Comprou Iberia online? Leve o cartão de crédito pro check-in!

Aeroporto de Barajas, Madri

Por incrível que pareça, inventaram mais um obstáculo para entrar na Espanha… A amiga da Nydia quase não conseguiu embarcar no Brasil porque o cartão de crédito que ela tinha usado na compra não existia mais. Leia o depoimento:


Oi pessoal. Gostaria de deixar meu sufoco aqui registrado para ninguém mais passar o que eu passei!! Eu e uma amiga viemos aqui para Europa pela Ibéria, sábado dia 21/05 (vôo GIG-MAD) e qual não foi nossa surpresa quando chegamos ao aeroporto e descobrimos que era obrigatória a apresentação do número do cartão de crédito que tinha sido usado na compra da passagem.

O problema foi que minha amiga não tinha mais o tal número porque pediu uma segunda via do cartão. Tentamos de tudo, até pagar a passagem novamente e nada…

Foi um sufoco mesmo, ela quase não embarca! Faltando 7 minutos para o fim do check in conseguimos!! Mas enfim… Espero que não aconteça com mais ninguém. Abraços!

Grathias, Nydia! Fica a dica!

😯

ATUALIZAÇÃO: Na caixa de comentários, vários leitores atestam que a regra de apresentar o cartão de crédito usado na compra na hora do check-in está claramente explicada no processo de compra. E que é padrão também em outras companhias. Moral da história: é preciso ler com atenção as condições de venda de tudo o que se compra pela internet.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


131 comentários

E se eu tentar comprar uma passagem via cartão de crédito pro meu filho que está na Europa, eu estando no Brasil, ele não poderá viajar??? Que ridículo isso??? E que garante que o cartão que é apresentado por um fraudador (ladrão) é o original, já que a tecnologia disponível para esse fim é altíssima??? Temos que boicotar essas empresas, ponto final!!!!!!

Já viajei duas vezes pela Iberia, em alta temporada, entre São Paulo e Madri. Os voos foram pontuais, o atendimento aqui e lá foi cordial e, se eu fizesse uma reclamação sequer, estaria sendo injusto. Confio na companhia e comprei minhas passagens para o fim do ano, com ida a Londres e retorno de Zurique. O preço, de fato, me atraiu, mas a diferença não foi muito grande em relação a algumas outras companhias; os horários dos voos, para mim, foram muito atrativos. Nunca tive problemas com as malas e, embora não tenha larga experiência em voos internacionais, eu nunca consideraria a Iberia uma empresa de “segunda linha”. Certamente imprevistos desagradáveis ocorrem com qualquer companhia, de qualquer país. Eu, particularmente, ouvi muitos relatos de extravio de bagagens em voos de outras companhias e nunca conheci alguém com esse problema na Iberia (embora eu saiba que ocorram, naturalmente). Em resumo: se você comprou sua passagem com a Iberia, pode ficar tranquilo. Estará sujeito aos mesmos imprevistos que em outras companhias. Apenas esteja atento e previnido. Boa viagem!

OK, a informação está no bilhete. Mas dado que o dono do cartão é outra pessoa que não poderá comparecer para o checkin comigo, não entendi até agora como devo proceder. Quem conseguiu exceção conseguiu como? Estou esperando abrir o atendimento da Iberia, mas, por experiências anteriores, já antecipo que vou me irritar…

Passei por situação semelhante à relatada inicialmente. Comprei por cartão de crédito e exigiram a apresentação do cartão no momento do check in. Como havia solicitado a segunda via, quase não embarquei. É verdade que este procedimento consta nas regras da cia aérea, mas considero-o bastante esdrúxulo.

Ninguém vai clonar um cartão de crédito e clonar ainda um passaporte para viajar (afinal ladrão nenhum seria tolo o suficiente para embarcar com o próprio nome). Além disso, a companhia aérea já havia faturado a passagem. Se ela considera isso como norma de segurança, deveria aguardar a realização do voo para fazer a cobrança.

Por fim, colocar esta exigência nas regras não exime a Iberia de responsabilidades. Segundo a ANAC, cartão de crédito não é um documento de identificação necessário para check in. Se este procedimento é usual na Europa, o mesmo não é válido no Brasil, pelo simples fato de que o orgão regulador não permite.

Com relação ao voo, as refeições foram muito ruins e as opções de entretenimento nulas. Não tive problemas com as aeromoças e tampouco com a bagagem. No entanto, a Iberia atrasou minha conexão em 3 horas, fazendo com que eu perdesse o voo de volta ao Brasil.

Enfim, alguns prós, mas muito contras. O preço tem que ser realmente muito bom para tornar a empresa vantajosa para o cliente.

Uau, que rápida resposta, ahh se a Iberia fosse assim. O meu medo é comprar outra passagem (via telefone eles falam que existem tres(??) tentativas de compra)e ter que pagar pelo cancelamento dessa passagem, vai que eles resolvem validar.
Depois que li esses relatos penso em ir por outra Cia, a minha opçao nao foi apenas pelo preço e sim por serem voos diretos, sem conexao menos chances de problemas.
( O cartao disse que tem que esperar a Iberia confirmar, e se nós recusarmos a compra fica errado perante o Banco pois VAMOs comprar as Passagens para as mesmas data vai parecer ma-fe da nossa parte) sei lá….Obrigada mais uma vez

Preciso de ajuda, pois tentei comprar pelo site da Iberia GRU-MAD BCN-GRU, qual foi a minha surpresa a compra foi confirmada pelo cartao de credito mas NAO pela Iberia. Paguei e eles nao confirmam a reserva nem por email nem pelo telefone e nao há no site local para reclamaçoes. Estou sem saber o que fazer pois a viagem é para Novembro. Se alguem puder ajudar, agradeço.

    Olá, Ana Lucia! Peça para o seu cartão interceder ou cancelar a compra.

    Você pode também processar a Iberia.

vou fazer isso…qto as regras, o site me confundiu…a principio entendi que pode ser comprado com cartão de terceiros, porém caso tenha que fazer alguma alteração …. segue trecho…

When you approve the ticket purchase, the ticket fare (including taxes and other charges) is charged from your credit card. The credit card holder does not have to be one of the travelling passengers.

In the event that the credit card holder is not one of the travelling passengers, the passenger information must be accompanied with the credit card holder’s name, surname and e-mail address during the reservation for security purposes. Upon completion of the reservation, a confirmation e-mail including booking and payment details and an information e-mail for all the cancellation/refund/penalty transactions will be sent to the passengers’ and credit card holders’ e-mail accounts separately. If necessary, information e-mail(s) regarding cancellation/rebooking/rerouting requests will be sent to passenger’s and credit card holder’s e-mail separately after booking.

Presentation of Credit Card: In the event that the passenger gets in touch for the first time with an Turkish Airlines office/counter to claim rebooking/cancellation/refund for the ticket or consults with the counter for the check-in transactions of the first flight in the reservation; the holder of the credit card that was used for the payment transactions during the purchasing transactions of the ticket must be present together with the passenger with a valid identity card to present the credit card used for the payment or must present the credit card and a valid photo-attached identity card personally to a Turkish Airlines office before the first flight in the reservation.

obs: desculpe o texto enorme!!!

alguém sabe se pela Turkish também é preciso apresentar o cartão de crédito na hora do embarque?? vou fazer um voo interno Istanbul/Kayseri e comprei a minha passagem e a do meu marido com o cartão de crédito do meu cunhado…. será que seria preciso levar a xerox do cartão e da id dele??

    Olá, Tatiana! O mais seguro nesses casos é ligar para o call center da companhia.

Finalmente responderam a minha pergunta. Para fazer justiça a unica coisa que foi eficiente na TAP para realizar a compra foi que eles respondem rapidamente mesmo que com a resposta errada, eheheh.

Então, se vc for viajar pela TAP e quiser validar as informações do cartão antes do dia do embarque vc pode fazer:
presencialmente em qualquer Balcão TAP, através do Fax: +351 21 8415417 ou e-mail: [email protected].

Deverá apresentar / enviar os seguintes documentos:

– cópia da identificação do Titular do cartão;

– cópia da frente do cartão (apenas deverão ser visíveis os primeiros 6 e os últimos 4 dígitos na do cartão e nunca deverá enviar o código de segurança).

A TAP infelizmente foi pela mesma via da Iberia. Quase um parto para consegui comprar, primeiro o site que dava erro, o email para reserva com caixa lotada que faz o email voltar (nunca vi isso). E no final, pra minha “otima” surpresa tem essa sentença indireta que eu sou um provavel pilantra, e que mesmo com a minha grana no bolso, eu ainda tenho que provar que eu sou honesto.

Mas o meu problema é mais embaixo, eu volto para o Brasil e vou encerrar a minha conta com a qual comprei a passagem, e não sei se poderei permanecer com o cartão. Os bancos na frança são da idade da pedra ainda, as coisas são feitas via carta, deposito na boca do caixa so vai cair 3 dias depois. Então tenho receio de não poder manter o cartão, mesmo que anulado.

Aparentemente existe uma opção para validar os dados do cartão antes do embarque, tanto é verdade que eles avisam que para pode fazer o checkin pela internet é necessaria a validação antes. Eu to penando com algum incompetente da TAM via email que so me responde o que eu não pergunto.
Depois posto a informação aqui, ja que lugar nenhum do site da TAP contém isso.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito