Comprou Iberia online? Leve o cartão de crédito pro check-in!

Aeroporto de Barajas, Madri

Por incrível que pareça, inventaram mais um obstáculo para entrar na Espanha… A amiga da Nydia quase não conseguiu embarcar no Brasil porque o cartão de crédito que ela tinha usado na compra não existia mais. Leia o depoimento:


Oi pessoal. Gostaria de deixar meu sufoco aqui registrado para ninguém mais passar o que eu passei!! Eu e uma amiga viemos aqui para Europa pela Ibéria, sábado dia 21/05 (vôo GIG-MAD) e qual não foi nossa surpresa quando chegamos ao aeroporto e descobrimos que era obrigatória a apresentação do número do cartão de crédito que tinha sido usado na compra da passagem.

O problema foi que minha amiga não tinha mais o tal número porque pediu uma segunda via do cartão. Tentamos de tudo, até pagar a passagem novamente e nada…

Foi um sufoco mesmo, ela quase não embarca! Faltando 7 minutos para o fim do check in conseguimos!! Mas enfim… Espero que não aconteça com mais ninguém. Abraços!

Grathias, Nydia! Fica a dica!

😯

ATUALIZAÇÃO: Na caixa de comentários, vários leitores atestam que a regra de apresentar o cartão de crédito usado na compra na hora do check-in está claramente explicada no processo de compra. E que é padrão também em outras companhias. Moral da história: é preciso ler com atenção as condições de venda de tudo o que se compra pela internet.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


131 comentários

oi pessoal!

agora que voltei das férias, posso fazer meus comentários sobre o ocorrido e sobre a polêmica que causei.

em primeiro lugar, gostaria de dizer que sim, a Ibéria avisa bem grande da necessidade de apresentar o cartão de crédito e sim, clicamos no botão de aceitar as condições sem ler. mas errar é humano e esse lapso poderia ocorrer com qquer um que le este blog, inclusive.

o que nos deixou iradas foi o atendimento da Ibéria!! ninguém estava disposto a ajudar!! a menina do check in nos tratando como se fosse uma viagem para São Paulo para uma reunião chata, a gerente que não se deu o trabalho nem de perguntar o nome da minha amiga, enfim… um total descaso.

pergunto: esse sistema deles, que não consegue liberar a passagem sem o número do cartão, não consegue ver qd a passagem foi comprada? pq a passagem foi comprada em janeiro, já estava paga!!

outra pergunta: se eu tivesse comprado minha passagem no dia anterior e tivesse meu cartão roubado, levando B. O. e tudo mais, tb não teria embarcado?

enfim… mil situações que poderiam ocorrer e por isso que não me conformo com essa regra RIDÍCULA.

abraços

Em tudo isto vejo o óbvio.

1- O preço seduz e vc compra,

2- De fato quem tem iberiaplus marca o assento

3- as comissárias (os) assim como os espanhóis são grossos para o padrão brasileiro

4- entretenimento é péssimo,

5- comida no padrão das outras econômicas,

6- serviço de bordo horrível, eles colocam tudo lá atrás, suco refri, água e vc que vá lá pegar.

7- perdem as malas que é uma beleza, se fizer conexão em Barajas

Solução:

1- Faça que nem eu acione a empresa,é seu direito,
2- Se optar por continuar pela Iberia tome 02 RIVOTRIL de 2 mg que vc só acorda em BARAJAS e sem stress…rsrsrs.
3- Viaje com mala de bordo e mochila só, acredite até 10 dias é possível, para os homens ao menos, e compre cueca, creme de barba, etc. em qualquer supermercado assim que chegar, como sempre saio do aeroporto com carro alugado não há problema algum,…, na volta compre a mala de 40/50 euros no supermercado coloca o excesso e aí sim torça, mas com fé para que chegue, no meu caso sempre chegou no regresso, os problemas que passei foram nas idas…logo aboli a mala grande, e mais fica muito mais prático
4- Simples, troque de empresa

Uma dúvida:

O que custa levar o cartão de crédito??? O meu venceu antes do voo , apresentei-o vencido e bastou, nem precisei mostrar o novo.

POR FIM NÃO ESTOU DEFENDENDO A IBÉRIA ACHO-A PÉSSIMA CIA. AÉREA, MAS NÃO PAGO 860 REAIS PARA 02 PESSOAS A MAIS PARA IR ATÉ PARIS PELA AIR FRANCE NEM A PAU…

Eu não li as condições de compra das passagens pela Iberia e fui impedida de viajar hoje porque não apresentei o cartão de crédito ou indiquei seu número. Foi uma grande surpresa pra mim. Na verdade, um pesadelo. Como podem solicitar o número de cartão de crédito se já efetuei o pagamento de ao menos uma parcela do total? Consegui remarcar o vôo pra amanhã e já coloquei o cartão na minha bolsa. Espero que consiga viajar. Torçam por mim.

Essa questão de nomes que o pessoal citou torna-se cada vez mais delicada. Em embarques para os EUA, QUALQUER diferença no nome entre o que vai no bilhete e o que vai no Passaporte e o que vai no seu visto ou ESTA implica recusa de embarque.

A regra é clara, pessoas. E explícita. De toda forma, acabo de viajar pela Ibéria, embarquei de GRU para MAD no dia 14 de maio e não pediram o meu cartão de crédito. No retorno, dia 25 de maio, tampouco. braços!

Embora a atitude seja constrangedora, somente por curiosidade, o meu caráo de crédito Ourocard foi fraudado neste ano e, coincidentemente ou não, os débitos fraudados (até o limite do carão) foram em cia aéreas, 5 passagens na Azul e 1 na Tap. Esse tipo de fraude deve ser muito comum contra as cias e elas estão apertando o cerco.

Já viajei pela qatar e apesar de ter bem claro a regra de apresentar o cartão na hora do embarque acabei indo pro aeroporto visto que já não tinha mais o cartão. Chegando lá, sem redundâncias, era necessário o número do cartão. Esse é o detalhe, se fosse necessario o cartao, eu nem viajado teria, mas o que eles queriam era o número do cartão, ai liguei na central do meu banco, expliquei a situação e eles me passaram o número do cartão que eu tinha comprado as passagens. Uma vez, em Londres, voando pela British, a menina do check parecia que não tava encontrando a minha reserva. Ai eu falei que não tinha ele comigo e que em nenhum momento fui avisado de que seria necessário. Ela falou que não era obrigatório e logo depois achou a reserva.

Eu também evito Ibéria por já ter tido vários problemas. Mas, quando fui à Madrid na Páscoa voei com essa cia por ser um voo direto GRU-MAD, considerando-se que eu moro no interior e já “camelo” bastante para chegar à GRU. Entao era mais prático(nem foi questão preço, nestas datas a TAP estava melhor).O voo foi normal, o que no padrão Ibéria quer dizer ruim como sempre, rsrsrs. Da próxima vez, se for prá BCN vou procurar a Singapore.

Se ainda há dúvida se o cliente é orientado a levar o cartão, eu confirmo que sim. Veio destacado na confirmação de reserva da Ibéria – Mar/11:
“Deve saber…
*
Deve apresentar o cartão de pagamento
Para a correcta verificação da identidade do titular do cartão de pagamento, deverá apresentar o cartão no balcão de check-in no dia da partida do voo. O cartão ser-lhe-á solicitado apenas na viagem de partida (e não na viagem de regresso ou durante os trânsitos).
…”
E está claro que não é só a Ibéria q faz isso…
Quando pesquisei(e bem) a diferença de preço era substancial pro período que eu precisava, tempo de vôo e horários que eu queria. Não pago R$400 a mais pra ter melhor entretenimento a bordo por ex. É uma decisão pessoal e ponto.
O duro é pagar caro e ainda ter problemas como os que já passei em outras companhias.

Viajei no ano passado com a Air Nostrum a companhia de voos locais da IBERIA usando somente os Localizadores, mas vejo que daqui a pouco sentiremos saudades do Bilhetes Impressos.
Pena isso devido aos fraudadores os honestos que pagam, como em tudo. Mas o pessoal da Iberia não faz a menor ajuda aos seus passageiros, são nada prestativos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito