De carro em Cancún: como evitar multas 1

De carro em Cancún: como evitar multas

Placa de trânsito no México

O Rogério alugou um carro em Cancún para fazer passeios por conta própria. Não recebeu orientações da locadora quanto às leis de trânsito e acabou sendo multado. De volta ao Brasil, ele deixa um alerta para os próximos motoristas, e relata também o método um tanto quanto peculiar de aplicação da punição. Vai pelo Rogério:

Gostaria de passar uma dica sobre aluguel de carro, ou melhor dizendo, sobre multas! Fui em maio passado a Cancún, e se tivesse lido esta informação teria sido poupado de bastante aborrecimento.

Quando fui a Playa del Carmen, estacionei na rua a algumas quadras da 5ª avenida, e quando retornei tinha recebido uma multa. Primeira dica: se informe sobre a legislação de trânsito, pois aprendi lá que não se pode estacionar a menos de 15 metros das esquinas (10 metros a mais do que aqui no Brasil!).

Segunda dica: a multa não vai para o dono do carro, e sim para o motorista, e para garantia de pagamento a polícia leva a placa do carro para a delegacia. Portanto, se receber uma multa, verifique o que foi levado como garantia (vem escrito na multa, mas eu não tinha reparado) para buscar depois. Espero que a informação seja útil. Obrigado.

Nós que agradecemos, Rogério! Sentimos muito pelo ocorrido!

Fomos atrás da informação e descobrimos que as esquinas são demarcadas por uma linha vermelha. É a chamada “zona roja” (zona vermelha), onde não se pode estacionar.

No México, também são infrações de trânsito: estacionar em fila dupla, falar ao celular enquanto dirige, não usar cinto de segurança, dirigir sob efeito de álcool ou drogas (dá cadeia!), dirigir na via rápida (que deve ser utilizada apenas para ultrapassagens), não dar preferência ao pedestre, entre outras.

Peça todas as orientações quando for alugar o veículo! As multas podem chegar a 185 dólares.

Queremos saber: você cometeu alguma infração de trânsito em Cancún? Também foi multado? Conte pra gente!

Leia mais:

51 comentários

Só queria agradecer pelas dicas, em novembro viajarei para Cancun, pretendo alugar um carro e aproveitar ao máximo a viajem com a patroa. Ainda que com muito receio por causa desses inconvenientes relatados´, continuarei lendo bastante sobre assunto. Muito ansioso com a viajem, obrigado a todos!

Aluguei um carro em Cancún no período de 19/08 a 25/08 pela Decolar.com. Paguei um valor parcial a Decolar de 130 reais. O restante foi pago na locadora America Car Rental: 420 reais. Seguro contra colisão, roubo e terceiros, com franquia de US$ 2000 em caso de ocorrência. Para o seguro ser total e sem franquia, a locadora me informou que bastaria pagar mais US$ 150. Recusei pois o meu cartão oferece o seguro. Porém, foi feito um bloqueio no meu cartão nesse valor. Portanto, é com ir com um cartão de crédito com limite alto.Em relação ao preço e aos seguros, achei excelente. Os pontos negativos foram: a America Car Rental não fica tão perto do aeroporto como as demais locadoras. Fica numa estrada próxima. Isso faz uma certa diferença para quem acabou de pegar 10 horas de vôo ou para quem vai embarcar cedo e precisa deixar o carro na locadora antes do vôo de volta. O outro, que achei pior foi ter optado pela categoria superior e me darem um carro com mais de 90.000 km rodados. Era um Jetta Sport bem conservado, porém um carro tão rodado fica mais sujeito a problemas mecânicos. No meio da viagem, a luz da injeção acendeu e não desligou mais. Como o funcionamento do carro estava normal, optei por não voltar a locadora para trocar e graças a nossa Sra de Guadalupe não tivemos maiores problemas.
Não fomos parados por nenhum policial, porém sempre víamos patrulhas na zona hoteleira a noite inteira. E sempre parando alguns carros. Existem também as barreiras policiais na carretera Cancun – Tulum. Andamos sempre nos limites de velocidade, prestando atenção todo o tempo na sinalização da estrada. Mesmo de madrugada, respeitem os sinais de trânsito ! Ficou vermelho, parem. E o amarelo não é como no Brasil que tem um tempo enorme para passar. No amarelo, reduzam e parem. A polícia está sempre atenta e mesmo na madrugada vão te multar se você invadir o sinal. Com estacionamento, não arriscamos. Sempre utilizamos estacionamentos pagos que por sinal são muito baratos, principalmente se comparar com os das metrópoles brasileiras. Na noite em que fomos no Coco Bongo e todos beberam, optamos por um pacote que incluía o ingresso e um transfer na ida. Na volta, viemos de táxi.
Optem por locadoras mais conhecidas como Alamo, Hertz… e respeitem as leis de trânsito. Acho que vale muito a pena alugar carro em Cancún, que aliás é um lugar fantástico.

Muito útil esse post!!! Obrigada! Pena que só o vi depois que levei a multa. Estacionei 1 quadra da 5a avenida. O valor da multa de estacionar em local proibido é de 292 pesos mexicanos.
O local para pagar e receber a placa de volta é
Av. 125 s/n a un costado del fracc. villa,mar I
Tel 877 33 40

Estive na semana passada em Cancun (6 dias), estava em dúvida se deveria alugar um carro ou não devido aos problemas relatados da polícia mexicana. Como estavamos em 5 pessoas não sobrou outra opção, acabamos alugando um carro da Hertz. Ao chegarmos nos deram um carro minusculo que mal cabia as malas e eu tinha alugado um carro maior. Conseguimos substituir o por um Tida Nissan que nos atendeu perfeitamente.
No segundo dia saimos bem cedo perto das 5:00 da manhã para fazer um mergulho em Cozumel estava escuro e sem ninguém a avenida Kukulkan e do nada, um sinal quem estava piscando em amarelo de advertência ficou vermelho, eu não entendi, pois não havia cuzamento e nenhum outro carro, resultado acabei passando neste sinal vermelho. Segundos depois apareceu um carro da polícia e nos mandou parar. Tudo muito estranho e então o policial me disse que eles mesmos que acionam o sinal e eu teria de ter parado (pura armadilha) e eu não podia contestar, pois realmente havia “furado o sinal” e ainda mais, disse que eu estava acima dos 70km/h permitidos na via, o que eu contestei, pois estava controlando todo o tempo a velocidade. No México a multa é para o motorista, o policial disse que ficaria com minha carteira de motorista e eu teria de pagar uma multa de 150 obamas na central. Papo vai e papo vem conseguimos resolver tudo por 50 obamas e pudemos partir. Menos de 5 minutos depois fomos novamente parados pela polícia alegando alta velocidade (eu estava a 60km/h) e havia uma placa de 40 km/h, eu disse que havia sido parado minutos antes e ele nos liberou sem muitos problemas e disse para prestarmos mais atenção nas placas, foi muito gentil e educado.
Acontece que saindo do centro de Cancun aproximadamente no km 16, observei no outro dia, tem realmente uma placa de 40km/h de difícil visualização e é esta velocidade máxima permitida por aproximadamente 3km, até o km 19 ou 20. No sentido contrário isto também vale (porém a sinalização é bem melhor e de fácil visualização), nesta parte da via sempre tem carros de polícia circulando.
Nos outros dias não fomos incomodados nenhuma vez.
Se alugar um carro tem de estar muito atendo as placas (são uma armadilha). Na avenida Kukulkan cuidados nos km 15 a 20 e na região central km 9 a 5. Nestes trechos a velocidade máxima é 40km/h e existem muitos carros de polícia circulando 24h por dia.
De Cancun para Tulun a sinalização parece uma piada, tem indicações de 100, 90, 95, 80, 75, 70, 60, 55, 50 e 35km/h mudando toda a hora, as vezes um um trecho de 1km muda mais de 4 vezes, também existem duas barreiras policiais.
Toda a atenção é necessária. Procurei passar nas barreiras juntamente com o fluxo de carros e respeitei exatamente o que as placas indicavam, sendo assim não fui parado nenhuma outra vez. Respeitar as absurdas placas mudando a cada minuto é estressante e incomoda muito os outros motoristas, mas foi o que fiz. Levei algumas buzinadas mas, em geral, os motoristas mexicanos foram muito educados. Espero ter ajudado ao futuros turistas em Cancun, que é uma cidade maravilhosa e de passeios fantásticos.

Aluguei um carro da pelo rentalcars.com, com o voucher …, por U$ 106 para 5 dias em Cancun. Não conhecia a Thrifty,

sempre preferi a Alamo, mais resolvi arriscar.
Chegando em Cancun, fui avisado que teria que deixar um credito (caução) no valor de U$5.000 para retirar o carro (Ok, foi

falta de leitura minha das regras do rentalcars.com) ou pagar um seguro, cujo valor minimo era de U$179,00.
Fiquei bolado (p.), mais aceitei. E assim começam-se os problemas:
Me deram um carro diferente do que tinha alugado, segundo eles era melhor e mais economico. Concordei.
Ai, segundo o “inspetor do carro” o mesmo era novo. Vi uma pequena no para-choque (coisa de 4mm milimetros) cada arranhão

e achei que aquilo era desprezivel, por isso não tirei nem foto. Acontece que quando fui devolver o carro, foram realizar

novamente a inspeção e eles tiveram a cara de pau de falar que eu que arranhei o carro (esse pontinho de 4 mm). Até

debaixo do para-choque eles falaram que eu arranhei, sendo que não inspecionaram nada disso ao me darem o carro. Fiquei

uma arara, rebati tudo deles, falei mal deles para todos os clientes que lá esperavam. Ai foram pesquisar no sistema deles

e encontraram o tal “arranhão” em outro aluguel do mesmo carro. Falaram que não iriam cobrar por esse, mais me cobraram U$

75,00 pelo arranhão debaixo do parachoque. Entenderam? Me cobraram pelo arranhão DEBAIXO DO PARACHOQUE, que nem da pra ver

e nem fui eu que arranhei e que eles não fizeram inspeção nenhuma.
Sei que isso não vai dar em nada, mais só fiz isso para deixar o meu relato e caso alguem esteje procurando informações

sobre a THRIFTY ai está uma grande dica para você NUNCA ALGUE UM CARRO PELA THRIFTY.
NEVER RENT A CAR WITH THRIFTY.
NUNCA algue UN COCHE POR THRIFTY.

Dica 1: Procure outra operadora. A THRIFTY é a PIOR OPERADORA DE ALUGUEL DE CARRO.
Dica 2: Se for alugar carro em Cancun, tire foto de tudo.
Dica 3: Os frentistas me roubaram U$ 10,00 na conversão do peso para Dolar. Ande com pesos.
Dica 4: Ande no limite de velocidade em Cancun. Os guardinhas me pararam as 03:30 da manhã, quiseram me tirar U$ 100,00.

Ofereci 50 e dei 40. Ai me liberaram.

Em JAN/2015 aluguei um carro por 10 dias em Cancun e estava atento para não ultrapassar os limites de velocidade, pois já tinha lido os diversos posts alertando sobre problemas com os policiais mexicanos. No último dia, ou melhor, na última noite, após fazer o check-out do hotel, estava mais relaxado e dirigindo às 0430 da madrugada, na zona hoteleira, indo na direção do aeroporto quando passei a 60km em uma área de 40km e fui parado por um carro da polícia. A mesma estória de sempre, a multa seria de 150 dólares, mas poderíamos resolver ali mesmo com eles…no final deixei 20 dólares com os policiais (acho que ficou só nisso por ter me identificado como militar). Enfim, fica a lição de sempre, ao dirigir no estrangeiro ter muita atenção com as regras de trânsito, o tempo TODO, para evitar multas e situações desagradáveis como esta. Para nós, foi muito bom estar de carro em Cancun pela liberdade de horários para ir e vir. A viagem foi maravilhosa e as dicas de vocês nos ajudaram muito! Um grande abraço e até a próxima viagem!

    Você alugou pelos sites no Brasil??? Pode me informar qual??? e sobre os seguros????

Acabei de retornar da Riviera Maya, onde passei 10 dias com carro alugado. Super tranquilo, sem qualquer problema com polícia ou multas. Acho que se todos os que tiveram uma ótima experiência como eu escrevessem, não ficaria esta imagem de que alugar carros no México é o caos. Facilita demais o passeio, você combina duas praias no mesmo dia, tem obviamente a flexibilidade de ir e voltar a hora que quiser. Exemplo: comprando ingresso no Xcaret com Mastercard, ganha outro ingresso para ser usado em até 6 dias. Como estávamos de carro, retornamos 3 dias depois no final da tarde, descansados, apenas para mostrar os aquários às crianças e assistir ao lindo show do final. Estávamos em um resort em Playacar, a 4,5 km do parque. Em outra ocasião, fomos à Akumal cedo, mergulhamos com as tartarugas e na volta almoçamos e descansamos no beach club de Punta Venado, muito bonito e tranquilo. Sem a correria de excursões que saem às 7:30 dos hotéis e voltas às 17:30. Recomendo alugar carro sempre e na Riviera Maya então, nem se fala.

    Guilherme,
    Onde você comprou esse ingresso do Xcaret pelo Mastercard come ssa promoção?
    Procurei e não achei em site nenhum.
    Comprou lá mesmo, na cidade? Ou por um site?
    Obrigado,
    Marcelo.

    Marcelo, nem sabia desta promoção. Paguei na bilheteria do parque mesmo e só quando recebi o ingresso a funcionária me falou desta promoção. Aí é que fui ver o adesivo colado no vidro explicando a promoção.Você precisa ficar com a pulseira do parque e tem até 6 dias da primeira entrada para reutilizar. No dia de voltar precisa trocar a pulseira e mostrar o cupom, só iso. Valeu demais e para os 4 membros da família

Boa noite! Eu li em alguns comentários de que alugar carro lá sai mais barato. É isso mesmo? Sei que vocês não tem bola de cristal, mas será que eu corro risco de no dia 02 de janeiro, à noite, não ter carro para alugar? Me ajudem…..

    Olá, Patricia! Você pode achar locadoras regionais, sobretudo em Playa ou Tulum, que cobrem menos do que as internacionais.

    A virada do ano é época cheíssima por lá e sim, você corre o risco de ficar sem carro.

    Querendo alugar por lá, pense que você vai perder pelo menos uma manhã fazendo “shopping” de preços, usando as pernas, em vez de passear. Veja se isso compensa a possível economia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito