dormida, porque havia um bar no outro lado da rua que funcionou até às 4 da manhã e depois desse horário, foram os motoristas de táxi que se reuniram alegremente antes de começar a trabalhar, bem debaixo da janela do 201.

O café da manhã é servido numa enorme mesa de madeira antiga e comunitária. Eles nos apresentam um pequeno menu e trazem à mesa o que for solicitado, como suco, frutas, ovos, pães, etc.

17-quadrifoglio-quarto-img_2273

Hotel Quadrifoglio

No dia seguinte, saímos logo cedo para passar o dia e pernoitar nas Islas Del Rosario e quando voltamos, ficamos no Hotel Quadrifoglio na calle del Cuartel, que é uma rua supercalma e perto de tudo. O hotel fica num casarão do século XVII que foi totalmente restaurado mantendo as suas características coloniais, acrescentados os confortos atuais.

No hotel Quadrifolio, o check-in também foi acompanhado de uma deliciosa raspadinha e cada vez que chegávamos da rua, tinha alguém para nos trazer uma toalha de mão gelada para nos refrescarmos. Para facilitar a nossa vida, antes de irmos para as Islas, já deixamos guardadas lá a nossa bagagem mais pesada e levamos somente o necessário.

O hotel tem somente 8 quartos, então o atendimento é bem exclusivo e também fica de portas fechadas. Há grandes áreas comuns, como salas de estar climatizadas para leitura e descanso, e varandas tanto no térreo como no andar superior. Há uma piscina aquecida no térreo e outra ao ar livre no último andar com diversas espreguiçadeiras. Os quartos são grandes com tetos altos, cama king-size superconfortável, móveis antigos e decoração clean com obras de Gustavo Vélez e suas esculturas esguias. O hotel todo tem uma decoração rústica-chique que combina com o clima da cidade.

O café da manhã é servido numa mesa comunitária de madeira antiga arrumada no capricho com louças, taças e guardanapos de tecido. Pode-se pedir o suco do dia, frutas, ovos do jeito que quiser, panquecas, além de 'pan de yuca con queso' (o nosso pão de queijo) e 'arepa com huevo' (uma massa de milho frita com recheio de carne moída, temperos e ovo). Há também uma cesta de pães quentinhos diversos, café, leite e chás.

Cartagena: esquadrinhando a Cidade Murada

A cidade de Cartagena foi fundada por Pedro de Heredia em junho de 1533 e, durante o período colonial, foi um dos principais portos nas Américas para transporte de ouro e prata, além de local para o comércio de escravos oriundos da África.

28-muralha-por-fora-img_2483

Muralhas de Cartagena

O rei Felipe II mandou construir as Muralhas de Cartagena com 11 km de extensão para proteger a região dos piratas como Francis Drake e outros invasores, dando origem à cidade amuralhada que atualmente concentra muitos dos principais pontos turísticos da cidade. A muralha só foi concluída em 1796, 25 anos depois da independência da Colômbia. Pode ser visitada por dentro e por cima, já que há partes onde é larga o suficiente para andar ou ficar sentado vendo as pessoas passarem, admirar o mar e o pôr do sol.

50-alcadia-mayor

Alcaldía Mayor, prefeitura de Cartagena

A cidade murada de Cartagena é muito fotogênica e colorida e tem aquele ar descontraído de praia e calor. A população lembra muito a das nossas cidades praianas do nordeste. A arquitetura colonial espanhola, porém, é mais imponente que a portuguesa, com pés direitos altos, grandes espaços internos e varandas floridas que tornam cada casa, cada esquina em uma foto em potencial. A cidade é cheia de monumentos, igrejas, praças e bandeiras de Cartagena e da Colômbia.

48-torre-do-relogio-img_2349

Torre do Relógio

Dentro da cidade murada, as atrações são todas bem perto e para todo lado que se ande há pontos a serem visitados: a Torre do Relógio que é uma das entradas da cidade murada, a Plaza de Los Coches, a Alcaldía Mayor (a prefeitura), a Plaza de la Aduana, a Catedral (que estava em reforma) entre muitas outras. O recinto onde funciona Las Bóvedas (Calle Zerrezuela, aberta todos os dias das 8h30 às 18h30) foi construído para ser abrigo militar e para armazenamento de suprimentos. Desde a restauração, entre 1969 e 1972, funciona como principal local de concentração de souvenirs para turistas por metro quadrado da cidade e por esse motivo fervilha durante o dia.

58-plaza-bolivar

Plaza Bolívar, estátua do Simon Bolivar

A Plaza Bolívar é um oásis sombreado no meio da cidade com bancos e barraquinhas de comida em que as pessoas ficam descansando e passando o tempo.

59-plaza-bolivar-musicos

Músicos típicos na Plaza Bolívar

Havia até um grupo de músicos em roupas típicas tocando por alguns trocados.

Logo em frente fica o Museo del Oro Zenu (Cra. 4 #3326, aberto de terça à sábado das 9h às 17 e aos domingos das 10h às 15h), que só fecha às segundas feiras -- mas para quem já visitou o Museo del Oro em Bogotá, o museu do ouro de Cartagena serve somente para se abrigar do calor tropical que faz nas ruas, já que é gratuito e tem apenas uma pequena coleção de artefatos. Parece que o maior interesse é dos vendedores de esmeraldas que têm uma loja acoplada e que, por uma oportunidade de venda, servem até de guia no museu.

68-plaza-de-san-pedro

Museu de Arte Moderna

A Plaza de San Pedro é um espaço aberto com várias esculturas em ferro do Museu de Arte Moderna (aberto de segunda à sábado das 7h às 19h. Ingresso adulto 8 mil pesos colombianos). O museu propriamente dito tem entrada paga simbólica, tem obras de diversos artistas latino-americanos e é um local para uma passada rápida. A Igreja de San Pedro de Claver tem estilo barroco e do lado de fora tem uma escultura de Enrique Grau do próprio San Pedro com um escravo.

Um lugar interessante é a Plaza de Santo Domingo que tem uma escultura de Botero ao ar livre, chamada de Figura Reclinada nº 92 bem em frente à Igreja de Santo Domingo. A escultura rechonchuda é polida diariamente por ‘turistas devotos’ então está sempre brilhante. A igreja é a mais antiga de Cartagena e só tem uma torre porque nunca foi terminada.

Uma curiosidade é que boa parte do chão é recoberta por lápides antigas de famílias proeminentes da região. Há também uma imagem de Nossa Senhora com uma coroa de ouro e esmeraldas.

98-diversidade-img_2554

Fachadas típicas de Cartagena

Em Cartagena há uma convivência pacífica entre atrações turísticas e coisas antigas como uma barbearia tradicional e uma loja para conserto de bicicletas, casas prestes a ruir e outras renovadas. Me impressionou a quantidade de portas decoradas na cidade e como há cuidado com pequenos detalhes de decoração como maçanetas e enfeites de fachadas, portas e casas. Entre 2010 e 2011 houve até um concurso para eleger a melhor fachada, uma mais linda do que a outra.

107-fachada

A parte turística está na sua maior parte renovada e foram preservados edifícios de moradores famosos como Francis Drake e Simon Bolívar, sendo que este último também dá nome a uma praça que exibe sua estátua.

124-cartagena-colorida-img_2397

Chapéus colombianos

No final da tarde, os vendedores se espalham pelas ruas para vender suas bolsas coloridas e chapéus.

130-castillo-de-san-filipe

Castillo de San Filipe

Fora das muralhas, visitamos somente o Castillo de San Filipe (Cra. 17. Aberto todos os dias, das 8h às 18h) que fica a poucos minutos de táxi. Pode-se visitar por conta própria, alugar um audioguia ou contratar um guia de carne e osso. O nosso guia tinha 85 anos e fôlego de uns 30 para subir as rampas e as escadas do castelo. Achei que valeu a pena, porque em pouco mais de hora e meia vimos os pontos mais importantes com algumas informações a mais do que teríamos por conta própria. Como boa parte é ao ar livre, é fundamental levar água, passar protetor solar e usar chapéu. Fomos logo cedo para evitar as multidões e o sol a pino.

Cartagena: onde comemos

Há inúmeros locais para comer que nunca irão aparecer em sites de buscas de tão pequenos, mas todos que experimentamos tinham atendimento caloroso e comida caseira que não varia muito, mas que era saborosa e barata (10-20 mil pesos colombianos para cada um). Experimentamos o refrigerante Postobon que lembra um pouco o Guaraná Jesus cor-de-rosa.

25-arepa-con-huevo-img_2903

Típicas arepas

Nas ruas há de tudo um pouco: vendedores de lanches, frutas, sucos e raspadinhas de gelo para aliviar o calor, além das típicas arepas que lembram um pastel/empanada com recheios diversos.

A Gelateria Paradiso é um local imperdível que tem decoração de casa de bonecas, com florzinhas nas paredes, mesas, sofás e motivos naïfs, mas é um ambiente agradável e um refúgio para o calor escaldante que faz na cidade. Eles têm muitos sabores de sorvetes, alguns de frutas da região, outros mais conhecidos e com certeza vale pelo menos uma passada (por dia na volta para o hotel).

88-frutas-na-rua-img_2768

Frutas nos mercados locais

Há também os ‘fritos’ que são uma perdição para o controle de calorias. Uma curiosidade são os sucos da região como os de lulo, guanábana (a nossa graviola), uchuva (physalis), carambola e muitos outros que são servidos em grandes potes que parecem (e devem ser) vidros de conserva. Por outro lado, há restaurantes estrelados como o Carmen (Calle 38 # 8-19, aberto todos os dias das 7h às 10h30, 12h às 15h e 18h às 22h), dentro do Hotel Ananda, que vale uma visita desde que os bolsos permitam, pois duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa, sem bebida alcoólica custaram 180 mil pesos colombianos.

Resumindo, Cartagena é um excelente destino no nosso verão, pois chove pouco e pode ser combinado com Bogotá que é a principal porta de entrada da Colômbia a partir do Brasil.

Gracias, Miriam! Ficou totalmente chévere!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Um post muito completo e interessante. Somente por lê-lo, tenho vontade de ir a Cartagena das Índias e fazer este percurso. Boas fotos e bom texto.

Kas
KasPermalinkResponder

Fui em junho de 2016. O lugar é incrível, sempre quente, restaurantes maravilhosos e super baratos. Lado ruim: cerveja quente, vendedores ambulantes tiram o sossego de qualquer um, até dos mais pacientes, e tenham muito cuidado com as massagistas na praia, elas chegam de mansinho, oferecem uma massagem no pé, de repente você já está lambuzado de creme e devendo 300,00 reais, enquanto nao paga elas não vão embora.

Margareth fernandes

Fui à Cartagena em outubro, com um grupo grande de mulheres( e depois a um cruzeiro pelo Caribe) Ficamos no Charleston Cartagena, muito bem localizado, em frente às muralhas. Adorei a cidade, três dias foram pouco para conhecer tudo...Apesar de morrer de pena dos cavalos, fizemos o passeio de charrete e fomos ver o por do sol maravilhoso no Café del mar. Algumas foram aí passeio de chiva, outras foram para a balada... Acho que todas nós voltamos já sonhando com uma próxima visita!

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Muita atenção em Cartagena, mesmo que vc tenha contratado um transfer, a agência Panamericana, deixou um carregador qualquer do aeroporto pegar nossas malas, sem nos avisar que não pertencia à agência. Depois, o cara ainda veio pedir dinheiro. Fora o susto de perceber que nossas malas estavam nas mãos de qualquer um.
Fiquei no Hotel Casa Lola. O café da manhã é em pouca quantidade e pouco variado. Vc tem que optar por pão ou iogurte. é isso mesmo! Se vc é alérgico, nem considere esse hotel. Tem um cheiro fortíssimo de incenso e não dá para abrir a janela pois é circulação. Há alguns quartos que quem desce da piscina vê tudo dentro

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Cuidado homens sozinhos. Vi um cara abordando rapazes jovens sozinhos e oferecendo, não sei se drogas ou mulheres, não fiquei perto para ver. Cuidado.

Tania
TaniaPermalinkResponder

Essas massagistas são terríveis e os vendedores ambulantes pertubam.

Ane
AnePermalinkResponder

Galera fui agora em agosto/2017 , minhas dicas;

cartagena (3 dias ) , hotel Intercontinental (top) , jantar italiano Vera (reservar), almoço La Cevicheria (é bom , bem falado, mas também nada super demais) , só fizemos o passeio de para isla gente de l mar e com todos que conversamos é a melhor ilha (ninguem oferece esse passeio) , pagamos 160 mil pesos + 15 impostos (compramos na ultima cabine da marina , aonde vende os passeios) . Peçam uber pois o preço é via app e não de cabeça como dos taxistas , fizemos o city tour com o bus vermelho (mas achei caro e não vale tanto a pena ,vale pegar um taxi fazer a volta na cidade, e a cidade murada tda a pé ) .

Depois foram 4 dias em san andres (mtooo melhor) , lá o hotel foi Decameron isleno ( valeu a pena pela piscina e localização), por que a comida em si é muito ruim e o all inclusive não vale tanto a pena , fora que há restaurante legais para conhecer como o La regatta (imperdivel e melhor fazer reserva) , passeios lá não fizemos , pois alugamos uma moto e fizemos tudo por conta , para jhonny cay alugamos um jet e fomos proximos a ilha .

Fernando Ziemer

Post muito bom. Me ajudou bastante. Só uma correção: A Cidade Murada foi inaugurada 25 anos antes da independência, e não depois.
Sds,

JAIR L ZIMMER
JAIR L ZIMMERPermalinkResponder

Retornamos, eu e minha esposa, de Cartagena ontem, dia 15/outubro/2017. 7 dias muito bons. Ilha Gente Del Mar é muito bom. Temperatura do mar em Cartagena ótima. Na beira da Praia no Bairro Boca Grande arme-se de paciência com ambulantes e massagistas. São insistentes demais. Fuja das massagistas. Se deixa-las pegar no pé ou na perna, fica difícil escapar. Falta em todos os lugares de Cartagena preparo para falar/entender o português. Cidade amuralhada excelente visita para compras. Vá mais para o fim da tarde devido ao calor. Alí tb. encontramos restaurantes. Preços de taxi baratos, mas pergunte sempre antes de embarcar.

Andrea Silva
Andrea SilvaPermalinkResponder

Quantos dias são necessários para conhecer Bogotá e Cartagena?

Olá, Andrea! Em Bogotá você precisa de um dia inteiro para o centro histórico com museus e um dia para a catedral de sal. Acrescente mais dias para curtir a capital. Em Cartagena vale a pena ficar três dias para entrar no clima -- mas não há um itinerário de 'atrações imperdíveis' a ticar. Para ir à praia, prefira esticar a San Andrés, Aruba ou Curaçao.