Luz branca em hotel

8 coisas que todo hotel (ou pousada) deveria oferecer

Nas minhas viagens pelo Brasil, me ressinto da falta de certos equipamentos e de alguns procedimentos que não são gentis com o hóspede.

1. Luz amarela

Está cada vez mais difícil encontrar hotéis e pousadas cujos apartamentos não sejam iluminados como o interior de uma geladeira.

Alô, hoteleiros e pousadeiros: existem luzes frias de cor amarela que gastam tão pouca energia quanto as brancas.

(Tenho cogitado levar meus próprios bulbos amarelos nas viagens.)

2. Luz indireta

Basta um abajurzinho ou uma arandela no quarto para satisfazer aos chatos que prezam a iluminação indireta nos ambientes (presente!).

3. Mesa de trabalho

Esta é para os hotéis três estrelas: enquanto não oferecem pelo menos um balcãozinho e uma cadeira com encosto, os viajantes a trabalho continuarão preferindo os Ibis e seus clones.

E se as pousadas querem mesmo atrair o viajante em situação de trabalho remoto, precisam oferecer uma mesa de trabalho no quarto.

4. Café quente e disponível

Esta é para as pousadas de charme que não têm buffet no café da manhã e para os hotéis cinco estrelas que deixam o café e o leite sob a custódia exclusiva de garçons.

Ter que fazer micagens para chamar a atenção e ter mais café na mesa não é uma boa maneira de começar o dia.

5. Fruta da estação

A julgar pelos buffets de café da manhã, o Brasil só produz quatro tipos de fruta: mamão, abacaxi, melão e melancia.

Que tal substituir uma delas por uma fruta da época?

6. Meu lugar de volta

Muito comum: você levanta da sua mesa para mais uma rodada no bufê do café da manhã e, na volta, o garçom já limpou tudo – inclusive levando aquele meio copo de suco que você estava guardando para o final.

(Às vezes tem uma pessoa no seu lugar!).

7. Early check-in sempre que possível

Alguns hotéis têm uma política rígida de não deixar o hóspede ocupar seu apartamento antes das 14h. Está errado.

Os hóspedes devem ser informados de que os apartamentos estão sendo limpos e ser colocados numa lista de espera para ocuparem os apartamentos à medida que forem liberados – exatamente como acontece nos restaurantes.

Early check-in, quando há quartos limpos e disponíveis, não é favor: é bom serviço.

8. Confiança no hóspede no check-out

O que o hóspede quer ouvir no check-out: “Qual foi o seu consumo do frigobar de ontem para hoje?”. Principalmente se traz o seu consumo discriminadinho numa lista, como eu faço.

O que o hóspede não quer ouvir: o recepcionista pegar o telefone e pedir a um mensageiro para inspecionar o apartamento, mesmo com a sua declaração de consumo feita.

O hotel tem o número do cartão de crédito para cobrar discrepâncias.

141 comentários

A confiança no check-out é regra de ouro. Me sinto constrangida toda vez que a recepção interfona para confirmar consumo. Acreditar na boa fé dos hóspedes pode oferecer risco ao negócio, mas na minha visão é diferencial.

Sou gerente de um hotel em Carolina Ma, conhecida por suas belas cachoeiras. Infelizmente o check out com conferência é necessário pois 80% das vezes o cliente informa não ter consumido no frigobar mas teve consumo, levam as toalhas ou deixam o ar ligado.

eh eh eh
Obrigado por eu não me achar mais o único louco que leva uma lampada PL amarela na bagagem … 😉

Boa tarde. Tenho uma pousada simples no interor do RJ. Por ter trabalhado oito anos em navios de cruzeiros e seguir uma norma muito severa peguei algumas manias de borrifar alcool onde se acende a luz dentre outras. Me acham louco por gastar esse tempo e dinheiro mas prezo a qualidade e segurança minha e de meus clientes. Isso è algo raro de se encontrar.

ola, gostei de ver suas observações , honestas e sem nada alem do correto, só não concordo com a decima dica, pois não são todos os hotéis que ficam com o cartão de credito do hospede, e cobrar depois que foi embora fica um pouco estranho,e outra, muitos que são entendidos de hotelaria sabem a dificuldade em saber qual hospede esta agindo de boa fé, mesmo que se engane as vezes, o prejuízo sempre fica pro atendente que não cobrou, muitas vezes mesmos o mensageiro conferindo o hospede não reconhece o consumo ou não se lembra,, fora aqueles que levam o enxoval dos hotéis, não sei se sabem mais dependendo do hotel chega perde 3% á 5% de seus lençóis por mês, compreendo até a indignação, mas somos assim e é normal que os hotéis se protejam de pequenos golpes .

    Concordo,alugo por temporada e as bebidas da geladeira nao sao um problema pois coloco os valores baixos e muitas vezes nao cobro ,sendo mais uma cortesia ,mas os lencois e tolhas e um prejuizo,roupas de cama em algodao e caro…

Muito boa as dicas, vai servir nas consultorias de marketing.

Só acrescentando, os hoteis e empresas precisam cuidar para não se organizarem demais para si mesmos e esquecerem de se organizar para seus clientes, que é motivo de sua existência. Uma vez um garçom quase não deixou sentarmos em certa mesa que escolhemos porque eles já tinham escolhido para nós em outro lugar. E se escolhêssemos ficar naquela mesa para o café, no almoço não iriamos aguentar o sol na janela. (???) Ou seja, escolheu ficar em um lugar, fique com ele até o final da hospedagem.

Olá,

Sou proprietário de um Hotel na cidade de Manaus Amazonas, e achei muito boa as dicas, busco sempre passar para nossos funcionários, pois é uma maneira de deixar cada vez mas nossos hospedes a vontade, inclusive a parte da luz amarela recentemente fiz algumas mudanças e coloquei luz dimer nos apartamentos, assim o cliente pode apagar as luzes brancas e usar a luz dimer com um tom mais baixo, para leitura ou descanso como se fosse um abajour.

Parabéns pelo site e obrigado pelas dicas.

Att.

Jean Gomes
Hotel São Paulo

Sempre foi este nosso pensamento e vontade de encontrar estes itens todos, que não fazem diferença para os hotéis e é de grande importância para o cliente…. sabendo disto já fazem parte de nossa bagagem( minha e de meu marido), um pequeno abajour … estivemos agora na nossa última viagem, e resolvemos levar lâmpadas amarelas nas próximas😞 …

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito