Tela a tela: como comprar passagem de trem na Espanha no site da Renfe

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Trem na Espanha: como comprar passagem no site da Renfe

É bastante provável que a sua viagem à Espanha inclua pelo menos um trecho de trem. A rede de trilhos de alta velocidade integra boa parte do país -- só o País Basco e alguns pontos da Andaluzia (como Granada) ainda são servidos apenas por trens lentos.

Veja algumas das rotas que podem entrar no seu itinerário (e a duração de cada trajeto):

Trem na Espanha: perguntas e pegadinhas

Trem na Espanha

É preciso comprar as passagens com antecedência?

Sim. Por dois motivos:

  • Para conseguir passagens nas tarifas promocionais. As tarifas mais descontadas são a Promo (sem direito a alteração ou reembolso) e Promo+ (com alguma possibilidade de alteração e algum reembolso).
  • Para garantir lugar. Os trens de alta velocidade não levam passageiros em pé.

Com que antecedência dá para comprar as passagens de trem na Renfe?

Teoricamente, os trechos feitos pelo trem AVE entram no sistema com 90 dias de antecedência, enquanto os outros trens de alta velocidade (Alvia e Altaria) costumam estar disponíveis com 60 dias de antecedência.

Na vida real, a Renfe costuma ter um comportamento bastante errático, e alguns trechos entram no sistema com antecedência bem menor -- sobretudo para épocas de feriados importantes.

Não dá problema com cartão de crédito brasileiro?

A Renfe tem uma longa tradição de ser chata para aprovar compras com cartões de crédito estrangeiros. Para não ter problemas, use o PayPal, que é aprovado sem restrições.

É preciso validar o ticket comprado online?

Não. Imprima o ticket em casa: é a sua passagem.

Atenção: chegue com 45 minutos de antecedência para passar pelo raio-x

Caso único na Europa, na Espanha é preciso passar a mala pelo raio X. Por isso, chegue com 45 minutos à plataforma de embarque para entrar na fila e passar pela fiscalização.

Falta só um mês, e os trechos de dezembro e janeiro não estão disponíveis!

No início de dezembro entram os horários de inverno. Esses horários demoram a entrar no sistema e ficar disponíveis para a venda. Continue pesquisando semanalmente (ou, se estiver muito perto, diariamente) até os trechos serem postos à venda.

  • Tela a tela: trem na Espanha

renfe como comprar dicas passagem de trem

1. Preencha o motor de busca

renfe como comprar dicas passagem de trem

Ao digitar o nome da cidade, o site vai sugerir nomes de estações. Caso não tenha certeza de qual estação escolher em alguma cidade, escolha a opção 'todas'.

As estações principais são: Madrid Puerta de Atocha, Barcelona Sants, Sevilla Santa Justa, Cordoba, Granada, Salamanca.

Pegadinha: não precisa selecionar 'mañana', 'tarde' ou 'noche'. Se selecionar, o site mostra menos horários (e a transição de 'tarde' pra 'noite' é obscura).

2. Página de resultados

 

renfe dicas como comprar passagem de trem

Na página seguinte são exibidos os horários e preços. Entre Madri e Córdoba, encontramos vendas abertas com até 52 dias de antecedência.

3. Filtrar resultados

renfe como comprar dicas passagem de trem

No menu lateral, você pode filtrar os trens por horários de saída e de chegada, faixa de preço, e outros. Havendo oferta, escolha 'Coche silencio' para ver trens que tenham vagão silencioso para descansar. Ou, se estiver em grupo ou em família, selecione 'Mesa 4' para ver trens que ofereçam vagões com quatro poltronas frente a frente, com uma mesa no meio.

Se quiser checar os preços para outra data, troque o dia da viagem no calendário que fica logo acima dos resultados.

5. Escolha o trem e a tarifa

renfe dicas como comprar passagem de trem

Para cada horário, é exibido o assento mais barato disponível, com a tarifa mais restrita. Veja, altere e selecione os detalhes da tarifa passando o cursor sobre um resultado, ou clicando sobre o '+'.

As tarifas Promo oferecem até 70% de desconto sobre o preço cheio. Não são reembolsáveis em caso de cancelamento, troca de dia ou horário, ou perda do trem. Não permitem seleção de assento; você só pode escolher entre corredor (pasillo) e janela (ventana). A sua poltrona é sorteada pelo sistema.

As tarifas Promo+ oferecem até 65% de desconto sobre o preço cheio. São parcialmente reembolsáveis em caso de cancelamento, troca de dia ou horário, ou perda do trem. Não permitem seleção de assento; você só pode escolher entre corredor (pasillo) e janela (ventana). A sua poltrona é sorteada pelo sistema.

As tarifas Flexible têm preço cheio. Permitem troca de dia ou horário, cancelamento (com uma taxa de 5%) e a realocação num próximo trem em caso de atraso de até 30 minutos (diferenças tarifárias são cobradas). Também permitem seleção de assento.

Em algumas opções de trem, você vai poder escolher entre vagões de primeira ou segunda classe. Na Renfe, a primeira classe é chamada Preferente. As maiores vantagens são assentos mais confortáveis, com descanso para os pés, mais espaço entre as poltronas e acesso às salas Club (as salas VIP da Renfe). A segunda classe é chamada Turista, que já tem poltronas ligeiramente reclináveis, mesinha de trabalho e tomada.

Clique em Seleccionar para continuar.

6. Revise a tarifa e preencha os seus dados pessoais

renfe dicas como comprar passagem de trem

Na tela seguinte, você vai revisar a tarifa, informar necessidades especiais e preencher os seus dados.

Se estiver viajando com crianças, confirme se escolheu a tarifa 'niño'. Crianças de 4 a 14 anos pagam 40% a menos. Crianças de 3 anos ou mais novas viajam grátis. Caso necessite assistência (viaja com carrinho de bebê, usa cadeira de rodas, ou outras), informe a necessidade no campo 'Solicitud Atendo'.

renfe dicas como comprar passagem de trem

Coloque o seu nome no campo 'Nombre', e os sobrenomes em 'Apellido 1' e 'Apellido 2'. Escolha como documento o passaporte, e digite o número. Preencha o campo de email e, opcionalmente, o de telefone.

Selecione o quadradinho para receber aviso caso o trem se atrase.

(O campo sobre a Tarjeta+Renfe, você pode pular.)

7. Escolha a sua preferência de assento

renfe dicas como comprar passagem de trem

Neste passo, indique se você quer escolher a sua poltrona, marcando 'Selección de asiento' (se a sua tarifa permitir). Escolhendo 'Preferencia Ventana', o sistema vai escolher sozinho um assento na janela. 'Preferencia Pasillo', um assento no corredor. 'Indiferente', o sistema vai marcar qualquer poltrona disponível.

Mesmo que para você não faça tanta diferença a poltrona, é bom aproveitar a chance de selecionar o assento para não viajar de costas. Os trens têm assentos voltados a favor ou contra o sentido da viagem.

O mapa para seleção de assentos só aparece adiante.

8. Escolha a forma de pagamento

renfe dicas como comprar passagem de trem

Aqui, você pode escolher entre pagar com cartão de crédito ou pagar com PayPal. Selecione o quadradinho da sua forma de pagamento de preferência. Eu costumo preferir pagar com PayPal sempre; é mais rápido e prático.

Marque o quadradinho que confirma que você leu as condições de venda para prosseguir.

9. Escolha o assento

renfe dicas como comprar passagem de trem

Se a sua tarifa permite, e você escolheu marcar assento, é neste momento do processo de compra que você vai escolher a sua poltrona.

Perceba que o mapa indica o sentido em que o trem segue, e que metade do vagão viaja de costas.

Caso a sua tarifa não permita marcar assento, essa etapa vai ser pulada.

10. Confirme os dados de pagamento

renfe dicas como comprar passagem de trem

Se você escolheu pagar com Paypal, vai ser levado à tela de login, e depois a uma tela para conferir o valor e o cartão utilizados.

renfe dicas como comprar passagem de trem

Se você escolheu pagar com cartão de crédito, vai ser levado a uma tela para preencher os dados do seu cartão: número, data de validade ('Caducidad') e código de segurança. O que segue é uma nova tela do banco emissor do seu cartão de crédito, para fazer uma verificação de segurança. (No caso do Itaú, é pedido o número do iToken.)

10. Pronto!

renfe dicas como comprar passagem de trem

De volta ao ambiente da Renfe, o site vai mostrar o código localizador do seu bilhete eletrônico. Você pode salvar ou imprimir a passagem clicando no link 'Imprimir billetes en PDF'. O bilhete será enviado por e-mail também, mas é sempre bom garantir.

renfe dicas como comprar passagem de trem

O bilhete já traz o assento marcado para quem não teve oportunidade de escolher a poltrona, nas tarifas mais econômicas.

Leia mais:

48 comentários

Lilian Routh Ramos Bernardo

Bom dia!!! Eu fui a Espanha por 1 mês entre set e out de 2017, comprei os bilhetes da Renfe com antecedência , todos classe Turística, com cartão de crédito Itaú mas com a exigência do Itoken .
Comprei em 23/07 para viajem de 03/10 - Oviedo/Leon, Alvia, 8 Euros;
14/07 para viajar 05/10, Leon/Santiago de Compostela, Intercity, 32,10E;
14/07 para viajar 26/09, Barcelona/Pamplona, Alvia, 18E;
14/07 para viajar 09/10. - Santiago de Compostela/Madri, Alvia, 16,90E, este trem não tinha mais bilhete a venda , estava completo , mais perto da data da viagem e o preço pago foi excelente ;
14/07 para viajar 13/09, Madri/San Sebastian, Alvia, 16,60E.
Nesta viagem pelo País Basco comprei o restante dos bilhetes de ônibus que achei bem melhor do que de trem lento.
Todos os bilhetes de ônibus comprei com antecedência, bilhete também impresso em casa , com lugar marcado , estradas ótimas e lindo visual pelos caminhos percorridos , e com preços mais em conta.

karin herreira

Olá, bom dia!
Vou de Madri para Barcelona dia 9/7, sendo 5 adultos e 1 criança de 8 anos.
A opção do site da Renfe (+ renfe jovem 50) é para pessoas com mais de 50 anos?
Serve para brasileiros também?
Obrigada,
Karin.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karin! Se essa tarifa fosse aplicável a visitantes, a gente teria falado dela. Joven 50 é um cartão fidelidade concedido a viajantes freqüentes. Não é para turistas ocasionais. Vale para pessoas de 14 a 25 anos -- ou seja, jovens. O 50 é a porcentagem de desconto sobre a tarifa base.

Siga o passo a passo, tudo o que você precisa para comprar sua passagem está previsto nele.

Pablo
PabloPermalinkResponder

Comentando sobre a importância de comprar antecipadamente as passagens. Comprei três meses antes Málaga-Madrid (AVE) por 24 Euros. Um conhecido iria fazer a mesma viagem mas preferiu não comprar antes ("quero ser livre para viajar a qualquer hora!", disse). Resultado, no meu trem já não tinha lugar, ele teve que esperar na estação duas horas para o próximo e pagou mais de 100 Euros.

Javier
JavierPermalinkResponder

Além de imprimir o ticket em papel, você pode recebê-lo por e-mail em formato eletrônico para trazer em seu smartphone, pode usar os aplicativos Passbook para IOS ou Pass Wallet ou Pass2U para Android. Você recebe um código no smartphone e apresentá-lo no embarque.
No link explicam a operação
http://www.renfe.com/viajeros/pruebav02/movilidad/billete_passbook.html

Quanto ao avanço do embarque não é necessário 45 minutos, normalmente com 15 minutos é o suficiente. O acesso ao ponto de embarque fecha com 2-5 minutos antes da partida do trem, e geralmente é bastante rápido, apesar dos raios X.

Volneu
VolneuPermalinkResponder

Bom dia, pessoas com mais de 60 anos ganho desconto na compra, ou o preço eh mesmo para todos ? Estou indo com minha família 2 acima de 60 anos .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Volneu! Existem descontos para quem tem a Tarjeta Dorada, que pode ser comprada nas bilheterias das estações por 6 euros, bastando apresentar o passaporte. Os descontos (de 25% a 40%), no entanto, se referem à tarifa-base. Muitas vezes as tarifas Promo terão preços mais atraentes que o desconto oferecido pela Tarjeta Dorada.

Para comprar uma passagem pela tarifa da Tarjeta Dorada é preciso já ter o cartão comprado, porque o número do documento é exigido na reserva. Não é algo factível para turistas, já que se você esperar para comprar passagens depois de estar na Espanha com a Tarjeta Dorada em mãos muitos trens já terão assentos esgotados.

Marcela Santos

Ola! Acabei de fazer uma compra no site da Renfe com chegada e saida por Granada (sevilha x granada e depois granada x madri). Pelo o que entendi, parte do trajeto (de qq trajeto que inclua granada) envolve uma parte de onibus. É isso mesmo? Achei tao estranho!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! Sim. As únicas cidades ligadas pela rede de trens rápidos na Andaluzia são Antequera, Málaga e Sevilha. Saindo de Granada, alguns trechos são feitos de trem lento, outros de ônibus, dependendo do horário.

carla castilho furtado

Bóia. O trecho da renfe ( chegada ou saída) independente do horário é feito em ônibus. há 3 anos Granada está sem trem e a estação da Renfe na cidade serve atualmente como rodoviaria pois o tramo Granada Antequera é feito assim. Semana passada teve protesto pois os granaínos não aguentam mais tanta falta de comunição ferroviária . Veja materio do Elpais. https://elpais.com/economia/2018/04/20/actualidad/1524217702_560739.html

Daniel
DanielPermalinkResponder

Tentei comprar Paris-Barcelona e Barcelona-Madrid na viagem que fiz em Fevereiro/2018, e mesmo via Paypal não consegui. Sempre dava erro, usando cartão de crédito brasileiro internacional. Em uma das compras foi debitado do meu Nubank, e o contato com eles é pessimo. Tive que fazer uma ligação internacional para estornarem o valor, que demorou uns 3 dias.

Existem vários relatos do mesmo problema que eu tive na internet, sendo direito ou via Paypal. A alternativa que consegui foi compra no atrapalo.com. É mais caro e sem conseguir marcar assento, mas foi o jeito.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Ola! Acabei de comprar passagens de trem no site da Renfe nos trechos Barcelona-Valencia ( 19/6), Sevilha-Cordoba (29/6) e Cordoba-Madrid (30/6). Segui os passos sugeridos aqui no viajenaviagem e não tive problema algum. Comprei com cartão de crédito Visa do Banco do Brasil. Mais uma vez muito obrigado pelas excelentes dicas!

Erika
ErikaPermalinkResponder

Olá! Tentei comprar em 2016 o trecho Madrid->Sevilha, porém não aceitou meu cartão, dava uma mensagem de erro. Tentei pelo Paypal e também não consegui, e então acabei comprando com meu agente de viagem mesmo, que conseguiu um preço bom e na data e horário que eu queria. Também tive problemas no site da Renfe na volta, pois eles pedem 48h antes da partida com destino a Madrid, que você entre no site e valide o ticket (que era em conjunto com a passagem aérea, Sevilha-Madrid-São Paulo), porém só dava mensagem de erro pelo celular..tentei pelo computador do hotel, nem a atendendente conseguiu, e acabei indo até a estação de trem pessoalmente no guichê da Renfe para resolver, o funcionário foi super solícito e resolveu rapidamente. Espero que tenham melhorado o sistema do site, assim facilita para todo mundo.

Carlos Alberto

No dia 24/07 chegarei às 11h55 ao aeroporto de Barcelona vindo de Lisboa em um voo de Lisboa, desejo logo em seguida, partir para Zaragoça. Entre desembarque, retirar mala e o deslocamento do aeroporto até a estação Barcelona Sants, calculo umas 2 horas. No site da RENFE tem uma partida para Zaragoça às 14h10. Caso compre antecipadamente e perca o horário reservado, posso pegar outro trem como na Holanda ou Bélgica, em que o ticket é válido para o dia ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos Alberto! Não pode não. Trem de alta velocidade na Espanha, só com reserva. Se você comprar passagem descontada e perder o trem, terá que comprar nova passagem. Se comprar passagem cheia e perder o trem, poderá remarcar, mas dependerá de disponibilidade de assento.

ARTHUR
ARTHURPermalinkResponder

Será que eu comprando 2 passagens na econômica sem escolha de assento eles colocam os dois passageiros juntos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arthur! O sistema só não aloca passageiros juntos se não houver mais disponibilidade.

ARTHUR
ARTHURPermalinkResponder

Obrigado pelas dicas, acabei de fazer a compra de dois passageiros na econômica e eles colocaram juntos. De madrid ae Barcelona. Fiquei meio preocupado pq percebi que eles nao colocam nenhum nome nos bilhetes, mas pelo que vi é normal né? abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arthur! Sim.

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Ola, Bóia e Ricardo!
Provavelmente farei um bate volta agora em maio de Madri a Toledo. Preciso mesmo comprar com antecedência?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabella! Sim. Os trens lotam e não carregam passageiros em pé.

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Alguma sugestão de que horário comprar pra voltar, considerando que devo chegar lá às 11 da manhã?
Dá pra confiar no horário da volta, caso eu queira marcar um jantar em Madri? smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabella! Pode confiar nos horários. E ninguém janta na Espanha antes das 21h, 21h30.

Izabel
IzabelPermalinkResponder

Acabei de efetuar a compra na Renfes - Madri/Lisboa, seguindo as dicas de vocês, Foi super tranquilo a compra.Observei a posição do trem para marcar os assentos e nao viajar de costas.

carla castilho furtado

Alem disso, com o localizador que é emitido ao reservar, você pode imprimir os bilhetes nas maquinas da Renfe na estação de embarque. Sao várias máquinas disponíveis. E se perder o bilhete pode voltar a imprimi-lo sem problemas. Os trens de MD ( meia distancia) eu pego toda semana de Sevilha para Málaga, costumam atrasar e após 20 minutos de atraso recebo uma indenização, apresentando o bilhete no mostrador da Renfe um dia depois da viagem. Costumo pagar 24 euros o trajeto MD e recebo uns 5 / 6 euros cada vez que atrasa mais de 20 minutos.

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Olá de novo! Farei o trajeto Madri-Granada no dia 24/05, ou seja, em 1 mês. E o site da renfe só dá erro e não é com o pagamento. Eu preencho tudo, seleciono paypal e clico avançar e aí da uma mensagem de que no momento não é possível, tentar uns minutos depois. Mas já tento desde ontem e nada! Já tentei botar cartão ao invés de paypal, mas dá o mesmo erro. No site da atrapalo.com e do El Corte Inglês diz que não acha trem pra esse trecho. Estou ficando preocupada! Quero o trem de 9h35 e o de 7 já esgotou. Tem algum outro caminho pra comprar essa passagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabela! O trecho Antequera-Granada é feito de ônibus. Se não está dando certo, você pode tentar comprar só até Antequera e lá seguir no primeiro ônibus. Pode também tentar em https://www.trainline.eu .

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Obrigada! Consegui um pouco depois da meia-noite. Acho que o sistema também folgou no feriado de são jorge ?

Maria Lucia garcia

O pagamento da passagem de trem no cartão de crédito e em real?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Lúcia! Virá na conta internacional, expresso em dólares, com IOF.

ERICA
ERICAPermalinkResponder

Olá! Gostaria de saber se o Rx das malas impede levar alguns objetos como as restrições que se tem em aeroportos.
Grata!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erica! Apenas armas.

ERICA
ERICAPermalinkResponder

Olá, novamente!

Estou tentando comprar madri/salamaca; salamanca/ lisboa, pelo site Raileurope.com.br
sabe informar se é cofiável e posso comprar logo pra próximo mês?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erica! Compre Madri-Salamanca na Renfe. Entre Salamanca e Lisboa vá de ônibus a Coimbra (compre em https://www.alsa.es ) e de lá de trem a Lisboa (compre em https://www.cp.pt ).

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Quanto à questão do nome, como é melhor preencher? Lá tem os campos de nombre e apellido 1, que são obrigatórios, e apellido 2, que não é. Em caso de caio bastos da silva jesus, como preencho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! Na Espanha o sobrenome mais importante é o do meio. Preencha apenas dois campos, com o nome e o primeiro sobrenome, e tudo dará certo (Caio Bastos).

Luciano
LucianoPermalinkResponder

E se o sobrenome do meio tiver preposição, eu uso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! Não complique. Simplifique.

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Perguntei porque no meu caso (Luciano da Silva jesus) o primeiro sobrenome tem a preposicao

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! Luciano Silva.

Danilo Salarini

Boa tarde,

tanto faz comprar pelo site http://www.renfe.com/ ou pelo site https://renfe.spainrail.com/pt-br/?

grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! Esse site tem sobretaxas que você só fica sabendo na tela final. Não vale a pena.

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Olá estou com
Dificuldade para comprar minhas passagens. Somos em 6 adultos e tentei pagar tanto no PayPal qto no crédito e da erro?! Outro ponto que percebi foi que a tarifa mudou parabéns maior.. será que há restrição por ser muita gente?? Será que vc consegue me ajudar ? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Teoricamente dá para comprar até 9 passagens. Veja se você consegue no https://www.trainline.eu .

JANAINA COMETTI LOPES

Olá! Estou preocupada... faz umas 2 horas que estou tentando fazer a compra do trecho Córdoba - Madri, sem sucesso tanto pelo cartão de crédito quanto pelo Pay Pal. Será que o site da Renfe está com problema? Você sabe se ele costuma dar tanto erro assim???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janaina! Tente em https://www.trainline.eu .

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá, as dicas são muito boas, mas preciso de uma ajudinha, irei para Madri mês que vem, pretendo viajar pela Espanha e irei para França tbm, alguém sabe me dizer se compensa comprar passaporte com mais de uma viagem? E se o spainpass é apenas para viagem dentro da Espanha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Os únicos passes que valem a pena são o Swiss Pass e o German Pass. Compre seus trechos ponto a ponto o quanto antes.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar