Como combinar Porto de Galinhas e Maragogi na mesma viagem 1

Como combinar Porto de Galinhas e Maragogi na mesma viagem

A 100 km de distância, a pernambucana Porto de Galinhas e a alagoana Maragogi têm várias características em comum. As duas são estrelas do cardápio das operadoras de pacotes. Suas atrações principais são piscinas naturais. Ambas contam com grandes resorts como âncoras de hospedagem.

De perto, claro, aparecem as diferenças. Porto de Galinhas está mais perto da capital (está a uma hora do Recife, enquanto Maragogi está a duas horas e meia de Maceió), tem um centrinho mais cosmopolita e um batalhão de pousadas. Maragogi, por sua vez, oferece piscinas naturais mais imponentes, e compensa a falta de estrutura da vila com o sistema all-inclusive dos resorts (além de contar com um interessante elenco de pousadas de charme ao sul da vila, e também na vizinha Japaratinga).

O fato é que muita gente que escolhe uma fica com a sensação de que seria melhor ter escolhido a outra. Há também quem ache que está tão perto que seria um pecado não aproveitar a viagem para dar um pulinho na “vizinha”.

O bate-volta entre as duas é possível — e é oferecido pelas operadoras e agências de receptivo nas duas praias. O trajeto leva pelo menos uma hora e meia em cada direção (pode levar mais se houver muitos caminhões na PE 060). Veja o que levar em conta e o que você vai perder ao optar pelo passeio de um dia só.

Bate-volta de Maragogi a Porto de Galinhas

Porto de Galinhas

Só vale a pena…

… Se você chegar entre 30 e 90 minutos antes do nível mínimo da maré baixa. Esse é o melhor período para visitar a piscina natural. Depois do atingido o nível mínimo da maré baixa, a piscina começa a encher e a água vai turvando. Uma hora depois do nível mínimo da maré baixa a piscina natural já pode estar totalmente coberta pelo mar.

Por causa dos 90 minutos de viagem entre Maragogi e Porto de Galinhas, você teria que ir num dia em que o nível mínimo da maré baixa ocorresse por volta das 11 da manhã. Assim daria para sair de Maragogi às 8h e ainda chegar a tempo de apreciar o melhor da piscina natural.

Projeto Cavalo Marinho

Você aproveita melhor o passeio…

… Se conseguir combinar a segunda atração de Porto de Galinhas, que é a colônia de cavalos marinhos do rio Maracaípe.

Pontal do Cupe

O que você vai perder:

O banho de mar delicioso da praia do Pontal do Cupe (à altura dos hotéis Pontal de Ocaporã e Tabapitanga); o ambiente surfista da praia principal de Maracaípe; a vida noturna da vilinha de Porto de Galinhas.

Praia dos Carneiros

Menos trabalho, mais proveito:

A Praia dos Carneiros, em Tamandaré, está a 55 km (pouco mais de uma hora de viagem) e independe de maré para ser curtida. Em vez de perder um dia para visitar uma piscina natural bem menor do que as Galés de Maragogi, você aproveita uma praia lindíssima, no encontro do rio com o mar, e com uma igrejinha superfotogênica pé na areia.

Bate-volta de Porto de Galinhas a Maragogi

Galés de Maragogi

Só vale a pena…

… Se você chegar ao centrinho de Maragogi entre uma e duas horas antes do nível mínimo da maré baixa. O deslocamento da beira-mar até as Galés de Maragogi leva 20 minutos no catamarã. A piscina natural estará mais bonita entre 30 e 90 minutos antes do nível mínimo da maré baixa. Depois do atingido o nível mínimo da maré baixa, a piscina começa a encher e a água vai turvando. Uma hora depois do nível mínimo da maré baixa a piscina natural já pode estar totalmente coberta pelo mar.

Por causa dos 90 minutos de viagem entre Maragogi e Porto de Galinhas, você teria que ir num dia em que o nível mínimo da maré baixa ocorresse por volta das 11 da manhã. Assim daria para sair de Maragogi às 7h30 e ainda chegar a tempo de apreciar o melhor da piscina natural.

Outro fator importantíssimo para programar este passeio é já sair com o lugar no barco confirmado. Em Maragogi há um (saudável) limite de visitantes por dia. E as Galés (as maiores piscinas) são visitadas em esquema de rodízio pelos operadores de barcos. Quando não pode ir às Galés, um operador visitará outra piscina, menor. Se eu fosse você, só sairia de Porto de Galinhas para fazer essa viagem cansativa se dessem certeza absoluta de que você está encaixado num barco que vai às Galés (e vai chegar numa hora proveitosa).

Ou seja: não vale a pena sair de carro por conta própria para chegar a Maragogi e se encaixar localmente num passeio às Galés. Provavelmente as vagas já estarão completas. Para visitantes independentes, o recomendável é pernoitar em Maragogi e contratar o passeio de véspera.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Ponta de Mangue

    Você aproveita melhor o passeio…

    …Se na seqüência conseguir tomar um banho de mar nas bonitas praias ao norte da vila, como Burgalhau ou Ponta de Mangue. Burgalhau tem um “receptivo” (bar de praia especializado em grupos).

    O que você vai perder:

    A chance de aproveitar todos os dias as praias calmíssimas e belíssimas do norte de Maragogi; o passeio a Japaratinga, a praia logo ao sul; a possibilidade de combinar pernoites em Maragogi com pernoites em Maceió.

    Praia dos Carneiros

    Menos trabalho, mais proveito:

    A Praia dos Carneiros, em Tamandaré, está a 60 km (pouco mais de uma hora de viagem) e independe de maré para ser curtida. Em vez de perder um dia para visitar outra piscina natural bem menor do que as Galés de Maragogi, você aproveita uma praia lindíssima, no encontro do rio com o mar, e com uma igrejinha superfotogênica pé na areia. Pode-se também chegar de barco, com uma parada na ilha de Santo Aleixo antes de continuar a Carneiros.

    286 comentários

    Bom dia!! Eu, meu esposo e filho de 14 anos, pretendemos viajar no dia 04/07 à 12/07/15 para Porto de Galinhas e ir em Maragogi. Gostaríamos de saber se esses dias são frios aí? Obrigada pela oportunidade para tirarmos nossas dúvidas.

    Esterei de viagem em Porto de Galinhas de 06 a 18/03/15 até ai tudo OK, só que gostaria de terminar minhas férias em Maragogi onde já estou a procura de estadia.Minha duvida é de como ir a Maragogi de onibus , partindo de Porto de Galinhas.

      Olá, Ailton! Você tem que ir de ônibus de linha a Ipojuca e lá pegar o pinga-pinga a Maragogi. Não é agradável.

    Olá, irei para Porto de Galinhas agora em março e estou numa baita dúvida se pago pelos passeios ou alugo um carro e vou por conta. Particularmente, achei os preços dos passeios caros, principalmente pq estarei com minha esposa e filho pequeno. Sairiam mais caros do que a diária do carro. Minha dúvida é se todos esses passeios realizados por agências/receptivos eu consigo realizar sem problemas no carro (me refiro ao acesso às praias, pq andei lendo que alguns são difíceis e seriam mais indicados com buggys ou 4×4). Meu roteiro desejado é: Carneiros, Maragogi, as praias do passeio chamado de ponta a ponta… obg

      Olá, Rodrigo! De carro você entrará em todas as praias, menos no Pontal de Maracaípe, onde precisaria de um carro 4×4 ou bugue. Maragogi é complicado para conseguir se encaixar na hora num passeio às piscinas naturais, como está bastante bem explicado no texto. Por favor dê uma lida com atenção. Carneiros pode ser feito de carro sem problema.

    gostaria de saber se tem alguma empresa de onibus que sai de maragogi para porto de galinhas…obg

    Como até agora não consegui nenhuma resposta no Mochileiros.com, onde originalmente postei esta mensagem, transcrevo ela aqui pra ver se tenho mais sorte… 😉
    Não sei se é possível criar um post específico pra ela, mas, se der eu agradeço!.

    ——————————
    DE MARABA A RECIFE (JULHO DE 2015)
    Olá pessoal.
    Em julho pretendo realizar uma viagem de carro pelo Nordeste, saindo de Marabá/PA, com minha esposa e filha de 07 anos.
    Bem, tirando os primeiros dois dias nos quais vamos parar em Santa Ines/MA e Picos/PI apenas para dormir, a idéia é ficarmos em hotéis/pousadas confortáveis, bem localizadas, que possuam estacionamento e que não seja apenas cama/café, ou seja as tais pousadas boutiques, mas limitados à diária até R$ 230,00, se possível.
    Ressalto que como estaremos em família, a ideia não é curtir balada ou muita agitação.
    Bem, o roteiro é o seguinte
    Dia 26 a 28.06 – Sairemos de Marabá e dormiremos em Santa Ines/MA; no dia seguinte vamos até Picos/PI, onde passamos a noite, para chegarmos dia 28.06 em Garanhuns/PE. Aqui pretendemos aproveitar duas noites no friozinho (deve tá uns 13º) e curtir o clima pré-festival de inverno da cidade, que deve ocorrer em meados de julho. Chegaremos no final do dia de domingo (28.06) e ficaremos até terça (30.06), quando sairemos pela manhã. Gostaria de indicações de hotel e de atrações.
    Na terça (30.06) chagaremos a Recife pela hora do almoço, e ficaremos na cidade até sexta (03.07). Aqui, acredito que um hotel Ibis ou F1 deve atender nossas necessidades, mas gostaria de indicações de quais bairros ficar e quais opções de lazer pra esses três dias, além de Olinda.
    Como é o trânsito de Recife? Se ficar no centro dá pra fazer muita coisa a pé? Apesar de estar de carro, não pretendo passar mais horas no trânsito do que aproveitando as atrações da cidade…
    Na sexta a tarde vamos descendo rumo a Maceio. Primeira parada: Porto de Galinhas. Devemos ficar duas noite (03 e 04.07) e pretendemos ficar em algum hotel/pousada boutique a beira mar, bem aconchegante mas dentro do limite de R$ 230/diária.
    Dia 05.07 (segunda) vamos para Maragogi para ficarmos mais uma noite. Uma dúvida, qual o melhor lugar para fazer os passeios pelas piscinas naturais: Porto de Galinhas, São Miguel dos Milagres ou Maragogi?
    Na verdade, esse percurso entre Porto de Galinhas e Maragogi não está fixo ainda, podemos passar mais tempo uma cidade ou na outra, ou ainda não incluir nenhuma e ficarmos em S M dos Milagres, vai depender do que nos espera. Quais as sugestões de vocês?
    Dia 06.07, chegamos à Maceio para passarmos mais duas noites.
    Dia 08 saímos de Maceio com destina a Canindé, para fazermos o passeio pelos cânions da Hidrelétrica de Xingó, onde passamos mais uma noite e no dia seguinte fazemos o caminho de volta – Picos, Sta Ines e Marabá.
    Pois bem pessoal, gostaria de sugestões de hospedagens para essas cidades, sugestões de passeio, dicas de quais bairros evitar ou qualquer coisa que ajude na viagem….

      Olá, Lázaro!

      INfelizmente não temos conteúdo sobre Garanhuns.

      Leia sobre Recife: https://www.viajenaviagem.com/destino/recife

      Leia sobre Porto de Galinhas: https://www.viajenaviagem.com/destino/porto-de-galinhas

      Leia sobre Maragogi e litoral norte de Alagoas: https://www.viajenaviagem.com/2013/10/guia-praias-alagoas-maragogi-rota-ecologica-sao-miguel-milagres-porto-pedras-japaratinga

      Leia sobre Maceió: https://www.viajenaviagem.com/destino/maceio

      Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

      Leia sobre o Xingó: https://www.viajenaviagem.com/destino/xingo

      Melhores Destinos e Falando de Viagem eram meus sites diários para informações sobre viagens. Mas, pela pronta resposta de você (ainda mais numa terça de carnaval!), já coloquei vocês no topo.
      Muito obrigado, vou ler os posts sobre citados com atenção.

      Olá Lazaro

      Que bela viagem vc fará, Recife é grande e tem trânsito organizado, a pé não dá para conhecer tudo, não perca o museu Brennand, Olinda e praia de Boa Viagem, Porto de Galinhas fica a mais ou menos 70 km e tem inúmeros hotéis e pousadas, e nada é longe, basta procurar na internet uma que esteja dentro do custo que vc estabeleceu, dois dias são suficientes, mas as praias próximas valem uma visita, aliás o caminho entre Porto e Maragogi é lindíssimo, incluindo claro S. Miguel dos Milagres, mas uma praia imperdível é Carneiros em Tamandaré, fica a cerca de 30 KM de Porto de Galinhas vale a viagem e meio dia é o suficiente para conhecer. São Miguel é maravilhosa, mas fora da rota turística, com tudo que isso tem de bom e de ruim, mas tem que conhecer, e Maragogi na minha opinião é melhor para conhecer as piscinas naturais, já em Maceió eu ficaria na praia de Ponta Verde, é mais tranquilo que Pajuçara e dá para ir a pé para qualquer lado. Mas já que está aqui porque não desce até a foz do São Francisco? Em termos de dias eu dividiria assim 3 dias em Recife, 2 em Porto de Galinhas e depois vai parando pelo caminho até Maceió, a distância é pequena mas vai valer a pena se precisar pernoitar em algum trecho ( Maragogi talvez). Espero ter ajudado e desejo uma boa viagem, grande abraço

      Não há de que, por falta de espaço não dá para ser mais explicativo, apenas reforço que é uma linda viagem, ótima para fazer com a família ( em tempo, sou de Curitiba, mas conheço bem a região porque sou fã do Nordeste). Boa viagem.

    Olá, Bóia!

    Estamos planejando passar 8 dias na praia com nossa bebê de 6 meses em março (18 à 25). Pensamos em um resort all inclusive pela comodidade, já que não iremos alugar carro e nem ficar batendo perna pra conhecer todas as atrações do local. Por conta disso, queremos um hotel que seja pé na areia e que a praia seja bem calma, sem ondas, pra que possamos entrar com nossa pequena com tranquilidade. Nossas opções são Porto de Galinhas, Cabo de Santo Agostinho ou Praia do Forte. O que você sugere como melhor opção nessas condições?
    Obrigada!!!!

      Olá, Mariana! O Vila Galé do Cabo está numa praia calma. Em Praia do Forte, o Tivoli está numa praia calma, o Iberostar não está. Em Porto de Galinhas, os resorts Serrambi e Nannai e os hotéis Pontal de Ocaporã e Tabapitanga estão em praias calmas.

      Obrigada pelas sugestões. Pelo que vi no praiômetro, chove nessa época em Porto. Qual seria uma opção mais segura no nordeste pra não corrermos o risco de pegar chuva?

      Poderia me sugerir um resort na Bahia além do Tivoli (está lotado) que ficasse em águas calmas para banho? Grata.

      Olá, Mariana! Club Med Itaparica, Arraial d’Ajuda EcoResort, Patachocas Morro de São Paulo, Costa Brasilis em Santo André, LaTorre em Porto Seguro.

    Bom dia!
    Estou querendo viajar no inicio de junho, eu, meu esposo e meu bebê que estará com 7meses. Pretendemos ficar uns dias em Maragogi e Porto de Galinha. Gostaria de saber quantos dias são suficiente para ficar em cada lugar.
    Obrigada.

      Olá, Dahiany! Se tiver uma semana, pense em 3 dias em cada cidade e 1 dia para o deslocamento. 😉

    Olá, bom dia!
    Ainda estou definindo minha viagem de férias em meados de julho. Depois que encontrei este site estou esclarecendo mil dúvidas, mas ao mesmo tempo fico mega indecisa de descobrir tanta coisa incrível… Bem, estou bastante interessada, quase certa, de seguir esta ideia de 3 viagens em uma. Acho que é bem o que queria mesmo. Tenho apenas algumas dúvidas, pois eu realmente não tenho o costume de viajar. A primeira coisa é se vcs sabem uma base (mesmo que muito por alto) de quanto eu preciso reservar em dinheiro para seguir esta ideia. Segundo, saindo do Rio de Janeiro, seria mais interessante começar por Maceió e ir seguindo o trecho até Recife ou o contrário? Terceiro, como faria para alugar um carro? Quarto, algum desses lugares tem opções de diversão a noite? Quinto, os passeios para as piscinas naturais são muito demorados? *Meu namorado passa mal muito tempo em barco…Aff..kkkk…
    Muito grata pela ajuda..
    Vcs fazem um belo trabalho com este site… 🙂

      Olá, Daiane! Gastos em viagens podem variar muito e por isso não temos como calcular um valor. Para passagens de avião, pesquise no Submarino Viagens. Para hotéis, use sites como o Booking. Você pode pesquisar preços de aluguel de carros de várias locadoras com a nossa parceira RentalCars.

      Os piscinas naturais ficam perto da praia. O passeio de barco não é demorado. 😉

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito