Arrumar mala: conte o que você aprendeu na prática

A mala idealNinguém nasce sabendo arrumar mala. Aos poucos — e na maioria das vezes, na marra — alguns de nós vão aprendendo a carregar menos tralha. Para mim, um dos maiores troféus de viagem é voltar para casa com um mínimo de roupa limpa: 90% de aproveitamento de roupa é a minha meta.

Pela minha experiência, viajar leve depende menos de organização do que de… desapego. É preciso renunciar à possibilidade de escolha posterior — precisamos sair de casa já com todas as combinações planejadas, tipo um uniforme para cada situação. (Mulheres sempre têm a chance de criar looks diferentes com acessórios que não fazem volume.) Peças-chave, como o calçado de bater perna ou o casaco mais pesado, serão necessariamente utilitárias e repetidas sempre. Em viagens mais longas, visitas periódicas a lavanderias automáticas permitem que eu leve a mesma quantidade de jeans e camisetas de malha que levaria para uma viagem de 10 dias.

Resumo da minha fórmula: todas as roupas combinam, não carrego sobressalentes para os utilitários, e me limito a uma mala média de 4 rodinhas (até 70 cm de pé). Fios, fontes, adaptadores de tomada, remédios, uma camiseta e uma muda de roupa de baixo vão na mochila de mão.

E você? O que tem aprendido nesses anos de viagem, no quesito arrumação de mala? Ensina pra gente!

Arrumar mala: conte o que você aprendeu na prática 1

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

 

 

167 comentários

Eu aprendi que vou ter que carregar minha própria bagagem (ao melhor estilo solo by Mari Campos) por isso ela tem que ser leve e prática! Então, penso sempre numa peça de roupa que vá servir para diferentes ocasiões. Exemplo: uma calça jeans vai com camiseta, com camisa e com bata. Já são looks para 3 dias. Outra dica que vou testar em breve é colocar a roupa em saquinhos ziploc e, com o aspirador de pó, promover um “vácuo” e, assim, diminuir o volume das roupas. Gosto de levar roupa preta e muitos acessórios: lenços, pashminas, bijuterias e cintos modelo “sem frescura”. Levar 1 ou 2 cabides me parece prático para as roupas que serão lavadas no banho (e eu faço isso!). Aproveitar o espaço interno de calçados é outra ótima dica. Num estojo, cabos, carregadores e adaptadores. A maquiagem completa vai na bagagem de mão 1 palheta de sombra Avon 12 cores, estojo com 6 pincéis pequenos, pancake+esponja+rímel+blush. Não levo vidro de perfume; prefiro os splashs da Victoria Secrets que vêm em embalagem plástica e são práticos! É isso…Eu aprendi que vou ter que carregar minha própria bagagem por isso ela tem que ser leve e prática! Então, penso sempre numa peça de roupa que vá servir para diferentes ocasiões. Exemplo: uma calça jeans vai com camiseta, com camisa e com bata. Já são looks para 3 dias. Outra dica que vou testar em breve é colocar a roupa em saquinhos ziploc e, com o aspirador de pó, promover um “vácuo” e, assim, diminuir o volume das roupas. Gosto de levar roupa preta e muitos acessórios: lenços, pashminas, bijuterias e cintos modelo “sem frescura”. Levar 1 ou 2 cabides me parece prático para as roupas que serão lavadas no banho (e eu faço isso!). Aproveitar o espaço interno de calçados é outra ótima dica. Num estojo, cabos, carregadores e adaptadores. A maquiagem completa vai na bagagem de mão 1 palheta de sombra Avon 12 cores, estojo com 6 pincéis pequenos, pancake+esponja+rímel+blush. Não levo vidro de perfume; prefiro os splashs da Victoria Secrets que vêm em embalagem plástica e são práticos! É isso…

Depois de alguns erros, aprendi a levar de tudo um pouco. 1 Chinelo havaianas e 1 tenis são indispensáveis. Não esqueço dos dias de chuva, sempre levo uma capa impermeável. Lavo as blusas ou camisas, e roupas intimas durante o banho, deixo nos cabides e no outro dia está seco. Não ligo de repetir as roupas porque ninguém nota. O importante é curtir a viagem com pouca bagagem. Mala é mala… quanto mais pesada, pior para voce.

Sou comissária de bordo e minha profissão me faz carregar sempre um pedacinho da minha casa em uma mala pequena…e demorei alguns anos para aprender, mas enfim consegui a receita ideal, que pelo o que eu li é o que todos já seguem. Vão aqui algumas outras pequenas dicas:

Para as meninas: Há a venda em lojas de cosméticos pequenas embalagens para armazenar shampoo e cremes. Elas são ótimas pois fazem nossa necessaire diminuir pela metade! E olha que eu ainda sou obrigada a carregar muita maquiagem. Se vc for aos EUA lá eles vendem tudo em miniatura, fica mais fácil ainda.

Roupas: Se for para lugar frio, um casaco power e uma blusa polar (aquelas térmicas que retem o calor do corpo) são curingas e suficientes. Para frio, não é a quantidade de roupa que vc usa, e sim a qualidade. O calor é mais fácil, poucas peças e pouco volume…

Para o avião: Dicas de quem vive pressurizada…o avião é um ambiente super seco e gelado! Leve SEMPRE casaco, vc SEMPRE vai sentir frio dentro dele, principalmente se forem 12 horas de viagem. Use roupas confortáveis, nada de saltos e sapatos apertados. O corpo incha com o tempo e depois para colocá-los de volta é um sacrifício. Uma meia é sempre bem vinda e lembre-se de NUNCA ir ao toalete descalço ou só de meias (parece meio idiota mas vejo muito isso…). Bom, vcs devem imaginar porque…

Por fim, nunca coloque em sua mala despachada equipamentos eletrônicos ou de valor. E sempre leve na mala de mão um kit de sobrevivência básico (calcinha/cueca, uma blusa, escovas de dentes, um casaco). Sua mala pode não chegar…e garanto que não será uma experiência agradável, principalmente se vc não tiver nada e ainda tiver que sair para comprar.

Espero que tenha ajudado!

Boa viagem a todos!

Sempre consegui me organizar bem qdo o quesito é mala, até mesmo pq nenhuma mulher q usa 36-38 consegue imaginar o espaço que ocupa uma calça 46 e uns pares de sapato 44!!! Mas uma coisa que eu sempre levo é um “passador de roupas a vapor” como esse aqui https://images03.olx.com.br/ui/15/15/33/1315226600_247321233_1-Fotos-de–Passa-roupas-e-limpador-vapor-Steamer-com-bolsa.jpg Eu não uso roupas de tecidos sintéticos, por isso as minhas sempre amarrotam, e tbm acho um absurdo gastar litros de água quente pra fazer aquela “sauna” no banheiro e alisar as roupas. Já a minha noiva fic dias antes da viagem testando looks… a proporção é de 1 saia/calça pra cada 3 dias de viagem mais 3 camisa/camiseta/blusa pra cada parte de baixo – além do figurino “de viagem”. Ela se diverte batendo fotos das combinações que ela faz e eu nunca mais ouvi aquela frase “mas cadê aquele casaquinho rosa que combina com a minha sapatilha!?!?!”

O problema é qd vc aprende a fazer a sua mala e aí vem o problema da mala dos filhos PEQUENOS. Depois de bater a cabeça algumas vezes, aprendi que pra criança pequena (que suja mt roupa, vaza fralda…) basta fazer 1 1/2 de roupa por dia. Se o lugar for frio, ela vai acabar sujando o casacão de cima (bom levar 2, pq vc lava um e usa o outro) e as blusinhas de baixo dá pra lavar no hotel que o aquecimento do quarto (mt seco) seca. Calça é mais difícil de lavar se for de plush, fleece, mas dá certo tb…
Se for calor, roupas frescas ocupam pouquíssimo espaço e se precisar pode mandar lava no hotel ou numa lavanderia qq.

O que fica grande mesmo é a necessaire. Levo todos os remédios infantis da farmacinha dela, desde antibiótico até pomada pra mosquito e, sempre, nebulizador.

Meu objetivo em matéria de mala agora é encontrar a mala ideal. Atualmente, a minha é uma dessas aqui https://www.lansay.com.br/item.php?item_id=471&linha_id=84&cat_id=0 , que atende o básico de quem viaja muito (média e com rodas que giram 360 graus). Pesa 5kg. Não tem uma estrutura interna muito forte (aquele plástico que dá corpo à mala), tanto que já quebrou várias vezes, mas a relação peso X capacidade é a melhor que encontrei até aqui. Queria encontrar uma mala que pesasse menos (3kg seria o ideal), não fosse sacola, tivesse uma boa capacidade e fosse resistente a uma-viagem-atrás-da-outra-sempre-voltando-lotada-e-apanhando-muito-das-empresas-aéreas. Será que é pedir muito?

Com a quantidade de coisas que não posso despachar (câmeras, lentes, netbook, celular, um monte de cabos, conversores, enfim, toda a parafernália eletrônica), meu maior problema atualmente é a bagagem de mão. Atualmente tenho viajado sempre com duas. Nessa https://www.bhphotovideo.com/c/product/468610-REG/Lowepro_LP35017_PEU_SlingShot_300_AW_Camera.html/ul/P/umse/0 vão as câmeras e as lentes e nessa https://www.lansay.com.br/item.php?item_id=288&linha_id=78&cat_id=12 vai o restante (netbook, cabos, carregadores, um guia, a papelada da viagem etc.). Isso é um tremendo problema, porque ao verem duas malas de mão algumas empresas aéreas chiam, pedem para ver se o que está dentro são mesmo eletrônicos etc. Viajar de low cost, então, é um sufoco, já que nelas é um volume de mão apenas e nada mais. Nessa mala https://www.lansay.com.br/item.php?item_id=288&linha_id=78&cat_id=12 não cabe muita coisa, mas ela tem a vantagem de ser leve, ter rodinhas e também alças para pôr nas costas, ou seja, é bem versátil. Antes dela eu usava essa aqui https://www.lansay.com.br/item.php?item_id=470&linha_id=84&cat_id=0 , que é pequena e tem uma boa capacidade.

De certo modo, já aprendi a fazer malas. Mas a caça às malas perfeitas permanece.

Como viajo com frequencia, tenho já pronto o kit viagem: carregador de celular e da maquina fotografica, adaptador de tomadas, uma faquinha para frutas, micro kit de costura, tudo dentro de um ziploc. Dependendo da viagem, vai tambem a balancinha para a bagagem, nada de surpresas na hora do check in.
Tenho tambem pronta a necessaire com mini produtos de higiene. Na hora, é só colocar na mala.
Gosto de ler a noite, levo alguns livros que vão ficando pelo caminho depois de lidos.

depois de quase um mes rodando pela europa com uma mala média, descobri que roupa na cor preta é a melhor alternativa. Vc coloca um lenço no pescoço e muda tudo. Calça jeans, uma escura e uma clara são importantes. se viajar no inverno, melhor ainda, leve aquele casacão super bacana que todo mundo que mora no trópicos acha o máximo e não ligue se tiver um monte de fotos com a roupa repetida, ninguem nota isso, a não ser vc mesmo… No mais, tenis, bota (se estiver frio) e um sapatinho para aquele jantarzinho vai bem.

Eu já me considero pós doutorada em malinha!Sempre viajo com a mala de cabine, 4 rodinhas, mas no momento, nessa trip pela Toscana, estou acompanhada apenas de uma mochila (2 rodinhas), no máximo 5 quilos, e fazendo a experiência de viajar só com um smartfone ( HTC S XL, cuja câmera tem me surpreendido!). Estou me deslocando muito de trem, ônibus e vários percursos a pé entre estações e hotéis, e pouco peso é uma bênçao, mobilidade é a palavra chave! Tudo em compartimentos:
saco à vacuo para as roupas (que também podem ser “doadas” e substuídas por outras compradas in loco),
um estojo para os adaptadores/carregadores/cabos,
uma nécessaire com maquiagem/remédios
saquinho ziplock para os líquidos
uma mochila dobrável (para levar garrafa de água, o Peeble(carregador de celulares e câmeras, a melhor invenção depois do smartfone!), e colocar o casaco caso esquente durante o passeio)
uma bolsinha pequena
*Botas, casaco e pashimina já vão no corpicho!
Viagem lowcost, low peso, livre leve e solta!

Quando eu crescer quero ser igual à voces!

Lendo tudo isso parece tão fácil,tão simples.E faz com que eu acredite que um dia vou conseguir.A maioria das dicas eu pratico, a mais nova para mim é usar espaços internos das botas e sapatos, que já usei e valeu muito a pena.Mesmo assim ainda acho que levo muita coisa e que preciso diminuir.
Viajo semana que vem para Portugal e Paris e dessa vez resolvi praticar o ensaio.O ensaio mental já venho praticando na medida em que acompanho as notícias sobre a temperatura. Amanhã é dia de ensaio geral.O objetivo é uma mala média e uma pequena pra levar dentro do avião.

A minha dica é não deixem pra fazer mala na véspera à noite. Pode faltar luz! Já aconteceu comigo e posso garantir é um caos, principalmente se o voo for bem cedo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito