Austrália pra Carla Z.

Sydney

Oba! Mais uma comentarista assídua pede pitacos pra uma viagem bacana. Agora é a Carla Z. Fala, Carlinha!

Vou para a Austrália em junho desse ano. Como nunca sonhei em conhecer a Austrália estou tendo um pouco de dificuldade em montar esse roteiro. Estou usando e abusando do Mikix e da Mirella. Ainda tenho muitas dúvidas.

Meu roteiro inicial:

6 dias em Sydney (sendo que 1 dia para Blue Mountains)

4 dias em Melbourne (sendo que 1 dia de Great Ocean Road)

5 dias em Cairns (sendo que 3 em um live aboard e os outros dois em Port Douglas)

Aceito pitacos no roteiro.


Não coloquei mais praias porque entendo que essa época, junho, é frio.

Em Sydney não entendi direito qual o melhor lugar pra ficar, prefiro ficar em um lugar que não morra a noite, para poder sair a pé

O passeio da Great Ocean Road estou em dúvida em fazer de carro ou com alguma agência (alguém tem dicas?)

4 dias para Melbourne é pouco, muito ou suficiente?

Pelo que entendi Port Douglas vale mais a pena que Cairns. Será que fico dois dias lá ou um em Cairns outro em Port Douglas? Mais algum passeio nessa região? Pelo que li tem umas florestas tropicais lá, mas nada demais…

Alguém já fez live aboard? Estou em dúvida entre o ProDive e o Ocean Quest.

Aceito todo tipo de dicas e sugestões já que aqui no blog tem pouquinha coisa. E prometo que depois volto pra contar 😀

Bora palpitar?

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


90 comentários

Oi Aline, qual seu orçamento?
Em Melbourne nós ficamos nesse apart-hotel: https://www.serviced-apartments.com.au/PacificApartments-melbourne/index.htm … gostei bastante, mas já tem bastante tempo (2006), melhor verificar as reviews.
Em Brisbane nós ficamos no Ibis na Turbot St, valeu pelo preço. E por ser um Ibis, achei os quartos bem espaçosos.
Ainda em Brisbane o Sofitel tem uma localização ótima no CBD (centro), outra opção é ficar no Southbank, que é bem turistico e um bairro bem diferente do centro.
Ajudei?

Carla
Fui à Australia em 2008 com meu esposo, e aproveitamos Nova Zelandia. Se vc pudesse fazer isso,ao menos ir ate Queenstown, é maravilhosa.

Mas se nao tiver tempo, sugiro no maximo 4 dias em Melbourne ou até 3 dias inteiros, pois Sidney tem muito mais coisa pra fazer. O aquário de lá (Sidney) não tem comparação. Em Melbourne fizemos uma excursão por várias vinicolas. Pra quem gosta de vinhos também é um lugar para se perder. Em Melbourne ficamos no IBIS bem proximo à estação de onde chegam e partem os ônibus para o aeroporto, o que é super comodo, mas em compensação o hotel não era legal. Muito apertado. Acho que se vc achar outro hotel por perto vale muito a pena. Eu sei que tem, mas não consegui anotar o nome. Veja o endereço do IBIS Melbourne e procure hoteis nessa região.

Ficamos tres dias em Cairns, porque meu marido é louco por mergulho. E fizemos o passeio que é de um dia inteiro para mergulhar. É uma coisa inacreditável de maravilhoso. Mas, mais que 3 dias não precisa. O zoologico de lá também é muito bom. Pudemos alimentar os cangurus e pegar os coalas, ver um show com os aligators… Enfim. Vale. Mas tres dias são suficientes.
Em sidney, não pude aproveitar tanto,pois por incrivel que pareça adoeci e tive que ficar dois dias num hospital internada e perdi de ver a Opera House…snif, snif.

Oi Carla – Voltei pra falar que eu acho que vale a pena ir assistir a Parada dos Penguins em Phillip Island. Eu demorei muito pra ir porque achava que era aquele tipo de atracao pra turista ver. Ja fui 2 vezes – e nas duas vezes fiquei emocionada e deslumbrada mesmo de ver os little penguins saindo do mar em grupos de 8 a 10 e caminhando na areia ate suas colonias. E sao varios grupos. Cada um num ponto diferente da praia. E pura natureza.
Tanto aqui em St Kilda como na cidade tem varias agencias que fazem este passeio – voce nao precisa gastar 1 dia inteiro – voce pode ir no tour da tarde porque os penguins so saem do mar no por do sol. Como no inverno a parade e cedo – 6:30pm o tour para num parque pra ver alguns animais noturnos.
Quanto ao passeio dos 12 apostles – eu acho que e melhor voce ir em tour – nao e perto pra ir de carro e voce se arrisca a parar em todos os lugares bonitos pelo caminho e nao chegar nunca no 12 apostles. Todos estes passeios voce pode organizar aqui sem problema.
Um abraco

Oi Carla!! Parabéns pelo blog e posts super relevantes! Estou morando há um mês em Melbourne e acho que até agora, não consegui ver tudo! Mas é possível sim fazer um roteiro enxuto em 4 dias! Vale também passar por Philip Island, que fica a uma curta viagem daqui! A cidade é linda, superdinâmica, cheia de coisas divertidas pra fazer!

Algumas dicas de programas ou informções para quem vai morar, no meu blog, Com o Pé na Austrália!

Beijo e sucesso para vc!

Complementando o post acima, depois de escrever sobre a Australia e aproveitando o fim de tarde um pouquinho mais frio de SP, resolvi abrir o pacote de TIM TAM que trouxe de lá pra experimentar o TIM TAM SLAM com chá (vi em um site um dia desses e reclamei com meu irmão porque ele nunca tinha me falado sobre comer TIM TAM assim). Acho que se soubesse disso antes, ao invés de trazer 2 pacotes de TIM TAM na mala, traria pelo menos uns 10, rsrsrs; é MUITO MUITO bom!!! Segue video no Youtube de como fazer https://www.youtube.com/watch?v=9MQZX1nLOJ4
Abs

Oi Carla, estive na AUS dez/10 e jan/11 e simplesmente amei o país.
Ficamos só 3 dias em SYD, AMEI o Bridge Climb, carinho mas achei muito legal. Pelo próprio site do Opera House conseguimos comprar ingressos para assistir O quebra nozes, vale a pena dar uma olhada na programação da época.
Como alguém já disse acima, pegar o Ferry regular para ir até Manly é um ótimo passeio (um taxista nos reforçou para pegar o regular pra dar tempo de curtir a vista da ponte e do Opera House), lá em Manly alugamos uma bike por 2 horas, tem uns cliffs com uma vista linda, se o tempo tiver bom vc consegue ver SYD ao fundo. Lá em Manly comemos um Fish&Chips delicioso que peguei no Mikix um tempo atrás. Aproveitamos um dia também para passear no SYD Fish Market, se vc gosta de ostras e outros frutos do mar é uma boa pedida. Infelizmente não tive tepmo de ir ao Taronga Zoo nem às Blue Mountais, mas estão na wish list para a próxima passada pela AUS.

Meu marido diz que o Jardim Botânico de Melbourne é o parque com o melhor “cheiro” que ele visitou.. Rsrsrsrs…
A Ana Cristina comentou sobre o MCG acima, se você gosta de esportes realmente vale a pena; lá dentro também tem um museu que só a parte das tochas de todas as olimpíadas já vale a visita. Não sei a época do cricket, em Dezembro pegamos os The Ashes, assistimos 1 dos 5 dias de jogos entre AUS e Inglaterra, um esporte diferente, só presenciar os tipos e o jeitão do jogo foi legal. Infelizmente não pegamos a época de jogos de rugby (também está na minha wish list)
Dizem que o Hunter Valley (próximo a SYD) é mais conhecido, mas pegamos um passeio de um dia pelo Yarra Valley que foi MUITO bom. Contratamos com a Epicurean Tours (www.epicureantours.com.au), o passeio dura o dia inteiro, foram 4 vinícolas (incluindo delicioso almoço na Chandon) e depois uma dairy farm. Foge do grupão (éramos 9 passageiros apenas) em uma van com um atendimento muito bom.
Também contratamos um passeio pela Great Ocean Road, acho que fiquei tão animada com a Epicurean Tours que me decepcionei com a Bunyip Tours. A viagem é bem cansativa, mas o visual vale a pena. O lado bom é parar em alguns lugares que talvez de carro não pararíamos, o lado ruim é que os ônibus não era lá muito bom, o motorista meio maluco e o grupo era grande (tem que ficar esperando os atrasados de sempre).
Se você gosta de animais o Aquário de Melbourne é outra atração que vale a pena, logo na entrada tem pinguins imperiais, eu ficaria um tempão paradona lá só observando-os.
Com essa febre de compras coletivas pelo mundo conseguimos aproveitar algumas ofertas no scoopon que valiam apena (www.scoopon.com.au) – comprávamos por aqui mesmo e quando era necessário agendar, mau irmão que mora lá ligava e marcava direitinho.
Victoria Market também é um belo passeio, tem um lugar que vende sanduíches com salsichas alemãs muito boas. Também é um bom lugar para comprar sourvenirs e, no meio de tantas coisas Made in China, tem um quiosque com artigos de madeira (tudo made in Australia) lindos – Yarandoo Park Concepts https://www.ypconcepts.com

Aproveitamos ainda algumas dicas de restaurantes com o programa do Anthony Bourdain – no reservations https://www.travelchannel.com/TV_Shows/Anthony_Bourdain/Episodes_Travel_Guides/ci.Episode_Australia.map você consegue ainda assistir o episódio inteiro pelo YouTube
Um abraço

OI Carla – Eu moro em Melbourne a muitos anos, pesquiso muito aqui no blog do Riq para minhas viagens mais opino pouco. Hoje nao podia deixar de dar umas dicas daqui de Melbourne.
Acho que voce deve ficar em St Kilda que e o bairro de turismo e a noite todos os restaurantes e pubs tem muito movimento – mesmo no frio em junho. (Eu moro aqui em St Kilda)
St Kilda – Passear na Acland st que tem so um quarteirao mais tem agito durante o dia e a noite. (restaurantes de todos os tipos, pubs, bar com musica, cabeleiro, supermercado, banco e muitos cafes) aqui e onde fica o Luna Park (vale a pena pelo menos pra tirar foto da entrada – icone de Melbourne)
Voce pode tomar seu breakfast no pier de st Kilda. Aqui tem varios pubs – o mais famoso e o Espy – que tem bandas ao vivo todos os dias – entrada free. Onde voce tb pode jantar – a tipica comida de Pub. (Fish and chips, linguica e hamburgues). Outro rua animada e a Fitzroy St.
Aos domingos tem o St Kilda Market que fica na Esplanada Av.
Do lado de St Kilda fica o maravilhoso Albert Park (onde se realize a formula 1) – voce pode caminhar ao redor do lago, lanchar ou tomar um breakfast.
Daqui mesmo de St Kilda voce pode ir a pe ou tomar um Tram (bondinho) para ir passear na Chapel Street – e uma rua comprida mais ao menos uns 10 quarteiroes -da Union St para Toorak Road) A rua comeca com lojas, bares, restaurantes alternativos e conforme vai chegando na Toorak road ela vai ficando mais elegante e mais cara – com suas lojas de grife. Eu adoro a Chapel Street – fica no bairro de Prahran – acontece tudo aqui de dia e de noite.
St Kilda fica a 5 km da cidade – voce pega o Tram e vai passear na cidade – se voce ficar aqui, claro.
Desce na Flinders Station – icone de Melbourne – um predio antigo lindissimo. Em frente tem a Federation Square – que e um edificio que tem um tem um anexo da National Galery de Melbourne com os quadros permanents de pintores Australianos e outra galleria com a historia dos aborigenes. – e tudo de graca.
Aqui tb fica o ACMi onde tem uma exposicao permanente sobre a historia do filme, tb de graca e bem interessante – principalmente se voce gosta de cinema. (Tem outra sala – esta paga – que tem sempre alguma exposicao internacional – como a maravilhosa esposicao sobre o Tim Burton que teve ano passado.
O vao externo da Federation e onde todo fim de semana tem algum evento como por exemplo – Brasil, Polonia, China ou Japao festival. Cada um em seu tempo. Estes dois predios ficam do lado do Yarra River – onde voce pode passear tanto a pe como de barco. Passeando pelo Southbank voce pode visitar o big Crown Cassino de Melbourne. Vale a pena a visita mesmo que voce nao goste de jogar E de graca, claro. Em qualquer hora do dia ou da noite voce vai ver australianos e asiaticos jogando. E no predio do casino que fica o Nobu – (restaurante japones).
Perto do casino voce pode dar um pulinho no Museu de Imigracao de Melbourne – e muito interessante conhecer as historias reais de pessoas do mundo inteiro que migraram para Victoria.
De todas as viagens de barco no Yarra River que eles oferecem eu prefiro a mais simples que sai do lado da Federation e vai ate o Dockland (voce nao precisa fazer a viagem de volta – e uma area mais ou menos nova onde voce pode passear e pegar um tram que te leve de volta pra cidade.
No big Jardim Botanico de Melbourne fica o Sydney Myer Music Bowl onde costuma ter concertos noturnos e cinema (so no verao) ao ar livre.
Quando eu vou pra cidade eu gosto de comer nos cafes ou restaurantes que ficam nas galerias (ou seriam vielas?) alternativas que ficam na rua Degraves St entre a Flinders St. e Collins St. Principalmente depois da Flinders Lane.
Outro lugar legal pra passear na cidade e no Queen Victoria Market – vale muito a pena – fecha as 2 e 4 feira.
Se voce gosta de esporte – nao pode deixar de conhecer o MCG – onde se realize o cricket e o futebol Australiano – tem visitas guiadas. Em Junho e o auge do futebol – eu acho que vale muito a pena assistir – e bem interessante. Logo ao lado fica o Melbourne Park onde se realize o Australian Open de Tennis (minha grande paixao) – 2 grandes quadras cobertas de tenis com teto retratil e mais de 20 quadras abertas. E um show.
Acho que escrevi demais.. volto pra falar dos penguins e dos 12 apostles.
Um abraco

Carla,
Estava lendo seu post sobre Riviera Maya, que me fez decidir sobre meu proximo roteiro de ferias.
Se puder dar indicaçoes de onde ficar em Tulum e Playa del Carmen.

A frase que e simbolo do lugar e “No worries mate !!!”

Olhe minhas dicas sobre quando estive de ferias na Australia no distante janeiro de 1998.
Fiz um live aboard so de mergulho de 4 dias indo para Coral Sea, cujos mergulhos sao infinitamente melhores que do Great Barrier Reef. A empresa que fui é a Taka Dive, e recomendo fortemente. http://www.takadive.com.au
Quem me ensinou isso na epoca foi um amigo que morou 3 anos em Cairns trabalhando como Dive Master em diversas embarcacoes.
La fiz os melhores mergulhos da minha vida. Guarde esse point de mergulho e depois me conte. “Osprey Reef”
Meu irmao esteve la em 2008, e megulhou com eles em um barco mais novo e confortavel . De Cairns tenho boas lembrancas de um rafting, que foi muito legal. La o programa é visitar a floresta tropical (sem graca para nos brasileiros, que temos identico aqui), passear de balao, saltar de para-quedas e esse tipo de passeio. As agencias especializadas organizam tudo, te pegam e devolvem no hotel, tudo muito facil. Apesar que se quiser radicalidade Nova Zelandia é o lugar.
Em uma cidade proxima tem um naufragio, que se chama Yongala, que a imprensa especializada classifica como o melhor mergulho de naufragio do mundo. Eu so nao fui para lá porque já havia feito 16 mergulhos com o Taka.

Surfers Paradise voce se sente em Miami e tem praias urbanas e uns parques diversoes Orlando style. De la fui para Frasier Island, que é a maior ilha de areia do mundo, e fomos em um esquema de uma pousada backpacker que aluga um carro 4×4, barraca, utensilios de camping e tudo mais. A cidade de onde sai a balsa para Frasier island se chama Hervey Bay e é um ponto famoso para observacao de baleias. Acredito que em junho é epoca delas.
Esticamos tambem para Byron Bay, que tem um clima hippie, e é bem bacana tambem.
Sydney ja falaram bastante antes de mim e nao tenho nada a acrescentar.
Melbourne nao conheco.

Espero ter ajudado e nao confundido.
Boa viagem.
Celso

ih, falar sobre cervejas e vinhos locais dá mais um post 🙂

as cervejas mais tradicionais são, como aqui no Brasil, as pilsen e lager. Tohey’s é ok, Carlton é boazinha, Crown é melhor. VB é, pra eles, cerveja de redneck ou asiático. Pure Blonde é uma que, segundo eles, não engorda. A Forster, conhecida por aqui, é quase só pra exportação: difícil achar por lá (também não faz falta). A James Boag, da Tasmânia, tem gosto de perfume. Coopers é minha predileta: tem red ale (rótulo vermelho), sparkling ale (verde) e stout (amarelo). Se você for comprar pra beber em casa ou no hotel procure por uma bottle shop: cervejas e bebidas alcoolicas não são vendidas em supermercados (mas todos tem uma bottle shop perto). em bares, muitos tem happy hour entre 17 e 19 com bebidas mais baratas. Espere pagar entre 5 e 10 dolares australianos por uma cerveja em bar ou boate.

Os vinhos são otimos e tem bom preco. Adelaide, Barossa Valley, Hunter Valley, Margareth Valley (sobretudo para os brancos) são boas regiões produtoras. Nas bottle shop é facil achar excelentes vinhos por menos de 20 dolares a garrafa. Outra vantagem: 95% das garrafas não precisam de saca rolha: a maioria é de rosca. Passe num supermercado, compre queijos, frutas e paes, pegue uma garrafa de vinho e va fazer piquenique em qualquer parque da cidade. É um excelente programa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito