Já viajou de cruzeiro no Brasil? O que você fez nas escalas?

Cruzeiro no Brasil

Na minha opinião, a principal motivação para você optar por um cruzeiro convencional (esses feitos em navios grandes, que param por poucas horas em cidades que necessitariam vários dias de permanência para serem visitadas a contento) deve ser… o navio.

Embarque num cruzeirão pela vida a bordo: as atividades nonstop, a comida farta, a companhia dos amigos ou a curtição de fazer uma viagem só com a sua tribo (no caso de cruzeiros de nicho, em torno de um artista, ou para fazer ginástica, ou voltados para singles, ou ainda para o público GLS).

As escalas… bem, não supervalorize as escalas. Você vai ter pouco tempo em terra — seis a oito horas, em média — e vai precisar ser objetivo. O que eu costumo recomendar (de enxerido, porque não tenho experiência suficiente nesse tipo de cruzeiro) é evitar passeios complicados, tipo city-tour, que tiram você do navio apenas para trancafiar num outro veículo, o ônibus. Acho que vale mais a pena escolher um objetivo — a praia mais bacana do pedaço, por exemplo — e curtir o dia por lá. (Mas sei que estou pregando ao vento, porque é muito difícil convencer alguém que vai passar poucas horas numa cidade a não fazer o city-tour. Mas enfim…)

No entanto, esta não é a única decisão que precisa ser feita a cada escala. A dúvida que aparece mais é: pegar um passeio vendido pelo cruzeiro ou negociar com os taxistas no porto?

Eu tendo a simpatizar mais com a alternativa negociar-com-taxista, que proporcionaria um roteiro mais livre. Mas também ficaria com medo de ficar refém da situação: ou aceitar o que taxista pede, ou neca de passeio.

Por isso recorro à comunidade. Você viajou de cruzeiro pelo Brasil ultimamente? Pode contar pra gente como resolveu suas escalas?

Se possível, conte pra gente o nome do navio e as alternativas que você lembra ter considerado. Se lembrar do preço, seria perfeito!

Depois a gente dá uma compilada bacana. Obrigado!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


117 comentários

Olá pessoal!
Já fiz 03 cruzeiros: 2005 (MISTRAL), 2006 (Blue Dream) e 2009 (MSC Musica).Eu e meu marido amamos cruzeiro, se pudesse todo ano, não enjoamos, sempre fizemos amigos e não foi nada monótono. O que eu acho abusivo são os preços das bebidas. Quanto as excursões, se não conheço o lugar e o tempo é curto eu invisto no city tour para fazer uma panorâmica do lugar. O jantar acho uma parte bem interessante, todos que fiz as pessoas estavam muito bem vestidas, até demais para meu gosto. Vários homens só jantavam de terno, e isso dá um glamour ao amibente. Não iria nos mesmos navios, devido os primeiros estarem pequenos e ultrapassados para os de hoje. O Blue Dream já não está no Brasil. E o MSC foi o que menos gostei. Foi o navio mais lindo, com a decoração maravilhosa, mas a comida não era legal, nem se comparou aos outros que achei mais simples. No próximo ano, carnaval 2014, queremos fazer um cruzeiro no Splendour ou ir para um resort, no caso será o Nannai ou Iberostar Praia do Forte.

oi pessoal, voltei ha 15 dia de um cruzeiro MSC Fantasia, e amei foram 7 noites e dias inesqueciveis, o navio eee lindo , luxuosa e alegre… quero fazer o cruzeiro de carnaval 2014, pela MSC Preziosa, o navio mais novo e luxuoso da MSC, estou procurando companhia de amigas que sejam divertidas e queriam aproveitar muito o carnaval!!!

Pessoal, chegamos de viagem a bordo do MSC Orchestra – vale a pena, viagem muito agradável. Em Ubatuba e Ilhabela, descemos por conta própria e compramos passeios em terra (Projeto Tamar e Praia Grande em Ubatuba e Praia do Curral e Cachoeira em Ilhabela). Bem cheio o navio, mas nada que atrapalhasse. O único porém foi em relação à aquisição de pacotes de bebidas (até havia perguntado por aqui a respeito). Antes de ir, a minha agente de viagens me repassou um e-mail da operadora com o link para consulta. Só que este link dava em uma página de erro. No site da MSC, havia informações gerais, mas para ver preço e reservar era necessário ter o número da reserva do cruzeiro. Quando recebi o voucher, entrei para tentar reservar. Havia disponibilidade de serviços diversos, inclusive com preço, mas na página de bebidas havia apenas uma informação em letras vermelhas de indisponibilidade para aquela saída. Deixei para reservar a bordo mesmo, mas ao embarcar descobri que só havia 3 opções de pacotes(cafés com e sem álcool, refrigerantes/sorvetes/água e água mineral). Perguntei a respeito de pacotes com cerveja ou vinho e o garçom, sem muita firmeza, disse que eu deveria ter adquirido diretamente com o agente de viagens no momento da reserva (?????). Não entendi nada, mas acabou não fazendo falta, compramos avulso e não foi tão caro. Outra dica: ao avisar a administradora do cartão (eu costumo deixar a função internacional bloqueada e desbloqueio em cada viagem) não esqueçam de pedir para desbloquear a função magnética – apesar de ter avisado na véspera, a carga inicial havia sido recusada, tive de ligar para ver o que houve e descobri que a MSC não usa o modo chip, mas tudo resolvido. Aliás, bebidas, chocolates e perfumes com bons preços, quem for, aproveite!!!

Olá
Gostaria de uma indicação de um agente de viagem, procurei a cvc mas ainda não tem pacote para reveillon de 2013/2014??
quem posso procurar??

    Olá, Kaká! Somos um site de viagens independentes, não temos indicações de agentes de viagem.

Olá pessoal adorei esse site!
Em dezembro desse ano farei meu primeiro cruzeiro, eu e meu marido embarcaremos no MSC Orchestra, estou ansiosíssima pra chegar logo o dia.
Será Búzios / Ilha Grande / Copacabana / Salvador, reveillon em Copa.
Como esse é o primeiro gostaria de receber todas as dicas possíveis, fechei o pacote essa semana, mas não me forneceram muitos detalhes sobre como é fazer uma viagem dessa.
Obrigada!!

    Olá, Karina! Não temos informações específicas sobre o MSC Orchestra, mas você encontra informações sobre as cidades em que você fará as paradas aqui no site!

Fiz um cruzeiro de 7 noites, a bordo do Costa Favolosa, no início de fevereiro e as excursões oferecidas são muito caras mesmo. Embarquei no Rio e desci nas três primeiras paradas (Ilha Grande/praia do Abraão, Portobelo e Ilha Bela) e aproveitei para passear a pé e conhecer algumas praias. Em Santos, optei por não desembarcar e aproveitar que o navio estava super vazio.
Nas cidades que não tem porto, o serviço de lancha do navio deixa os passageiros no cais principal e lá há muitas ofertas de táxi, aluguel de bicicleta, passeios de escunas ou jipes, conforme a cidade.
Na Ilha Bela, algumas pessoas do navio compraram excursão por U$ 80 (mais os 15% da taxa de serviço) e quando desembarcaram viram anúncio do mesmo roteiro por R$ 40,00. Mesmo considerando as promoções nos passeios, não vale a pena. E ainda corre o risco do dia amanhecer chuvoso e o passeio virar mico.
Quem faz passeios por conta própria, precisa ficar muito atento para não perder o horário de embarque.
Fiz alguns comentários gerais sobre a viagem no meu blog: https://macaquiceseoutrascoisas.blogspot.com.br/2013/02/marinheira-de-primeira-viagem.html

Olá.
Dia 17/02/13 viajo pelo Empress até Montevideo e Buenos Aires. Até o momento não encontrei nenhum comentário sobre essa viagem de outras pessoas. Alguém tem alguma dica/comentários ou já fez esta viajem? Estou indo pela CVC e os mesmo disseram que a programação é somente divulgada dentro do próprio navio. Abraços.

Pessoal,
Estava na dúvida qual pacote pegar e vi um em que pagando mais R$100,00 passo também pela Ilha Bela, segundo de São Paulo, Búzios, Ilha Bela e retorno.
Em Ilha Bela dá para fazer passeio sozinha? O porto fica perto das praias que dá pra mergulhar? Estou com orçamento apertado e não poderei ficar gastando muito.
E como é viajar sozinha no cruzeiro? É tranquilo? Tem solteiros ou é mais família?
Valeu!!!
Quero aproveitar ao máximo, será minha primeira vez de cruzeiro! 🙂

    Olá, Raquel! Os cruzeiros em Ilhabela aportam na vila, que tem uma estrutura de bares, restaurantes e lojinhas. Para ir à praia você vai precisar tomar um táxi. O perfil dos freqüentadores de cruzeiro varia conforme o navio; há cruzeiros-balada para solteiros. As viagens costumam ser em conta, mas todo programa em terra é caro.

Ola Isadora e pessoal
Vou fazer um cruzeiro agora dia 16.02 no costa favolosa.
Uma das paradas é no Rj e estou querendo ir visitar o cristo e o pao de açucar.
Sera q consigo fazer isso em 7 ou 8 horas? Sera q fica muito caro?
Isadora eu li q vc conseguiu fazer isso negociando com um taxista. Como foi? Saiu caro? Demorou mto? Valeu a pena?
Muito obrigado

    Aumentaram a fiscalização na área do porto do Rio para evitar que os taxistas cobrem no “tiro”. Mais fácil pegar uma corrida até a Praia Vermelha para conhecer o Pão de Açúcar e de lá, dependendo do horário, pegar um táxi para o Cosme Velho e subir no trem para o Corcovado.

Obrigado!Vc sabe me fala que dia que é o baile a fantasia no navio soberano? porque eu to meu envocado se eu levo fantasia porque vou descer em salvador dia 12/02 dai eu perco o baile Fantasia que eu aluga eo dinheiroo kkk… Falai quem souber Valeu 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito