Arcos de la Frontera

Avião, carro ou trem na Europa?

Escolher como se deslocar entre destinos europeus parece tão complicado quanto decidir o roteiro a ser seguido. O que é melhor, avião, carro ou trem na Europa? Nesse post explicamos quando é melhor usar cada meio de transporte.

Na verdade, as duas coisas andam (ou rodam, ou voam) juntas. A sequência de lugares que você quer visitar acaba determinando os meios de transporte mais adequados.

Note que escrevi no plural; muito provavelmente o seu roteiro pela Europa vai requerer uma combinação de dois ou três meios de transportes diferentes.

Avião na Europa: para roteiros abrangentes

Se você está pensando numa daquelas viajonas em que vai ouvir cinco ou seis idiomas pelo caminho, programe-se para fazer muitos trechos de avião.

Na Península Ibérica as distâncias podem ser enormes; a Itália fica bem mais longe do que se imagina. Voar é a melhor escolha entre Lisboa ou Porto tanto a Madri quanto a Barcelona; da Andaluzia a Barcelona; de Portugal à França e de Barcelona à Itália; de quase toda a Europa à Inglaterra, ao Leste Europeu (onde as ferrovias são lentas) e à Grécia (com acesso complicado por terra ou mar).

Como comprar vôos internos na Europa

Existem duas maneiras de comprar os vôos “internos” na Europa.

Os trechos “europeus” podem ser incluídos na passagem Brasil-Europa (sai menos caro do que parece; veja todas as dicas no nosso post sobre passagens multidestinos), ou comprados avulsos, em companhias aéreas “low-cost”.

Pesquise no Kayak ou no Skyscanner, mas tenha atenção para não cair em pegadinhas).

Trem: viagens curtas e práticas

Não existe modo mais civilizado (e europeu!) de viajar que o trem.

Com o trem você sai e chega pelo centro das cidades, não perde tempo com controles de segurança e tem a garantia da pontualidade.

Em viagens curtas, o trem é imbatível. Você só não deve ir de trem – em percursos de até 4 horas – se conseguir uma tarifa muito mais barata de avião.

Viagens longas, porém, são maçantes. E o trem noturno é uma maneira quase infalível de chegar bastante cansado à sua próxima escala.

Ande de trem entre Madri e a Andaluzia; aproveite o TGV na França (e entre Paris e Barcelona); use os trilhos para fazer seu périplo pela Itália; não pense em outro meio de transporte de Paris à Bélgica e à Holanda; explore a Alemanha e veja as paisagens mais bonitas nos trens panorâmicos da Suíça.

Os passes de trem são práticos e flexíveis. Mas quem se der ao trabalho de fuçar pela internet, pode comprar passagens avulsas por tarifas compensadoras.

Compre nos sites das companhias ferroviárias dos países de origem ou destino de cada trecho. O da Espanha é renfe.com; da França, sncf-voyages.com; da Itália, trenitalia.com; da Alemanha, bahn.de/international.

Carro na Europa: viagens descompromissadas

A popularização do GPS deu mais um empurrãozinho para a nossa natural preferência pelo carro. Só que o carro dificilmente se adapta à viagem-padrão do brasileiro na Europa.

Carros em cidades grandes são um estorvo; o GPS não encontra vagas para estacionar nem prevê engarrafamentos. No inverno, a capa de gelo nas estradas montanhosas é um stress que tira boa parte da graça da paisagem.

Use o carro para vagar – com calma e sem compromissos – por regiões do interior ou da costa pontilhadas de vilarejos e de desculpas para sair da estrada principal.

O segredo de boas viagens de carro na Europa é delimitar a região a ser explorada, montar bases e tomar a rota das estradas lentas e realmente panorâmicas. E vá com tempo sobrando: lembre-se que na vida real a gente naturalmente leva bem mais tempo do que o indicado pelo Google Maps.

Deixe para alugar o carro naqueles dias que você separar para explorar a Toscana, a Provence e a Côte d’Azur, Portugal (até Compostela), a Andaluzia, a Estrada Romântica alemã, a Sicília, a Costa Amalfitana, o vale do Loire.

Em vez de dormir um dia em cada lugar, divida a viagem em duas ou três bases, e perca-se pelos arredores.

Leia mais

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    325 comentários

    Olá Bóia,

    Em outubro irei para a França e pretendo fazer uma viagem de trem de Paris a Amsterdam, e resolvi comprar meu bilhete pelo site da Rail Europe que, pelo que andei lendo, é bem conceituado e um dos mais confiáveis. Porém, venho tendo dificuldades para comprar meu bilhete, no momento de efetuar o pagamento, está ocorrendo o seguinte erro:

    “Payment failed
    Please check you have properly fill in the form and make sure you use an international card. Local debit or credit card; even if it is VISA or MasterCard branded are not accepted.
    Authorization failed : Please re-try with a different credit card.”

    Já tentei com Amex, Visa e Mastercard, todos internacionais e com autorização do banco, mas para todos ocorre esse mesmo erro.

    Gostaria de saber se você já se deparou com algo assim nesse site, e se tem alguma dica ou outra opção de site (ou até mesmo agência de viagem) confiável, onde eu possa comprar meu bilhete de trem.

    Obrigado pela atenção, e espero que possa me ajudar.

    Olá!

    Estou passando algumas semanas em Berlim e vou fazer uma pequena viagem pro leste europeu. Minha ultima cidade seria Praga, e planejo pegar um trem de la pra voltar pra Berlim. Estou no site da DB e pelo visto é pra entregar o bilhete pelo correio, é isso? Nao estou com endereço fixo, e nem tenho impressora a mão. Alguma dica de como devo proceder pra finalizar a compra deste bilhete? (seria pro dia 5 de agosto).

    Obrigado!

    Queria pedir ajuda nos deslocamentos, na ordem e transporte:
    Londres – 7 dias
    Grécia – 3 avião
    Croácia – 2
    Budapeste – 3
    Viena – 3

      Olá, Denise! Não existe “Grécia em 3 dias” nem “Croácia em 2 dias”. Você conseguiria fazer “Santa Catarina” em dois dias ou a “Bahia” em três?

      O único trajeto desses que pode ser feito de trem é entre Budapeste e Viena.

      Mas você ainda precisa estudar muito, muito, muito o seu roteiro!

      Comece lendo todos os posts desta aba:

      https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

      Grécia é apenas em Atenas. Croácia só Dubrovnik.
      Queria saber apenas a melhor ordem no leste europeu.

      Olá, Denise! Ainda assim é uma viagem confusa e cara. Você teria que viabilizar Londres-Dubrovnik-Viena-Budapeste-Atenas. Só Viena-Budapeste dá para fazer de trem. Lembre-se que cada deslocamento praticamente toma um dia inteiro.

    Olá Ricardo, sou um apreciador de suas dicas. Estou planejando para as férias de final de ano uma viagem pela Europa de carro com a familia (eu, a patroa e a criança). Nosso objetivo é chegar em Linz, na Austria. A idéia inicial é baixar em Madri, após um ou dias dias pegar um carro e partir em direção a Catalunia, seguir no sentido da França (Pirineus no inverno? O que vc acha?) e beirar o Mediterraneo até a Itália. Alí surge uma outra dúvida, seguir em direção à Suiça (que ainda não conhecemos) ou atravesar o norte da Itália até Verona (ja passeamos pelos principais pontos dessa região de trem, pode ser que de carro seja outra coisa…), para então seguirmos para a Austria. A principio pretendo realizar esta viagem em 15 ou 20 dias. Gostaria que, se possível, vc comentasse este roteiro….abçs Pedro

      Olá, Pedro! Se você ler o texto com atenção, vai ver que este é justamente o tipo de viagem de carro que o Ricardo Freire não endossa. Não é a praia dele, lamentamos 😀

    Boia, Riq e trips: não sei se vcs já conhecem um novo site/app que ajuda bastante a planejar roteiros – o http://www.rome2rio.com . Seria mais um site de OTA, mas não é: o enfoque deles é mais o de mostrar opções de meios de transporte como trem e avião, ao invés de se focar em preço e venda de trechos.

    Ainda está em fase beta, mas vale MUITO a pena uma consulta, principalmente para quem está planejando viagens terrestres na Europa. Vc coloca origem e destino e ele busca em uma série de fontes as opções, de vôos low-cost a trens a direção, e depois, sabendo quem voa ou oferece trens para onde, é muito mais fácil consultar os sites das cias. envolvidas.

    Olá! EStou com muitas dúvidas! Vou pra Portugal em julho e quero passear pela Espanha! Já fiz reservas em hoteis em Barcelona e Madrid! Em Barcelona fiz para o dia 18 a 23 de julho e em Madrid para 23 a 26 de julho! Agora estou com dúvidas quanto a forma de ir para Barcelona. Sei que a forma mais rápida e barata de ir Lisboa para Barcelona seria o aviao, mas estou com muito medo de passar pela imigração novamente na Espanha! Sendo assim qual a melhor forma de chegar em Barcelona? O onibus seria muito cansativo? Ou seria melhor ir de trem até algum lugar, dormir e depois seguir viagem de trem até Barcelona? Prefiro gastar um pouco mais a passar pela imigração na Espanha!

      Olá, Camila! Vôos entre Portugal e Espanha são “domésticos” dentro do Espaço Schengen; não há necessidade de nova imigração. As conexões ferroviárias entre Portugal e Espanha são péssimas, vá de avião.

      Obrigada! Vou comprar avião mesmo! Sabem se a Vueling é uma boa companhia?

    Olá, turma da Bóia! Pretendo viajar 15 dias pela Europa em julho com mais duas amigas (confesso que estou um pouco atrasada). Queremos ir a Londres, Paris e Berlim, se possível esticando até Praga. Porém não consigo me decidir por onde chegar, levando em conta preço e tempo. Alguém tem uma sugestão: SP-Londres aéreo e depois trem p/ as outras cidades? SP-Paris e os outros trechos tb aéreos? Alguém já foi de trem p/ Praga, partindo de Berlim?

    Bom dia Ricardo
    Por favor, eu e minha esposa vamos fazer em 25 noites a Rota:
    Barcelona – Roma – Florença – Veneza – Zurich – Paris
    Quais os trechos que devo fazer de trem ? Este é um trem especial ou um trem comum ?
    Onde posso comprar com antecedência estas passagens?

    Muito obrigado
    Luiz

    Prezados Ricardo e amigos do VnV. De tanto ouvir as dicas de viagem aqui na rádio no Rio e resolvi entrar no site e…. Não consigo parar de ler !!!! Já li uns 12.345 mil artigos e posts e não paro. Parabéns a todos os envolvidos neste site ! Bom, eu e minha filha de 15 anos devemos embarcar no dia 22/12 para a Europa e retornar dia 17/01 e as dùvidas são inúmeras e as opções também. A única questão que minha filha faz (presente de 15 anos rsrsrs) é o réveillon em Paris. Já estive na Europa há muitos anos e quero aproveitar a oportunidade e proporcionar algumas experiências para ela que, para mim, foram inesquecíveis como: albergues e mitfahrcentrale. Portanto, as cidades que quero levá-lá são: Lisboa, Roma, Paris e Berlin, sujeito a alguns “bate-volta” em cidades vizinhas. Já li muito aqui mas as dúvidas principais são a cidade de chegada e na Europa e volta ao Brasil, os dias dedicados a cada uma das “cidades-sede” e a ordem do roteiro (pouco, né ? rsrsrs, desculpem-me). Pretendo comprar tudo pela web ou montar todo o roteiro e depois levar numa agência para “apararem as arestas”, como li aqui. Vocês podem me ajudar ? Grande abraço e até breve.

    Olá Ricardo,

    Adorei as suas dicas.

    Eu e meu marido iremos para Viena (3 noites), Praga (3 noites)e Berlim (4 noites).Temos pouco tempo, pois estaremos aproveitando a páscoa para viajar.

    A minha dúvida é qual seria o melhor meio de locomoção de uma cidade para outra.

    Os trens são de fácil acesso, mas nestas regiões (pelo que estudei) são velhos e demorados, em contrapartida com carro teremos dificuldade de estacionamento.

    Portanto, gostaria de algumas informações para poder decidir:

    1- Os trens são mesmo ruins e demorados nestes trechos? Consigo trens mais rápidos?
    2- Qual o custo normal da viagem de trem? Consigo comprar adiantado e com preço promocional? Consigo comprar na hora?
    3- Quanto de bagagem se pode levar nos trens?
    4- Qual o perigo de viajar de carro nestes trechos? Como são as estradas? E as placas são em inglês?
    5- Como funciona para estacionar um carro nestas cidades?
    6- Consigo locação de carro com preços promocionais? A tarifa de um país para o outro é muito cara?

    Agradeço a atenção.

    Daniela

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito