Báli pra Isabela

Báli

A Isabela entrou na caixa de comentários da Ásia para pedir dicas de Báli, pra onde vai viajar com a família.

Báli é um dos lugares que mais gostei de ter visitado; já fui duas vezes, e voltaria quantas vezes pudesse. Da outra vez em que o real esteve superforte (entre 94 e 98), Báli estava no topo da lista de desejos dos viajantes mais descolados — tipo a gente aqui 🙂

De lá, os casos dos atentados em Jakarta (onde você nem precisa passar para ir a Báli) e Kuta (que fica em Báli, mas de onde você deve manter distância se quiser gostar da ilha), somados ao tsunâmi de 2005 (que não fez nem marolinha por essas bandas da Indonésia) meio que estigmatizaram o destino entre nós.

E agora o caso do vulcão que entrou em erupção em Java, cancelando temporariamente todos os vôos a Báli, contribui para deixar o destino naquela categoria “xi, tem certeza que você quer ir pra lá”?

É uma bobagem. Além de ser um dos lugares mais bonitos — e charmosos — do planeta, Báli é praticamente grátis. No quesito BBB, não perde pra ninguém. O único item caro é a passagem. E de repente com a chegada da Singapore Airlines no Brasil (que vai voar a Cingapura via Barcelona, e que vai ser o caminho mais curto do Brasil a Denpasar, o aeroporto de Báli) pode ser que até nesse departamento apareçam ofertas.

Estive pela última vez em Báli em 1998; não tenho dicas atualizadas pra dar pra Isabela. Deixaria apenas três dicas. Vamos a elas: Ubud. Ubud. Ubud.

No quesito hotéis, é quase impossível achar algo que não seja charmoso. Se quiser cacifar uma ou duas noites num hotel especial, sugiro o Uma Ubud.

Aí vão alguns links úteis. Basta uma estudadinha deles para bater a vontade de duplicar o tempo que você planejava ficar por lá.

Báli no Travelfish.org: o melhor site do momento para todo Sudeste Asiático.

Báli no suplemento Travel do New York Times — sempre um ótimo ponto de partida para qualquer destino.

Báli no MauOscar — o Maurício e o Oscar moraram um tempo em Cingapura e iam a Báli sempre que podiam.

7 dias perfeitos em Báli, por Dri Setti,  — publicado no Achados do ViajeAqui

Tudo de Báli no Achados do Viaje Aqui — role a página, o índice está ao pé dela

Indonésia no I’m in Asia Now — dicas e fotos da Rachel Verano e do Marco Pomárico

E você? Esteve em Báli recentemente? Deixe suas dicas — e os links das suas fontes de informação! — aqui!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


136 comentários

Finalmente Bali vai sair do campo dos sonhos e se tornar realidade em Agosto… super alta temporada por lá e foi ífícil encontrar os hoteis que estavamos realmente querendo. Vamos ver se as escolhas alternativas vão funcionar (risos).
Posso fazer duas perguntinhas para os gurus?
1- Alguém já fez o por-do-sol no Gunung Batur? É furada? Tipo, vc e a torcida do flamengo por lá? Não estava a fim de acordar 4am para ser uma experiência caótica (além da mafia dos guias que já estou esperando, lógico! ehehe).
2- Alguém fez snorkeling? Li sobre a Lagoa Azul perto de Candidasa e da região de Amed… se alguém tiver alguma luz, eu agradeço muito! Queria dedicar um dia da minha viagem para isso.
Obrigada 🙂

    Olá, Mirella! Colocamos sua pergunta no Perguntódromo, vamos torcer 😀

    Opa Oscar, obrigada! Já passei lá para ler e achei legal.
    Estou só aqui pensando se minha mãe aguenta as 2 horas de trilha eheheh
    abs

    Bah Mirella , a gente tb tinha a mesma dúvida e deixamos para resolver lá mesmo.Falamos com alguns hóspedes , desistimos de acordar de madrugada e fomos logo após o café da manhã.
    A vista é bonita e faz muito frio lá em cima , indo de madrugada deve precisar agasalho de ski ,hehe.

    Oi Sylvia, obrigada!
    Agasalho de ski nós temos de sobra, o problema é lugar na mala (maldita low cost com limitação de bagagem ehehe)…
    Vou ver se me animo… você contratou guia por lá mesmo, ou fechou antes com o pessoal do hotel?
    bjos

    Oi mirella!

    Minha “moral da história” da viagem pra Bali foi que se alguma coisa soa como furada e programa de índio, pode ter certeza que será! Principalmente na alta temporada…
    Chegamos na base da montanha, mas o calor, umidade e super lotação de turistas Australianos por todos os lados nos desanimou de fazer o resto do passeio.
    O mesmo com o nascer do sol na praia Lovina.
    Acordamos as 3 da manha, dirigimos 3 horas pra cruzar a ilha e foi a maior furada que já cai na vida!!! (tinha mais uns 100 barcos lá com a gente! Que furada… Era gente que não acabava mais…).

    Snorkel em Bali tb foi uma decepção… Até chegamos a comprar equipamento, tamanha a animação!
    Mas Bali pertence aos surfistas e mergulhadores…
    As áreas próximas a costa (que seria ideal pra snorkel) tem a água muito mexida (por causa das ondas) oque espanta os peixes, e as praias mais tranqüilas acabam tendo muitos barcos oque deixa a água suja.
    Uma boa opção (que nós não fizemos) foi alugar um barco e ir pra alto mar, onde o pessoal vai fazer mergulho (de tanque de oxigênio) perto dos naufrágios, que dizem ter muitos corais e peixes e tal.
    Mas achamos o passeio caro e longo, até por que não faríamos mergulho, apenas snorkel.
    Então a maioria do nosso tempo em Bali foi mesmo passado na piscina do hotel! (isso sim é imprescindível! Um bom hotel com uma boa piscina!).

    Beijos!
    Dri

    Oi Dri,
    Tinha lido sobre sua experiência em Lovina e já tinha cortado… estou achando que vou cortar o nascer do sol, pois está com cara de ser como o por-do-sol em Siem Reap no Bakheng Hill…
    Sobre o snorkel, eu queria tanto fazer alguma coisa, já que adoro, por isso pensei na Lagoa Azul e na região de Amed (east Bali)… vou pesquisar com mais calma. Pegar barco e ir para o mar não é nossa intenção, já que estaremos com minha mãe.
    Não estou 100% no hotel que estou ficando em Ubud (Vila Evita), mas foi o que encontrei, já que todas as opções que estava buscando já estava lotada (estou indo agora em Agosto, super alta temporada)…
    Estou tão empolgada, mas ao mesmo tempo com receio de Bali…
    Obrigada!!!!
    bjos

    Mi, não é pra levar agasalho de ski não, foi só prá lembrar que quando fomos ( set) tava gelado no vulcão.
    Não contratamos nenhum passeio, o que a gente sempre faz é alugar um taxi por um dia inteiro e marcar num mapa onde a gente quer ir .Como sou fissurada em campos de arroz deixamos para o motorista sugerir a melhor vista.
    Bali é um dos lugares que quero voltar para ficar um mês , e olha que não mergulho, não curto ficar tostando na praia, não tou nem aí prá piscina…e me apaixonei para sempre pelo modo de levar a vida balinês .

    🙂 🙂 🙂
    Poxa, achei que finalmente iria desenterrar meus casacos de ski, depois da temporada tropical aqui na Australia (risos).
    A ideia do motorista já está no cronograma, nem quero pensar em dirigir por lá. Agora só preciso fechar os itinerarios, que ainda estão no mundo das ideias.
    Bom saber que amou Bali, quero que essa viagem da minha mãe seja mágica!!!
    bjin e se lembrar de alguma dica, me avisa 😉

    Não sei se ainda está em tempo… fomos a Bali em Abril/2012 e utilizamos o mesmo motorista da Dri Miller, o Roby, e ele foi muito bom!!
    O contato dele é através do: [email protected]

    Não me manifestei antes porque não fiz esses passeios… mas o depoimento da Dri bate exatamente com o que eu intuo.

    Na minha experiência de Báli o mega-bacana sempre foi Ubud e os encontros fortuitos pelo interior com procissões e festividades. Ali está a Bali do dia a dia, que é fascinante.

    Quanto mais turistas você adiciona ao seu passeio, menos Báli fica evidente. Eu fugiria dos templos e vulcões nos horários mágicos em que todo mundo quer estar… e iria com tempo para parar pelo caminho caso aparecesse alguma festa.

    Também não iria a Báli com intenções praieiras; o único aspecto em que elas são superiores é o do surf. Procuraria escolher um hotel charmoso, não precisa ser caro, mas que tenha vista para campos de arroz, ou a piscina seja de pedra, não de azulejo…

    O único programa de turista que acho imperdível — e põe imperdível nisso — é uma apresentação de Kechak.

    Oi Riq,
    Estou guardando 5 dias para a região de Ubud, pois é lá que quero encontrar o coração de Bali 🙂
    Peguei um hotel que parece ok (não o que eu queria), um pouco distante do centrinho, mas estou torcendo para que seja legal (Chama-se Villa Evita). Ir na alta temporada dá nessas coisas, a gente pega o que sobra!
    Nos outros 3 dias vou para Nusa Dua, no Meliá que o Oscar e a Carla recomendaram. Como não somos baladeiros e preferimos uma praia mais bonitinha, achamos que essa opção seria mais legal que Seminyak.
    Bom… acho que vai ser legal essa primeira viagem para ter um gostinho do que Bali tem a oferecer…
    Obrigada pela resposta e o espaço 🙂

Estou planejando uma viagem pela Indonesia de veleiro, em setembro, com casais de amigos. O plano inicial é sair de Bali e ir parando nas ilhas ao longo do caminho até Labuan Bajo. Alguém já fez algo parecido e tem dicas para passar?

Pessoal, devo ficar 4 noites em bali no inicio de maio. Vou estar sozinha. Nao queria um lugar cheio de criancas e adolescentes. Que hotel vcs me recomendam? O que nao fazer? Obrigada!!!!!

    Olá, Helga! Quatro dias é muito, muito, muito pouco para Báli. Vá direto para Ubud. É um local charmoso, os hotéis não são caros, não é praia, então não há crianças.

Obrigada Bóia!

Quanto custa mais ou menos um aluguem de carro, em Jacar por exemplo. Com motorista claro. Por 10 dias.

e ok, os carros são iguais aos nossos, e então significa que cambem 5 pessoas certo? ou existe alguma lei de transito que implica em número menor de passageiros por carro?

Tenho uma dúvida na verdade. Na indonésia, e em bali, como são os carros? São iguais aos nossos? Quantas pessoas cabem em um carro lá?

Porque estou indo viajar em 4 pessoas, com o motorista seriam 5, e queria saber se cabemos todos em um carro só, e também se é muito caro alugar carros por lá.

Obrigada!

    Olá, Flávia! Os carros em Báli são iguaizinhos aos nossos 😀

    Muitos turistas alugam carro. Tenha em mente, porém, que o trânsito é meio caótico (muitas curvas, muias motos) e a mão é inglesa.

Estou pensando em ficar 20 dias em Bali em dezembro de 2011. O clima é bom nessa época ou chove muito?
Abraço, Paulo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito