Milão coronavirus viagem Italia

Coronavírus: devo cancelar minha viagem?

Coronavírus e viagens - Milão

Coronavírus e viagens

Leia o nosso post mais atualizado sobre o assunto

Coronavírus: não viaje até (pelo menos) o fim de abril

(E veja como cancelar sua viagem.)

Dia 11 de março a OMS declarou declarou a COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus, uma pandemia.

A Itália está inteira em quarentena até o dia 3 de abril. Em Israel, passageiros provenientes do exterior são obrigados a cumprir quarentena. Os Estados Unidos suspenderam os vôos de/para a Europa por 30 dias. Os parques Disney em Orlando e Paris anunciaram o fechamento entre o dia 15 e 31 de março. Museus de Madri e Amsterdã estão fechados até o fim do mês. Dinamarca, Noruega e Polônia fecharam as fronteiras. A República Tcheca anunciou a proibição de entrada de turistas de qualquer nacionalidade entre 16 de março e 11 de abril.

Outros países podem decretar a qualquer momento medidas restritivas para conter o vírus, que vão afetar a vida dos viajantes.

Além disso, com a pandemia decretada pela OMS, os seguros-viagem ficam dispensados (por cláusula contratual) de cobrir o tratamento. Na Europa isso é menos problemático, por causa do sistema de saúde pública, mas nos Estados Unidos e em outros países o viajante poderia ter que custear do seu próprio bolso uma internação de até duas semanas, que é o tempo médio de tratamento dos casos graves.

Atualização: Allianz Travel cobre coronavírus

Recebemos o comunicado da nossa parceira Allianz Travel assegurando, desde 11 de março, a cobertura de despesas médicas e hospitalares relacionadas à Covid-19 de seus segurados.

Caso você não tenha como adiar ou cancelar sua viagem, é um alento.

Veja o comunicado da Allianz aqui.

Cancelar ou não cancelar?

NÃO VIAJE ATÉ O FIM DE ABRIL

Viajar nas circunstâncias atuais é inseguro e vai trazer mais preocupação do que prazer. Países e cidades estão anunciando novas medidas restritivas a cada dia. A possibilidade de atrações estarem fechadas é cada vez mais alta. Em alguns lugares já há restrições para funcionamento de lojas e restaurantes. Até mesmo as ligações aéreas podem ser interrompidas enquanto você estiver fora do Brasil.

Verifique as condições de alteração e cancelamento da viagem que você comprou. Várias cias. aéreas estão facilitando a remarcação de bilhetes — algumas delas até mesmo para lugares que ainda não decretaram emergência.

Reembolso de hotéis previamente pagos só é fácil em lugares com restrições de viagem decretadas. Mas você pode tentar negociar em outros lugares também — por exemplo, em forma de crédito para uma hospedagem futura.

Acompanhe o noticiário: à medida em que forem impostas medidas restritivas em mais países, ficará mais fácil obter reembolso nesses lugares.

Vai viajar em maio?

Você ainda tem tempo para acompanhar a evolução da situação. Se a crise continuar até lá, não deverá ser difícil conseguir os reembolsos.

Viagens de junho em diante ao Hemisfério Norte

Eu mantenho o otimismo para viagens ao Hemisfério Norte de junho em diante, durante o verão, já fora da época de transmissão doenças respiratórias. Mas é um chute, ninguém pode garantir que o coronavírus se comporte como um vírus comum.

Viagens pelo Brasil

Ainda não há medidas restritivas de viagem no Brasil. Mas é bom acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde.

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

932 comentários

Na página do airbnb já tem informações específicas com relação a política de cancelamento com relação ao coronavírus. Além disso vc pode olhar qual o “tipo” de cancelamento da hospedagem q vc alugou. Cada uma segue uma regra. Tb estou nessa situação…rs

Vamos fazer uma viagem para Paris, Frankfurt, Holanda e Bélgica dia 29 de abril com conexão em Roma para Paris. Estamos um pouco apreensivos. Estou acompanhando os noticiários para definir se vamos ou não. Espero que até a data já tenha passado essa fase .

    estou fazendo a mesma coisa, minha viagem é para Genebra em meados de abril. Como estou levando dois filhos adolescentes e tenho 55 anos, vou avaliar o que fazer, o problema maior é a reserva do hotel já paga e a passagem tb.

Uma boa pesquisa é a ocupação dos voos. E tomara que com todo este movimento as passagens diminuam os seus preços (também acredito que é uma super gripe e o meu travesseiro diz: sim).

Aqui em Roma, pois moramos aqui, está tudo na normalidade! Museus do Vaticano abertos, Coliseu e demais Museus abertos.
Trens partindo normalmente, nos aeroportos apenas existe o.controle de temperatura das pessoas que chegam com infra vermelho.
Norte, Duomo ja reabre dia 2 de março e talvez a Basilica San Marco em Veneza tambem.
Os bares em Milao nao tem mais restrição de horario para a abertura, voltaram a funcionar normal.
Enfim… turistas tenham calma!
Viva a Italia!

    Fico muito feliz em ler seu relato. Minha viagem para Paris começará em Roma por 2 dias. Estou com muito medo do “ninguém entra e ninguém sai” esse seria apenas o único fator determinante para que eu cancelasse minha viagem, pois visto que o vírus chegou aqui e que meu marido e eu estamos na faixa dos 30 e 40 anos não seria tão arriscado pra nós. O meu medo é realmente que Paris feche as portas para voos vindos de Roma. O que resta é aguardar. Com o aumento das temperaturas agora para a primavera há uma previsão de normalização, né?

    Olá Ana… estou indo para Roma agora dia 05/03… estou muito receoso, pois passarei 4 dias e vou para Paris e Londres depois. Seu comentário é animador, pois é nossa primeira viagem. Um sonho há muito planejado. Todavia, ainda penso em cancelar. 🙁

Vendo nos comentários pessoal com viagem pra meio, final do ano, já querendo cancelar… gente, que absurdo!!! Paranoia com um vírus que não passa de uma gripe, onde o brasileiro vai parar desse jeito…
Vou pra Europa em junho e jamais passou pela minha cabeça cancelar, e vou estar 4 dias aglomerado em um festival com 60 mil pessoas do mundo todo. E se a viagem fosse amanhã, também não mudaria uma vírgula.
Enfim, a decisão é pessoal e há de se respeitar. Mas quem não tem uma situação específica (como problemas graves de saúde) e não vai pegar atrações fechadas, não tem o menor motivo para cancelar. Texto sensato como sempre do Ricardo Freire!

    O que acho complicado é o seguro-viagem não cobrir os custos, caso seja decretado pandemia ou epidemia…

Estou com reserva de voo para Coréia do Sul para 07/03 para acompanhar o nascimento do meu neto mas muito preocupada com a viagem de ida e volta. Qual o conselho para esse caso? Melhor cancelar?

    Olá, Angela! Pergunte ao seu travesseiro, só ele pode responder. Não há restrição de vôos à Coréia do Sul.

Viagem marcada para final de maio para Portugal (q, até agora, não relatou nenhum caso, nem suspeito!). Por enqto, não me passa pela cabeça cancelar a viagem. Até porque meu maior prejuízo não seria a passagem aérea, mas o ap do BnB já reservado. Aliás, vc sabe informar se o BnB devolveria o valor já pago, ou parte dele? Ou isso depende exclusivamente do proprietário?
Obrigada pelo texto

Tenho passagem comprada para agosto. Amsterdã, Londres e Paris. Espero que, até lá tudo esteja bem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito