Como você armazena as fotos da sua viagem?

ISla Saona

Antes era fácil: alguns dias depois de chegar de viagem, era só levar uns dois ou três rolos de filme de 36 poses para revelar, buscar no dia seguinte e arrumar nos álbuns que a própria loja fornecia. Hoje, qualquer fim de semana na serra rende um sem-número de arquivos. Tiramos foto com câmera digital, com celular, com tablet. Algumas publicamos online instantaneamente, outras vamos deixando no equipamento enquanto o cartão de memória tem espaço, até que alguma fatalidade nos faça lembrar da importância do bendito backup. Quem já teve equipamento roubado, ou passou pelo sufoco de quase perder um HD, sabe muito bem do que estou falando!

Foi um desses sustos que me fez cuidar melhor dos meus arquivos. Agora tenho conta no Google Drive (embora ache que o serviço poderia ser melhor), subi algumas imagens para o Flickr e  guardei tudo que tenho em um HD externo. Descarrego o cartão de memória da câmera sempre na primeira oportunidade, mas ainda preciso criar o mesmo hábito com as fotos do iPhone. Mesmo cumprindo toda essa rotina, sou da velha guarda e acredito que imprimir ainda seja a forma mais segura de guardar o que houver de mais importante.

Queremos saber: como você organiza as fotos da sua viagem? Usa algum serviço de armazenamento? Publica álbuns online? Mantém o hábito de imprimir?

Aos comentários!

Leia também:

Apps para viagem: o que tem na sua telinha?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire

Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email


78 comentários

Salvo no HD do computador, organizadas por pastas (ano/mês), e o backup é em HD externo. Uma vez por ano, seleciono as melhores, monto fotoálbuns na Fotoregistro e mando imprimir. Às vezes ainda imprimo fotos e ponho em álbuns tradicionais, mas como esse esquema ocupa muito espaço tenho preferido os fotoálbuns mesmo, que ficam bonitinhos e são mais fininhos, ocupando menos espaço na estante. 🙂

    Pois é, esqueci de falar dos fotobooks. Normalmente, faço quando aparecem boas promoções em sites de compras coletivas — minhas viagens pra Londres/Cambridge e Cidade do México viraram fotobooks. Mas confesso que acho as opções de fundo e diagramação das páginas bem limitadas, às vezes. Faz falta a opção de colocar as fotos no tamanho e na disposição que você prefere. Alguém tem boas recomendações de empresas que fazem um fotobook mais “customizável”?

As do iPhone e do Android vão direto para o Dropbox (que faz o upload automaticamente no segundo e quando convocado no primeiro). E depois, claro, vou mantendo a conta do Dropbox limpa para não estourar. Já o que vai na boa e não tão velha câmera eu tiro menos do cartão. E, sei, deveria tirar mais vezes.

Tanto o que vem da câmera como o que vem dos celulares vai para o HD, em pastas separadas por ano e, quando há muitas fotos de um mesmo evento, uma subpasta dedicada apenas a esse evento. O que está no HD é automaticamente becapeado para os servidores do Backblaze, o que me dá alguma segurança. Isso sem falar que as fotos mais importantes ficam no Dropbox.

Tiro poucas fotos. Transfiro da câmera para o net book. Depois escolho as mais representativas e imprimo. Faço um back-up de todas. Em uma viagem de um mês eu tiro em média 300 fotos e imprimo no máximo 100.

Baixo tudo pro notebook e quando o iphone é conectado, envio tudo pro ICloud. Também baixo pra um desktop em casa, cujo backup está num HD externo. Ponto fraco: viajo noteless, o que significa que só estou protegida das perdas quando volto. Pelo menos as fotos da máquina, já que não dá pra baixá-las durante a viagem, no máximo vou guardando os cartões… 🙁

Tenho cerca de 30 mil fotos. Tenho backup das fotos em hd externos e no computador. Gostaria de também enviar para a nuvem. Tem algum desse sites, como flickr , picasa, etc. que comporte essa quantidade de fotos? Demora muito o upload?
Obrigado pela ajuda.

Eu salvo, e Imprimo as melhores! A única coisa que mudou era aquela ansiedade gostosa de ver como ficavam as fotos?! 🙂

Eu tenho dois HDs externos; coloco algumas no Flckr; uso o Icloud; imprimo todas (guardo em álbuns e nos scrapbooks); gravo em dvds que ficam em outra casa que não seja a que estou vivendo. Too much? Só fala isto quem não perdeu todas as fotos que tinha (infância, pais, amigos) num incêndio.
Não dou moleza pro azar… 😉

Eu tenho pânico de perder minhas fotos, então durante a viagem, vou baixando tudo em álbuns no Facebook, guardo no HD do netbook ,além de levar vários pen drives onde coloco tudo (e que viram pendrives de backup), e quando chego ainda coloco no HD do meu computador grande, além de imprimir as melhores! Ufa! Tento cercar por todos os lados para não correr riscos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito