trem espanha estacao

Tela a tela: como comprar passagem de trem na Espanha no site da Renfe

É bastante provável que a sua viagem à Espanha inclua pelo menos um trecho de trem. A rede de trilhos de alta velocidade integra boa parte do país — só o País Basco e a Galícia ainda são servidos apenas por trens lentos.

Veja algumas das rotas que podem entrar no seu itinerário (e a duração de cada trajeto):

Trem na Espanha: perguntas e pegadinhas

Trem na Espanha

É preciso comprar as passagens com antecedência?

Sim. Por dois motivos:

  • Para conseguir passagens nas tarifas promocionais. As tarifas mais descontadas são a Promo (sem direito a alteração ou reembolso) e Promo+ (com alguma possibilidade de alteração e algum reembolso).
  • Para garantir lugar. Os trens de alta velocidade não levam passageiros em pé.

Com que antecedência dá para comprar as passagens de trem na Renfe?

Teoricamente, os trechos feitos pelo trem AVE entram no sistema com 90 dias de antecedência, enquanto os outros trens de alta velocidade (Alvia e Altaria) costumam estar disponíveis com 60 dias de antecedência.

Na vida real, a Renfe costuma ter um comportamento bastante errático, e alguns trechos entram no sistema com antecedência bem menor — sobretudo para épocas de feriados importantes.

Não dá problema com cartão de crédito brasileiro?

A Renfe tem uma longa tradição de ser chata para aprovar compras com cartões de crédito estrangeiros. Para não ter problemas, use o PayPal, que é aprovado sem restrições.

É preciso validar o ticket comprado online?

Não. Imprima o ticket em casa: é a sua passagem.

Atenção: chegue com 45 minutos de antecedência para passar pelo raio-x

Caso único na Europa, na Espanha é preciso passar a mala pelo raio X. Por isso, chegue com 45 minutos à plataforma de embarque para entrar na fila e passar pela fiscalização.

Falta só um mês, e os trechos de dezembro e janeiro não estão disponíveis!

No início de dezembro entram os horários de inverno. Esses horários demoram a entrar no sistema e ficar disponíveis para a venda. Continue pesquisando semanalmente (ou, se estiver muito perto, diariamente) até os trechos serem postos à venda.

Trem entre Holanda e Bélgica: estação de Antuérpia

Vai por mim

Tela a tela: trem na Espanha

renfe como comprar dicas passagem de trem

1. Preencha o motor de busca

renfe como comprar dicas passagem de trem

Ao digitar o nome da cidade, o site vai sugerir nomes de estações. Caso não tenha certeza de qual estação escolher em alguma cidade, escolha a opção ‘todas’.

As estações principais são: Madrid Puerta de Atocha, Barcelona Sants, Sevilla Santa Justa, Córdoba, Granada, Salamanca.

Pegadinha: não precisa selecionar ‘mañana’, ‘tarde’ ou ‘noche’. Se selecionar, o site mostra menos horários (e a transição de ‘tarde’ pra ‘noite’ é obscura).

2. Página de resultados

renfe dicas como comprar passagem de trem

Na página seguinte são exibidos os horários e preços. Entre Madri e Córdoba, encontramos vendas abertas com até 52 dias de antecedência.

3. Filtrar resultados

renfe como comprar dicas passagem de trem

No menu lateral, você pode filtrar os trens por horários de saída e de chegada, faixa de preço, e outros. Havendo oferta, escolha ‘Coche silencio’ para ver trens que tenham vagão silencioso para descansar. Ou, se estiver em grupo ou em família, selecione ‘Mesa 4’ para ver trens que ofereçam vagões com quatro poltronas frente a frente, com uma mesa no meio.

Se quiser checar os preços para outra data, troque o dia da viagem no calendário que fica logo acima dos resultados.

4. Escolha o trem e a tarifa

renfe dicas como comprar passagem de trem

Para cada horário, é exibido o assento mais barato disponível, com a tarifa mais restrita. Veja, altere e selecione os detalhes da tarifa passando o cursor sobre um resultado, ou clicando sobre o ‘+’.

As tarifas Promo oferecem até 70% de desconto sobre o preço cheio. Não são reembolsáveis em caso de cancelamento, troca de dia ou horário, ou perda do trem. Não permitem seleção de assento; você só pode escolher entre corredor (pasillo) e janela (ventana). A sua poltrona é sorteada pelo sistema.

As tarifas Promo+ oferecem até 65% de desconto sobre o preço cheio. São parcialmente reembolsáveis em caso de cancelamento, troca de dia ou horário, ou perda do trem. Não permitem seleção de assento; você só pode escolher entre corredor (pasillo) e janela (ventana). A sua poltrona é sorteada pelo sistema.

As tarifas Flexible têm preço cheio. Permitem troca de dia ou horário, cancelamento (com uma taxa de 5%) e a realocação num próximo trem em caso de atraso de até 30 minutos (diferenças tarifárias são cobradas). Também permitem seleção de assento.

Em algumas opções de trem, você vai poder escolher entre vagões de primeira ou segunda classe. Na Renfe, a primeira classe é chamada Preferente. As maiores vantagens são assentos mais confortáveis, com descanso para os pés, mais espaço entre as poltronas e acesso às salas Club (as salas VIP da Renfe). A segunda classe é chamada Turista, que já tem poltronas ligeiramente reclináveis, mesinha de trabalho e tomada.

Clique em Seleccionar para continuar.

5. Revise a tarifa e preencha os seus dados pessoais

renfe dicas como comprar passagem de trem

Na tela seguinte, você vai revisar a tarifa, informar necessidades especiais e preencher os seus dados.

Se estiver viajando com crianças, confirme se escolheu a tarifa ‘niño’. Crianças de 4 a 14 anos pagam 40% a menos. Crianças de 3 anos ou mais novas viajam grátis. Caso necessite assistência (viaja com carrinho de bebê, usa cadeira de rodas, ou outras), informe a necessidade no campo ‘Solicitud Atendo’.

renfe dicas como comprar passagem de trem

Coloque o seu nome no campo ‘Nombre’, e os sobrenomes em ‘Apellido 1’ e ‘Apellido 2’. Escolha como documento o passaporte, e digite o número. Preencha o campo de email e, opcionalmente, o de telefone.

Selecione o quadradinho para receber aviso caso o trem se atrase.

(O campo sobre a Tarjeta+Renfe, você pode pular.)

6. Escolha a sua preferência de assento

renfe dicas como comprar passagem de trem

Neste passo, indique se você quer escolher a sua poltrona, marcando ‘Selección de asiento’ (se a sua tarifa permitir). Escolhendo ‘Preferencia Ventana’, o sistema vai escolher sozinho um assento na janela. ‘Preferencia Pasillo’, um assento no corredor. ‘Indiferente’, o sistema vai marcar qualquer poltrona disponível.

Mesmo que para você não faça tanta diferença a poltrona, é bom aproveitar a chance de selecionar o assento para não viajar de costas. Os trens têm assentos voltados a favor ou contra o sentido da viagem.

O mapa para seleção de assentos só aparece adiante.

7. Escolha a forma de pagamento

renfe dicas como comprar passagem de trem

Aqui, você pode escolher entre pagar com cartão de crédito ou pagar com PayPal. Selecione o quadradinho da sua forma de pagamento de preferência. Eu costumo preferir pagar com PayPal sempre; é mais rápido e prático.

Marque o quadradinho que confirma que você leu as condições de venda para prosseguir.

8. Escolha o assento

renfe dicas como comprar passagem de trem

Se a sua tarifa permite, e você escolheu marcar assento, é neste momento do processo de compra que você vai escolher a sua poltrona.

Perceba que o mapa indica o sentido em que o trem segue, e que metade do vagão viaja de costas.

Caso a sua tarifa não permita marcar assento, essa etapa vai ser pulada.

9. Confirme os dados de pagamento

renfe dicas como comprar passagem de trem

Se você escolheu pagar com Paypal, vai ser levado à tela de login, e depois a uma tela para conferir o valor e o cartão utilizados.

renfe dicas como comprar passagem de trem

Se você escolheu pagar com cartão de crédito, vai ser levado a uma tela para preencher os dados do seu cartão: número, data de validade (‘Caducidad’) e código de segurança. O que segue é uma nova tela do banco emissor do seu cartão de crédito, para fazer uma verificação de segurança. (No caso do Itaú, é pedido o número do iToken.)

10. Pronto!

renfe dicas como comprar passagem de trem

De volta ao ambiente da Renfe, o site vai mostrar o código localizador do seu bilhete eletrônico. Você pode salvar ou imprimir a passagem clicando no link ‘Imprimir billetes en PDF’. O bilhete será enviado por e-mail também, mas é sempre bom garantir.

renfe dicas como comprar passagem de trem

O bilhete já traz o assento marcado para quem não teve oportunidade de escolher a poltrona, nas tarifas mais econômicas.

Leia mais:

Arcos de la Frontera

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    448 comentários

    Irei adquirir passagens de trem de Madri para Toledo – ida e volta_ Madri – Córdoba- Sevilha- ; Granada- Barcelona e Barcelona- Madri. è muito diferente 1 de 2 classe? Granada – Barcelona vale á pena comprar 1 classe?
    As passagens compradas individualmente (não pelo Europass) pode sofre alterações?
    Obrigada

      Olá, Sandra! Todos os trens de alta velocidade na Espanha têm lugar marcado e não carregam passageiros em pé, tanto na 1ª quanto na 2ª classe. A primeira classe apenas terá mais espaço para você acomodar sua mala e vai ter poltronas mais confortáveis e maior espaço entre as fileiras.

      O que você quer dizer com alterações? Cada tarifa tem sua regra, e as tarifas mais promocionais são cheias de restrições como as dos aviões. Portadores de Eurailpass têm que reservar assento (que têm número limitado para portadores de passe) e pagar suplemento.

    farei uma viagem pela espanha com meu marido e ais um casal no inicio de junho e utilizando de suas dicas. Vale a pena comprar o passe de trem para varios dias ou passagens individuais ? Nas passagens individuais se coprarmos juntos será que conseguimos lugares proximos?

      Olá, Sandra! Passes não são bons e requerem reserva de assento e muitas vezes suplemento, e estão sujeitos a restrições de número de assentos para portadores.

      O sistema se encarrega de sentar os passageiros juntos.

      Compre em https://www.thetrainline.com , é em português e não implica com cartões brasileiros.

    Apenas pra atualizar que acabei de conseguir comprar minhas passagens de Trem (Barcelona – Zaragoza – Madrid) pelo site da Renfe mesmo e com cartão de débito virtual da Nomad. Inclusive ele até perguntou se eu queria pagar em euro ou dólar e já me dava o valor da conversão (não sei se isso acontece em qquer compra ou só com cartão de débito global). Foi super tranquilo e processou de primeira. Eu sempre espero algum problema ehehe… foi uma boa surpresa.

    Certa vez viajamos de Lisboa a Porto de trem e tivemos dificuldades pra identificar qual o nosso vagão e assento, pois o processo de chegada e saída do trem é muito rápido e meio tumultuado. Nos trens da empresa Renfe há uma metodologia? Os vagões são identificados com os nomes das classes: “turista silencioso”, “turista”, etc? Se houver mais de um vagão da mesma classe, por exemplo “turista”, como saberei qual é o vagão correspondente à minha passagem?

      Olá, Paulo! Os vagões são numerados. Você não deve ter percebido o número do vagão em Portugal. O número do vagão estará anotado na sua passagem.

    Eu quero comprar 2 passagens, pra mim e pro meu marido, de Madri à Barcelona! Sem opção de escolher os assentos. Será que comprando 2 passagens iremos juntos? Lado a lado? Ou o sistema sorteia separado?

      Olá, Martha! Normalmente o sistema designa lugares juntos, a não ser que o trem esteja muito lotado.

      Veja se consegue os mesmos preços em https://www.thetrainline.com , é um site que costuma pelo menos informar que lugares estão sendo reservados.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito