costao-santinho-piscina

Costão do Santinho, uma ilha auto-suficiente em Floripa

Costão do Santinho

ATUALIZADO: 11.4.2014

Com sua mega-estrutura, uma praia semiprivativa e até uma reserva ecológica própria, o Costão do Santinho é praticamente um território autônomo no norte da Ilha de Santa Catarina. Foi inaugurado em 1991 e logo se encaixou entre os resorts brasileiros do primeiro time. Muitos apartamentos têm proprietários, que passam temporadas e deixam suas unidades no “pool” quando não estão ocupando. No começo da década adotou o sistema all-inclusive.

A localização

Costão via CentroCostão via Rio Vermelho

O complexo está próximo ao canto nordeste da ilha, a 44 km do aeroporto. Há dois caminhos do aeroporto ao resort.

Você pode passar pelo centro e seguir pela SC-401 (a estrada para Canasvieiras/Jurerê), continuando pela SC-403 (direção Ingleses). Nesta rota você pega mais pistas duplicadas, mas periga enfrentar engarrafamentos no contorno do centro de Floripa.

Dá também para ir pelo sul da ilha, via Rio Tavares, Lagoa da Conceição e Rio Vermelho. Nesta rota as estradas terão pista simples e você pode enfrentar engarrafamentos nos cruzamentos.

Em ambos os casos você vai passar pelo centrinho de Ingleses. A estrada para o Santinho sai de lá.

A praia

Costão do Santinho

Extensa, excelente para caminhadas. Como não é uma enseadinha e é voltada para o leste, tem ondas. O trecho em frente ao resort — o cantinho sul da praia — é virtualmente exclusivo dos hóspedes. Um não-hóspede só chega ali caminhando desde outras áreas da praia.

Costão do Santinho

O resort tem uma segunda saída para o mar, no cantinho direito da praia dos Ingleses, voltado para o norte. Ali o mar é calminho e a água, menos fria; é onde o hotel mantém a sua marina. É possível chegar lá caminhando pela praia; são 2 quilômetros e meio (35/45 minutos de caminhada).

As instalações

Costão do Santinho

É uma cidade. A recepção fica na parte mais alta do terreno, logo depois da guarita de entrada.

Entre a recepção e as áreas sociais espalham-se os predinhos de três andares (“vilas”), dispostos mais ou menos como numa superquadra de Brasília, com ruas e caminhos demarcados de pedestres.

Costão do Santinho

A área social principal logo abaixo das villas, de frente à praia. Ali está a maioria dos restaurantes, a piscina central, kid’s club, sala de ginástica e piscina térmica.

Costão do Santinho

No canto esquerdo (sul) do terreno fica a chamada ala internacional, com blocos de quatro andares. Por lá você encontra a piscina mais bacana, o spa, uma segunda piscina térmica e o restaurante gastronômico Nossa Senhora da Vitória. As trilhas para a mata atlântica também saem daquele canto.

As quadras esportivas ficam na parte alta do terreno, passando a recepção. Há uma marina na praia do Santinho, a dois quilômetros e meio. O Costão Golf (pago) está a 8 km, no Rio Vermelho.

Carrinhos elétricos fazem o transporte dos hóspedes entre a área social junto à praia, as vilas e o centro esportivo.

As acomodações

Costão do Santinho

Nas vilas há quatro tipos de apartamentos.

Os apartamentos standard são quartos convencionais de hotel.

Apartamento de 1 dormitórioApartamento de 1 dormitório

Já os apartamentos superiores, de 1, 2 ou 3 dormitórios, têm sala e cozinha completa; funcionam como apartamentos de praia.

Apartamento de 2 dormitóriosApartamento de 2 dormitóriosApartamento de 2 dormitórios

Hotel Internacional

Na ala internacional, todos os apartamentos são suítes, com ampla varanda. A salinha fica na parte de frente do quarto, junto à varanda. O banheiro tem janela e persiana; quando aberta, você tem vista da banheira. Há uma minicozinha equipada com microondas.

Ala internacional

Ala internacional

Tanto as vilas quanto os blocos da ala internacional têm garagens, com vagas demarcadas.

Consulte tarifas do Costão do Santinho com valores exclusivos para cadastrados no Zarpo

As piscinas

Piscina principal

São quatro: duas externas, duas cobertas.

Piscina principal

A piscina central, a mais antiga do complexo, é um pouco acanhada. Uma parede de vidro protege do vento.

Piscina da ala internacional

A piscina mais bacana é a da ala internacional, que tem bar molhado e área mais ampla para tomar sol.

Piscina da ala internacional

Piscina da ala internacional

Piscina térmica da área principal

Há piscinas térmicas na área social principal e também na ala internacional.

Piscina térmica da ala internacional

Comida & bebida

Nossa Senhora da Vitória

O Costão do Santinho funciona no sistema all-inclusive (que no jargão do hotel virou “vip inclusive”).

O buffet principal fica no restaurante Nossa Senhora das Ondas, na área social central, onde café da manhã, almoço e jantar são servidos todos os dias. Muto perto dele você encontra o Bar das Piscinas, uma lanchonete que funciona entre o café da manhã e o jantar, e também para os snacks do fim da noite, entre 23h e 2h.

Costão Grill

A pedida para o almoço, porém, é o Costão Grill, que fica no caminho entre a piscina e a praia. Você se serve de saladas e acompanhamentos no buffet e vai até a grelha para escolher seus cortes de churrasco. (No verão, o almoço é exclusivo para os hóspedes da Ala Internacional, com pulseira preta. O jangar ali é cobrado à parte, de todos os hóspedes.)

Trattoria di MareTrattoria di Mare

No jantar, além do buffet principal, dá para escolher entre outros dois restaurantes, que funcionam mediante reserva. A Trattoria di Mare, nos altos do buffet,é uma cantina que serve rodízio de massas e pizzas. O Nossa Senhora da Vitória, no térreo da ala internacional, é o restaurante gastronômico do resort — e como já existia antes da implantação do sistema all-inclusive, tem qualidade acima da média para resorts. Há um limite de reservas em restaurantes por estada: uma reserva para permanências de 2 a 3 noites; duas reservas para permanências de 4 a 6 noites; três reservas para permanências de 7 noites.

Além dos restaurantes incluídos, o resort tem o Rancho do Pescador, o restaurante “praiano”, vizinho ao Costão Grill, que serve petiscos do mar. Este restaurante está incluído para os hóspedes da ala internacional (pulseiras pretas); hóspedes das vilas pagam à parte. No verão, a área é exclusiva para as pulseiras pretas.

Kid’s club

Costão do Santinho

As atividades são divididas por faixa etária: até 4 anos, entre 4 e 6 anos, entre 6 e 12 anos e para adolescentes.

Costão do Santinho

Os clubinhos ficam no prédio principal; muitas brincadeiras acontecem nos jardins, na praia e na mata.

Costão do Santinho

Com custo extra, fazem muito sucesso a escola de surf do resort (que fica desativada entre maio e julho, durante a temporada da pesca da tainha), o arvorismo e o paintball.

Esportes

Costão do Santinho

Futebol (campo de grama), vôlei de praia, sandboard (nas dunas entre o hotel e o Rio Vermelho), arco e flecha e trekking guiado estão incluídos.

Tênis, mergulho, caiaque, escola de surf e golfe são pagos à parte.

A sala de ginástica

Costão do Santinho

O resort tem uma academia completa, que foi recentemente renovada. Localiza-se na área social principal.

Spa

Spa do Costão do Santinho

O Costão Spa funciona na ala internacional e oferece tanto programas de emagrecimento quanto tratamentos de relaxamento e beleza.

O destaque é o circuito das águas, com hidromassagem em banheira de talassoterapia e percurso Kneipp, um caminho das pedras numa piscina rasa que alterna correntes de água morna e fria.

Entretenimento noturno

Costão do Santinho

Há música ao vivo, noites de bingo e jogos monitorados.

Os passeios

Um passeio é grátis e está bem à mão: as trilhas da reserva natural do Morro das Aranhas, que faz parte do complexo, e o Museu Arqueológico ao ar livre, que aproveita as inscrições rupestres encontradas na região do morro.

Uma agência interna vende passeios de van e escuna e tours ao Beto Carrero World (150 km).

De carro alugado você pode ir à Praia Mole (23 km), Costa da Lagoa (20 km, passeio de barco, restaurantes beira-lagoa), Jurerê (20 km, praia, beach lounges, Forte de São José da Ponta Grossa), Santo Antônio de Lisboa (24 km, vilarejo açoriano, ostras em Sambaqui) e Ribeirão da Ilha (50 km, vilarejo açoriano, ostras). Note, porém, que quanto mais passeios você fizer, menos aproveitará o sistema all inclusive do hotel.

Um cantinho

Costão do Santinho

O solário.
O hotel Costão do Santinho, em Florianópolis…

  • É para você: que quer um resort completaço, com atividades para todas as idades.
  • Talvez não seja pra você: que está mais interessado em saracotear por Floripa e pelas praias do continente do que em ficar baseado num hotel.

Costão do Santinho

Leia mais:

Passagens mais baratas para Florianópolis no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Tarifas exclusivas para resorts em Santa Catarina no Zarpo

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Florianópolis na Rentcars em até 10 vezes

84 comentários

Voltei ontem de lá, decepcionante, fiquei hospedada em um quarto minúsculo, nao tinha nem sequer uma cadeira para colocar a mala, éramos quatro pessoas com um único banheiro. Que pena!!! Tinha sonhado tanto com este passeio.

Olá, Tudo bem?
Você menciona que “o resort tem uma segunda saída para o mar, no cantinho direito da praia dos Ingleses, voltado para o norte”.
Por favor, me diga como atravessar o caminho da praia do Santinho até essa segunda saída para o mar.
Tem algum morro, duna ou trilha para se chegar à praia dos ingleses?
Aguardo seu retorno.
Obrigada.

Estive na última semana no Resort e só tenho elogios! Fiquei hospedada no Internacional! Suite excelente! Comida deliciosa! Spa fantástico! Os funcionários são super prestativos e educados! Muito entretenimento! Só não pude curtir a praia porque estava gelado! Só tenho elogios a fazer! Com certeza viltarei!

Irei para um congresso em Agosto em Floripa e estou pensando ir dois dias antes para curtir o Costão do Santinho. Me aconselhariam? Ou existe alguma outra praia na ilha onde a água seja menos fria?
Muito obrigado!

Estou nesse momento no costão, preciso concordar em tudo! De fato, viajo muito, para diversos lugares no Brasil e no mundo! De longe o custo benefício do Costão do Santinho é muito alto pelo que ele oferece!! Também não voltarei! Aliás, não sei de onde eles tiraram que aqui é um 5 estrelas!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.