Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

Comprei duas passagens ida e volta para Milão, para maio, com milhas via Latam. Consigo cancelar e reaver as milhas?

    Olá, José Roberto! Por enquanto a Latam só garante alteração de vôos cancelados. Você pode tentar.

Já havia comprado passagens para Escandinávia ( Noruega, Suécia e Dinamarca) em setembro. Tá longe ainda mas estou com uma pontinha de preocupação.

Estou comprado para 15 de Abril, Miami, incluindo Orlando com as crias.

Será bem no início se um eventual surto nos Estados Unidos e viajar com criança complica um pouco a situação.

Acho que vou aguardar mais uns 10 dias e dependendo cancelar. (vai ser ruim demais cancelar Disney pros filhos – choradeira certa)

Estamos com viagem marcada para Europa, iniciando o roteiro pela Itália, dia 19 de março (não iremos para o norte). Mesmo apreensivos, pretendemos realizá-la, somos quatro jovens adultos, a ideia de remarcar/cancelar causa ainda mais dor de cabeça.

E os cruzeiros ? Tenho reserva para 15 de abril com chegada em Gênova.
Melhor cancelar ?

    Olá, Lilia! Vale a lei do travesseiro. O que ele lhe disser. Verifique as condições de cancelamento.

Estou com viagem para Itália marcada para Maio. É a minha primeira viagem para a Europa. Vou aguardar até final de abril para decidir o que fazer. Mas, por enquanto, parei de fechar alguns passeios que ainda faltavam resolver. Obrigada pelo texto.

Eu cancelei uma viagem para Orlando agora no carnaval pelo motivo do novo vírus. Paguei as multas de cancelamento e de reembolso perto de 400 dólares no total por passagem pela Azul. Pesou na decisão que eu ia com criança e que tenho doença pulmonar prévia. Apesar de tudo, foi melhor não ir neste momento de incertezas.

Apenas uma correção. Temos apenas um paciente com diagnóstico de Coronavírus. Ou outros cento e tantos aguardam resultados de exames.Isso às 17:55 de 28.02.20

Estou pensando em adiar, seriam 24 dias na Liguria, com um cruzeiro de 7 dias saindo de Savona. Meu medo é alguém do navio estar contaminado e ficarmos de quarentena.

Vou em abril pra Barcelona. De lá, eu pegaria um cruzeiro de 7 noites pelo Mediterraneo. Esse eu já cancelei, com multa de 20%. Com as restrições a navios, achei muito arriscado manter. Ainda pretendo preencher esse gap de 7 noites com Roma e mais uma cidade, mas estou observando até decidir com certeza. Reservei hotel em Roma com cancelamento grátis e não comprei os trechos internos. Só deixarei de ir a Roma se as atrações turísticas fecharem. Aí talvez eu troque por outras cidades. Estou bem chateada, mas tentando evitar o pânico. Acho que o pior são os palpites alheios…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito