Como sobreviver ao extravio da sua mala em 4 passos

Claimed bag

Perder malas não é incomum, sobretudo quando você precisa fazer uma conexão. Qualquer atraso e pimba: sua mala fica pelo caminho. Na maioria das vezes, a mala extraviada é entregue no seu hotel em até dois dias. São raros os casos em que desaparecem para todo o sempre.

Nesse departamento, posso me considerar um sujeito de sorte. Por mais que tenha viajado, só tive malas extraviadas em duas ocasiões. E em ambas consegui reaver minhas malinhas.

No entanto, quis o destino (ou seria Murphy?) que nas duas vezes as malas tenham sumido na pior circunstância possível. Sabe quando você desembarca num aeroporto e de lá já sai imediatamente para um lugar distante, sem estrutura nem comércio decente? Pois foi justamente em dois momentos assim que fiquei sem minha mala — e acabei viajando meio maltrapilho por uns dias.

A última experiência foi recente, há dez dias. Aproveito que o limão ainda está fresquinho para fazer um post-limonada, compilando recomendações antigas com insights que me ocorreram agora e precauções recomendadas por leitores.

Dá para resumir tudo em quatro itens.

–> 1. Pense na sua bagagem de mão como um seguro-viagem

Sua maletinha de mão precisa conter todas as coisas das quais você não pode se separar por nenhum instante.

Têm que estar nela:

– Documentos

– Remédios

– Aparelhos eletrônicos

– Cabos, carregadores e adaptadores

– Peças de roupa que você precise usar assim que desembarcar

Por razões de praticidade, eu sempre subi a bordo com uma mochila tamanho médio. Chegando ao hotel, eu tirava dela todos os eletrônicos e cabos e quetais, e a bagagem de mão então passava a servir como minha mochilinha de passeios. O problema é que, pelo volume de eletrônicos que carrego, acabava não sobrando espaço para nenhuma muda de roupa. Depois do que sofri nesta última viagem, decidi: a partir da próxima, essa mochila vai vazia na mala grande, e vou subir a bordo com uma maleta de verdade (formato “carry-on”, dimensões máximas: 55 cm x 40 cm x 20 cm), para caber alguma roupa.

–> 2. Identifique e documente a mala que você despacha

Não despache malas sem identificação. Ponha nome, endereço e telefone de contato protegidos por fita adesiva no corpo da mala ou numa etiqueta de couro presa com fivela à alça.

Aproveite que o seu celular tira fotos e fotografe a mala antes de entregar no check-in. Fotografe também o recibo do despacho (o papel é pequeninho, fica colado no canhoto do cartão de embarque e às vezes se perde no caminho). E já que está com a mão na massa, fotografe o cartão de embarque também.

O leitor Lucas sugere que você fotografe até mesmo as peças de roupa quando estiver fazendo a mala; isso facilita muito caso você processe a cia. aérea por ressarcimento de danos.

Sair de casa com seguro-assistência comprado também garante apoio e algum ressarcimento caso a mala se extravie. (No meu caso, estava viajando a convite, e os anfitriões só tinham feito seguro-saúde, não seguro-assistência… é muito Murphy, Brasil.)

–> 3. A mala não chegou? Muita atenção no preenchimento da reclamação

É um momento cruel. Você veio de longe, passou pelo stress da conexão (que deve ter sido apertada, para terem perdido sua mala), pode ser que tenha varado a noite sem pregar o olho, e no fim ainda ficou meia hora com o coração na mão esperando a mala aparecer… e agora tem que enfrentar, em outro idioma, um sujeito no balcão de malas perdidas para preencher o formulário de reclamação.

Respire fundo e tente esquecer o cansaço por dez minutos. É importante que o formulário seja preenchido com o tipo de mala mais parecido com a sua (com a foto no celular, fica mais fácil para o agente identificar corretamente), e que os seus dados estejam corretos (tenha à mão seu endereço temporário e confira se o seu telefone está com DDI e DDD corretos).

–> 4. Esteja preparado para interromper a programação

Meu conselho pessoal: não siga viagem antes de recuperar o mínimo da sua dignidade. Atrase a programação por meio dia e faça as compras necessárias para que você não pense na mala perdida da hora de acordar à hora de dormir (e ainda sonhe com a desaparecida).

Conforme o conselho do leitor Juliano, que é advogado, compre tudo o que vá precisar, juntando todas as notas, para ser ressarcido pelo seguro-assistência (conforme limites do contrato) ou pela cia. aérea (por via amigável ou judicial).

Se tem seguro-assistência ou comprou a passagem por agência de viagens, repasse a eles o número do protocolo da perda de mala. Se estiver desassistido, ligue uma vez por dia para o telefone que lhe informarem. Pedir assistência pelo Twitter da cia. aérea também ajuda (procure não ser agressivo, essas coisas acontecem e não é culpa de quem recebe a reclamação).

Espero que nunca aconteça com você. Mas se acontecer, que este guia ajude você a não perder a viagem 😀

Leia mais:

Volta (Crônica de uma mala extraviada)

Final feliz: ela voltou

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


97 comentários

Estou indo para Sydney mês que vem para passar 2 anos e vou de South African, fazendo conexão em Joahnesburgo. Joahnesburgo que é conhecida como uma das mais cidades do mundo é também conhecida entre os viajantes por ter uma “máfia” em seu aeroporto que furta coisas de dentro das malas.
Procurei pela internet sobre o assunto e tem MUIITOS depoimentos de pessoas que tiveram suas malas abertas e muitos itens furtados
Estou com muito medo de ter minhas coisas furtadas. Vou levar basicamente roupas, sapatos e alguns cremes em potes pequenos nas malas. Nenhum item individualmente me custou muito caro, mas todos tem um valor muito grande pra mim.
🙁

    Laura , fotografe tudo o que for colocar na mala e embale antes de despachar, fotografando tb os volumes etiquetados na esteira.

    Coloque cadeado e agarradeiras em todos os fechos antes de embalar

    Quanto ao conteudo , leve na mão o que for de valor e despache em volumes diferentes coisas que possam interessar aos larápios ( coloque um pé de tenis em cada mala, por exemplo )

Chato mesmo 1 mes de viagem pela frente e acontece isso to muito aborrecida mesmo E sequer localizaram minha mochila ninguem tem informação Fiz seguro viagem pela mondial travel mandei um email e ate agora nao me responderam ta muito complicado Eu nao tenho twiter nem sei como mexe nisso o que tenho feito é ligar la mas sem sucesso ate agora tem algum outro meio? Desde ja obrigada

    Olá, Livia! Numa emergência deve-se usar o telefone, não o email. Tente se comunicar com a seguradora por Skype, de um cybercafé. A cobertura vai ser a que você contratou. Os seguros mais baratos normalmente cobrem apenas assistência para localizar a mala; os mais caros incluem uma indenização imediata para comprar as primeiras coisas.

    Junte notas de tudo o que você comprar para repor o que estava dentro da mala. Se não acharem a mala, na volta do Brasil você pode processar a cia. aérea e ser reembolsada.

Cheguei hoje em amsterdã sai de Brasília com conexão em sao paulo vim por uma das melhores companhias aereasa klm e minha mala simplesmente NAO VEIO!!! Ate agora eles nem sabem onde esta vou Estou viajando sozinha vim para um mochilao de 1 mes na europa e so tenho mais 3 dias em amsterdã Estou desesperada!!! Escolhi a klm pq achei que nao teria esse problema SOCORRO

    Que chato, Lívia 🙁

    Procure não sair de Amsterdã antes da sua mala aparecer, mesmo que para isso precise alterar algum trecho da viagem.

    Este é o perfil no Twitter da KLM:

    https://www.twitter.com/klm

Além de todos os cuidados já citados, outra medida de precaução que adoto e’ levar metade das minhas roupas e calcados na mala de meu marido e ele faz o mesmo, coloca algumas pecas suas na minha mala. Dessa forma, caso apenas uma das malas se extravie, o que e’ o mais provável, teremos como nos virar, mesmo que a mala seja encontrada vários dias depois.

    Pois é. Mas como eu acabei de postar, isso nem sempre resolve… A minha mala e do meu esposo não chegaram (duas malas grandes)e num vôo direto, sem escalas!…. Não adiantou eu dividir as roupas… Ficaram os dois “pelados” em Paris!!!!! Culpa da Air Berlin!

eu sugiro que além de todas as precauções já ditas nos posts anteriores, e imprescindível a contratação de um seguro….No meu caso, quando minhas malas extaviaram o pessoal da Mondial Assistence foi quem “me salvou”. Eles fizeram os contatos com a companhia aérea e me atualizaram o tempo todo. Foi um atendimento maravilhoso.

Pessoal,

Conforme mencionado pelo próprio Riq, a Lei de Murphy existe e está presente em todos os Aeroportos e Cia. Aéreas do Mundo, em conexões rápidas ou demoradas,

Imaginemos que você tomou todas as precauções, do número 1 ao 4 desse post, e mesmo assim, acabou sendo “premiado” com o extravio da sua bagagem! Muita calma nessa hora! O principal é relaxar e não esquentar a cabeça!

Muitas vezes, eu diria que pode ser até um motivo de comemoração, e sabem por quê? Simplesmente porque quando processar a Cia. Aérea pelo ocorrido, no mínimo, poderá viajar novamente com o dinheiro da indenização! Muitas vezes é possível pagar novas passagens aéreas e até hospedagem!

Abraço a todos e Boas Viagens!

Excelente! A mudinha de roupa na mala de mão, nem que seja só de roupa íntima mais uma peça tipo camiseta, já é mão na rodíssima num evento desse tipo.

Gostei das dicas das fotos, não tinha feito isso. Sempre levo a mala de mão com uma muda de roupa, remédios e roupas, mas tb notei que com o aumento do númeor de gadgets, o espaço pra roupa tem diminuido. Não tenho mala de bordo, mas vou procurar investir em uma =)
Abs,

Riq, Bóia e quem mais puder me ajudar… estou com muito receio de ter minha bagagem extraviada logo na minha 1ª viagem à Europa por conta dessa conexão de 1h10 no CDG.. devo tentar remarcar a passagem? Será que sai muito caro? Estou tentando ligar na Air France o dia todo, mas o telefone do atendimento ao cliente que consta no site não funciona.. alguém tem alguma dica pra me ajudar a resolver esse problema e ficar mais tranquila com a minha viagem?
Obrigada!

    Olá, Mariana! A conexão é realmente apertada. Deve haver mais vôos nesta rota ao longo do dia, tente no call center de vendas com o código de identificação da sua reserva.

    Mariana, há muitos anos atrás quando eu e meu marido viajávamos com um única mala (naquela época, de tamanho médio)fizemos um vôo do Rio para Londres, com conexão de 1 hora em Paris. A mala não apareceu na esteira do Aer. Heathrow. Ao reclamarmos a atendente nos garantiu que até às 22hs ela estaria em nosso hotel. Ela nos disse que era comum a mala não chegar devido ao pouco tempo da conexão mas que ficássemos tranquilos que ela estaria no hotel conforme informado. Cumpriram a promessa.
    Depois desse episódio, passei para as malas de cabine e evito de todas as formas fazer conexões.

    Poxa, que triste.. ainda estou tentando contato com o sac pra tentar trocar o horário da conexão, mas sem sucesso, cheguei a ficar mais de 20 minutos ouvindo musiquinha e nada :/
    queria muito ter seu desapego, Maria das Graças, e ir com pouca coisa, mas nessa minha 1ª viagem dificilmente conseguirei tal proesa.
    De qualquer forma obrigada Bóia e Maria das Graças

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito