Aluguel de carro em Cuba (pra Luisa)

Estrada La Farola, Cuba (foto: João Leitão)

Ai que inveja! (positiva! positiva!)

A Luisa, do exxxxxcelente Arquivo de Viagens, vai fazer uma viagem que está entre os meus maiores sonhos de consumo: quinze dias por Cuba, com hospedagem em casas particulares.

Só que, em vez de andar de ônibus, ela está pensando em alugar um carro. E, na falta de nomes conhecidos como Hertz ou Avis, está com dificuldade de escolher entre as locadoras locais (Rex, Cubacar, Micar, Havana Autos).

Fiz uma pesquisa rapidinha. Achei muitas reclamações contra a indústria de multas e propinas e um ótimo relato do viajante português João Leitão, que alugou pela Cubacar, gostou da experiência e tem uma lista de conselhos a quem queira ir pelo mesmo caminho.

Atenção todos os trips que já alugaram carro em Cuba! Compareçam à caixa de comentários! Gracias!

Leia também:

Pergunta do dia: Cuba sem pacote

91 comentários

Anelise, não tenha dúvida: alugue um carro. Esse meio te dará autonomia para realmente conhecer a região. Até porque o principal meio de transporte do cubano é a “bodella” (carona), ou seja, o transporte público praticamente inexistente. A não ser que você também goste de pedir carona… rs rs rs

Muito obrigada,Bóia e Eva , pelas respostas.
Também acho que 3 dias é pouco e corrido,e ,sei que vou passar muito tempo na estrada,mas,na verdade eu quero mais é ver a vida cubana além de Havana,e dormir algumas noites em casa particulares.Não vai dar pra conhecer muito bem as duas cidades,mas ,uma passeadinha pelo centro,um mojito,e uma comidinha gostosa já me satifazem.
Eva,as dicas sobre as estradas foram muito úteis,espero que minha viagem também seja especial!
Beijos,
Anelise

Olá,
Vou a Cuba em abril, ficarei em Havana por 4 dias,mas gostaria de ir também a Cienfuegos e Trinidad.Pensei em alugar um carro lá mesmo em Havana e fazer o percurso em 3 dias ,dormindo 1 noite em cada uma das cidades.Outra alternativa seria ir de ônibus Islazul .Alguém já fez esse percurso?Pode me informar o estado da estrada, o tempo gasto de ônibus e de carro?O tempo(3 dias)é suficiente para este roteiro?Gostaria também de sugestões de casas particulares e sites onde consigo fazer as reservas com alguma segurança.
Muito obrigada,
Beijos
Anelise

    Olá, Anelise! Se você vai se aventurar pelo interior de Cuba, seja de ônibus, seja de carro, vá com calma. Não ache que vai dar para fazer tudo rapidinho como no “Ocidente”, porque não dá. Separe dois dias para Trinidad, vá de ônibus, e daí vai dar certo.

    Anelise, fizemos esse percurso, mas em 4 dias, 5 anos atrás e foi ótimo. As estradas estavam boas, mas não têm sinalização horizontal, ou seja, nada de dirigir no escuro. As placas de orientação de direção, existem e são suficientes, MAS em algumas encruzilhadas, os locais as tiram e ficam no lugar para você parar e pedir informações, então pedem uma carona ou indicam (bem tranquilamente) uma casa de família para você almoçar ou se hospedar. Depois que saem de lá, colocam a placa no lugar. Demos muita carona, a filha do dono do posto de gasolina, o atendente do bar, os bailarinos do… , o que tornou a viagem ainda mais especial.

Estou com viajem marcada para os EUA em novembro/2011 e estava pensando em viajar para Cuba em agosto/2011, mas hoje me disseram que os americanos exigem um prazo de 6 meses de intervalo para que você entre no país deles. Alguém pode me dizer se essa informação é correta? Obrigada.

    Olá, Patricia! Essa informação absolutamente não procede. Boato de internet!

Olá,pessoal!

Estou tentando organizar uma viagem a Cuba por conta própria e gostaria de saber se é possível reservar võos entre Havana , Cayo Largo Varadero pela internet.Como vocês fizeram para organizar este translado?Desde já obrigada!
Sandra Ribeiro.

    Sandra,cheguei de uma viagem de 12 dias à Cuba e agora entendi que todos os serviços , por serem estatais, têm que ser reservados com agências cubanas ou autorizadas pela Cubatur, que, em última instância, vão se reportar à Cubatur.Daí várias pessoas aqui no blog terem feito reservas com agências italianas, alemãs, etc.
    Tive a sorte de ter uma indicação de amigos que foram a um Congresso da área médica em Cuba, utilizando os serviços de uma agência brasileira, com escritório lá. Em post anterior escrevi sobre esse achado e, agora, posso assegurar que foi uma grande opção: o receptivo foi feito por um amável e eficientíssimo casal de guias cubanos,formados em Filologia e tradutores de português! Todos os voos ( Copa e Cubana) e todos os deslocamentos terrestres foram organizados com perfeição e as reservas dos hotéis foram realizadas como solicitei.
    Imagino que eles fazem apenas a reserva dos traslados, mas é melhor você contatá-los. Fui atendida desde o início pela Bia (www.sanchattour.com.br)
    É uma viagem impactante e inesquecível!
    Boa sorte!

Márcia, só confirmando o que o colega disse: vc pode comprar o visto na escala no Panamá (U$ 20,00). Quanto ao seguro-saúde e o certificado de vacina, são obrigatórios, mas ninguem me pediu e não precisei mostrei a ninguém (mas não arriscaria ir sem).

Cheguei esta semana de uma estada em Cuba de duas semanas. Fiz todas as minhas reservas por internet, e não tivem nenhum problema. Fiz o itinerário Havana/Santigado de carro em sete dias e retornei a Havana em voo doméstico. Todos os horários e reservas foram respeitadas.

Loquei um carro por meio de uma agência espanhora com escritório em Havana (carros da Cubacar). Preço 105,00 CUC (ou seja, cerca de U$ 115,00), com kilometragem livre, seguros incluidos, mais taxa drop off de 100,00 CUC (carro equivalente ao Sonata). Nao tive nenhum problema, nem multa.

Uma grande surpresa: as cidades são muito limpas, com certeza mais limpas que as boas cidades brasileiras. Há muita segurança (baixo índice de criminalidade), o turista é bem tratado, e você se alimenta e se hospeda bem (claro, se tiver dinheiro). O custo de vida para o brasileiro (comparando-se com os custos no Brasil) é baixo.

As casas particulares são ótimas opções baradas de hospedagem (de 25 a 35 U$). No oriente vc encontra també ótimos hotéis a bons preços.

Porém, algumas tristezas: há muita pobreza em Cuba, há muitos pedintes, prostituição. A maioria das pessoas ou todas com quem você desenvolver um diálogo vai te sensibilizar (com razão) e, em algum momento, vai te pedir algo material ou de oferecer algum produto ou serviço…

As estradas, no geral são boas (embora parte delas remendadas). Você consegue, no geral, desenvolver a velocidade máxima permitida (100km, 80km etc.). Com uma vantagem: há poucos carros circulando nas rodovias (mas tem carroças e ciclistas). Nas saídas, há muitas gente pedindo carona (“bodella”), algo comum em toda Cuba dada a ausëncia de condiçoes de transporte para a populáção. Assim, prepare-se para dar muita carona (não seja egoísta).

Se alguém mais alguma informação, fique a vontate para solicitar.

Boa viagem!

Obrigada a todos pela resposta! Agora vou mais tranquila de que consigo o visto mesmo com a CopaAir, e por via das dúvidas farei alguma reserva em algum hotel (na verdade ficarei na casa de cubanos, mas não terei como comprovar isso). Obrigada mesmo! 🙂

Pessoal, peço ajuda para quem acabou de voltar de Cuba: em relação ao VISTO, todos compraram direto no aeroporto? Foram ao consulado? Precisava de reserva de hotel? E em relação ao tal “seguro-viagem” cubano, alguém sabe disso?? Estou indo semana que vem e estou um pouco grilada com isso. Já liguei pra Copa Airlines e eles me confirmaram que o visto pode ser comprado na escala do Panamá, mas a pulga continua atrás da orelha…E como eu nunca fui com visto de turista, não sei se precisa ter reserva. Alguém sabe?

Obrigada!
bjs

    eu não “acabei de voltar” (fui em novembro/2008), mas já que ninguém mais respondeu, talvez possa te ajudar:

    1) comprei o visto aqui, pelo agente de viagens, mas no Panamá o visto foi vendido com facilidade a todo mundo, na fila de embarque (fui de Copa tb). O preço era praticamente o mesmo. SE eu fosse voltar para lá, acreditaria na Copa-Airlines e compraria o visto no embarque mesmo – o “visto” na verdade é mais uma taxa.

    2)saí do Brasil com todos os (3) hotéis reservados e isso foi bom. Em primeiro lugar porque no aeroporto um policial ficou fazendo muitas perguntas sobre a razão da nossa viagem, o que fazíamos no Brasil, onde estava nossa carteira de trabalho (?!), mas no liberou tranquilo quando disse a ele em quais hotéis ficaríamos hospedados. E em segundo, porque com um tanto de pesquisa você pode conseguir boas ofertas – fui bem na época da crise-USA, e com a queda do dólar, no pacote cada noite no Meliá Las Américas em Varadero saiu a 208 REAIS por CASAL, com todas as atividades e refeições incluídas – uma verdadeira e absurda pechincha (maior ainda considerando que por conta de uma surpresa do agente, fizeram nossa reserva como ‘luna de miel’ e tivemos tratamento diferenciado). Só observo que esta dica não vale se a sua intenção for ficar em casas de cubanos – aí você vai ter que pesquisar como fazer, principalmente para responder à nada simpática polícia da imigração. E lembro que o próprio Ricardo Freire sugere que para Cuba ir por pacote pode ser melhor (se não me engano num post que discute as vantagens e desvantagens de ir por conta, com pacote ou excursão).

    Eu comprei o “visto” na sala de embarque da Copa no Panama. Os oficiais em Havana fizeram diversas perguntas, mas nao pediram comprovante de nada.

    Marcia, estive em Cuba no ano novo 2009\2010 e como a Ana Carolina disse o “visto” era facilmente vendido no embarque no Panamá. O meu foi adquirido junto a minha agência de viagens.Na chegada fui direto para Varadero onde fiquei hospedado no Paradisus. Achei o máximo. E e minha esposa adoraaamos o hotel. Pena que das 7 noites que passamos lá 3 choeu e fez um friozinho que não dava pra aproveitar o mar nem a piscina. Depois passamos 3 noites em cayo largo. Ma-ra-vi-lho-so, algo fora do comum. Os 3 dias de mto sol e calor, as praias lindas. Na volta passamos 2 noites em Havana, ficamos no Hotel Nacional. Um charme. Minha esposa não entrou no clima e odiou Havana. Eu gostei muito de andar pelas ruas. Curta sua viagem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito