Alter que enfim :-)

Alter-do-Chão, Pará

Anteontem finalmente preenchi a lacuna mais importante do meu currículo praieiro. Conheci pessoalmente a praia de rio mais famosa do Brasil, Alter-do-Chão, no Pará.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Eu já deveria ter vindo para cá em 2008, quando fiz uma maratona litorânea para compilar o guia 100 praias que valem a viagem. Na hora de decidir a praia a ver no Pará, acabei escolhendo a ilha do Algodoal. Fiz besteira; Algodoal é rústica e exótica, mas a praia tem aquele mar toddynho característico do Norte. Contrariando o título do livro, só vale a viagem se você estiver perto.

Alter-do-Chão, Pará

Já Alter-do-Chão é realmente outra história. A Ilha do Amor, principal praia do lugar — um banco de areia que emerge entre agosto e dezembro — fica rente ao centrinho, e é uma praia gostosíssima.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Seu maior trunfo, como todo mundo antes de mim já realçou, são as águas azuis do rio Tapajós. Daí vem o apelido Caribe amazônico — por oferecer as águas azuis que você não encontra no litoral nortista.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Mais do que a praia, porém, estou conferindo o que o Tony Gálvez apontou, e que não tinha visto em lugar nenhum: que Alter-do-Chão provavelmente proporcione a mais redondinha experiência amazônica, com possibilidade de hospedagem em conta e perrengues mínimos.

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Enquanto isso, fiquem com esse pôr-do-sol marromenos…

Alter-do-Chão, Pará

Alter-do-Chão, Pará

Leia mais:

96 comentários

Pois é Ricardo, o problema é eu já comprei tudo. Queria saber o que vou encontrar lá para não ficar frustrada… VC saberia me dizer preciso me preparar psicologicamente pois embarcou dia 20/01.

    Olá, Luciana! Quem responde, de novo, é A Bóia, assistente do Ricardo Freire para perguntas.

    A ilha do Amor pode já estar parcialmente encoberta, mas não é o fim do mundo. Há ainda alguns trechos de praia. Faça passeios de barco, mergulhe, faça passeios de selva pelos igarapés e igapós.

Sempre tive vontade de ir a Alter do Chão, e esse ano parecia que finalmente ia dar certo. Fui pesquisar no Trip advisor e achei um comentário meio assustador:

“Alter do Chão é bonita? Sim! Mas é também um exemplo clássico de um paraíso explorado de maneira ignorante, gananciosa e insustentável.
Basta dizer que a vila cresceu, é enorme, e não dispõe de saneamento básico. Mesmo onde há fossas, essas contaminam o lençol freático e inevitavelmente todo o esgoto da cidade acaba no rio Tapajós. A praia é poluidíssima, o que é evidenciado pela espuma esverdeada e os bandos de urubus. Voltei de lá com parasitas intestinais, embora só tenha bebido água mineral.
Para piorar as coisas, tanto o povo local quanto os turistas que vem das redondezas jogam lixo na praia e dentro do rio e emporcalham tudo. Se vc aprecia a natureza, esqueça Alter nos finais-de-semana, a menos que vc seja um grande apreciador de farofagem e axé, sertanejo etc no volume máximo: em torno da bela Ilha do Amor, que fica lotada, vários botecos com mesas e cadeiras dentro da água competem para ver quem consegue tocar música brega no volume mais alto, e isso o dia inteiro. É uma gritaria infernal. Isso a despeito dos vários cartazes espalhados pela orla avisando que “Poluição sonora é Crime”…
Na minha opinião, o marketing feito recentemente em cima desse lugar ajudou apenas os comerciantes inescrupulosos interessados em explorá-lo ao máximo sem o menor interesse em preservá-lo. E assim, aos poucos, estão matando a galinha dos ovos de ouro…

Visitou em Dezembro 2013”

Alguém foi para lá recentemente e poderia comentar a respeito.
Será que Alter FOI um destino de sonhos ou ainda dá para ter esperança?
Obrigada

    Olá, Erika! Vá durante a semana fora de férias. No fim de semana Alter vira a praia de Santarém.

Eu to supercurioso pra conhecer. Estou indo para lá no próximo mês. Só não encontrei muitas infos sobre a aceitação de cartão de crédito por lá…melhor levar dinheiro em cash? Existe caixa eletrônico do Itau por lá?

Ah… ia me esquecendo. Há caixa eletrônico da CEF na praça central no Mercadinho do Mingote e eles aceitam cartão de crédito nos restaurantes do Centro.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito