Arrumar mala: conte o que você aprendeu na prática

A mala idealNinguém nasce sabendo arrumar mala. Aos poucos — e na maioria das vezes, na marra — alguns de nós vão aprendendo a carregar menos tralha. Para mim, um dos maiores troféus de viagem é voltar para casa com um mínimo de roupa limpa: 90% de aproveitamento de roupa é a minha meta.

Pela minha experiência, viajar leve depende menos de organização do que de… desapego. É preciso renunciar à possibilidade de escolha posterior — precisamos sair de casa já com todas as combinações planejadas, tipo um uniforme para cada situação. (Mulheres sempre têm a chance de criar looks diferentes com acessórios que não fazem volume.) Peças-chave, como o calçado de bater perna ou o casaco mais pesado, serão necessariamente utilitárias e repetidas sempre. Em viagens mais longas, visitas periódicas a lavanderias automáticas permitem que eu leve a mesma quantidade de jeans e camisetas de malha que levaria para uma viagem de 10 dias.

Resumo da minha fórmula: todas as roupas combinam, não carrego sobressalentes para os utilitários, e me limito a uma mala média de 4 rodinhas (até 70 cm de pé). Fios, fontes, adaptadores de tomada, remédios, uma camiseta e uma muda de roupa de baixo vão na mochila de mão.

E você? O que tem aprendido nesses anos de viagem, no quesito arrumação de mala? Ensina pra gente!

Arrumar mala: conte o que você aprendeu na prática 1

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

 

 

167 comentários

A melhor dica de todas: levo o mínimo e algumas roupas que queira me desfazer… Chego lá e compro coisas novas e as sujas/velhinhas vão ficando pelo caminho… adorei o post!

Aprendi a sempre colocar um plastico grande (pode ser esses plásticos que a lavanderia entrega a roupa) envolvendo a roupa. No caso de chuva no aeroporto, é a salvação para sua roupa não chegar molhada e manchada no destino. Aconteceu comigo uma vez de chegar e a roupa estar encharcada e as brancas manchadas por causa da chuva.

Viajo sempre muito light, com o mínimo possível de roupa e em uma mala sempre de tamnaho médio. Porém estou partido para uma RoadTrip pelo sul dos Estados Unidos com a minha mulher os dois filhos. 31/2 e 8 meses de idade. Espere ai? isso é uma aventura… Só saberei durante a viagem, mas promete ser uma aventura.
Tenho esta planejada já por muitos anos e chegou a hora de fazer. Como arrumar as malas neste caso? ainda não sei mas é mais um apredizado para a minha experiência de Blogueiro. Quero saber como devo economizar tempo, espaço no carro e na mala e ao mesmo tempo ter o suficiente para 10 dias para dois adultos e duas crianças. Será que vou aprender alguma coisa nesta viagem, principalemnte como attumara as malas?
Aguarde novas dicas de quem é aprendiz!

http://www.viajandonlineblog.com

Estou com uma Samsonite rígida pretinha 4 rodinhas que vai comigo dentro do avião. Na ida SÓ ela. Na volta compro onde estiver, uma ou duas malas médias-4rodinhas-pretinhas que custam míseros 60 dólares e coloco todas as comprinhas que faço no destino. Pra mim, comprar juntamente com o ato de comer-beber-contemplar e tirar fotos são o ponto alto de qualquer viagem. Pra mim 🙂

Três coisas que nunca falharam comigo:
1. A não ser que você esteja indo prum trekking ou local quase deserto, deixa pra comprar os itens de toalete no destino. Exceção pra escova de dente e de cabelo, que vão na mala de mão (nada como enfrentar a imigração de cabelo arrumado, cara lavada e dentes escovados!)
2. Coisas de valor vão na mala de mão. Isso vale pra coisas de valor sentimental também – se vc tem medo de perser, mete na mochila!
3. Os melhores amigos de um viajante são duas calças jeans: uma no corpo, outra na mala. E toca revezar!

Eu sou mulher e isto já torna o quesito fazer mala algo desafiador. Como viajo muito a trabalho no Brasil, uso o limitador de ter que levar tudo na mala que vai como bagagem de mão. Então, por exemplo, lo sapato que usarei na reunião, é o mesmo com o qual viajo, assim como a bolsa. Agora o problema é viagem de férias que não seja para a praia. Sempre começo com uma lista que é feita após checar a previsão do tempo e a dica dos amigos ou até nativos do local. Mas na hora H, eu surto e levo muito mais do que uso de fato. Sem falar que preciso sentar sob a mala para fechá-la, porque como não trazer uma ou outra coisinha? Fazer a mala perfeita me lembra o filme Up to the air com o George Clooney: é antológico.

Vou começar a arrumar a mala para uma viagem de 15 dias a Madri e Andaluzia. Já vi no weather channel a temperatura: calorzinho gostoso (sou calorenta). Depois conto aqui o que pus na mala e se deu tudo certo (sempre dá). Quase não saio à noite. Sou super diurna.

Vi em algum blog por ai uma dica que me foi muito útil há pouco tempo: embalar garrafas em fraldas descartáveis. Eu e meu marido fomos para Buenos Aires com apenas uma mala grande pela metade e voltamos com 12 garrafas super bem protegidas nas tais fraldas. Ficamos com receio de abrir a mala e termos perdido além dos vinhos todas as roupas, mas todas elas chegaram em perfeito estado.

    Ótima dica das fraldas descartáveis!

    Eu sempre levo aquelas embalagens que embalam mamão no supermercado, é feita de uma trama de espuma emborrachada, que lembra um pouco um isopor.
    Na ida não pesa nada, na volta sempre proteje algo quebrável!

    Kissssss

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito