Aracaju: um almoço no Mercado

Mercado Municipal, Aracaju

O mercado de Aracaju é um programão — mesmo que você não queira comprar artesanato.

Mercado Municipal, Aracaju

O lugar continua integrado à vida da cidade; não está aí só pra turista ver.

Mercado Municipal, AracajuMercado Municipal, AracajuMercado Municipal, Aracaju

Na verdade se trata de três mercados integrados: o de artesanato, o de especialidades (queijos, ervas, farinhas) e o mercadão de hortifrútis.

Mercado Municipal, Aracaju

Na própria ala de artesanato você encontra uma fileira de restaurantes populares, freqüentados por aracajuanos que trabalham no centro e que quebram o clima de souvenir.

Eu comeria em qualquer um deles na boa; mas o Carlos Nascimento sabiamente me levou para o segundo andar, onde fica o restaurante Caçarola.

Mercado Municipal, Aracaju

Não pode haver cenário mais adequado para experimentar a cozinha regional sergipana.

Mercado Municipal, Aracaju

A chef já trabalhou em restaurantes classudos da cidade (como o Château Blanc) e revisita receitas tradicionais com leveza.

Restaurante CaçarolaRestaurante CaçarolaRestaurante Caçarola

De entrada comemos um sururu suculento e fresquíssimo. Vendo o nosso entusiasmo, ela trouxe também uma porçãozinha de sarapatel (que fazia parte do buffet) e estava sen-sa-cio-nal. Como prato principal veio o “camarão de cueca”, no leite de coco, que não dava pra parar de comer. A sobremesa foi uma “moça virgem”, doce de banana com sorvete de tapioca.

Mercado Municipal, Aracaju

Mercado Municipal, Aracaju

Mercado Municipal, Aracaju

Mercado Municipal, Aracaju

Fomos fazer a digestão batendo perna pelo mercado até chegar à área do ForróCaju — que eu vou ver hoje à noite, lotadaça, no show de Elba Ramalho.

Leia mais:

25 comentários

Estou passeando em Aracaju, com certeza vou conhecer o mercado. Essa delicias deu agua na boca.

… irei em setembro/2012 para Aracaju…depois desta dica já agendei uma visita e almoço no mercado central, valeu!!!

Estou organizando minha viagem para Aracaju no próximo carnaval e gostaria de saber se há alguma agência e/ou cia aérea regional organiza/faz voo (regular e/ou fretado)para a região do Canion do Xingo? Obrigado, abs.

    Olá, José Eduardo! O passeio só é oferecido de maneira regular com traslado rodoviário.

    Você pode tentar organizar essa viagem com voo fretado consultando as maiores agências de receptivo locais — Propagtur, Nosestur, Nativa Turismo, Top Tour e Brisa Mar.

Estive em Aracaju no reveillon de 2011, a cidade é realmente encantadora, povo acolhedor, orla lindissima, cidade limpa com muitos lugares interessantes para conhecer. vale ressaltar que não exploram do turista como em varios litorais que conhecemos. vale a pena conhecer.

Sou de Salvador e bastante suspeito para falar de Aracajú. Vou lá todo ano (uma ou mais vezes) e acho a cidade simplesmente encantadora. Bonita, limpa, organizada, tranquia e de um povo prá lá de hospitaleiro.
A orla de Atalaia é maravilhosa e certamente um dos melhores centros gastronômicos do Brasil. Não sou tão privilegiado de morar lá. Pelo menos moro relativamente perto e sempre que posso desfruto desta maravilha que é Aracajú.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.