Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Coronavírus e viagens - Milão

Milão: Galleria Vittorio Emanuele vista do terraço do Duomo

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes -- algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também -- por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:

932 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Belenice
BelenicePermalink

Obrigada pela sugestão, Anna, vou verificar.
Hoje recebi um comunicado da Hoteis.com, onde fiz reserva para Paris, no começo de maio, informando que irão garantir a opção de cancelamento e reembolso. Já é um alento. Estou aguardando mais um pouco para tentar cancelamento com a Latam.

Luis Fernando
Luis FernandoPermalink

A LATAM acabou de alterar a política de alteração dos vôos internacionais e domésticos.

VOOS INTERNACIONAIS

1) Para compras realizadas até 05 de março - Voando entre 13 março a 30 de abril de 2020: alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária), para viajar até 31 de dezembro de 2020. Reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida


2) Para compras realizadas entre 6 e 12 de março de 2020: alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária), para viagens até 31 de dezembro de 2020. A alteração poderá ser feita até 14 dias antes da partida do voo original. Reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida

3) Para compras realizadas entre 13 e 31 de março de 2020: alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária), para viagens até 31 de dezembro de 2020. A alteração poderá ser feita até 5 dias antes da partida do voo original. Reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida

VOOS DOMÉSTICOS

1) Para compras realizadas até 12 de março - Voando entre 13 de março e 15 de abril de 2020: alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária), para viagens até 31 de dezembro de 2020.Reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida

2) Para compras realizadas entre 13 e 31 de março de 2020: alterar uma vez a data e/ou destino do voo (sem multa, mas sujeito à diferença tarifária), para viagens até 31 de dezembro de 2020. A alteração poderá ser feita até 5 dias antes da partida do voo original. Reembolsos estão sujeitos às regras da tarifa adquirida

Como a Bóia tem orientado, aos poucos, as companhias estão flexibilizando as alterações e cancelamentos. Olho vivo e faro fino!

Belenice
BelenicePermalink

Bom sabermos as empresas que tratam melhor o consumidor, para as próximas compras.

Solange
SolangePermalink

Tenho uma viagem hoje 14/3 para joao pessoa com escala em São Paulo devo cancelar? Tem o perigo de ficar presa sem ter como voltar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Solange! Não há nenhuma limitação imposta a viagens domésticas.

Roberto Soares
Roberto SoaresPermalink

Olá, minha viagem de férias está marcada p/Portugal entre 15/5 e 03/06/20 e creio ser adequado aguardar como as coisas vão seguir, porque me parece que a disseminação por lá está lenta... Vocês concordam?!?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! Você tem tempo para acompanhar a situação e, se for o caso, cancelar em condições mais favoráveis do que as oferecidas hoje.

Tiâna
TiânaPermalink

Nem pro Chile? Viagem 03.04 ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiâna! A tendência é que mais e mais países adotem mais e mais restrições. Acompanhe a situação e cancele quando as condições forem favoráveis para o reembolso total.

Nadia
NadiaPermalink

Estou com uma viagem agendada para Abril para Portugal ,Espanha e França até Maio.
Gostaria de maiores informações para as perspectivas nestes meses e as medidas
Adotadas pelos Governos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nadia! Vai ser bastante difícil aproveitar uma viagem em abril. Verifique as condições atuais de cancelamento de sua viagem.

candida silva
candida silvaPermalink

Cancelei ontem, minha viagem para Portugal, com ida em 05/04/2020 e retorno 22/04/2020. OMS decretou a Europa como novo epicentro da doença! As medidas ficaram mais severas, com fechamento de praticamente tudo! Estou tentando remarcar meu bilhete aéreo para outubro. Comprei pelo Maxmilhas, e no site deles, já está a Europa elencada como destino comprometido pelo Covid19. A informação é de que eles (maxmilhas), vão tentar junto às companhias aéreas, resolver as passagens, seja com cancelamento, ou com remarcação. Aguardando a resolução disso.

Marly
MarlyPermalink

Vou viajar dia 19 de Março para Fóz do Iguaçu .com conexão em guarulhos.será que tenho que desmarcar ou posso ir estou preocupada com o corona vírus.obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marly! Não é uma boa época para viajar. É um momento de ficar em casa e não propagar o vírus.

Raquel
RaquelPermalink

Vou viajar agora dia 22 p Natal eu tenho q cancelar minha viagem ou ainda Da p viajar

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, RAquel! Não é uma boa época para viajar, nem no Brasil. É hora de ficar em casa e esperar o surto passar.

Maria
MariaPermalink

Bom.dia! Decidi cancelar minha viagem à Europa marcada pra 21/03. Como nao tenho como cancelar minhas férias, nao queria deixar de viajar. Sei que o mais prudente é ir acompanhando as restrições em cada país, mas gostaria de saber se América do Sul ou África do Sul seriam opções mais confiáveis.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Não vale a pena viajar para lugar nenhum, nem no Brasil. É hora de ficar em casa e esperar o surto passar.

Jane Celina Marques de Souza Almeida

Estou com um pacote de viagem para Portugal para dia 28 de abril próximo, pela ABREU turismo.
Até a presente data, ela n6 se manifestou se há possibilidades de remarcar o pacote. Só dá opção de desistência.
Sou da área de risco: maior de 60 anos, diabética, pressão alta e asma.
Como devo proceder?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jane! Nâo conhecemos a legislação portuguesa. Você ainda tem algum tempo para avaliar a situação e decidir, mas a tendência aqui no Brasil é a situação piorar com a chegada do outono e dias mais frios no Centro-Sul.

Leila Batista Miranda Vieira

Oi, pessoal do VNV, vejam se podem me ajudar com esta dúvida: fiz a compra de uma passagem para Buenos Aires, mas não comprei diretamente no site da companhia aérea, e sim em um intermediário. Estou pensando em desistir da viagem, mas o valor da multa é mais que o dobro que o valor que paguei pela passagem. Isso é possível? Caso eu cancele ainda tenho que pagar por isso? E no caso de no show também posso ter de pagar? Não sei o que fazer.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leila! O cancelamento/reembolso é sempre com quem vendeu a viagem. As condições melhoram quando são impostas restrições de viagem. É possível que aumentem as restrições nos próximos dias. Outro detalhe: caso o vôo tenha seu horário alterado em mais de 1 hora, a legislação brasileira obriga a dar ao consumidor a opção de reembolso total.

Roseli
RoseliPermalink

Alguém já conseguiu cancelar ou remarcar voos para Portugal/Espanha com a Latam Pass? Sabem como estão as negociações?
Não estou conseguindo contato com eles ??‍♀️

Rômulo
RômuloPermalink

Olá! Eu tenho uma viagem marcada de São Paulo (Congonhas) para o Rio de Janeiro (Santos Dumont) no dia 19/03. De lá sigo para Arraial do Cabo e volto no domingo dia 22/03 para São Paulo. Eu estou preocupado em não conseguir voltar por uma possível interrupção no serviço dos aeroportos... Eu deveria cancelar? Qual a sua recomendação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rômulo! Não é uma boa época para viajar, mesmo dentro do Brasil. A recomendação é que a gente fique em casa para retardar a propagação do vírus. Veja a possibilidade de cancelamento.

Rômulo
RômuloPermalink

Eita... O problema é que a empresa aérea e a hospedagem, por se tratarem de viagens nacionais, se recusam a fazer reembolso por cancelamento... Não sei como proceder, vou perder um bom dinheiro se eu não for, eu to meio sem saber o que fazer. Eu não estou com medo de contrair o vírus pois tenho apenas 22 anos e não tenho nenhum problema de saúde. A minha questão é infectar as pessoas ao meu redor caso eu contraia o vírus. sad

Letícia
LetíciaPermalink

Rômulo, me encontro na mesma situação. Estava tudo agendado para Cabo Frio e Búzios, também na Região dos Lagos, porém meu pai é idoso e a preocupação é maior ainda. Também não tive respaldo da Gol, e estou tentando na hospedagem alguma flexibilidade, mas a perda maior será com as passagens mesmo caso não sejam reembolsadas. Vamos acompanhando.

Rômulo
RômuloPermalink

Muito obrigado pela resposta!

Michael Silva
Michael SilvaPermalink

Muito Obrigado pela informação.
Estou com Viagem Marcada em Maio entre os dias 13 e 23 para o (PERU), conversei com o guia Local e o mesmo me informou que oriundos da Europa não estão podendo entrar no País.
Estou acompanhando os Noticiários para decidir se cancelo ou não minha tão sonhada viagem para Macchupichu.

Marcia Balassiano
Marcia BalassianoPermalink

Pessoal , a Costa Cruzeiros cancelou todas as viagens no Brasil e America do Sul, saindo do País, a partir de 17/03. Fiquei mais tranquila, já que vão dar um crédito pra próxima temporada. Agora, como estou com férias marcadas , não queria perder a oportunidade de fazer outra viagem pelo Brasil mesmo. Acham arriscado ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Não é uma boa época para viajar, nem mesmo no Brasil. É um momento para ficarmos em casa até o pior do surto passar.

Patricia
PatriciaPermalink

Recebi o seguinte email da CICLIC, seguradora. Fechei com eles por causa da parceria com BB. Se alguém tiver fechado com eles, vale a pena estar checando se vai se aplicar ao seu bilhete de seguro tb.

"Olá, tudo bem?

Para você que já tem uma viagem planejada, fique tranquilo!

Esclarecemos que todos os passageiros que viajarem com o Seguro Viagem Ciclic estarão protegidos e poderão contar com a assistência necessária se apresentarem algum sintoma relacionado ao Covid-19 (Coronavírus).

Nossa rede credenciada está disponível 24h – com atendimento em português - em mais de 190 países para garantir a proteção de todos.

Todas as assistências e despesas médicas estarão 100% garantidas, mesmo após a confirmação de contaminação pelo vírus, limitadas as coberturas contratadas e respeitando o protocolo adotado em cada país.

Manteremos todos os nossos clientes atualizados. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional em nossos canais de atendimento.

Equipe Ciclic"

Carla
CarlaPermalink

Gostaria de saber se sabem se já há restrição no aeroporto de Panamá e de República Dominicana / Punta cana, pq a agência não quer reagendar

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Se não conseguir negociar, use a via judicial.

Shirley
ShirleyPermalink

Estou com viagem comprada para Porto de galinhas de 18/03 à 23/03. Estou receosa em ir. Devo aguardar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Shirley! Não é uma boa época para viajar, mesmo no Brasil.

THAIS
THAISPermalink

Estou programando uma viagem para Cancun em Junho. O preço das passagens caiu muito durante essa semana . Devo aproveitar para comprar, ou é melhor aguardar os próximos dias ? Até agora não vi nada relacionado sobre o coronavírus no México.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thais! Não compre nada que você não possa cancelar com reembolso total.

Andre L
Andre LPermalink

A IATA abriu um thread onde atualizam todas aa restrições de entrada comunicadas a eles pelos governos. https://www.iatatravelcentre.com/international-travel-document-news/1580226297.htm

Andre L
Andre LPermalink

Passagens emitidas com milhas de terceiros serão as mais problemáticas. As cias vão devolver milhas ao dono da conta, daí a Maximilhas tem se ir atrás individualmente pra reemitir...

Andre L
Andre LPermalink

Aqui na Europa, a crise entrou em uma nova fase crítica. Os fechamentos de fronteira podem ocorrer a qualquer momento e sem aviso prévio nem mesmo de 1 dia. Países como Noruega, Rússia, e outros emitiram comunicado pedindo que seus cidadãos voltem para os países respectivos, se estiverem a turismo em outras partea da Europa, pra evitar evacuação de pessoas que fiquem precisando de abrigo ou isoladas.

A Suíça fechou todas as áreas de ski até maio, ou seja, todo o resto da estação. Todos os trens turísticos panorâmicos foram cancelados até 4 de abril pelo menos.

Fernanda
FernandaPermalink

Tenho uma viagem para Montevidéu amanhã. Devo arriscar? Estamos preocupados em não conseguir voltar ou atrações fechadas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Recomendamos não viajar até o fim de abril, pelo menos.

Luis Augusto
Luis AugustoPermalink

Olá, pretendo realizar uma viagem rodoviária entre Campinas e Machado (MG) para a próxima sexta-feira dia 20/03, há alguma restrição? Busquei informações e não encontrei nada...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis Augusto! Não há restrições, mas há a recomendação de que só se faça viagens em caso de extrema necessidade.

elisete lohmann
elisete lohmannPermalink

Tenho viagem marcada e toda paga para Alemanha e Áustria de 18/05 à 01/06, sendo que já recebi e-mail de um dos hotéis da Áustria cancelando minha reserva, alegando estar fechado por precaução em função do coronavírus. Sei que não existe uma previsão, mas você acha que se eu remarcasse para Outubro, minhas chances de curtir o outono lá seriam maiores? Grata, abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elisete! Não existe certeza científica sobre o comportamento do vírus. Supõe-se, otimisticamente, que o surto estará controlado no verão do hemisfério norte.

LAILA
LAILAPermalink

Olá, eu e meu esposo estamos programando nossa viagem nas férias de Julho para Cartagena. Os preços caíram e por isso queremos aproveitar a oportunidade para a compra do pacote. O que você sugere?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laila! No momento não compre nada que você não possa cancelar com reembolso.

Helena Maximiniano
Helena MaximinianoPermalink

Tenho uma viagem para Punta Del Leste em 16/04. Até o momento a agência não se posicionou.
Como devo proceder?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Helena! Aguarde mais um pouco, provavelmente em alguns dias ou semanas a viagem será cancelada sem custos devido à imposição de medidas restritivas.

claudia cavalcante lira

tenho uma viagem marcada para a europa em setembro (Londres,paris,bruxelas e Amsterdam). imagino que nesse mês tudo esteja mais controlado.estou certa em estar otimista?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Nós estamos otimistas também. De todo modo, há muito tempo para cancelar, e um cancelamento hoje não seria feito em condições favoráveis para você.

Renata Sanches
Renata SanchesPermalink

Tenho viagem para Lima-Machu Picchu na metade de abril, exatamente no seu roteiro de 9 dias... melhor adiar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Você ainda tem algum tempo para desmarcar, mas na nossa opinião será inevitável.

Maria Cristina Schilling

O que acha sobre ir para a Inglaterrra (londres e arredores) em 8 de abril ( duraçao 15 dias)?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Cristina! No texto o Ricardo Freire escreveu: não viaje até o fim de abril.

Kesia Sampaio
Kesia SampaioPermalink

MINHA viagem ao Peru é dia 22/03 por enquanto nao penso em cancelar

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kesia! Deveria. Nesses próximos 7 dias muita coisa pode acontecer, inclusive o fechamento de Machu Picchu. A Argentina já fechou todos os parques nacionais.

Douglas
DouglasPermalink

Olá! Temos uma viajem marcada para o litoral de sp, ilhabela; para dia 18/03, porém de carro! Será que seria melhor adiar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Douglas! O momento é o de ficar em casa e desacelerar a propagação do vírus no Brasil.

Marileia
MarileiaPermalink

Alguém já obteve êxito em cancelar passagem aérea emitidas por pontos na LATAM sem o pagamento da multa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marileia! A política de cancelmaneto em todas as cias. aéreas vêm mudando à medida em que novas restrições às viagens e ao turismo são impostas.

Maria Cristina Matvichuc da Silva

Gostaria de saber se corro algum risco se eu viajar para Jandaia do Sul aonde mora minha familia minha filha e meu neto por favor preciso urgentemente fazer essa viagem aguardo um parecer de voces Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Cristina! Não há impedimentos de viagens pelo Brasil. Se é essencial, você pode fazer. Tome as precauções recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Rosana de Oliveira Lira

Temos viagem marcada pra 24/05 para Califórnia, vamos de São Francisco a Vegas terminando em 11/06. Vocês já acham prudente mudar a data da viagem? Podemos tentar ir a partir de Agosto até outubro

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosana! Você tem mais algum tempo para decidir e alterar/cancelar em condições mais favoráveis.

Beatriz
BeatrizPermalink

Viagem marcada agora para Abril para Europa. E minha dúvida, cancelar ou remarcar? Minha próxima data disponível será em Agosto. Tenho receio de marcar para esse mês e não ser possível ir novamente. Seria melhor cancelar tudo e tentar reembolso judicial (minhas tarifas não permitem cancelamentos). Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beatriz! Espera-se que em agosto o surto já tenha passado. Se não tiver passado, é provável que haja novas regras de remarcação ou cancelamento... ou que o seu vôo nem exista mais, e por isso possa ser integralmente reembolsado.

Luciana
LucianaPermalink

Tenho voo hoje as 18h pra Johanesburgo. Fico lá até terça e voo pra Cidade do Cabo. No domingo faço o caminho inverso (cidade do cabo para Johanesburgo e depois pra Guarulhos). Meu receio é chegar lá e ter que ficar em quarentena num hotel durante a viagem. Onde consigo este tipo de informação? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Se puder, cancele. Não é o momento de viajar para lugar nenhum do mundo. A partir de amanhã as cias. aéreas vão passar a reduzir demais a malha de vôos. Você pode ficar ilhada por lá.

Renata Alberoni
Renata AlberoniPermalink

Olá, tenho uma viajem para Nova York em 21/04 até 01/05, vou pela Copa com parada no Panamá. Comprei as passagens pelo Decolar.
Devo cancelar a minha ida agora? Sabem a política da Copa Airlines ou do Decolar para remarcação?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! No site da Decolar você encontra a política atual para cada cia. Essas políticas vão se alterando à medida em que restrições são impostas.

Marinice
MarinicePermalink

Comprei passagem família para Paris 19/4 é devido aos acontecidos quero transferir as passagens para Outubro e a LATAM quer cobrar muito muito alta a taxa troca . Estou com medo e queria saber como posso fazer ???muito difícil negociação com a LATAM

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marinice! Aguarde mais um pouco, as condições devem melhorar. Caso o horário do seu vôo seja alterado em mais de 1 hora, você tem direito ao reembolso total pela regra da Anac (mas precisa solicitar no atendimento telefônico).

Fred
FredPermalink

Estou indo para Cusco dia 26/03, só tenho esse período de férias. Seria inevitável cancelar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fred! Nâo vale a pena viajar até o fim de abril.

Robson Ivo
Robson IvoPermalink

Boa tarde pessoal.
Tenho viagem marcada para 09/06, para Paris e Frankfurt.
Estou confiante que até lá já estará tudo resolvido, mas como comprei direto com a companhia TAP e com a hoteis.com, confesso que estou apreensivo. Alguém aqui está na mesma situação, digo, com viagem para junho/2020? Se sim, o que estão pensando a respeito?

Filipe Morato Gomes
Filipe Morato GomesPermalink

Aqui em Portugal as coisas estão a piorar. Não venham neste momento ou em abril, e mesmo em maio ninguém sabe como estará (provavelmente mal). Tal como o Riq, tenho esperança de junho em diante, mas neste momento nem isso é seguro - já estive mais confiante do que agora. É acompanhar, estar atento e seguir as recomendações das autoridades - neste momento há valores mais importantes em causa (a saúde coletiva), e cancelar uma viagem torna-se insignificante perante tudo o resto.

Otto de Andrade e Silva

Estou com viagem marcada para o dia 05/08/2020 para Aracaju. Tenho 70 anos. Devo cancelar,ou esperar alguma novidade?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Otto! Está bastante longe. Deixe para ver mais perto se a crise continuará no Brasil.

Ana Cristina
Ana CristinaPermalink

pretendo viajar de Belém para o Rio de janeiro, é prudente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Cristina! Até pelo menos o fim de abril, fique em casa. Só faça viagens que forem absolutamente essenciais.

Márcia Almeida Barreto

Tenho viagem para nova York em agosto, devo cancelar???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Ainda tem bastante tempo. É bastante provável que o surto já tenha passado, pelo menos no Hemisfério Norte. De todo modo, espere para poder cancelar em boas condições, com essa antecedência você não tem direito a abono de multa.

Eliene Coelho
Eliene CoelhoPermalink

Viagem marcada pra Bariloche no início de maio... Devo remarcar ⁉️

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliene! Provavelmente vai precisar. Acompanhe o noticiário e a evolução das condições de reembolso da viagem que você comprou.

amadeu antunes
amadeu antunesPermalink

tenho uma viagem marcada para 10/12/2020 para foz do iguaçu seria bom cancelar ou espero mais ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amadeu! Tá muito longe, não precisa se preocupar ainda não.

Andre
AndrePermalink

Tenho uma viagem para ilhabela em maio, será que devo cancelar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Está longe, ainda. Se a situação continuar como hoje, o reembolso será fácil.