Luz branca em hotel

8 coisas que todo hotel (ou pousada) deveria oferecer

Nas minhas viagens pelo Brasil, me ressinto da falta de certos equipamentos e de alguns procedimentos que não são gentis com o hóspede.

1. Luz amarela

Está cada vez mais difícil encontrar hotéis e pousadas cujos apartamentos não sejam iluminados como o interior de uma geladeira.

Alô, hoteleiros e pousadeiros: existem luzes frias de cor amarela que gastam tão pouca energia quanto as brancas.

(Tenho cogitado levar meus próprios bulbos amarelos nas viagens.)

2. Luz indireta

Basta um abajurzinho ou uma arandela no quarto para satisfazer aos chatos que prezam a iluminação indireta nos ambientes (presente!).

3. Mesa de trabalho

Esta é para os hotéis três estrelas: enquanto não oferecem pelo menos um balcãozinho e uma cadeira com encosto, os viajantes a trabalho continuarão preferindo os Ibis e seus clones.

E se as pousadas querem mesmo atrair o viajante em situação de trabalho remoto, precisam oferecer uma mesa de trabalho no quarto.

4. Café quente e disponível

Esta é para as pousadas de charme que não têm buffet no café da manhã e para os hotéis cinco estrelas que deixam o café e o leite sob a custódia exclusiva de garçons.

Ter que fazer micagens para chamar a atenção e ter mais café na mesa não é uma boa maneira de começar o dia.

5. Fruta da estação

A julgar pelos buffets de café da manhã, o Brasil só produz quatro tipos de fruta: mamão, abacaxi, melão e melancia.

Que tal substituir uma delas por uma fruta da época?

6. Meu lugar de volta

Muito comum: você levanta da sua mesa para mais uma rodada no bufê do café da manhã e, na volta, o garçom já limpou tudo – inclusive levando aquele meio copo de suco que você estava guardando para o final.

(Às vezes tem uma pessoa no seu lugar!).

7. Early check-in sempre que possível

Alguns hotéis têm uma política rígida de não deixar o hóspede ocupar seu apartamento antes das 14h. Está errado.

Os hóspedes devem ser informados de que os apartamentos estão sendo limpos e ser colocados numa lista de espera para ocuparem os apartamentos à medida que forem liberados – exatamente como acontece nos restaurantes.

Early check-in, quando há quartos limpos e disponíveis, não é favor: é bom serviço.

8. Confiança no hóspede no check-out

O que o hóspede quer ouvir no check-out: “Qual foi o seu consumo do frigobar de ontem para hoje?”. Principalmente se traz o seu consumo discriminadinho numa lista, como eu faço.

O que o hóspede não quer ouvir: o recepcionista pegar o telefone e pedir a um mensageiro para inspecionar o apartamento, mesmo com a sua declaração de consumo feita.

O hotel tem o número do cartão de crédito para cobrar discrepâncias.

141 comentários

Ricardo, parabéns pelo ótimo post, realmente são dicas e observações importantes.
Relativo a sua ultima questão 10 | CONFIANÇA NO CHECK-OUT.
A questão de checagem trata-se de transparência, já trabalhei em hotel e muitas das vezes a confiança não é a questão e sim a honestidade, o camarada diz que não consumiu nada e depois se formos chegar consome água de fecha a garrafa entre outras coisas que se formos listar não teria espaço.
A Cobrança no cartão para discrepâncias sai muito mais prejudicial para ambos os lados principalmente neste hera digital onde tudo vai parar nas redes, o cliente as vezes se utiliza disso para discorrer de injurias.

Wi-fi pago é um absurdo
quanto ao suco natural se viajarem para o nordeste estas opções de suco natural tem todos os dias rsrsrws

Ricardo, parabéns pelo ótimo post, realmente são dicas e observações importantes.
Relativo a sua ultima questão 10 | CONFIANÇA NO CHECK-OUT.
Não acho q

Na Italia existem umas máquinas ótimas pra se fazer suco na hora sem casca! Soluções existem, só precisa procurar

Eu acho que os hoteis deveriam ter um serviço de envio dos itens esquecidos para a casa do hóspede. Eles têm nosso endereço, telefone e dados do cartão de crédito, porque não podem me ligar para saber se eu quero de volta a havaiana que esqueci debaixo da cama?

Concordo com todos os itens, em especial o das frutas, um kilo de laranjas saí aki na minha região por R$0,60 á 1,60, uma caixinha de suco, ou seja o néctar, que tem apenas 500 ml de suco, o resto é água e açucar saí no minimo por R$4,00. No Brasil só é explorado o turista, não o turismo.

O que os hoteis têm contra cabides/penduradores de roupas, toalhas, bolsas, chapéus etc. no quarto e no banheiro??? Dos mais caros aos mais simples, nenhum oferece isso – e vc fica sem saber onde pendurar a roupa usada, a bolsa, onde estender a roupa molhada (hotéis de praia, fazenda etc.. – sempre tem muita roupa molhada, suada etc..) Tem penduradores que sao até decorativos. Acho que na vida toda só vi isso em uns 2 hotéis – na POusada Caimã, no Pantanal, e em um outro de praia. Em nome da organização e higiene, agradecemos!!!

Bom; adivinha qual a minha profissao? Pois e , sou Implantador Hoteleiro ( o cara qe monta e projeta hoteis)e nao poderia deixar de fazer alguns comentarios. Muito pertinente as criticas e sugestoes sobre os itens qe deveriam ser abolidos dos hoteis e qero acrescentar qe: o secadir de cabelos nos hoteis qe projeyamos e montamos sao soltos e ficam num saco de pano , tem potencia igaul aos de salao e garanto qe secam qalqer cabeleira pois sao profissionais. O cofre e item obrigatotio em nossos projetos e tem qe ser o modelo eletronico c auditoria e tambem c tamanho qe caiba um lap top alem de possuor uma opcao de abertira emergencial c chave especial; os frigobares tambem e iten obrigatorio e qie muda e se hotel for ate categoria 4 estrelas e sistema de motor compressor( geladeira ) e os de luxo e superior utilizamos modelo de absorcao c resistencia qe nao faz nenhum barulho p funcionar; o emxoval de cama dependende da categoria do quarto mas em media tds tem colcha piquet, cobertor e nos mais lucos tambem edrrdon, tambem nos preocupamos c a qestao da iluminacao confortavel por isso uyilizamos lampadas amarelas e o projetos liminotecnico define o posicionamento de cada ponto atentando p mesa trabalho cadeira leitura e nos espelhos dos banheiros p nao ter sombra na hr de se barbear, ate dentto do armario colocamos uma lampada p visializar melhor as roupas, temos muita atrncao tambem com as cortinas e qe o qarto tenha 100% de black out , que a posicao do ar condicionadp nap seja na cabeca do hospede durante o sono; nao iyilizamos carpete e sim posos frios ( regios norte e nordedte) e piso melaminico nas regioes mais frias porem ambos colocamos tapetes ao lafo da cama p nao pisar diretente no piso frio ao se levantar; uma prrocupacao c os chuveiros tambem e fundamental pois temos de dar ap hospede a sensacao de edtar yomando banjp numa cahoeira porrm com conso de agua de um balde de 20 litros , internet banda larga cabeada e wi fi p qalqer gosto em tds os projetos, e uma serie de outros itens como muitas tomadas e bem posicionadas etc. gostei muito dos comentarios e fico a disposicao. Abs Francisco

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito