De √īnibus em Torres del Paine: city-tour de parque :-)

Torres del Paine: vistas de fora do parque

Demorou. Demorou anos e anos e anos, mas eu finalmente entendi por que tantas pessoas — praticamente a maioria dos viajantes (todo mundo que viaja pra mim √© viajante, ou turista, tanto faz) — se d√£o por satisfeitas depois de fazer um city-tour e j√° se declaram prontas para partir para a pr√≥xima.

Aconteceu comigo na quinta-feira, em Torres del Paine, na Patag√īnia chilena. A ficha caiu. N√£o tenho mais moral de falar mal de city-tour.

Da janela do bumba

OK, eu sei que eu não fiz um city-tour de city. Fiz um city-tour de park. Mas o que importa é que eu gostei. E me dei por satisfeito. E assim compreendi o processo mental de quem corre o mundo fazendo apenas e tão-somente city-tours.

N√£o precisei esquentar a cabe√ßa com nada. Entrei numa ag√™ncia, perguntei se tinha lugar em algum tour saindo no dia seguinte, me encaixaram num bus√£o. 20 mil pesos chilenos — 40 d√≥lares — por cabe√ßa. (Com extras: 15.000 pesos chilenos — 30 d√≥lares — para entrar no parque. 3 mil pesos — 5 d√≥lares — para visitar uma caverna no caminho. 13 mil pesos — 26 d√≥lares — pelo almo√ßo. Total: 100 d√≥lares pra cada um.) √Äs 7h30 eles passariam no nosso hotel.

Desce, tira a foto, sobe de novo

Bom, at√© a√≠ eu estava apenas comprando um passeio para um lugar a 150 km de dist√Ęncia da cidade onde a gente estava, Puerto Natales. N√£o tinha id√©ia de que seria um city-tour de parque.

Eu s√≥ fui entender mesmo no dia seguinte. Durante as 11 horas do passeio, o √īnibus parou sete vezes. Tr√™s vezes fora do parque (uma na Cova del Milod√≥n, uma caverna onde foi achada a pele de um animal pr√©-hist√≥rico; outra num bar de beira de estrada; outra num mirante de onde se v√™ as torres melhor do que dentro do parque).

A caverna do milodón

E quatro vezes dentro do parque: uma parada num mirante para ver os Cuernos, outra para ver a cachoeira do Salto Grande, outra parada para almo√ßar num ref√ļgio √† beira do lago Pehu√©, e a √ļltima para dar uma caminhada pela beirada do lago Grey para ver icebergs de perto e a geleira Grey de longe.

Os Cuernos

Ou seja: durante sete horas eu s√≥ desci do √īnibus nos lugares mais m√°gicos √† beira da estrada, onde eu pude tirar exatamente as mesmas fotos que todo mundo tira, e voltar para o quentinho do √īnibus em quest√£o de minutos.

O Salto Grande

Minto: na pernadinha de quinze minutos (para ir e para voltar) ao Salto Grande e na caminhada de meia hora (para ir e para voltar) pela beira do lago Grey eu enfrentei o frio patag√īnico e um vento polar de t√£o forte e t√£o gelado. E nesses dois momentos eu confirmei minha id√©ia previamente formada de que esse neg√≥cio de caminhar no frio em parque n√£o √© pra mim.

Lago Pehoé

As Torres, os Cornos, os Icebergs do Lago — tudo isso foi pra mim como a Torre Eiffel, o Louvre e Notre-Dame, vistos da comodidade do meu bateau-mouche sobre quatro rodas. N√£o precisei me sujeitar √† atividade enfadonha de realmente entrar em nenhum deles. Fiquei feliz com as minhas fotos. (Sem falar que o tempo colaborou em 80% do trajeto!)

Lago Grey

Eu sei que eu deveria ter ido de outra maneira. Deveria ter feito o circuito dos trekkistas, dormindo em ref√ļgios ou hoster√≠as simples. Ou cacifado uma estada cariss√≠ssima no Explora ou na Hoster√≠a Las Torres.

Geleira Grey, no Lago Grey

Mas caminhar no frio para mim seria o equivalente a ter que descer do √īnibus do city-tour e partir para o metr√ī. Enfrentar o vento seria me obrigar a me comunicar com gente que n√£o fala a minha l√≠ngua. As paisagens que eu n√£o vi, as surpresas que eu n√£o tive n√£o me fazem falta — como n√£o fazem a quem abdica de descobrir uma cidade com seus pr√≥prios olhos e suas pr√≥prias pernas.

Close nas Torres

Trouxe minhas fotos — meus trof√©us. Quem vai dizer que eu n√£o conheci Torres del Paine?

Agora, a sério:

O tour de dia inteiro de √īnibus pelo parque de Torres del Paine se revelou 100% adequado ao meu plano de ver o melhor da Patag√īnia com a melhor rela√ß√£o esfor√ßo x benef√≠cio poss√≠vel.

Agora: n√£o acho que valha a viagem de El Calafate at√© l√° s√≥ para fazer esse passeio. √Č muito sacrif√≠cio pra ver uma montanha famosa.

Continuo achando que quem n√£o curte caminhar no frio deve, sim, fazer o passeio de √īnibus que eu fiz. Mas recomendo que fique mais dias em Puerto Natales, para fazer outros passeios — como as travessias pelos lagos do parque, ou a excurs√£o de barco √† geleira Serrano no parque Bernardo O’Higgins — e assim rentabilizar a viagem.

O melhor de tudo √© incluir Puerto Natales/Torres del Paine num circuito entre Punta Arenas e El Calafate, para n√£o precisar refazer nenhum caminho de volta. Mas eu volto ao assunto mais tarde, quando fizer minhas recomenda√ß√Ķes finais patag√īnicas.

Paine Grande

109 coment√°rios

Boia, sabe de alguma agência bem conceituada que faz este passeio de 1 dia em Torres del Paine a partir de Puerto Natales? Estou com dificuldade de encontrar.

Ol√°, Joice! √Č bastante f√°cil se encaixar em passeios localmente. Se voc√™ quiser ir com tudo j√° esquematizado, d√™ uma olhada nos passeios de ag√™ncias locais vendidos pelo nosso parceiro Viator (clique aqui).

Boa tarde, vou aqui deixar um relato que possa ajudar a algu√©m que esteja planejando ir visitar o Parque Nacional Torres del Paine. Estive l√° agora em janeiro de 2019 e foi a maior roubada da minha viagem. Tinha lido relatos de pessoas dizendo que foram a partir de El Calafate. Ent√£o, resolvi alugar um carro em El Calafate (o que me obrigou a ir e voltar para El Calafate). A estrada de El Calafate para Puerto Natales √© mto perigosa, no sentido de que venta absurdamente. N√£o se pode sair do carro pr√° nada, com risco da porta ser levada. Inclusive, existe uma cl√°usula no aluguel estipulando uma franquia mais alta, espec√≠fica para capotagem, pois √© super comum nessa estrada. Vi um carro capotado na ida e outro na volta. Tb n√£o tem sinal de internet. Al√©m disso, o percurso que deveria ser feito em cerca de 4 horas, faz-se em 6 horas pois a Ruta 40, por onde se deveria ir o tempo todo, tem um trecho em ripio e todo mundo avisa pr√° n√£o ir por ali. Ent√£o o percurso fica mto maior. √Č uma viagem mto cansativa.
Estando em Puerto Natales, tem-se que novamente viajar 2 horas para chegar ao parque, pois a estrada tem alguns trechos também em rípio.
A entrada do parque vale para 2 dias.
O parque é lindo mas venta absurdamente. No dia que fomos a velocidade do vento no chão era de 70 km/h e no Mirador Salto Grande, mto indicado pois é mto bonito, estava 120 km/h, de forma que não se podia ir.
Fizemos uma pequena trilha para ver o Glaciar Grey, a partir de uma praia. Depois de mto caminhar, naquele vento absurdo, voltamos sem ver. Consegui ver de longe a partir de um hotel que passamos de carro, ainda dentro do parque.
De forma, que ir a esse parque, com uma logística tão complicada é uma roubada. Depois de fazer todo esse trajeto para estar lá, a chance de não conseguir ver nada é muito grande.
Vimos paisagens belíssimas das Torres del Paine, a partir da estrada, antes de entrar no parque.
Bem, se a pessoa n√£o tem condi√ß√Ķes de se hospedar dentro do Parque Nacional Torres del Paine, que √© mto caro, n√£o v√°. N√£o vale a pena mesmo.
Se quiser mesmo ir, aconselho que vá para Puerto Natales de avião para não ter que enfrentar a estrada e todo o gasto de aluguel de veículo, combustível e tal para lá. E de lá faça a excursão com agência, que o Ricardo Freire fez.
Um abraço.

Oi tudo bem? Muito bom seus coment√°rios, estou indo para o Chile em fevereiro/19 e estou em d√ļvida se vou direto para Puerto Natales ou Punta Arenas e pego os tour para fazer os passeios, qual sua recomenda√ß√£o? Obrigada

Ol√°, Patricia! Em Punta Arenas voc√™ pode ver ping√ľins at√© mar√ßo. Os demais passeios saem de Puerto Natales mesmo.

Ol√°
Quero fazer exatamente este tour de 1 dia no arque de Torres del Paine. Estarei lá no dia 18 de novembro. Devo reservar o passeio daqui do Brasil com antecedência ou estando em Puerto Natales é fácil contratar? Recomendam alguma agencia?

Olá, Ana! Se você conseguir marcar aqui do Brasil, ótimo. O Ricardo Freire marcou na véspera lá mesmo, mas não sabemos se de lá para cá a situação mudou.

OLá! Irei para El Calafate em dezembro. Alguém pode me indicar uma agencia que alugue carros em El calafate e devolva em Punta Arenas, por gentileza.

Olá, Sonali! Nenhuma agência topará que você alugue num país e devolva no outro.

Aten√ß√£o: Os coment√°rios s√£o moderados. Relatos e opini√Ķes ser√£o publicados se aprovados. Perguntas ser√£o selecionadas para publica√ß√£o e resposta. Entenda os crit√©rios clicando aqui.