barcelona dicas completas

Guia de Barcelona

Barcelona

Assim como outras metrópoles praianas, Barcelona é dessas cidades em que a grande atração… é ela mesma.

É claro — você não pode perder a Sagrada Família, o Park Güell ou o Mercado da Boqueria. Mas nós organizamos as atrações para que você aproveite a boa onda da cidade entre uma visita e outra.

Você vai ter tempo de andar pelas ruelas medievais do Bairro Gótico, para ver as vitrines no Born, e para curtir um fim de tarde de frente para o Mediterrâneo, na Barceloneta.

Sempre que possível, privilegiamos os passeios a pé. Mas também explicamos como funciona o transporte na cidade, e como você pode economizar nos deslocamentos.

Os hotéis foram escolhidos dentro dos bairros mais práticos, a até as opções mais econômicas são bem charmosinhas.

Restaurantes? Temos uma seleção com endereços tradicionais e contemporâneos, bares de tapas, mercados e mais.

E ainda ajudamos você a encaixar Barcelona na sua viagem, explicando a melhor época para ir, e indicando as melhores conexões a partir do Brasil e para outros destinos.

A Bóia recomenda

Quando ir a Barcelona

barcelona rambla flores

Barcelona é um destino para o ano inteiro. O clima mediterrâneo dá à cidade invernos ensolarados e verões de pouca chuva.

Podendo viajar em qualquer época, vá no final da primavera (entre meados de maio e meados de junho).

E se der para evitar o mês de agosto, melhor. Auge das férias de verão na Europa, é quando a cidade está mais quente e mais cheia de turistas.

Inverno

O inverno em Barcelona é bastante suave em comparação com o resto da Europa. Os dias são ensolarados, e neve é um evento raríssimo.

Barcelona não vai estar tão animada no inverno quanto nos meses mais quentes. Em compensação, as tarifas dos hotéis estarão bem mais baixas.

  • Entre janeiro e fevereiro, as temperaturas se mantêm entre mínimas de 5°C a 6°C, e máximas de 14°C.
  • Em março, o termômetro sobe um pouquinho, para mínima de 8°C e máxima de 16°C.

Primavera

A primavera é a época mais gostosa para ir a Barcelona. No final de março já começa o horário de ‘verão’, e o clima vai ficando cada vez melhor até o final de junho.

Se você estiver na cidade em 23 de abril, vai encontrar Barcelona toda enfeitada de rosas vermelhas para a ‘Diada de Sant Jordi’ — o Dia de São Jorge, padroeiro da Catalunha.

  • Abril tem mínimas de 11ºC e máximas de 19ºC.
  • Em maio, o termômetro varia entre 14ºC e 23ºC.
  • Em junho, as temperaturas ficam entre 18ºC e 27ºC — mas em ondas de calor, o termômetro pode encostar nos 30°C.

Verão

O verão é a época do agito em Barcelona. Se você quer aproveitar a cidade mais na rua e nas praias do que batendo ponto nas atrações, essa é ‘a’ época para estar em Barcelona. Mas evite agosto, mesmo se gostar do ‘fervo’: a cidade fica cheia demais.

O dia 11 de setembro marca o Dia Nacional da Catalunha (‘Diada Nacional’, ou simplesmente ‘Diada’), um feriado em que Barcelona costuma ter manifestações pela independência.

A festa de La Mare de Déu de la Mercè, uma das duas santas padroeiras de Barcelona, é o grande evento do ano na cidade. São 5 dias de desfiles, shows de fogos e música, geralmente antecipando o feriado da santa, dia 24 de setembro.

  • Julho é o mês menos chuvoso do ano, e tem temperaturas entre 20°C e 28°C.
  • Em agosto, as médias históricas indicam mínima de 21°C, máxima de 29°C — mas há chance de você pegar picos de até 35°C.
  • Em setembro você pode pegar alguma chuva (mas nada demais!), e as temperaturas voltam a ficar mais amigáveis, entre 18°C e 26°C.

Outono

O outono começa chuvoso em Barcelona, mas é uma época boa para visitar a cidade, de todo jeito. Viajando no início da estação, você vai sentir como se o verão nem tivesse ido embora ainda.

Em outubro, a temperatura mínima fica na casa dos 14°C e a máxima, nos 22°C. O horário de ‘verão’ termina só na última semana do mês.

Em novembro, os termômetros ficam entre 9°C e 18°C. Em dezembro, já com clima de inverno, a mínima é de 6°C, e a máxima, de 14°C.

Réveillon em Barcelona

O Cap d’Any, ou Ano Novo em Barcelona, é festejado com um show de projeções e fogos na Fonte Mágica de Montjuïc, e também nas festas pagas de restaurantes e boates.

Mas vá sabendo que o Réveillon na Europa não tem o caráter transcedental do Réveillon brasileiro: é só um dia de festa e balada.

Julho x Janeiro?

Se você só pode viajar nas férias escolares, decidir entre ir a Barcelona em janeiro ou julho é optar por sossego ou agito.

Em janeiro, Barcelona vai estar menos animada e não vai dar para aproveitar a praia. Mas as atrações estarão menos disputadas, os restaurantes, menos cheios, e as tarifas de hospedagem, mais amigáveis. Se você tem planos de seguir viagem à Andaluzia, ir durante o inverno é a melhor escolha.

Em julho, Barcelona é exatamente aquela metrópole praiana que você imagina encontrar. A viagem vai precisar ser mais bem planejada, para você não perder tempo nas filas das atrações.

Se você tem planos de seguir viagem às Ilhas Baleares ou à Costa Brava, ou se o seu itinerário vai incluir a Galícia, vá em julho.

Que roupa eu levo?

barcelona praia somorrostro

Para o verão, leve roupas bem frescas, e não se esqueça do chinelo e da roupa de banho. Vai que sobra um tempinho para um mergulho num fim de tarde?

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Para o outono ou primavera, você vai precisar de peças para um friozinho leve, ou um calorzinho moderado. Dê uma checada na previsão do tempo, e ajuste a mala de acordo.

    Para o inverno, leve calças compridas, camisas de manga longa, suéteres e um casaco tipo ‘bonequinho Michelin’. Complete com cachecol e luvas. Roupa térmica provavelmente será dispensável, mas se tiver, leve também.

    419 comentários

    Muito obrigada! Vcs sempre maravilhosos!
    Fiz minha viagem para Portugal (janeiro/2020) toda em cima do que vocês indicam, inclusive hotel. E não teve erro! Espanha farei a mesma coisa!
    Uma dúvida, quem é A Bóia? Rsrs
    Bjs!

    É muito bacana verem vocês respondendo tudo pelo simples fato de ajudar! Isso contagia e nos engrandece! Parabéns por sempre ajudar!

      Olá, Elma! Sou a mascote inflável do blog, sempre pronta a responder as dúvidas dos leitores! Disponha!

    Olá!
    Estou pensando em ir para Espanha (assim que abrir as fronteiras e for seguro viajar). Estou com bastante dúvidas na elaboração do roteiro. Quero fazer Madrid (incluindo alguns bate volta) e Barcelona, estou na duvida de que outra cidade incluir: Sevilha, valência ou Bilbao. O que indicam?
    Outra dúvida, vejo que nos voos da TAP, a escala em Lisboa é de apenas 1h05m. Da tempo de fazer ou fica muito corrido? Já perdi voos por escalas curtas, fico com receio. O que me indicam?

      Olá, Elma! Uma hora é bastante apertado. O que acontece é que a hora prevista de chegada normalmente tem alguma “gordura” escondida; quando sai pontualmente, o avião chega entre 15 e 20 minutos antes do horário. De todo modo, há muitos voos por dia entre Lisboa e Madri, e se você perder o vôo será reacomodada em outro. Ainda assim, veja se é possível já escolher um vôo mais tarde para a sua conexão, assim você não se estressa.

      Seria uma pena ir a Sevilha e não visitar o resto da Andaluzia. Bilbao é uma cidade mais interessante que Valencia, torna a sua viagem mais diversificada. Voe de Barcelona a Bilbao e de Bilbao a Lisboa.

      Também é possível, e provavelmente mais aconselhável, explorar melhor os arredores de Madri e Barcelona, aproveitando melhor sua viagem e economizando nos deslocamentos.

    Ola Ricardo….. gostaria de saber como esta a situacao de Barcelona , Valencia e Sevilha em relação ao coronavirus tenho viagem marcada para marco . Obrigada

      Olá, Silvana! Quem responde é a Bóia. Sabemos o mesmo que você. Se não está no noticiário, é porque não há alarme. O vírus já chegou ao Brasil. Em breve estaremos tomando as mesmas precauções, em casa ou viajando.

    Olá A Bóia, Vou rodar pela Espanha em Abril e fazer um cruzeiro que termina em Barcelona com um dia inteiro na cidade antes do desembarque. Depois vou esticar +3 dias em Barcelona. Dúvida: Estando no porto, que passeios você sugere para fazer por ali? Obrigada desde já pela atenção.

    Estou tentando comprar passagem de trem Madri – Barcelona pelo site oficial da Renfe, ocorre que existem diversos preços, mais um me chamou atenção por ser mais barato que é o ACESSO T. TURISTA.
    Vc sabe me informar o que se trata esse acesso?

      Olá, Eduardo! O nome da tarifa é “acceso t. turísticos”, significa “acesso a trens turísticos”. A Renfe tem algumas linhas de trens turísticos de luxo. Se você tem passagem comprada para um desses trens de luxo e precisa pegar um trem normal para chegar ao lugar de partida do trem de luxo (ou voltar do ponto final), você tem direito a comprar essa passagem mais barata. A compra só vai adiante quando você insere o código da sua passagem do trem turístico de luxo.

    Olá, por favor gsotaria de tirar uma dúvida. Comprando Barcelona City pass ele é vale por dois 2 dias (inteirios a partir de manha ate noite) ou por 48 horas a partir do primeiro uso ? porque ficarei 2 dias e meio ( chego dia 01: 15 hrs) e nesse caso é melhor eu solicitar para dos dois dias seguintes( q saõ inteiros) porem nesse caso perco de usar no tranfer do aeroporto é isso?. Espero q minha duvida tenha ficado clara…. grata antecipadamente. Mirtys Sá

    Ricardo, sou uma leitora assídua do blog! Vc me ajuda demais com várias dicas, por isso me sinto na obrigação de vir aqui compartilhar uma experiência que não li dicas por aqui (quem sabe não é útil para outra pessoa ne?). Fiz uma viagem de 9 dias pela Espanha, 3 dias em Madri (sendo um bate e volta em Toledo) e 6 dias em Barcelona. Queria muito pegar praia em Barcelona, mas realmente a praia de Barceloneta não é nada atrativa para nossos padrões brasileiros. Assim, vendo fotos de uma conhecida no Instagram, vi que ela tinha ido a uma cidade perto de Barcelona (costa norte) chamada Tosa de Mar. Peguei informações com ela, joguei no Google e fui! Ricardo!!! Que cidade maravilhosa! É uma cidadezinha medieval, na beira do Mediterrâneo azulzinho, com um castelo incrustado nas pedras. Dei sorte de ir em um dia maravilhoso, quente na medida certa, céu azul, sem nuvens. A cidade possui vários mirantes para ser admirada. Depois de checar alguns mirantes, fui a praia. Existem duas, uma menorzinha, linda de morrer e outra maior, mais aberta, linda também, com vista para o castelo. Depois da praia, fui almoçar em um dos vários restaurantezinhos lindos e charmosos da cidade e peguei o ônibus de volta. A cidade não tem trem direto de Barcelona. Mas achei o ônibus muito tranquilo! A viagem dura 1:30 e os ônibus saem da Barcelona Nord. Peguei o primeiro horário (08:15) e foi ótimo, pois peguei a cidade vazia, as fotos ficaram lindas! O último ônibus sai às 18:40. As passagens ida e volta foram 25 euros. No verão (fui em meados de setembro) é uma excelente opção para quem quer curtir praia e ver uma paisagem deslumbrante!

    Oi. Sou brasileira e Tenho cidadania italiana. Estou indo para vc Barcelona. Gostaria de saber se passando na imigração posso ser questionada já que não tenho passagem de volta, nem reserva de hotel.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito