museu da xilogravura campos do jordao

Guia de Campos do Jordão

Museu da Xilogravura em Campos do Jordão

Fotos | Elisa Araujo

Entre as atrações de Campos do Jordão, o Museu da Xilogravura é uma grata surpresa. A associação entre xilogravura e literatura de cordel é mais rápida para os brasileiros.

Mas a técnica vai muito além disso. Artistas de todo o mundo produziram e produzem obras a partir de entalhes na madeira, tinta, papel e prensas. várias das quais podem ser conhecidas no Museu da Xilogravura, em Campos do Jordão.

Museu da Xilogravura: Acervo

Sede da Editora Mantiqueira, o casarão de 1928 abrigou as freiras beneditinas do Mosteiro de São João antes de se tornar lar do acervo de mais de 6 mil obras de 400 xilógrafos de diversas nacionalidades.

Entre os trabalhos em exposição permanente nas mais de 30 salas da construção há trabalhos da China, do Japão, da França, do Sudão, da Espanha, da Tailândia, da Itália… Além de, é claro, diversas peças nacionais, como a de Lasar Segall e de Tarsila do Amaral.

Há informações e amostras sobre o tipo de madeiras usado nas peças; as máquinas e equipamentos de tipografia, linotipia, serigrafia, entre outros e gravuras utilitárias (as xilografias usadas em rótulos, por exemplo), além de dados sobre a evolução da arte em tempos de tecnologia.

campos-jordao-2019-julho-xilogravura-maquinas

Uma espécie de fotografia de outros tempos, a xilogravura foi uma das formas pelas quais os portugueses viram o Brasil pela primeira vez, mais de 500 anos atrás.

Museu da Xilogravura: quem fundou

Fundada pelo advogado, jornalista e professor Antonio Fernando Costella, o Museu Casa de Xilogravura também promove palestras, cursos e oficinas sobre o assunto, além de ter uma biblioteca especializada no tema. Há uma lojinha no local onde se pode comprar cartões e xilogravuras.

No pequeno jardim da entrada da propriedade está o memorial ao cão Chiquinho, animalzinho de estimação e narrador de uma série de livros escritos por Costella, “Patas na Europa”.

Informações práticas

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Museu da xilogravura: atrações próximas

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito