Como ir a Machu Picchu sem cartão Verified by Visa

Machu Picchu


Atualização

    Este post é de 2012. De lá para cá o sistema Verified by Visa se disseminou entre os bancos brasileiros que emitem cartão Visa e têm internet banking.
    Antes de confirmar a compra, os sites de Machu Picchu e da PeruRail carregam uma página gerada pelo internet banking do seu banco, onde você informará sua senha ou um token, dependendo do banco.
    Leia mais sobre o sistema aqui.

Anunciamos no site em julho de 2011 que, para cumprir a determinação da Unesco de diminuir o número de visitantes, Machu Picchu passou a vender ingressos limitados e apenas pela Internet. Quem trouxe a notícia foi a Lu Malheiros (obrigada, Lu!), autora do blog Dividindo a Bagagem e sempre atenta às novidades da região. O desafio não estava exatamente em conseguir a entrada, mas em efetuar o pagamento. Para concluir a compra, os cartões deveriam ser integrados ao sistema Verified by Visa. Pois o persistente leitor Mendonça Júnior não se deu por vencido e tentou comprar mesmo assim. Sorte nossa! Vejam só o que ele descobriu:

Olá, Bóia e demais amigos que participam desse blog. Estou voltando aqui para informar como foi minha experiência na compra dos bilhetes de trem e dos ingressos de acesso a Machu Picchu e Huayna Picchu, já que não tenho cartão Verified by Visa. Meus cartões de crédito são do Banco do Brasil, e aqui somente os cartões Bradesco possuem essa tecnologia. Mesmo assim, resolvi tentar.

Entrei no site da Peru Rail, escolhi os horários do trem e fui seguindo as telas. No final de tudo, após colocar os dados do meu cartão de crédito Visa do Banco do Brasil e clicar em concluir, o sistema informou que meu cartão não tinha a tecnologia Verified by Visa e não concluiu a compra. Contudo, assim que apareceu a mensagem, a Peru Rail me enviou um e-mail com a seguinte informação:

“Le informamos que su operacion no se ha podido realizar debido a que su tarjeta de credito no esta registrada en Verify by Visa o el SecureCode Mastercard. En las proximas 24 horas, nuestro ejecutivo de ventas estara poniendose en contacto con usted.”

Menos de 24 horas depois — salvo engano, foi no mesmo dia — recebi um e-mail onde constavam os dados da minha reserva (a tentativa de compra inexitosa acabou se tornando uma reserva que estava aguardando pagamento). A Peru Rail solicitava o preenchimento de um formulário, cópias do cartão de crédito, do passaporte ou do RG, e os dados dos passageiros. Enviei a documentação necessária, e poucos minutos depois recebi, também por e-mail, os tickets.

Detalhe: os valores indicados na reserva constantes do primeiro e-mail que recebi apresentavam valores inferiores aos que estavam informados no site. Maravilha!!!

Detalhe 2: É possível enviar a documentação e concluir a compra em até 30 dias antes da data marcada para a viagem.
No meu caso, fiz a reserva em meados de maio e apenas confirmei a compra, enviando a documentação requerida, agora no começo de junho. Maravilha 2!!!

Em relação aos ingressos de acesso a Machu Picchu (adquiri o que dá acesso a Huayna Picchu – 2º grupo), foi ainda mais fácil: fiz todos os procedimentos para aquisição através do site e, mesmo não tendo a tecnologia Verified By Visa, o sistema de pagamento deles aprovou minha solicitação. Em seguida, bastou acessar o link “check-in” no site e colocar o número da reserva. O sistema retornou os ingressos de acesso, foi só imprimir e pronto!

Um grande abraço a todos.

Muito obrigada pela dica, Mendonça Júnior!

Leia mais:

85 comentários

Entendi, entendi, da próx vez vou comprar com uns 2 meses de antecedência. Mas sinceramente já desisti fiquei muito desanimado com este sitema, quase uma semana tentando comprar renovando e assim foi, desisti de Huayna Picchu, mas estava vendo que tem uma tal de Montaña Machu Picchu (pelo o que eu pesquisei é a montanha que está no sentido contrário do Huayna Picchu) esta tinha bastante vaga, pelo o que eu vi no site, será que tenho sorte de chegar lá e ter vaga? Eu começo de Corumbá dia 15, vou pela Bolívia e chego em cuzco dia 21 pretendo ficar 22 e 23 em Aguas Calientes Machu Picchu. Abraço.

    Bruno, não me pediram o cartão e eu comprei com um emprestado de um amigo. Também não consegui informações à época sobre apresentar o cartão e não houve nenhum problema. O que te indico é que tente com um cartão que tenha senha bancária (consegui com um do Bradesco e um do Itaú). E se negar, reinicie o computador ou tente de outra máquina, pois acho que fica o IP gravado. Eu tentei por várias vezes e um cartão que havia sido recusado foi aprovado depois. Enfim, persistência e paciência!

Bruno, se você pretende visitar apenas as ruínas, tudo bem, acho que conseguirá sem maiores problemas lá mesmo em Cusco. Mas se pretende ir à Huayna picchu, só se comprar antecipado mesmo. Para você ter uma idéia, viajo na terça, dia 17, e vou visitar Machu Picchu e Huayna Piccu no dia 25. Desde semana passada os ingressos estão esgotados. O pior é que não dá para comprar separado.

Sim, Sim. Desbloqueamos, deixamos tudo certo os cartões, e os únicos cartões que deram certo foram de um amigo e de uma amiga, mas aí vinha uma noticia dizendo que precisava mostrar na hora o cartão, aí depois de tentar zilhões de vezes desistimos. Vamos deixar para comprar em cuzco meia entrada com a carteirinha internacional de estudante (ISIC) para machu picchu mesmo e se tiver machu picchu montaña, pelo o que entendi no site pode ser feito desta maneira, não é? Se eu estiver desviando do tema abordado me desculpe, mas toda informação para marinheiro de 1ª viagem é bem vinda. Obrigado a todos.

Sim sim, já fizemos tudo isso e o único cartão que deu certo foi com um amigo meu e com de uma amiga mas daí aparecia uma mensagem dizendo que era necessário estar com o cartão na hora para comprovar, então eu sinceramente desisti. Pelo o que eu estava vendo no site da para compar em Cuzco meia entrada com a carteirinha isic para machu picchu normal, ou montanha machu picchu, correto? bem eu acho que estou saindo já do tema e não quero ocasionar uma bagunça, mas como sou marinheiro de primeira viagem toda dica é importante, obrigado a todos pelas informações.

Então ja tentei com 9 cartões internacionais diferentes itau, bb, e nada certou, outra pergunta se eu conseguir com um cartão que não é meu, eu tenho que apresentar la na hora o cartão ou não? (por que uma amiga minha está conseguindo comprar com o cartão dela)

    Bruno, você lembrou de desbloquear o cartão para uso no exterior?
    Lembre que a operação está se processando no Peru, sendo assim é necessário que o cartão esteja habilitado para compras fora do Brasil.
    Normalmente, a habilitação para uso do cartão no exterior pode ser feita através do internet bank, caixa eletrônico ou pela central de antendimento via telefone.
    Você já fez isso?

    Bruno,
    Lamento que você ainda não tenha conseguido comprar os ingressos… Estranhei a mensagem dizendo que seria necessário apresentar o cartão de crédito que faz a compra! O uso do Verified by Visa deveria servir para evitar este tipo de exigência.
    Sugiro que você escreva para eles (costumam responder) https://www.drc-cusco.gob.pe/callcenteresp1/ para confirmar a necessidade de se apresentar o cartão de crédito. Não achei nada, em lugar nenhum sobre isto.
    E não custa nada fazer mais uma tentativa usando seu cartão de crédito. Como você fez uma reserva não confirmada eles podem ter bloqueado a sua compra por um tempo. Eu não deixaria para comprar os ingressos em Cuzco! Em último caso, entre em contato com uma agência de lá e veja se eles poderiam fazer a compra para você.
    Volte para contar como andam as coisas, ok?
    Um abraço, boa sorte,

    Amigo convido-vos a visitar o nosso website http://www.fabulousperutours.com para comprar ingressos para Machu Picchu em 10 minutos é rápido e seguro e você paga por Paypal. Muitos amigos brasileiros já visitaram nosso site e comprado os seus bilhetes rapidamente.
    Saudações Fredy

Ok, muito obrigado, pela informação. Se alguém tiver mais alguma dica eu agradeço. Pq agora eu quero ver correr atras de um cartão internacional Bradesco, só deus sabe aonde tem um, mas antes vou tentar de novo comprar pelo internacional do Banco do Brasil.

    Bruno,
    Licença para me meter? Deixei um comentário (logo antes do seu) dizendo que o Visa me informou que os cartões INTERNACIONAIS dos bancos Bradesco, Itaú, HSBC, Citibank e Santander utilizam o sistema Verified by Visa (VbyV). Como o Mendonça Júnior conseguiu comprar os ingressos com um cartão do Banco do Brasil, desconfio que ele também utilize o VbyV. Se você tem um cartão internacional do Banco do Brasil, tente fazer a compra!
    Um abraço,

Bom dia! muito bacana as informações, entretanto, estou tentando comprar a entrada com cartão do BB, até tentei o Visa travel money, para huayna picchu 1º grupo e não consigo.
Eu fiz o seguinte: reservei 3 entradas, para mim e mais 2 amigos, logo após fui em pagamento, completei tudo e quando carrega a página dá a notícia de operação denegada, será que é por causa do cartão mesmo?
E se eu conseguir um cartão do Bradesco ele obrigatoriamente tem que ser internacional? (desculpe por esta pergunta meio “burra” é que realmente é a primeira vez que estou fazendo uma viagem assim e nunca comprei com estes cartões) se alguém puder me ajudar agradeço.

    Olá, Bruno! O cartão precisa ser internacional, sim. Já o VTM dificilmente serve para operações pela internet.

Pessoal,
Liguei para o Visa para perguntar que bancos emitem cartões com o sistema Verified by Visa (VbyV). Segundo eles, o Bradesco, Itaú, HSBC, Citibank e Santander trabalham com o VbyV. Pena que a página da internet que eles me passaram é a página que já conheço e que só informa o Bradesco como banco emissor… (fiz um post lá no blog)
Isto não explica como o Mendonça Júnior conseguiu comprar o ingresso com um cartão do Banco do Brasil! 😆

Foi exatamente o que imaginei, Lu Malheiros: como já sabia dos rumores da compra do Santander Brasil pelo Bradesco, achei que poderia ser por isso que os cartões Santander já estariam com a tecnologia Verified by Visa, mas a negociação ainda se encontra somente na especulação. Mas, como disse acima, que bom que já podemos contar com mais cartões com essa tecnologia, apesar de ser possível a compra sem ela.
De qualquer forma, a Visa deveria atualizar o site.

Fábio, eu disse que era apenas o Bradesco, porque essa informação era a que constava no próprio site da Visa. Segundo a Bandeira, dos cartões emitidos no Brasil, apenas os do Bradesco possuiriam a tecnologia verified by visa. Mas que bom que já temos uma outra opção.
Em relação a alguns comentários que dizem não ter conseguido concluir a compra e nem mesmo ter recebido e-mail da Peru Rail, gostaria de lembrar que para fazer o procedimento de compra é necessário que o cartão esteja habilitado para uso no exterior. Se assim não for, o sistema sequer vai reconhecer como tentativa de compra e realmente não vão mandar e-mail, no caso das passagens de trem, além de não aprovar mesmo a compra dos ingressos, no caso do acesso a Machu Picchu.

    Mendonça Júnior, Fábio e D.Bóia,
    Depois do comentário do Fábio e de um comentário do Gustavo lá no blog, fui pesquisar mais um pouco para checar se o Santander está usando o sistema Verified by Visa. Está! https://www.santander.com.br/portal/wps/script/templates/GCMRequest.do?page=9040&entryID=8431
    Liguei para o atendimento telefônico do Santander e eles confirmaram a informação (coisa que não fizeram há 1 mês atrás!). Não é necessário nenhuma senha nova. Para quem é cliente e usa o internet banking será pedido as senhas necessárias para pagamento de contas. Para quem é cliente do banco e não usa o internet banking ou para quem não é cliente será solicitada a senha do cartão no momento da compra.
    O site da Visa no Brasil, infelizmente, ainda informa que somente o Bradesco trabalha com o Verified by Visa. Será que isto é sinal da compra do Santander pelo Bradesco? 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito