As delícias de Atenas em maio, na viagem da Gabriela 1

As delícias de Atenas em maio, na viagem da Gabriela

As delícias de Atenas em maio, na viagem da Gabriela 2

A Gabriela Estorti sempre sonhou em conhecer Atenas e por isso mesmo, a expectativa era bem alta quando ela desembarcou por lá em maio, com o marido e o filhinho de dois anos. Mas quer saber o melhor? A capital da Grécia não decepcionou nem um pouquinho.

Para ela, quatro dias é um tempo bacana para ver as principais atrações sem correria, mas se desse, teria ficado ainda mais tempo na cidade. Afinal, não é todo dia que dá pra ver as aulas de história do colégio ganharem vida, como ela mesma contou pra gente.

Embarque com a Gabriela pelas atrações e comidinhas de Atenas!

Texto e fotos | Gabriela Estorti

Se você está em busca de uma cidade vibrante, charmosa e com MUITA história, pode colocar Atenas no seu roteiro! Atenas é uma grande metrópole, mas possui um centro histórico muito charmoso e uma riqueza cultural inestimável. Cheia de ruínas arqueológicas que remontam ao começo da civilização, a cidade vai te fazer mergulhar na antiguidade clássica e imaginar heróis, deuses, ninfas… Mas não só de museus vive o turismo. Há uma imensidão de artesanatos, restaurantes e lojas na estrutura de grande capital.

Com tantas notícias sobre a crise na Grécia é quase impossível não se questionar sobre segurança. Como toda grande cidade, há malandros, um pouco de sujeira e alguns mendigos. Mas nem se compara ao grau de insegurança da maior parte das cidades brasileiras. Permaneça sempre um pouco vigilante, principalmente nos locais turísticos. Independentemente disso, a cidade é quente e colorida, as pessoas te recebem bem, os passeios são divertidos e não tem tédio.

Atenas: chegando lá

Voei para Atenas pela Turkish Airlines. O voo teria uma escala obrigatória em Istambul. Então, na hora da compra, resolvi transformar essa escala de algumas horas em dias, e fazer um stopover na Turquia. Voei de São Paulo para Istambul direto, num voo de 13h. Depois de 4 dias voei para Atenas, uma viagem que dura cerca de uma hora. O problema desse voo da Turkish são os horários: ele sai de Guarulhos à Istambul às 3h da manhã, e volta durante o dia.

Atenas é bastante quente. Visitei a cidade em maio e as temperaturas já estavam na faixa dos 30ºC. Os meses de julho e agosto, que são de férias na Europa, são desaconselháveis, porque a cidade estará quente e lotada. Acredito que maio, junho e setembro sejam a época ideal para ter dias ensolarados e turismo tranquilo.

As delícias de Atenas em maio, na viagem da Gabriela 3

Do aeroporto de Atenas até a cidade usei o ônibus comum X95. Este ônibus vai até a praça Sintagma (área central), e pelas minhas pesquisas antecipadas seria a maneira mais fácil de chegar ao meu hotel. O ticket é comprado dentro do aeroporto. Os ônibus saem exatamente da porta, e têm local para depositar a bagagem, muito fácil. O percurso leva cerca de uma hora porque o aeroporto é um pouco distante. Também é possível sair do aeroporto de metrô e táxi. Para o voo de volta peguei um táxi. Foi caro — 50 euros — mas é a melhor alternativa para voos muito cedo, como era o meu caso.

santoriniAfrodite como guia

Hospedagem em Atenas

O bairro mais central e charmoso é o Plaka. Se você optar por se hospedar ali, estará próximo à Acrópole e rodeado por lojas e restaurantes, numa atmosfera charmosa e vibrante. Ficando próximo da praça Sintagma, você terá facilidade de acesso à parte antiga e também à moderna da cidade, além às linhas de metrô. Recomendo que você se hospede próximo à uma estação de metrô, para facilitar sua mobilidade.

Detalhes de Plaka, em Atenas

Fiquei no Athinais Hotel, na avenida Vas Sofias, que é como uma perimetral, moderna, segura e limpa, numa região próxima ao monte Licabeto. Ainda que contasse com restaurantes, mercado e teatro próximos, o local não é colado nas atrações turísticas. É necessário caminhar uns 2 km até a zona turística. O hotel é básico, mas o café da manhã era muito bom. O restaurante tinha preços muito justos, boa internet, quarto confortável e instalações modernas. Não é a hospedagem mais charmosa de Atenas, mas possui um ótimo custo x benefício. Mas se fosse novamente, me daria de presente a hospedagem no bairro Plaka.

Circulando por Atenas

As delícias de Atenas em maio, na viagem da Gabriela 4

Usei bastante o metrô de Atenas. Comprar os tickets nas máquinas foi simples e o preço é muito acessível. Optei pela modalidade que dava acesso ilimitado ao metrô por 5 dias. O metrô não tem catraca, então ninguém confere se você tem o bilhete, exceto quando há fiscalização. Vi alguns fiscais nas estações centrais conferindo ingressos.
O funcionamento do metrô foi perfeito: pontual, com vários mapas usando alfabeto romano e placas em inglês (não se preocupe com o grego).

Usei táxi para andar um pequeno trajeto pela cidade e achei o preço normal (um deslocamento de 5 km custou 7 euros). O trajeto até o aeroporto foi mais caro, mas o local também é bem mais distante e o horário era de madrugada.

Passeios em Atenas

Não cheguei a comprar nenhum tipo de passe para as atrações nem ingressos antecipados. Mas também não peguei fila grande em nenhuma atração. Foi a vantagem de viajar em maio, fora da alta temporada. A Acrópole e a Ágora foram os locais com mais gente, mas não demorou mais do que dez minutos para entrarmos.

As delícias de Atenas em maio, na viagem da Gabriela 5

A parte histórica de Atenas é impressionante. O sítio arqueológico da Acrópole preserva muitas ruínas e é enorme, há muita coisa para ver. Obviamente, se você olhar para as ruínas apenas como pedras pode achar chato, mas se ler as explicações, se permitir observar os detalhes esculpidos, se maravilhar com a grandeza das construções, será um dos passeios mais maravilhosos da sua vida.

Acrópole

As delícias de Atenas em maio, na viagem da Gabriela 6

A Acrópole é o passeio indispensável de quem visita Atenas. E gente, é lindo demais. Localizada no alto de uma formação rochosa, ela é vista de vários pontos da cidade, com ângulos de tirar o fôlego. A Acrópole não é apenas o Partenon, mas um conjunto grande de ruínas de templos religiosos, teatros, e construções. Com o passar dos anos esses lugares foram saqueados, presenciaram guerras, foram modificados durante a Idade Média e todos os séculos que se seguiram. Mas eis que as ruínas permanecem lá, resilientes. O passeio é mais bacana se você for primeiro ao museu da Acrópole e depois visitar o sítio arqueológico.

Museu da Acrópole, em Atenas

Por ser um local muito grande e cheio de lugares para fotos lindas, reserve um dia para visitar museu e sítio da Acrópole.

Aeropagus

Vista do Aeropagus de Atenas

Na saída da Acrópole, você pode curtir um fim de tarde no monte Aeropagus, que oferece uma linda vista da cidade com acesso gratuito. Nesse monte, São Paulo fez sua primeira pregação.

Ágora

As delícias de Atenas em maio, na viagem da Gabriela 7

A Ágora grega é a complementação do passeio na Acrópole, um sítio arqueológico muito bonito e enorme. O museu da Ágora também faz parte do passeio e conta um pouco mais da história desse lugar, que na Antiguidade reunia comércio, templos, prédios de administração pública, espaços políticos e sociais, e até mesmo uma prisão (onde Sócrates ficou). O templo de Hefesto que faz parte do sítio arqueológico é muito bem preservado.

Os arredores da Ágora grega são cercados por construções charmosas, comércio e ruínas, muitas ruínas, incluindo as da Ágora romana. O Monastiraki está bem perto também, onde você encontrará uma praça com construções antigas, uma espécie de feirinha e muitos restaurantes.

Templo de Zeus

As delícias de Atenas em maio, na viagem da Gabriela 8

O Templo de Zeus, apesar de bastante desgastado, é uma amostra da grandiosidade das construções gregas. Próximo ao templo está o arco de Adriano, resquício de uma dominação romana. Exatamente ao lado está o Parque Nacional, com jardins e natureza, para dar uma descansada. Seguindo o passeio o estádio Panatenaico, é um dos mais antigos do mundo e pode ser visitado.

Praça Sintagma

Praça Sintagma e Parlamento, em Atenas

Para curtir uma Atenas mais moderna vá à Praça Sintagma, bem em frente ao belo prédio do parlamento grego. Lá você pode ver a troca da guarda, que acontece a cada uma hora, e é bem diferente, devido à coreografia e aos trajes típicos. No entorno da Praça, lado oposto ao parlamento, você pode encontrar as lojas modernas que estão em toda grande capital europeia.

Plaka

Outro passeio imperdível é visitar o bairro de Plaka, um lugar tradicional e muito charmoso. Recheado de lojas com artesanato local e restaurantes ótimos (a culinária grega é incrível), é um lugar para você se perder nas ruelas e apreciar a arte da Grécia.

Monte Licabeto e Museu Arqueológico

Para quem está com mais tempo na cidade, a subida ao monte Licabeto pode ser um passeio divertido. Entre os muitos da cidade, destaque para o Museu Arqueológico Nacional, que fica numa área mais underground de Atenas.

Comendo em Atenas

Restaurantes perro da Ágora grega, em Atenas

A comida grega é espetacular! Durante a viagem só comemos pratos típicos, pois eram maravilhosos. Eu adorei as saladas, os iogurtes condimentados, os pratos com frutos do mar. A moussaka, um tipo de lasanha grega com uma base de berinjela e recheio de carne moída de cordeiro, é muito gostosa. O restaurante em Atenas de que mais gostamos foi o Daphne’s Restaurant, localizado no Plaka, bem próximo a Acrópole (rua Lisikratous 4). Ele tem uma atmosfera muito charmosa e romântica. Os pratos são típicos da culinária grega, o preço é mediano e o atendimento excelente. Ganhamos um shot de ouzo, uma bebida grega similar ao licor, ao final da refeição.


As delícias de Atenas em maio, na viagem da Gabriela 9
Dicas essenciais

As delícias de Atenas em maio, na viagem da Gabriela 10

Uma viagem deliciosa, Gabriela! Obrigada por dividir com a gente!

Leia mais:


santorini

11 comentários

Gabriela, obrigada pelas dicas e parabéns pelo espírito de compartilhamento . As foros maravilhosas . Abraço

Ola !
Sou fã das dicas deste Site. SEMPRE consulto antes de viajar.
Estou com passagem comprada para Lisboa, mas meu roteiro de 16 dias prevê Veneza, Costa Amalfitana e Grécia. Pois é, sei que Lisboa está sobrando, mas foi uma oportunidade de passagem executiva, e achei que valia a pena….
Bem, minha pergunta: Considerando os destinos que citei, o que faria mais sentido ? Iniciar voando Lisboa/Veneza e de pois rumar para Costa Amalfitana e Grécia ? Ou voar Lisboa/Atenas, fazer as ilhas Gregas e só então ir à Itália ?
Vou agradecer MUUUITTTOO se vcs puderem me ajudar !
Grande abraço,
Luciana

    Olá, Luciana! Durma em Lisboa pelo menos um dia na ida e também na véspera da volta. Não se deve em hipótese nenhuma fazer conexão entre vôos não-vinculados na mesma passagem/mesmo localizador.

    Infelizmente não temos como resolver itinerários individuais.

    Viaje a lugares de praia como Costa Amalfitana e ilhas gregas entre junho e setembro, evitando agosto.

    Leia:
    https://www.viajenaviagem.com/2018/04/passagens-aereas-erros/

Estive em Atenas em Março o clima estava perfeito .
Dias lindo sem frio ,calor ou chuva ! Céu azul todos os dias!
Mesmo em Santorini, o por do sol era fantástico.
Foram dias lindos de contemplação !
Amei conhecer !

obrigado pela atualização… kkkk… fizemos uma viagem à europa o ano passado basicamente com as dicas do site… videos do youtube, etc… ajudou muito!… obrigado mais uma vez!

Vou agora em maio para a grécia… farei uma escala de cerca de 3 horas em istambul pela turkish… preciso de visto? Mesmo que não vá sair do aeroporto? Obrigado.

    Olá, Thiago! Brasileiro não precisa de visto para a Turquia há uns 20 e poucos anos pelo menos.

Gabriela, muito bom o teu relato da viagem a Atenas. E as fotos estão muito boas mesmo. Com as tuas preciosas informações já é possível planejar uma boa viagem!

Eu fui a Athenas duas vezes no mês de setembro e amo esta cidade , nas 2 fiquei no simples Acropolis View Hotel que atendeu perfeitamente, bem básico mas tem um bom atendimento, café da manhã razoável e uma ótima localização, perto do metrô para ir à praia , ao Porto , e faço todos os pontos turísticos andando , fica pertinho da Praça Sintagma e no terraço tem uma linda vista da Acrópole. Toda vez que for a Atenas irei a todos os sítios arqueológicos, não canso de admirar a beleza destes lugares ,
Da primeira vez fui conhecer Paros , Myconos e Santorini de ferry , o lento , a partir de Atenas.
Da segunda vez fui a Myconos e Santorini ( estava com minha irmã que não conhecia ) e depois fui a Rodes e Zaquintos e achei todas fantásticas . O mar Jônico que banha Zaquintos é deslumbrante. Fomos de ferry rápido de Atenas para Myconos e a maioria das pessoas enjoaram, balança demais , você fica presa sem muita visão pois as janelas embaçam . De Myconos para Santorini o ferry lento tem que ser usado pois a chegada desta ilha é imperdível, linda por demais , e tem que estar em um local aberto , é inesquecível.
A saída de Santorini nas duas vezes foi de avião .
E as outras duas de avião também ,
Irei outras vezes para conhecer outras ilhas gregas .

Estive em Atenas em setembro 2017 e fiquei chocado com a marginalização da cidade. Plaka e região viraram uma cracolândia, com viciados usando seringas a céu aberto. Muitos imigrantes atirados pelas ruas. 20 anos atrás, quando a conheci, não era assim.
No metrô, apinhado de gente, um batedor de carteira tentou levar a minha.
Mesmo assim, vale a pena!
Atenas é maravilhosa!!!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito