De carro em Cancún: como evitar multas 1

De carro em Cancún: como evitar multas

Placa de trânsito no México

O Rogério alugou um carro em Cancún para fazer passeios por conta própria. Não recebeu orientações da locadora quanto às leis de trânsito e acabou sendo multado. De volta ao Brasil, ele deixa um alerta para os próximos motoristas, e relata também o método um tanto quanto peculiar de aplicação da punição. Vai pelo Rogério:

Gostaria de passar uma dica sobre aluguel de carro, ou melhor dizendo, sobre multas! Fui em maio passado a Cancún, e se tivesse lido esta informação teria sido poupado de bastante aborrecimento.

Quando fui a Playa del Carmen, estacionei na rua a algumas quadras da 5ª avenida, e quando retornei tinha recebido uma multa. Primeira dica: se informe sobre a legislação de trânsito, pois aprendi lá que não se pode estacionar a menos de 15 metros das esquinas (10 metros a mais do que aqui no Brasil!).

Segunda dica: a multa não vai para o dono do carro, e sim para o motorista, e para garantia de pagamento a polícia leva a placa do carro para a delegacia. Portanto, se receber uma multa, verifique o que foi levado como garantia (vem escrito na multa, mas eu não tinha reparado) para buscar depois. Espero que a informação seja útil. Obrigado.

Nós que agradecemos, Rogério! Sentimos muito pelo ocorrido!

Fomos atrás da informação e descobrimos que as esquinas são demarcadas por uma linha vermelha. É a chamada “zona roja” (zona vermelha), onde não se pode estacionar.

No México, também são infrações de trânsito: estacionar em fila dupla, falar ao celular enquanto dirige, não usar cinto de segurança, dirigir sob efeito de álcool ou drogas (dá cadeia!), dirigir na via rápida (que deve ser utilizada apenas para ultrapassagens), não dar preferência ao pedestre, entre outras.

Peça todas as orientações quando for alugar o veículo! As multas podem chegar a 185 dólares.

Queremos saber: você cometeu alguma infração de trânsito em Cancún? Também foi multado? Conte pra gente!

Leia mais:

51 comentários

Viajei para Cancun em 2010 passeio maravilhoso e só aluguei o carrro para ir a Xcaret,no resto tudo de onibus,mas um amigo meu morreu com 100 doletas por excesso de velocidade,

Olá amigos! Ficamos hospedados no Riu Cancun. Hotel all-inclusive, excelente, bom atendimento e restaurantes variados. Devido à proximidade do centro optamos por não alugar carro. O acesso à ônibus é bem fácil e barato, alguns dispõem de ar-condicionado e wi-fi, além disso, muitos brasileiros a bordo, rs (o que comprova a facilidade e comodidade). Em relação à dúvida se vale apena hotel all-inclusive em Cancun, seguramente digo que sim, pois depois de um longo e cansativo passeio, fazer as refeições no hotel, principalmente o jantar têm um custo-benefício ótimo! Abraços!

Boa tarde amigos! Não existe nenhum site onde possamos fazer essas queixas até que chegue a um conhecimento mundial e pressionando assim ao governo mexicano tomar providencias? Algum de vocês pode informar quanto pagaram no aluguel do carro comum de 5 lugares por 7 dias? Existindo esses problemas, é melhor ficar de onibus mesmo ou insistir no aluguel do carro?

A dica no México é a seguinte: faça uma ou mais cópias da habilitação em cores e coloque dentro do plástico próprio dela. Quando for abordado por um dos bandidos da segurança mexicana apresente a cópia, tenha certeza de que ele não desconfiará que não é original. Ele vai pedir a propina, nessa hora abra a carteira e mostre que só tem uma cédula de valor baixo mas que estava indo procurar um caixa eletrônico, peça que ele fique com a habilitação e combine o local para pegar de volta e o preço . Para um teatro bem feito chore bastante o preço da propina e depois divirta-se por ter enganado o miserável.

Eu e meu marido estamos em Playa del Carmem e ontem tivemos a falta de sorte de sermos parados por um policial corrupto. Eram dois policiais que ficavam na beira da estrada com aquela pistola que mede a velocidade. Estávamos na Carretera Cancun-Tulum e não vimos sinalização no local. Como a velocidade da via varia entre 40 a 100 km e muda toda hora, é possível que estivêssemos acima dos 40km ( nós e todo mundo). Vieram nos abordar rindo e a “negociação” foi muito direta. Eles nos perguntaram se preferíamos a multa (120 dólares) ou resolver com eles. Deixamos 33 dólares e continuamos nossa viagem. O “interessante” é que pararam outro carro ao mesmo tempo e logo liberaram. O condutor era um mexicano. Isso é extorção ao turista ou não é? Agora estamos com medo de sair com o carro, porque essa estrada é a que leva para todos os pontos turísticos e não temos como fugir dela. Além disso, há várias cabines policiais na estrada que sempre estão fazendo blitz. A dica é tentar andar na velocidade e levar pouco dinheiro na carteira. Agora, se você não quiser ter nenhum tipo de chateação mesmo, abra a mào de sua liberdade e não alugue o carro.

Estou indo pra Cancun com a minha namorida dia 17/11, pretendemos alugar um carro para conhecer as praias da Riviera, espero não cair nas garras dos policiais corruptos. Na volta, conto como foi. Fuiiii

Alugamos em Cancún e Playa del Carmen, em duas viagens diferentes (uma semana cada uma), não tivemos nenhum problema nem com multas nem com a polícia.

É por essas e outras que México está fora dos meus planos de viagens pelos próximos 15 anos. Uma coisa é lidar com legislaçõa diferente. Outra, com extorsão descarada de agentes de segurança.

Também levei uma multa em playa del carmem (fui em abril de 2011) por estacionar em um local proibido (claro q não dava pra percebermos na hora, ainda mais porque estava cheio de locais q não nos avisaram e tampouco se tratava de uma “vaga milagrosa”). Enfim, tomem cuidado e se informem, pois tivemos q gastar um tempinho pra resolver o problema. No mais, só percebemos depois de um tempinho q levaram nossa placa para garantia do pagamento de multa (única parte engraçada da história srrssrs).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito