China: as dicas dos leitores

Xangai, China

Os queridos Mirella e Kiko do Mikix, que estão morando em Brisbane, na Austrália, estavam com uma escapada marcada para o Japão. Nesse momento de incertezas quanto à real extensão da contaminação radioativa, porém, resolveram mudar os planos, e estão indo para a China.

E pedem opiniões e sugestões:

Nosso roteiro será : Pequim, Xi’An e Xangai. Teremos 11 dias inteiros, que dividirei 5 + 2 + 4 respectivamente (pitacos são aceitos aqui também) eheheh…

Pesquisei o seguinte até o momento sobre os hotéis (nosso orçamento é US150 – US220 por dia):

– Pequim: Hotel G – a preocupação aqui é o barulho!!!

– Muralha: estou empolgada em fazer o passeio Jiankou to Mutianyu Great Wall Walk com o Beijing Hikers… alguma dica contra?

– Xi’An: acabei reservando o flat Citadines: super review no TripAdvisor e preço quase inacreditável.

– Xangai: estou vendo as dicas da Tofu na China… mas ainda estou em dúvida sobre a localização.

Sei que está tudo desparceirado, mas como o tempo está curtíssimo para organizar essa viagem, ajudas são mais que bem-vindas!!!

A Tati Akamime, do Por aí, já respondeu com um link para o seu post de planejamento para Xi’an, e sugerindo que em Xangai os Mikix fiquem no bairro French Concession.

E você? Tem dicas de Pequim, Muralha da China, Xi’an e Xangai pra Mirella? Contaí, pufavô!

126 comentários

Complementando o comentário que alguém fez aqui sobre evitar ir no feriado Aniversário da República Popular (na primeira semana de outubro), eu tive a experiência de passar alguns dias neste feriado e digo que realmente é MUUUUUITA gente na rua. Dei sorte que estive em Pequim nas principais atrações como a grande muralha, cidade proibida antes do feriado e depois fui para cidades menores que também estavam cheias, mas nem se compara com o que vi na TV : Multidões se expremendo na muralha e na cidade proibida e eu pensando a sorte que dei de ter saído de lá. Por outro lado, as cidades ficam todas enfeitadas,com eventos ao ar livre . Luoyang estava super bonita com enfeites e luzes , Xian também ,mas realmente o ideal é passar a menor quantidade de dias possivel durante este feriado pela multidão nos pontos principais.

entedii muito obrigada, eu estou buscando em varios lugares alguem que ja tenha ido pra me encorajar, mais ja que dizem ser roubada vou pensar no caso

    Outra dica é evitar os feriadões chineses, como a semana do Ano Novo Lunar (data móvel, geralmente entre o final de janeiro e o início de fevereiro) e o Aniversário da República Popular (na primeira semana de outubro). As atrações são tomadas por um mar de gente, os aeroportos e estações ferroviárias ficam lotados, os hotéis ficam mais caros…

    Morei 6 anos em Pequim. No que diz respeito ao clima, acho os meses de setembro e outubro (pulando o feriadão da primeira semana) os melhores para passear por lá.

    Paula, acabei de passar quase 1 mês na China. Visitei muitas cidades, e o que eu acho que é outro ponto que você tem que considerar, mas que o pessoal ainda não citou é a questão da poluição.

    Peguei alguns dias bem ruins em Pequim e Shanghai, com níveis acima de 400 (para você ter uma idéia a OMS – Organização Mundial da Saúde recomenda até 50, para considerar uma qualidade boa do ar). Acima de 200, recomenda-se uso de máscara. E eu tive que usar máscara uns 3 dias da minha viagem. Comprei aqui no Brasil mesmo.
    Nos últimos anos, principalmente no meses de inverno, a poluição tem ficado “braba”, basta você pesquisar (a maioria dos sites em inglês). Pior do que pegar uma chuva ou neve, um dia muito poluído você não vai conseguir tirar fotos muito legais, pois a visibilidade fica péssima.

    Tem gente que já visitou a muralha em todas as estações do ano e preferiu no inverno, ela toda coberta de neve. Cada um é cada um. Mas passeios outdoor em geral fica mais difícil mesmo. Muito frio desencoraja as caminhadas, que é uma coisa que vc faz muito em Pequim, por exemplo.

    Além disso, para quem tem histórico de asma e/ou doenças respiratórias em geral, a poluição pode ser um problema. Se você não tem, então não vai ter problemas, como eu e meu marido ficamos bem.

    Pesquise na internet palavras chave como “China air quality”, “Beijing air pollution” e você vai achar muita coisa. Eu fiz uma baita pesquisa antes de viajar.

    Em breve vou começar uma longa série da China no meu blog, mas até lá posso dar informações por aqui 🙂

    Boa trip!

Ola, tudo bem??
Estou planejando ir para china no final deste janeiro e começo de fevereiro com minha mãe, gostaria muito de saber se alguem ja foi no inverno, devo ir? ou meio arriscado?
Obrigada beijos

    Olá, Paula! Já pusemos uma pergunta parecida no Perguntódromo e não obtivemos resposta.

    Normalmente é roubada viajar no auge do inverno. Ainda mais um lugar tão longe e difícil de visitar.

    Oi, Paula.

    Morei três anos na China e o inverno não é a melhor época para o turismo porque os lugares turísticos mais famosos (imagino que você queira ir à Muralha em Pequim, Cidade Proibida, Summer Palace, Templo do Sol, Yuyuan Gardens em Shanghai, Oriental Pearl Tower, Bund, por exemplo) dependem de tempo bom ao ar livre e o frio não colabora, no norte neva muito (no sul também neva, mas menos) e acaba atrapalhando a viagem.
    O verão também não é recomendável porque faz muito calor, muito mais que no Brasil, então o ideal é primavera ou outono, tomando cuidado para não ir em nenhum feriado nacional lá.
    Dito isso, eu fui a Pequim duas vezes no inverno e muitas vezes a Shanghai :). Sobrevivi e a minha dica é: vá preparada pra enfrentar a neve e o frio, leve gorros, luvas, botas de neve, casacos, roupas térmicas. Ah, e faça um bom seguro de saúde que tenha remoção do país incluída porque os hospitais e médicos na China não são muito confiáveis. Boa viagem!

Obrigado Boia, gostaria de saber se alguem ja foi p Harbin?? estou colocando Harbin em meu roteiro, vou fica na china durante 19 dias e meu roteiro vai ser Shangai – aviao ate montanhas de avatar em hunan – aviao ate pequin- trem ate harbin – trem ate pequin – trem ate Datong – Pequin e volta p Shangai de trem.

    Olá, Christian! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Ola pessoal, sei que essa pergunta é muito antiga mas, como tive muita dificuldade para encontrar informações sobre Harbin, resolvi responde-la mesmo assim! Harbin é fantástica! Nós a visitamos agora em janeiro/18 com uma temperatura de -25 graus, por isso, estar bem agasalhado e comprar aqueles patchs que aquecem os pés e as mãos é fundamental para aproveitar as atrações da cidade.Dois dias na minha opinião são suficientes para ficar em Harbin, pois as visitas imperdiveis são as 2 exposições : 1- Sun Island International Snow Sculpture Art Expo com esculturas inacreditáveis em neve e 2- Ice and Snow World, esculturas enormes em gelo. Cada ano é um tema. Em 2018 o tema foi templos. Voce tem algumas outras atrações como o Siberian Tiger Park,Ice Bar, St Sofia church e Stalin Park que na minha opinião podem ser dispensados se voce estiver com pouco tempo. Tome cuidado com o hotel. O nosso embora muito bem localizado era muito ruim… estamos terminado nosso post… caso tenham outras perguntas estamos à disposição!

Alguém já encarou a China no inverno?
Pretendo ir em dezembro/ janeiro. Não tenho problemas com o frio, só fico com receio de as atrações turísticas ficarem muito prejudicadas. Eu iria “empacotada” para facilitar os transportes.
Obg

    Olá, Iza! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Iza, bom dia.
    O tempo em Beijing é 8 ou 80. Estive lá em 2005 na virada do ano, peguei -10ºC na Muralha. Dá sim para curtir até mesmo porque fica mais vazia. Fica linda cheia de neve. O lado ruim é que escurece muito cedo, coisa comum nesta época do ano no hemisfério.
    Dá sim para ir nesta época do ano, basta estar preparada com roupas adequadas.
    Hong Kong é menos frio, mas mesmo assim bem mais do que estamos acostumados aqui no Brasil.
    Agora em agosto voltei à Beijing e parei em Shangai. Quase morremos com o calor que passava dos 40ºC. As atrações ficam bem mais lotadas, mas também fale muito a pena.
    Boa viagem!!!

    Fui pra Hong Kong no Ano Novo de 2009-2010 e foi tranquilo… tinha que usar agasalho, mas muito agradável de passear. Mas como o Diogo comentou, Xangai e Pequim devem ser bem mais frias, fui pra esses lugares de Abril, então não vale… pois as temperaturas são bem mais amenas.

    Iza, eu fui em fevereiro de 2012. Não achei q o frio prejudicou em nada, tava frio, mas bem agasalhada não tive problemas, nao foi nada insuportável. Estive em HK, Beijing, Xi’an, Lhasa e Chengdu. HK é bem tranquilo como disseram aqui, os outros locais bem mais frio, mas aproveitei bem.

Olá Fábio ! Desculpe a demora na resposta…
Olhe só… eu dormi em Luoyang, e como falei gostei muito de ter feito isso porque a parte antiga da cidade é bem legal,e com menos cara de “Metrópole”. Por isso foi um dos pontos altos de minha viajem . Conhcemos ainda o primeiro templo Budista da China que fica lá. Realmente há o trem rápido, eu mesmo pegei este trem, mas acho que a estação não fica perto da grutas ( eu no primeiro dia fui para o hotel ) e então, acho que você tem que ficar ligado nos horários de volta, e deslocamentos ,pois para se ver as cavernas com a devida calma, leva-se um tempo. Lembre que na China você sempre vai encontrar muuuita gente nos lugares .
Acho que vale a estadia , para poder vistitar com calma e ir à cidade antiga, mas se não der talvez seja possível um bate-volta sim, desde que se verifique esta questão dos tempos e distâncias de deslocamento. Só sei que vale muito à pena. é algo muito diferente.

    Estou preparando um Blog , onde irei postar fotos e dicas para compartilhar minhas experiências, mas como tenho muito material para colocar não está ainda num ponto que acho interessante para divulgar,mas vou ver se adianto fotos e dicas das cavernas de Longmen, para vocês verificarem o quanto é imperdível. Em breve
    divulgo o endereço aqui.

    Um abraço,
    Cláudio.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito