Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

Tenho viagem marcada para a Argentina no fim do mês e por um momento pensei em cancelar por conta da ansiedade. Tive medo TB de ser barrada na Argentina por ter conexão em GRU e por ter casos em São Paulo, mesmo sabendo que isso seria somente em caso de um surto, no Brasil, das proporções da China.
Enfim, tenho sentido um clima de terror grande por parte das pessoas. Essa matéria aqui do blog e as antigas sobre o h1n1 me tranquilizaram mto. Muito mais arriscado é eu vir pra academia compartilhar suor e ficar pegando nos aparelhos, mas eu tô indo mesmo assim kkkkk

    É isso aí. Em breve todos os países terão casos do vírus, então ninguém mais vai barrar ninguém e o mundo vai seguir em frente. Em abril vou para a Argentina e Chile bem tranquilo.

    Pois é. E eu fiquei tão paranoica de me barrarem, e já teve caso de covid-19 em Bsas chegando de Ezeiza. vamos que vamos. bateu a dúvida primeiramente mas não vou cancelar mesmo, não faz sentido. tenho usado alcool gel e me esforçado para nao levar as maos ao rosto caso a situação piore.

    Olá Regis.
    Eu irei em julho e tb me encontro tranquila. Até lá, todos já estarão “acostumados”

Temos viagem marcada em maio para Irlanda, Islândia, Escócia e norte da Inglaterra. Alguma novidade dessas bandas em relação ao covid-19?

    Olá, Rodrigo! Está longe ainda, é difícil você conseguir cancelar sem custo.

Rogerio, altamente recomendável voce comorar um seguro de viagem, que lhe dará cobertura para despesas médicas. isso nao só em caso de epidemias, mas também para nao ser barrado na chegada, a qualquer tempo.

    Lembrando que a maioria dos seguro-viagens não cobrem custos pandemias ou epidemias decretadas…

prezado, situacao idêntica. Compra pela Decolar para Paris e Madrid, viagem em abril. tentativas de contato infrutíferas, seja por site ou telefone (nao completa ligação). Parece que a Decolar está se escondendo neste momento tão delicado.
vou manter a viagem por nao conseguir o contato, falta de respeito com o consumidor. Mas a lição que fica é: Decolar (nome próprio e nao verbo) nunca mais!

Muito úteis as suas informacões! Estou querendo muito viajar prá fora do Brasil, mas estou muito receosa…🥺👇

Oi gente! Estive me preparando para ir a Londres em agosto/setembro, agora que já tenho os pontos necessários para as passagens não consigo definir se faço o resgate das mesmas. Meu maior medo é acabar em uma quarentena por lá, ou aqui na volta, porque no momento a situação lá parece controlada, mas tudo muda tão rápido. Será que tem chance disso tudo se acalmar?

    Olá, Raquel! Será verão na Europa. Se este vírus ainda estiver circulando agressivamente, teremos problemas aqui no Brasil, onde será inverno, não na Europa.

Viajo para o Reino Unido e a França semana que vem (10/03), estou tentando encontrar informações acerca do jogo da champions league que ocorrerá no dia 11/03 em Paris mas não encontro nada. Alguém tem alguma informação? Vi que o governo francês proibiu eventos com mais de 5.000 pessoas em locais fechados, mas no site do PSG não encontro nada.
Outra coisa: Entrei no site do Louvre mas não tem informações de hoje, alguém sabe se abriu?

Temos viagem paga Milão Tirano Moritz Insbruk Munique em Maio E gente está com receio de irE daí o q fazer ?

    Olá, Lucia! É bem difícil que permitam hoje uma alteração para viagem em maio, mas se você está insegura, veja as condições.

Uma pergunta tenho uma viagem para Espanha no dia 14 deste mes percorrendo algumas cidades como Barcelona e Santiago de Compostela, devo cancelar minha viagem diante desta epidemia? Obrigada

    Olá, Rosa! Se você está insegura, verifique as condições de cancelamento junto a quem lhe vendeu as passagens.

Olá Boia ! No começo de junho vou para a região de Trentino Alto Adige. Cortina D’Ampezzo, enfim a região das Dolomitas na Italia. Sabe me informar se esta região está inserida no contexto do “Norte” da Itália onde há restrições. Procurei informações. Uns dizem que sim pois está cercada por Lombardia e Veneto, outros que não porque está fora da zona “vermelha”.

    Olá, Rodinei! A região fica no Norte da Itália. Em junho a situação com relação a doenças respiratórias transmitidas por vírus estará pior aqui no Brasil, onde será inverno, do que na Europa, onde já será quase verão.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito