Como você armazena as fotos da sua viagem?

ISla Saona

Antes era fácil: alguns dias depois de chegar de viagem, era só levar uns dois ou três rolos de filme de 36 poses para revelar, buscar no dia seguinte e arrumar nos álbuns que a própria loja fornecia. Hoje, qualquer fim de semana na serra rende um sem-número de arquivos. Tiramos foto com câmera digital, com celular, com tablet. Algumas publicamos online instantaneamente, outras vamos deixando no equipamento enquanto o cartão de memória tem espaço, até que alguma fatalidade nos faça lembrar da importância do bendito backup. Quem já teve equipamento roubado, ou passou pelo sufoco de quase perder um HD, sabe muito bem do que estou falando!

Foi um desses sustos que me fez cuidar melhor dos meus arquivos. Agora tenho conta no Google Drive (embora ache que o serviço poderia ser melhor), subi algumas imagens para o Flickr e  guardei tudo que tenho em um HD externo. Descarrego o cartão de memória da câmera sempre na primeira oportunidade, mas ainda preciso criar o mesmo hábito com as fotos do iPhone. Mesmo cumprindo toda essa rotina, sou da velha guarda e acredito que imprimir ainda seja a forma mais segura de guardar o que houver de mais importante.

Queremos saber: como você organiza as fotos da sua viagem? Usa algum serviço de armazenamento? Publica álbuns online? Mantém o hábito de imprimir?

Aos comentários!

Leia também:

Apps para viagem: o que tem na sua telinha?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire

Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email


78 comentários

Ao fim de cada dia de viagem, e depois de ter apagado as fotos que não gostei, passo-as para o netbook e um pendrive (marido fica com netbook e eu com o pendrive). Ao chegar em casa, transfiro para o Picasa, edito (coisas básicas, como luz, corte e legendas), organizo em albuns e faço upload no PicasaWeb, onde compartilho com família e amigos. Faço ainda uma copia em HD externo e não apago o pendrive nem o cartão de memória. Imprimo algumas para álbuns. Sou bastante organizada…

E como vocês MOSTRAM as fotos pros outros depois?

Para quem disse imprimir, fazer álbum ou fotolivro, parece que a questão está respondida: basta mostrar as fotos impressas. Mas e os demais? Botam na internet e quem quiser que olhe, curta e comente? Minha esposa e eu fazemos uma seleção, que nunca passa de 100 a 150 fotos (depois de experiências anteriores, concluímos que esse é o número em que é possível manter a atenção dos nossos amigos e parentes até o fim; passou disso, começam os bocejos), salvamos num pen drive e botamos na televisão quando recebemos visitas interessadas em saber como foi a viagem.

    Além de compartilhar através de convite do PicasaWeb (minha família mora longe), mostro aos amigos pela tv ou ipad (via pendrive ou acessando diretamente o Picasa).

    Eu gosto de fazer um slide show com não mais de oito minutos de duração. Fica mais dinâmico e interessante para quem está assistindo. Geralmente há efeitos de transição de fotos, e é possível adicionais músicas. Tenho usado o Photo Story 3, mas ele deixou de ser atualizado depois do Windows XP, mas há várias opções por aí.

Sou muuuito preocupada com minhas fotos, dependendo do tipo de viagem levo 1 ou os 2 hd externo, todo dia baixo as fotos para o mac e transfiro para o hd, se alguém com note tá junto tb transferimos o arquivos entre os hds dos notes, tb salvo no pen drive e vou negociando os cartoes de memória, tenho muito medo de perder as fotos, ainda estou em busca de um lugar para salvar na web. Quando chego em casa, coloca ainda em mais 2 hds externos.

Caramba, o povo aqui é nível HARD CORE!!! Eu sou a vergonha nacional, tenho TODAS as minhas fotos, de viagem longas, das de fds, da minha cidade, no mesmo computador, sem backup, sem subir pra canto nenhum nem nada!! Tb não revelo as fotos, por pura preguiça, mas ADORO albuns!! Minha meta pro mês que vem é pelo menos comprar um HD externo e colocar todas as minhas fotos. Daí quero ir selecionando e revelando aos poucos. Lendo os comentários aqui, fiquei mais animada!

Eu sou meio neurótica, então uso SkyDrive, Picasa, Flickr…Costumo montar álbum com fotos impressas das viagens mais longas e, às vezes, gravo também um DVD pra garantir…

Olá, Tripulação!!!

Durante a viagem vou descarregando no Notebook. Um Arquivo para cada dia de viagem.

Quando chego:
1º – Seleciono as melhores e apago as ruins no próprio notebook.
2º – Passo do notebook para o HD Externo.
3º – Descarrego do HD Externo no meu Computador Principal.
Obs.: Nesse ponto já tenho 3 backups: Notebook, HD Externo e Computador.
5º – Tenho uma conta no PICASAWEB, onde, pago U$S4,99/mês para ter 25giga de memória. Para mandar as fotos pra lá eu faço uma cópia de todas as fotos no próprio computador e compacto elas para “documento”, cada uma cai em média de 5M para 300k. Então, baixo essas cópias para o picasaweb. Essas são as fotos para o Picasaweb, não para revelação.
6º – De volta de nossa recente viagem para a Europa em fez de revelar, fizemos esses fotolivros. É SHOW DE BOLA. Tem foto 30x30cm… e de vários tamanhos!!! Fica MUITO LEGAL!!! Aconselho!!!

OBS.: Uma Dica sobre fotos antigas: Antes, eu scaneava uma por uma… trabalho extremamente sacal e lento… Agora, eu pego um lugar com uma boa luz aqui em casa e fotografo as mesmas… pego umas 50 fotos da infância, adolescência ou da época dos meus avós e fotografo uma por uma com o enquadramento mais correto possível e uma boa luz, depois baixo para o computador… é a boa e muuuuuito mais rápido!!!

Abraços e Boas Recordações,
Vladimir.

Aqui é assim:
– Tudo baixado para o computador logo nos primeiros dias.
– Logo em seguida, tudo colocado (como backup) em um HD externo.
– Assim que der, tudo salvo em DVD, etiquetado e guardado.
Ou seja: são 3 cópias de tudo.

Passo pro HD todas as fotos. Depois filtro as fotos de que mais gosto, revelo e faço álbuns (imensos) super decorados, estilo scrapbooking. Viajo de novo arrumando os álbuns.

Olha, esse negócio de foto digital virou um saco. Gastar tempo de uma viagem fazendo backup ou upload de fotos é muito chato. Para mim o melhor é conversar sobre a viagem e deixar a imaginação correr livre. Gosto de ver fotos, mas imprimo ou disponibilizo na rede muito pouco, até porque não sou bom fotógrafo. Como não sou profissional da área, para mim basta um HD.

    Jose, concordo com voce sobre a chatice que é rever e mostrar fotos no PC pela simples razão de que, normalmente, são muitas fotos e quem não participou da viagem não tem nenhum interesse em vê-las. Mas para quem viveu a viagem rever fotos impressas é um grande prazer. As fotos escolhidas para montar o álbum de fotos impressas nos faz voltar no tempo. Faz parte da nossa história de vida.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito