Báli pra Isabela

Báli

A Isabela entrou na caixa de comentários da Ásia para pedir dicas de Báli, pra onde vai viajar com a família.

Báli é um dos lugares que mais gostei de ter visitado; já fui duas vezes, e voltaria quantas vezes pudesse. Da outra vez em que o real esteve superforte (entre 94 e 98), Báli estava no topo da lista de desejos dos viajantes mais descolados — tipo a gente aqui 🙂

De lá, os casos dos atentados em Jakarta (onde você nem precisa passar para ir a Báli) e Kuta (que fica em Báli, mas de onde você deve manter distância se quiser gostar da ilha), somados ao tsunâmi de 2005 (que não fez nem marolinha por essas bandas da Indonésia) meio que estigmatizaram o destino entre nós.

E agora o caso do vulcão que entrou em erupção em Java, cancelando temporariamente todos os vôos a Báli, contribui para deixar o destino naquela categoria “xi, tem certeza que você quer ir pra lá”?

É uma bobagem. Além de ser um dos lugares mais bonitos — e charmosos — do planeta, Báli é praticamente grátis. No quesito BBB, não perde pra ninguém. O único item caro é a passagem. E de repente com a chegada da Singapore Airlines no Brasil (que vai voar a Cingapura via Barcelona, e que vai ser o caminho mais curto do Brasil a Denpasar, o aeroporto de Báli) pode ser que até nesse departamento apareçam ofertas.

Estive pela última vez em Báli em 1998; não tenho dicas atualizadas pra dar pra Isabela. Deixaria apenas três dicas. Vamos a elas: Ubud. Ubud. Ubud.

No quesito hotéis, é quase impossível achar algo que não seja charmoso. Se quiser cacifar uma ou duas noites num hotel especial, sugiro o Uma Ubud.

Aí vão alguns links úteis. Basta uma estudadinha deles para bater a vontade de duplicar o tempo que você planejava ficar por lá.

Báli no Travelfish.org: o melhor site do momento para todo Sudeste Asiático.

Báli no suplemento Travel do New York Times — sempre um ótimo ponto de partida para qualquer destino.

Báli no MauOscar — o Maurício e o Oscar moraram um tempo em Cingapura e iam a Báli sempre que podiam.

7 dias perfeitos em Báli, por Dri Setti,  — publicado no Achados do ViajeAqui

Tudo de Báli no Achados do Viaje Aqui — role a página, o índice está ao pé dela

Indonésia no I’m in Asia Now — dicas e fotos da Rachel Verano e do Marco Pomárico

E você? Esteve em Báli recentemente? Deixe suas dicas — e os links das suas fontes de informação! — aqui!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


136 comentários

Ola!!
Estou planejando minhas ferias para outubro desse ano.. A ideia eh passar uns dias na australia e de la seguir para bali e talvez tailandia na sequencia..
Quanto a Bali, gostaria de dicas..
Essa epoca eh boa?
Provavelmente farei essa viagem sozinha.. Eh recomendavel ou nao??

    Olá, Lele! Não há motivos para desrecomendar uma viagem a Báli desacompanhada. Báli é interessante o ano inteiro; mesmo na época mais chuvosa a ilha vale a pena. A época seca vai de maio a setembro. Não temos conteúdo próprio sobre Báli; leia os comentários anteriores, contêm dicas de leitores.

Ola,

primeira visita ao site e tenho que confessar.
Muuuuito interessante, as dicas são muito praticas.
Eu estava ontem conversando com meu namorado sobre viajarmos.
Ficamos surpresos ao perceber como não e caro ir de Pequim para Jakarta.
Dai surgiu a ideia de “porque não ao invés de ir a Jakarta ir direto a Bali?”
Começamos a pesquisar ( eu passagens e ele hotéis), e acabei caindo aqui.
Adorei, estamos querendo ir em final de junho ( quando acabam nossas aulas ) e ficar uma semana( pegando inicio de julho)
Ele é muçulmano e em julho vai ter Ramadan. Quero muito ficar um pouco mais de uma semana.
Uma coisa que tenho muita dúvida é : quanto se gasta mais ou menos em Bali???
Nossa ideia é chegar lá com tudo pago. Esse mês pagaremos passagem , mês que vem o hotel.
Quanto mais ou menos deveríamos levar???

Eu preciso de ajuda!!!… Estou para marcar viagem de portugal para Bali em Maio.
Como nao gosto de chuva, amo o sol:-) tenho algum receio de apanhar 3 ou 4 dias de chuvas tropicais.
Estou a planear ficar 2 dias em Singapura, 3 em ubud , e 4 em Ungasan no banyan tree.
Claro que o tempo será sempre uma incerteza, mas nas Caraíbas as chuvas são mais durante a noite em época alta.
Como nao posso ir em Junho ou Julho, gostava do máximo de informação de quem já esteve em Maio e nao so, claro!!!
Obrigado e muitas viagens :-)))

    Olá, Pipinha!

    Segundo o Weather Channel, maio recebe em média 72 mm de chuva. Nos trópicos, menos de 100 mm é um volume interessante, que só atrapalhará suas férias caso haja uma frente fria estacionada durante os seus dias balineses.

Ei, pessoal,
Estamos pensando em ir a Bali por volta do dia 10 de janeiro. Será que o clima é proibitivo? Chove muito? Há algum outro local interessante por perto?
Obrigada!

    Olá, Laura! O período é sujeito a chuvas, não conte com dias secos na seqüência. Normalmente combina-se Báli com um ou dois destinos do Sudeste Asiático, como Cingapura e Tailândia. O tempo está melhor na Tailândia nesta época.

Bom dia pessoal, estou programando minhas próximas férias e gostaria muito de conhecer Bali.

Alguém poderia me ajudar com algumas dúvidas?
– Qual seria a melhor época de ir para Bali, com preços bons e sem aglomeração de pessoas?
– Quanto tempo necessário para aproveitar e conhecer as melhores coisas?
– Outra dúvida é… será que alguém poderia me passar uma média de quanto se gasta ao todo?

Muito obrigada.
Att,
Patricia

    Olá, Patricia! Bali pode ser baratíssima se você seguir dicas de mochileiros e guias como Lonely Planet. Mas tem também luxo para quem quiser. Fique pelo menos uma semana; dá para ficar um mês e não ver tudo. A época mais seca vai de abril a agosto. Para pegar menos turistas, abril a junho.

Eu ja fui pra Bali 3 vezes e estou de novo por 15 dias.

Dicas de Bali: Fique em Seminyak. Dicas de restaurante e balada: potato head & Ku de Ta.

Contrate um motorista e sai de KUTA. Va para Uluwatu, Dream land e por ai…

Ubud eh uma graca e vale muito a pena visitar.

Depois desses passeios, corra de la para uma das ilhas: Nusa Lembongan ou Gili.

Qualquer Gili que ficar da pra ir de barco pras outras. A trawagan e a melhor porque tem mais opcao de restaurantes e etc. Nas ilhas so bike e cavalo. Da pra dar uma volta na GT de bike em 2 horas. Eh demais.

Essas sao minhas dicas. AHHH e nao gaste todas suas rupias no aero no caminho de volta pra casa pq na saida vc tem que pagar uma taxa!

Riq, Boias e turma da VnV,
Como sugestão, será que seria possível apagar ou colocar no paragrafo debaixo o botão “apagar” da caixa de comentários?
Eu não sei se é só comigo, mas vira e mexe eu deleto um comentário inteirinho, por ter clicado no botão errado! (Sou loira, eu sei… mas fica aí uma sugestão eheheh).
PS: Por favor, deletem esse comentário depois que lerem, pois não quero ficar “sujando” a página de Bali! Abs

Oi Pessoal,
Estivemos em Bali durante uma rapida volta ao mundo em abril/12, em comemoracao aos nossos dez anos de casados. Lemos muita coisa antes de ir e as colocacoes da Dri foram excelentes. Varios passeios anunciados como imperdiveis, podem, tranquilamente, nem entrar no roteiro. Para quem possui um litoral como o nosso, em termos de beleza, as praias de la deixam a desejar. Nos visitamos os templos principais e achamos tudo maravilhoso, sobretudo porque pegamos a epoca dos festivais religiosos, com peregrinacoes e tudo mais… Muito calor e gente para todo lado, mas a experiencia e inesquecivel.
Nos alugamos carro com motorsta (50 usd por dia) e valeu a pena. Como os deslocamentos sao lentos, todo conforto e pouco. Alem disso, o motorista, indicado pela Anna, do Nosnomundo, nos deu altas dicas.
Em Ubud, nao deixem de assistir uma apresentacao de danca tipica, de comprar pecas em prata (ou prateadas, sei la) e de experimentar os pratos balineses (escolhemos o Batu Waran Cafe, indicado no Viagem Afora). E necessario reservar com antecedencia, mas a comida e o preco sao excelentes. A Carla, do Idasevindas, e Mauoscar, sem saberem, tambem nos deram grandes sugestoes.
Mesmo quem nao curte balada, vale visitar um beach club, sobretudo ao por do sol, pois o astral e demais (precos tambem).
Aproveitamos para curtir a ilha, a cultura, o povo e a culinaria, sem obrigacoes, e especialmente, para descansar (o ritmo la e totalmente baiano)
Pontos negativos: as calcadas esburacadas (Ubud e Semyniak), sem espaco para pedestres, sendo que o pouco espaco que sobra e, muita vezes, ocupado pels motos, e muito lixo espalhado em alguns lugares.
Abc. Ju

    Oi Juliana, Tudo bem?
    Adorei as dicas, estou super em duvida do que visitar e pra onde ir, já que tudo que leio parece que é pega-turista (risos)…
    Se tiver mais dicas, manda aqui pra gente!!!
    Estamos indo em Agosto e super empolgados com essa primeira viagem a Bali!!!

O Oscar indicou lugares bem legais para visitar, e tem outros que também valem a visita.

O templo Pura Besakih é passeio obrigatório por ser o principal complexo religioso de Bali. Leve uma canga ou vá de calça, nesse e em todos os locais religiosos, pois é preciso cobrir as pernas para poder entrar.

A praia de Dreamland é incrível, do alto do paredão rochoso é possível ver as ondas perfeitas chegando na praia de areia branca. As cabanas, chamadas Warung, completam o cenário.

No parte leste da ilha estão o Goa Gajah e Goa Lawah, 2 importantes locais Hindus.

No templo de Uluwatu há apresentação chamada Kecak, que é belíssimo, uma verdadeira viagem auditiva. Eles cantam e encenam passagens da história Hindu.

É preciso ficar atento ao trocar dinheiro nas pequenas casas de câmbio, pois os balineses são muito rápidos para tirar algumas notas depois que você acompanhou com ele a contagem.

Fazer compras é um atrativo a parte e é preciso negociar muito. Nos quase 30 dias que fiquei lá com minha esposa, desenvolvemos técnicas de barganha que foram muito úteis no restante da viagem.
https://turismobackpacker.com/2012/04/27/21-dicas-para-negociar-melhor-na-viagem/

Se tiver mais tempo, as Ilhas Gili são indicadas. Gili Trawangan é mais cheia e Gili Meno é bem rústica.

Escrevemos o diário da viagem em Bali, está em https://turismobackpacker.com/diario-de-viagem/

Abraço!

    Opa Douglas, obrigada!!!
    Vou passar lá no seu blog para ler todas as dicas em detalhe 🙂
    Estava pensando em ir para as Gilis, mas li algumas reviews dizendo que a Trawangan já virou Kuta… e a Meno é bacana, mas bastante rustica e não sei como minha mãe iria se sair por lá (risos).
    Vão ser apenas 8 dias, então… acho que ficaremos só em Bali mesmo e quem sabe numa outra oportunidade rola de conhecer mais da Indonesia.
    Obrigada!!!!
    Abs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito