China: as dicas dos leitores

Xangai, China

Os queridos Mirella e Kiko do Mikix, que estão morando em Brisbane, na Austrália, estavam com uma escapada marcada para o Japão. Nesse momento de incertezas quanto à real extensão da contaminação radioativa, porém, resolveram mudar os planos, e estão indo para a China.

E pedem opiniões e sugestões:

Nosso roteiro será : Pequim, Xi’An e Xangai. Teremos 11 dias inteiros, que dividirei 5 + 2 + 4 respectivamente (pitacos são aceitos aqui também) eheheh…

Pesquisei o seguinte até o momento sobre os hotéis (nosso orçamento é US150 – US220 por dia):

– Pequim: Hotel G – a preocupação aqui é o barulho!!!

– Muralha: estou empolgada em fazer o passeio Jiankou to Mutianyu Great Wall Walk com o Beijing Hikers… alguma dica contra?

– Xi’An: acabei reservando o flat Citadines: super review no TripAdvisor e preço quase inacreditável.

– Xangai: estou vendo as dicas da Tofu na China… mas ainda estou em dúvida sobre a localização.

Sei que está tudo desparceirado, mas como o tempo está curtíssimo para organizar essa viagem, ajudas são mais que bem-vindas!!!

A Tati Akamime, do Por aí, já respondeu com um link para o seu post de planejamento para Xi’an, e sugerindo que em Xangai os Mikix fiquem no bairro French Concession.

E você? Tem dicas de Pequim, Muralha da China, Xi’an e Xangai pra Mirella? Contaí, pufavô!

126 comentários

Olá Claúdio, também estou interessado em ir as Cavernas de Longman. Eu li num post que seria possível pegar um trem rapido em Xi’an (1h:30) visitar as cavernas e voltar. O que vc acha? Como vc fez?

Oi Pessoal,

Estou indo pra China e quero conhecer as cavernas de Longmen. Onde é melhor me hospedar: Em Luoyang ou Zhengzhou?

Eu na verdade vou sair de trem de Yichang (pois vou fazer um tour de barco de wuhan até Yichang) e não sei se pego o trem pra Luoyang ou pra Zhengzhou (ambos dão em torno de 08,5 horas de viagem).

Se alguém puder me ajudar…

    Bom, Vanessa , eu fiquei em Luoyang mesmo , no hotel : LUOYANG – LEE ROYAL HOTEL MUDU, um hotel bem legal, mas meio distante do centro. Como na china o táxi é muuuuito barato, não chegou a ser um problema tão grande. Não deixe de visitar a cidade antiga, pois é bem legal por te remeter a um local mais típico e menos “metrópole”. Isso foi uma das coisas que me agradou, além das grutas de Longmen que são simplesmente fantásticas…
    Um abraço,
    Cláudio.

Ricardo , boa tarde !

Iremos para a China em abril a trabalho , teremos alguns dias livres , gostaria de sugestões de passeios , nossa base será em Guangzhou.

Obrigada

Fabiana

    Olá, Fabiana! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire! Pesque dicas nos comentários anteriores; os tripulantes deixaram suas experiências. A Mirella também voltou da China e publicou uma série grande no Mikix:
    https://mikix.com/?page_id=649

Claudio,
Quero fazer Rússia – China em abril 2013 (25 anos de casada), qual seu blog? Enfim, conte tudo, estou começando a montar meu roteiro agora, obrigada!

    Ana,por falta de tempo, só agora estou inciando a montagem do Blog.Vou ver se disponibilizo uma versão “temporária” para te dar uma ajuda. Quando você vai ?

    No nosso Caso, fomos primeiro para Moscou, ficamos 4 noites em Moscou e 4 noites e São Peterburgo. De lá fomos para Pequim ( 5 noites), Xián ( 3 noites ) ,Luoyang ( 2 noites ) e Xangai ( 5 noites) e voltamos para Moscou já que nossa passagem era de milhagem e o vôo para o Brasil partia de lá.

    Foi super interessante a viajem, e o fato de não se falar muito o inglês em ambos os destinos , que é um receio recorrente, não nos causou maiores problemas.
    Para a Rússia fomos por conta prória apenas contratando um tour de 2 horas pelas estações de metrô, que são fantática, com uma guia que falava português, que nos daria uma segurança para algum imprevisto, mas nem precisamos de sua ajuda depois e nos viramos por nós mesmos ( agora… até acho que foi interessante e recomendo contratá-la e fazer o que fizemos pois ela nos deu dicas sobre a cidade, sobre uso do metrô que em Moscou não tem escritos em ingês,conversamos sobre o dia dia do povo, sobre a mudança do regime, sobre o povo e seus cosntumes em geral , sobre como a segunda guerra ( que eles chamam lá de “grande guarra da patriaa”) marcou o povo e inclsuive sua fámília, ,enfim …valeu muito a pena ) , e na China, nos dias livres que tivemos e na última noite em Xangai e no retorno para Moscou, que não estav no pacote ,também nos viramo sem problemas, apenas com a resslva de que lá , é necessária a ajuda dos atendentes do hotel ( que falavam ingês ) para escrever os destinos em mandarim, sem o que você não consegue andar de taxi. No metrô , ao contrário de Moscou : tranquilo, tudo em ingles , mas o problema é a hora do rush : imagina isso na China…

    Tudo bem que viajamos por conta própria a bastante tempo e temos um certo jogo de cintura para lidar com situações que aparecem, mas foi mais fácil do que eu imaginava.

    Agora ,criou situações até hilárias : nos hotéis em que ficamos na Rússia, que eram simples, até pelo valor das diárias na Rússia que é das mais caras do mundo, ficamos em hotéis simples e assim : em Moscou a pessoa que nos recebeu e nos atendeu mos primeiros dias só falava Russo , nos dias seguintes as atendentes arranhavam im inglês, já em São Pestesrburgo, não se falava nada de inglês . Resultado : a velha e boa mímica teve que entrar em ação ,e a boa vontade dos atendentes ajudou a nos entendermos.
    Super engraçado a senhorinha falando em Russo conosco como se se estivéssemos entendendo tudo , e também o esforço dela para tentar lembrar algo em inglês ( que não conseguiu de forma alguma ) e tentar se fazer entender. Faz parte da lembranças inesquecíveis de viagens.

    Acho que outro acerto foi termos “quebrado”a viagem para China que é extremamente cansativa, com a passgem pela Russia : conhecemos outros lugares e ainda pudemos fazer vôos menos desganntes.

    Outra preocupação que tínhamos era sobre algum problema no aeroporto de Moscou, por conta de nossas compras feitas na China, que , apesar de não serem exorbitantes, obviamente foram em números e valores razoáveis. Mas, apesar das verificações de segurança super rígidas : você tem que tirar sempre o sapato, cintos, etc… e fica com os braços para o alto tendo seu corpo “scaneado” por um equipamento que te circunda,não tivemos problema.

    Tem alguam dúvida específica ? Se ainda houver tempo, pergunte eu tentarei ajudar no que for possível. Vou tentar adiantar algo no Blog também dar mais pitacos por aqui.

    Um abraço,
    Cláudio.

    Claudio,
    Vc poderia me dar o contato do guia que fala portugues? Estou indo agora em junho para Hong Kong, Pequin e Shangai.
    Obrigada

    Ana Paula, o nome dele é : Tony Zheng e seu e-mail é :
    [email protected] . Se não conseguir contatá-lo neste e-mail, me avise pois vou procurar o telefone.

    Ele morou em São Paulo muito tempo e fala Portugues perfeitamente.

    Boa sorte !

Claudio
Por favor, que pacote que você pegou ?
Qual guia ?
obrigada

    Ola, Claudia.

    Espero que ainda esteja em tempo : o pacote que contratei foi da Chinatur , e na verdade como comentei, meu roteiro como fujia ao padrão , pela Esticada que queria dar a Luoyang , a inclusão de mais dias livres , etc… foi montado com parte de um roteiro já existente e parte com um roteiro privativo. Óbvio que fica um pouco mais caro, mas compensou muito pois em boa parte da viajem ficamos com uma guia só para nós dois , o que é perfeito pois você faz seu tempo, define onde quer ficar mais tempo ou menos, quando parar para fotografar,etc. enfim um guia ´so para você falando em loco sobre a história e detalhes do local, e sem a maioria das desvantagens do pacote .

    O pacote foi chamado de :

    TOUR CHINA KUNG FU + SHANGHAI PRIVATIVO .

    Contratei na ChinaTur, Empresa de São Paulo, e apesar de eu ser do Rio e ter tratdo tudo muito às pressas , já que minha idéia inicial era ir por conta própria, tudo funcionou sem problemas , com depósitos na conta da Empresa e recebimento de Voucher por e-mail e uma grande boa vontade para fazer uma montagem “personalizada”, coisa que com algumas outras não tive sucesso.

    Quando pretende ir e que cidades irá visitar ?

    Um abraço,
    Cláudio.

Pessoal, voltei da China e acertamos em cheio na inclusão de Luoyang e as Cavernas de Longmen em nosso roteiro !

Acho um erro não se incluir este lugar nos principais roteiros e inidico fortemente sua visita.

Para ser sincero, foi o lugar que mais gostamos…

Obvio que Pequim, com a a muralha, Cidade Proibida, Hutongs, etc…é super legal. Xi’An com os gerreiros de terracota que são fantásticos e Xangai com o jardim , o Bund ,a French Concession, são legais, mas sinceramente… o que mais me agradou de Luoyang, foi que , além das cavernas e suas esculturas que são SENSACIONAIS,foi fato de ser menor e nos remeter justamente a uma China com menos cara de “Metrópole Capitalista”.

Apesar de não ser um lugar extamente “pequeno” e em seu centro haver os grande shoppings, as luzes, os neons, etc… que não me atraem muito, é um pouco menor e , principalmente, tem uma parte antiga onde se entra ao passar por uma parte da muralha que a cercava e que está preservada e que aí sim te remete àqueles lugares típicos que procurávamos encontrar e que nas grande cidades já não se vê.

As cavernas e esculturas são algo !

Estou começando contruir um Blog com nossas experiências de viagem e vou colocar fotos lá…

Outra dica boa , que procurei muito na internet e não achei, e lá consegui e depois vou colocar aqui : fizemos contato com um guia que fala Portugês e disse que pode fazer serviços particulares. Ou seja : para quem quer algum contato por segurança, num país onde se fala pouco o Inglês , e sem o saco de contratar um pacote onde fica-se a mercê de seu horário, seus trajetos, e seus programas,é uma execelente pedida.

Planejamos nossa viagem a Russia e China por conta própria, mas em cima da hora mudamos a parte da China para um pacote poque minha esposa teve um pequeno problema de saúde nas véperas da viagem e ficamos com receio de , num lugar como estes passar por alguma emergência e não termos alguém com a facilidade da lingua para nosa dar um suporte.

Procurei muito na internet alguma indicação de serviços de guia locais que falassem Portugues ( já que numa emergência de saúde o ideal é poder falar sua língua ) , pois isso nos daria liberdade , mas ao menos uma segurança, mas não encontrei e a única opção que nos restou foi ir com o pacote.

Acabou que fzemos o que sempre fizemos nas poucas vezes que usamos Pacotes : incluímos mais dias livres nas cidades de forma a podermos aproveitar os lugares livremente depois de seguirmos os roteiros do pacote.

E a inclusão de Luoyang nos deu outra vantagem : como nosso roteiro não se encaixava totalmente em nenhum dos roteiros “pré-montados”, fomos colocados num pacote de grupo entre Pequim e Xyan e depois Em Luoang e Xangay ficamos bum roteiro privativo , com um guia à disposição de mim e minha esposa.

E aí é show …
por mais que você leia, estar ali com o guia te contando , por exemplo nas carenas de Longmen, a história de cada detalhe in loco, sem correria, com o tempo definido por você para “ouvir”, “fotografar”,admirar,descansar se necessário, etc… é show. Então neste trecho aproveitamos o que há de melhor num pacote sem ter o que é pior .

Enfim, quem puder visitar as caverna de Logmen,não deixe de ir…

Abraços,
Cláudio.

    Claudio, vc poderia me passar o contato do guia de língua portuguesa na China?

    Obrigada

Desculpe Mirela vim direto para o fim e não vi sua resposta sobre Xian …
Obrigado pela ajuda…

    Olá Mirella,legais seus posts…

    Pelo que vi lá,devo prever mais ou menos 1h de trajeto
    Centro – guerreiros de terracota e umas 3 , 4h ´para
    uma visitação traquila, é isso ?

    Obrigado,
    Cláudio.

Olá , gostaria de mais uma ajuda …

Alguém tem informação sobre a Empresa : betterchinatrip

( https://www.betterchinatrip.com ) ?

Eles têm serviço de guia em Portugês que está com um bom preço,e eu gostaria de saber se alguém tem refereências sobre eles.

Outra questão é que vi num guia e depois procurei na internet informações sobre as cavernas ( ou grutas ) de Longmen e achei fantásticas e estou mudando meus planos para ir até lá.

Ocorre que ao perguntar a eles sobre isso eles responderam :

“Caves Longmen são muito bons, mas não é um lugar que você deve ver para a sua viagem na China.” quando perguntei porque a resposta foi :

“Não tínhamos a intenção Caves Longmen não é bom. Não é um lugar para a maioria dos turistas que visita a China.
Se você está muito interessado nas cavernas Longmen, você pode optar por visitar”

Acho que o programa de tradução deu uma prejudicada na resposta, mas fico com a impressão que o que quis dizer apenas é que não é dos pontos clássicos mais procurados ( e provavelmente ele não tem como prestar seus serviços na região ) , mas se alguém conhece pessoas que foram e puderem passar alguma informação aqui, eu agradeceria.

E sobre a pergunta que fiz no post anterior, sobre o tempo para visitar os gerreiros de terracota e Xian, alguém se arrisca ?

Obrigado novamente.

    Cláudio, eu acho que chegar no meio do dia em Xi’an e ir embora no dia seguinte não é o ideal porque voos podem atrasar, pode ter fila pra fazer check-in, o trânsito em Xi’an é caótico MAS é possível, contanto que você queira ver o principal de lá que são os guerreiros de Terracota. Se der errado de ir à tarde no dia da chegada, ainda dá tempo de ir no dia seguinte antes de pegar o voo.
    Não conheco as cavernas Longmen, mas não se intimide com a opinião de guias turísticos na China. Muitas agências estão só interessadas em levá-lo a lugares onde elas recebam a maior comissão, tanto na venda de ingressos quanto em coisas que você potencialmente possa comprar. Não é incomum ouvir histórias de turistas cujo guia falou que algum lugar estava fechado ou não dava tempo de ir então vamos visitar uma feira de pérolas…
    Minha sugestão é conferir as opiniões de pessoas que não vão ganhar ou perder nada com a sua trip, por exemplo as que a Bóia sugeriu ali acima.

    Valeu Tati !
    Certamente…sei bem como é isso em relação aos guias e empresas e até imaginei, que , como não devem ter facilidades para oferecer o serviço por lá possam ter desaconselhado. Ocorre que, como nao vi realmente muita divulgação na maioria dos roteiros , sobre um lugar que perece fantástico, e como neste caos estamos falando de um país de cultura bem diferente e com a barreira da língua , podia haver algum senão realmente…Vou continuar pesquisando.

    Quanto tempo acha que deveria considerar para ir ver os guerreiros de terracota e voltar à Xian, entre deslocamentos de ida e volta e um tempo confortável para a visitação ?

    Obrigado,
    Cláudio.

Obrigado pelas dicas Saullo. As passagens saem muito mais barato do que nos sites da internet ? Minha preocupação é ir sem passagens compradas num país onde a comunicação é difícil. Outra preocupação e chegar lá e por algum motivo não conseguir no horário e dia que preciso. Como não terei muita folga, perder um vôo pode complicar a programação. Ano retrasado fui para a Suíça contando de comprar passagem de trem dos alpes para Lucern e chegou na hora não tinha vaga . Acabei precisando comprar passagem de avião, bem mais cara e num horário pior para meus planos…

Pretendo sim pagar os serviços de um guia pelo menos para fazer um tour ,me dar algumas dicas e servir referência para o caso de alguma emergência , mas se é para pagar prefiro algum que fale portugues ou espanhol , já que minha esposa não fala inglês.
Estou procurando e aceito dicas…

Obrigado e um abraço,

Cláudio.

    Claudio,
    Sempre compro e comprei minhas passagens pela internet, e no caso da China com a airchina, normalmente usando o site da Alemanha em ingles, pelo menos nas vezes que cotei era mais barato que o site br da companhia, mesmo comprando a opcao mais barata quando mostrava o eticket com o preco pago para esse meu amigo/guia ele nao acreditava que eu tinha pago tanto por uma passagem, precisei remarcar alguns voos la dentro e para minha surpresa as tarifas que eu tinha adquirido eram irrestritas, mas so site aparecia como restrita. Quando falei para comprar la, era utilizando alguma agencia de la para emitir, como essa que voce mencionou. Nao conheco guia/interprete em portugues. A vantagem desse que mencionei eh preco e o servico impecavel. Quanto a emergencias, nao passei por nenhuma, mas sempre andava com o telefone do consulado brasileiro e comprei um chip de telefone pre-pago com boas tarifas, no aeroporto de beijing. Sempre andava com o endereco do hotel em mandarin. Detalhe quanto ao ingles, poucas pessoas falam e quando falam eh um pouco dificil entender algumas palavaras, mas nada que a mimica e um pedaco de papel e caneta para desenho nao resolva. Quanto aos hoteis, sao bem baratos e normalmente um 4 estrelas equivale a um 5 aqui e com precos de 3. Recomendo hoteis de rede internacionais para correr o risco de ficar sem entender nada. Passei por isso em Yiwu e foi estranho, a sorte que conheci uma mocada que falava ingles numa feira e eles me acompanhavam o dia inteiro. Outra dica evite as notas de 100 yaun, tem muitas falsas, sempre faca o cambio nas agencias oficiais ou bancos. Se for usar cartao de credito emitido no brasil, fique atento quanto a opcao de credito/debito pois aparece na tela do POS e eles ficam doidos porque nao entendem (aparece em portugues mesmo), dai vc vai ter que apontar para opcao escolhida. Tenha um seguro saude de confianca, pq o sistema de saude chines eh complicado. Nao deixe de tomar uma tsingdao, mas peca Binda, gelada !!! qualquer duvida manda um email saullopcb no gmail.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito