13 razões para amar Nova York no frio

Guia de Nova York

Nova York no frio: 13 motivos para amar a cidade no inverno

O inverno de Nova York costuma maltratar seus moradores, com temperaturas que podem atingir 10 a 15 graus negativos. Para os visitantes, porém, tudo é motivo de diversão. Veja por que passar frio em Nova York é um programaço:

1 | Neve

Nova York no frio: neve no Central Park

Não falha: todos os anos cai neve em Nova York durante o inverno. Só não dá para saber quando: trata-se de um fenômeno natural, como a chuva. Não dá, portanto, para garantir que nos dias em que você estiver na cidade vai nevar. Mas se acontecer, corra para o Central Park, faça bonecos de neve e prepare-se para tirar fotos lindas.

Para aproveitar só o lado bom da neve, ou pelo menos minimizar os problemas causados por ela, siga essas recomendações:

  • Não deixe neve acumular sobre as roupas e sapatos.. Apesar de não molhar quando cai sobre você, a neve acumulada sobre suas roupas vai derreter em pouco tempo e deixar seus casacos úmidos. Tire a neve antes que isso aconteça
  • Atenção ao caminhar! Neve escorrega. Fique muito atento aos seus passos e, se possível, use sapatos apropriados
  • Não sacrifique seus melhores sapatos. Aquele neve branquinha e fofinha vai se transformar numa lama preta e nojenta depois que tudo derreter. Como o serviço de limpeza joga sal nas ruas para acelerar o derretimento, esteja ciente de que seus sapatos de couro podem manchar em contato com essa água. Se puder, use um que você não se importa de estragar
  • Cuidado com o gelo! Quando a neve se acumula na rua, muitas vezes se transforma em placas de gelo. Tenha atenção triplicada, pois esse piso escorrega mais do que sabão
  • Com nevasca não se brinca. Fique atento aos alertas de nevasca. Dependendo da intensidade, o transporte pode ser paralisado e o comércio fechado. Nesse caso, não se arrisque: o mais seguro a fazer é curtir o aconchego do seu quarto de hotel ou do seu Airbnb e ver a neve caindo pela janela

Depois de todas essas recomendações você já está pronto para curtir seu momento Frozen. Let it snow!

2 | Patinação no gelo

Nova York no frio: patinação no Rockefeller Center

Tem coisa mais charmosa do que patinar no gelo em Nova York? E opção é o que não falta: são montados diversos rinques na cidade, alguns muito especiais.

Encabeçando a lista está o Wollman Rink, a pista que fica em pleno Central Park e que já foi cenário de filmes como Serendipity e Esqueceram de Mim 2. O contraste entre as árvores do parque e os arranha-céus ao redor cria um efeito incrível. Não sabe patinar? Sem problema, existe uma área para a plateia ficar sentada curtindo um chocolate quente. Fica próximo à 5ª Avenida, à altura da E 63th St.

Outra pista que é cartão postal de Nova York no inverno é a do Rockefeller Center (5ª Avenida, entre W 49th e W 50th St). Você vai se sentir num filme, patinando debaixo daquela estátua dourada e da árvore de Natal que é símbolo da temporada de festas em Nova York.

A cidade tem outro rinque central, mas menos conhecido dos turistas: a pista de patinação do Bryant Park (6ª Avenida, entre W40th e W42nd St). Está montada no Winter Village, que também abriga uma feira natalina. O rinque tem vista para a New York Public Library e o Empire State Building, nada mau.

Não se preocupe com patins, pois em todos os rinques eles podem ser alugados. Uma experiência indispensável no inverno nova-iorquino.

3 | Feiras e mercados natalinos

Nova York no frio: feira natalina

As feiras e mercados natalinos se multiplicam a cada ano pela cidade e a gente faz o quê? Comemora, claro. Eles estão em vários pontos da cidade e contam com diversos vendedores, entre eles produtores locais que oferecem objetos de decoração, bijuterias, roupas e presentes. A parte das comidas também é bastante diversificada.

Alguns dos mercados mais legais:

  • O Union Square Holiday Market (Union Square no canto da E 14th St)
  • A Winter Village no Bryant Park (6ª Avenida, entre W 40th e W 42nd St)
  • O Columbus Circle Holiday Market, coladinho o Central Park (W 59th St esquina Central Park West)
  • O Grand Central Holiday Fair, na majestosa estação Grand Central – olha aí, passeio dobradinha (Park Ave entre E 40th e E 41st St)
  • O Winter Flea + Holiday Market do Brooklyn, o famoso mercado de pulgas do Brooklyn, que normalmente acontece ao ar livre, mas durante o inverno vira indoor (241 37th St, Brooklyn, metrô D Q R 36 St)

4 | Decoração natalina

Nova York inverno: decoração natalina no Lotte Hotel

Não dá para negar: Nova York realmente incorpora o clima natalino. E visitar a cidade nessa época é uma viagem a um universo mágico.

Para ver as mais belas decorações, dirija-se à 5ª Avenida e faça a peregrinação que inclui as vitrines de lojas (Bergdorf Goodman, Tiffany’s, Sak’s e seu show de luzes, Lord & Taylor), a árvore do Rockefeller Center e a estrela/floco de neve suspenso na esquina da rua 57.

Já na 6ª Avenida, a atração é a decoração na fachada do Radio City Music Hall e na área próxima dali.

Outros locais que valem a visita

  • As vitrines da Macy’s (Broadway esquina W 34th St) e da Bloomingdale’s (Lexington esquina E 59th St)
  • As árvores de Natal do Bryant Park (6ª Avenida, entre W 40th e W 42nd St), da Washington Square (5ª Avenida à altura da Waverly Pl), do Lotte Hotel (Madison entre E 50 th e E 51st St), da Bolsa de Valores de Nova York (Wall St and Broad St e Broadway) e do Metropolitan Museum (5ª Avenida à altura da E 82nd St)

Como diz a música, “it’s the most wonderful time of the year”.

5 | Christmas Spectacular e temporada de dança

Aproveite que no fim do ano há atrações maravilhosas que não podem ser vistas em outras épocas.

O Christmas Spectacular acontece todos os anos no Radio City Music Hall e é o show natalino das incríveis Rockettes, aquelas dançarinas perfeitas e sincronizadas. Fica em cartaz até dia 2 de janeiro.

Já o New York City Ballet está em plena temporada e apresenta até dia 31 de dezembro o imperdível clássico natalino “The Nutcracker” (O Quebra-Nozes). No dia 23 de janeiro, a companhia estreia a temporada de inverno com espetáculos incríveis, entre eles Romeu e Julieta.

6 | Rooftops no inverno?

Nova York inverno: 230 Fifth

Quem disse que rooftop é programa exclusivo para o verão? Enquanto muitos fecham as portas e hibernam até os dias quentes chegarem, outros se reinventam para a estação mais fria do ano. Entre eles está o 230 Fifth, um dos mais famosos da cidade por estar cara a cara com o Empire State Building. Ele recebe seus clientes com aquecedores ligados, robes vermelhos quentinhos e iglus que protegem do frio. Não é demais? (230 5th Ave, entre 26th e 27th St)

Outro é o Gallow Green, bar que fica no topo do McKittrick Hotel (onde acontece o espetáculo interativo Sleep No More), que criou um cenário invernal batizado de The Lodge at Gallow Green. Ele reproduz uma cabana escocesa e só funciona no Outono e no Inverno. O ambiente é decorado com sofás, cobertores xadrez, flores secas e tem clima de casa de montanha. Puro charme. (542 W 27th St, entre 10th e 11th Ave)

7 | Hot chocolate

Nova York inverno: hot chocolate

Nada combina tão bem com inverno do que um belo chocolate quente. E você pode encontrar alguns realmente deliciosos em Nova York. Na The City Bakery, que tem mais de 25 anos de tradição, você pode experimentar o hot chocolate mais famoso da cidade, que vem com um cubo de marshmallow caseiro mergulhado na xícara. E essa bakery manja tanto do assunto que todo ano faz o Hot Chocolate Festival, com um sabor diferente a cada dia. (W 18th St entre 5ª e 6ª Avenidas)

Outros locais que devem entrar na lista de todo hot chocolate lover:

8 | Food halls

Nova York inverno: food halls

Comida de rua em Nova York é bacana, mas não no frio. Para fugir de roubada, corra para um dos ótimos food halls da cidade. Eles reúnem diferentes especialidades debaixo do mesmo teto.

Entre os melhores estão:

Só passa frio para comer quem quer.

9 | Hot cider

Hot Cider está para o inverno nova-iorquino como quentão e vinho quente estão para o brasileiro. A bebida quente é feita à base de maçã e especiarias e pode ser em versão não-alcoólica ou alcoólica (com adição de vodca, rum ou uísque).

É facilmente encontrada nos bares e feiras natalinas. O cheiro é irresistível e o sabor, idem.

10 | Diárias mais camaradas nos hotéis

Se Nova York é conhecida pelas tarifas exorbitantes de seus hotéis, no inverno é hora da trégua. De janeiro a março é uma época de baixa demanda e a rede hoteleira pega leve nos preços buscando atrair mais hóspedes. Se a hospedagem sempre foi um fator impeditivo para a sua viagem à Big Apple, talvez valha considerar essa época do ano e as barbadas que você pode encontrar.

11 | Vestir-se para curtir o frio

Não dá para ficar de bom humor quando você está passando frio. Mas dá para curtir o inverno de Nova York sem virar picolé. O segredo? Vestir-se adequadamente. E isso não significa colocar uma dezena de camadas de roupas sobrepostas, mas sim, escolher as peças corretas que aqueçam na medida certa.

Lembre-se que, com exceção da rua, todos os lugares contam com sistema de aquecimento (inclusive os ônibus), então você precisa estar preparado para:

  • Ficar protegido no frio polar da rua
  • Ter por baixo roupas que te deixem confortável no ambiente aquecido, quando tirar o casacão

Os casacos pesados que usamos no Brasil geralmente não dão conta do frio rigoroso de Nova York. Se precisar de um reforço no guarda-roupa, lojas como a Burlington Coat Factory, Century 21, Uniqlo (que tem lojas espalhadas por toda a cidade) criou a linha Heattech com uma tecnologia que faz a malha reter o calor do corpo. São blusas, calças e meias bem fininhas, mas que esquentam muito. Basta vestir essas peças por baixo das outras para ficar quentinho e dar adeus ao estilo cebola.

Botas forradas, luvas, gorros e cachecóis deixam de ser meros acessórios e também tornam-se essenciais nesses dias de termômetros em baixa.

Com as roupas certas, você vai ficar elegante e garantir o bom humor faça nevasca ou faça sol.

12 | As liquidações

Se sua viagem for na época do Natal ou no início do ano, certamente encontrará ótimas liquidações. É a chance de aproveitar e se abastecer de casacos e outras peças de inverno de ótima qualidade a preços inacreditáveis. Haja espaço na mala.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    13 | É Natal!

    Vai passar a véspera e o dia de Natal em Nova York? Então saiba que os americanos não comemoram o Natal como os brasileiros. A festa nos Estados Unidos é no dia 25, durante o dia. A véspera é um dia comum, e a meia-noite do dia 24 é como a meia-noite de qualquer outro dia.

    Por um lado, isso significa que todos os restaurantes funcionam normalmente na noite de 24 de dezembro. Mas não espere que funcionem até a meia-noite – cada restaurante vai manter o seu horário de sempre. Faça sua reserva pelo Opentable, é fácil e grátis (a gente explica como aqui).

    Alguns estabelecimentos, porém, têm programação especial para a noite de 24. Entre eles está o Rock Center Café, que fica no Rockefeller Center e tem vista para a árvore de Natal e a pista de patinação.

    Se quiser seguir o estilo americano, faça um ‘Christmas breakfast’ e vá tomar café da manhã em um lugar especial.

    Depois, pode seguir sua programação turística normal porque a cidade funciona normalmente (com exceção dos museus, que fecham). Isso é que é presente de Papai Noel.

    22 comentários

    Olá!
    Sabem dizer até que data costumam ficar as decorações natalinas em NY? Seria iniciozinho de janeiro?

      Olá, Carolina! As decorações começam em Thanksgiving e ficam até 5 ou 6 de janeiro.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito