Guia de Barcelona
Como chegar a Barcelona
Barcelona tem voos diretos do Brasil? Quais documentos são pedidos na imigração? Nesta página falamos tudo sobre como chegar a Barcelona. Você vai ver como ir do aeroporto ou da estação de trem ao seu hotel, para onde seguir viagem, e mais:
Colaborou | Ricardo Freire
Chegando a Barcelona de avião
Voos para Barcelona
Há rotas diretas de São Paulo para Barcelona (Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat – BCN), operadas pela Latam e pela Ibéria, que têm voos diários saindo de São Paulo.
Todas as outras cias. aéreas europeias que atuam no Brasil levam você a Barcelona com uma conexão, normalmente por preços menores do que o voo direto.
A conexão é feita na cidade-base da companhia. Lisboa no caso da TAP, Londres no caso da British, Madri no caso da Air Europa, Amsterdã no caso da KLM, e assim por diante.
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Como fazer a imigração em Barcelona
- Se o seu voo for direto Brasil-Barcelona
- Se o seu voo tiver conexão em Londres, que não faz parte do Espaço Schengen
Numa viagem do Brasil a Barcelona com conexão em Lisboa, Madri, Paris ou qualquer outra cidade dentro do Espaço Schengen:
- A imigração será feita no aeroporto da conexão
- Você não vai passar pela imigração ao chegar em Barcelona
O Espaço Schengen é a zona sem fronteiras que agrupa 30 países da Europa. Para entrar em qualquer país do espaço Schengen, os documentos necessários são os mesmos.
Documentos para a imigração
- Passaporte válido por mais 3 meses além da data prevista de saída do Espaço Schengen
- Passagem de volta
- Reservas de hotel para todo o período da viagem ou carta-convite de quem vai hospedar você
- Seguro-saúde dentro das exigências do Espaço Schengen
- 65 euros por dia por pessoa em dinheiro vivo, ou extrato do cartão de crédito ou cartão pré-pago provando que você dispõe desse limite ou saldo
É raro que peçam tudo isso — mas é muito bom ter tudo arrumadinho caso seja necessário. Além de requeridos pelas regras, esses comprovantes ajudam a mostrar que você está viajando como turista, e não como imigrante clandestino em potencial.
Leia mais sobre o Espaço Schengen e imigração na Europa.
Seu chip internacional ou E-Sim em mãos
Chip no aeroporto El Prat
Se você tem planos de comprar um chip de celular em Barcelona, pode já garantir o seu no aeroporto mesmo. As lojas Tech&Fly vendem chip das operadoras Orange e Vodafone, que têm bom serviço na Espanha.
Na hora de comprar, peça por uma ‘tarjeta SIM’. Se preferir não resolver isso no momento na chegada, não se preocupe; você vai encontrar lojas de operadoras perto do seu hotel. Espere pagar a partir de 15 euros por um chip recarregável, com roaming incluso para demais países da Europa.
Como sair do aeroporto
Como ir do aeroporto ao seu hotel
Para sair do aeroporto El Prat, avalie as opções: 30 euros não vão levar você à falência? Então guarde a calculadora e vá de táxi.
Vai chegar depois das 9 da noite? Nem invente: vá de táxi. Seu hotel fica a uma distância caminhável da Plaça Catalunya? Vá de Aerobús. Seu hotel fica a uma distância caminhável da estação Passeig de Gràcia? Vá de trem.
Está com pouca bagagem e não se importa de fazer até duas baldeações? Vá de metrô. Quer pagar baratinho para chegar ao hotel mas não quer sofrer tanto no metrô? Vá de Aerobús ou trem e faça apenas o último trecho de metrô.
Se você vai chegar a Barcelona pela Ryanair, seu pouso será feito no aeroporto de Girona-Costa Brava, outra cidade na Catalunha, distante cerca de 100 km (1h20) da Plaça de Catalunya. Veja as melhores opções para chegar ao seu hotel.
Mala de bordo nas medidas certas
Saindo do aeroporto de táxi
Vale a pena bancar um táxi para ir com mais conforto do aeroporto ao seu hotel. Há pontos oficiais de táxi na área de desembarque dos dois terminais.
Uma corrida de táxi entre o aeroporto e o centro de Barcelona leva cerca de meia hora, e custa algo entre 30 e 35 euros. Já está incluso no preço o suplemento de 4,30 euros que é adicionado a corridas de/para o aeroporto. A bagagem não é cobrada.
Pegadinha: não é permitida a circulação de carros em algumas ruas do Born e do Bairro Gótico. Se o seu hotel estiver num desses bairros, talvez o motorista precise deixar você numa esquina próxima.
Nossa parceira Viator vende trânsfers de ida e volta do aeroporto aos hotéis no centro:
- Trânsfer privado do aeroporto de Barcelona para o hotel
- Trânsfer privado dos hotéis no centro de Barcelona até o aeroporto
- Trânsfer ida e volta entre o aeroporto de Barcelona e hotéis no centro
Tem Uber no aeroporto de Barcelona?
A Uber não opera em Barcelona. A empresa se retirou da cidade, por falta de acordo com o governo regional da Catalunha e taxistas sobre a regulamentação do serviço.
Saindo do aeroporto de metrô
O aeroporto de Barcelona tem duas estações de metrô: Aeroport T1 e Aeroport T2, uma em cada terminal. A pegadinha é que a linha L9 Sud, que parte do aeroporto, não leva diretamente ao centro.
Ou seja: para chegar ao seu hotel, você vai ter que fazer uma ou duas trocas de linha.
Use o Google Maps para saber qual é a estação mais próxima de onde você vai se hospedar, e para calcular a melhor rota.
Para chegar ou partir do aeroporto de metrô, é preciso comprar uma passagem especial — o bitllet aeroport. Vendido nas maquininhas, o bilhete custa 5,15 euros é de uso exclusivo na rede do metrô. (dezembro/2023)
Você também pode usar um passe de transporte Hola Barcelona nesse trajeto. Veja se o passe Hola Barcelona vale a pena para você. O metrô de Barcelona funciona de 5h à meia-noite.
Saindo do aeroporto de ônibus
Os ônibus Aerobús ligam o aeroporto de Barcelona ao centro da cidade, com saídas dos dois terminais. São ônibus especiais, com bagageiro para malas, ar-condicionado e wi-fi.
O Aerobús tem duas linhas: A1, que parte do terminal T1, e A2, que parte do terminal T2. Só muda o lugar de partida — as duas cumprem o mesmo itinerário. Todas as paradas do Aerobús correspondem a alguma estação de metrô, caso você ainda precise continuar a viagem:
- Pl. Espanya: metrô Espanya (L1, L3, L8)
- Gran Vía – Urgell: metrô Urgell (L1)
- Pl. Universitat: metrô Universitat (L1, L2)
- Pl. Catalunya: metrô Catalunya (L1, L3, L6, L7)
O serviço funciona de 5h45 até 23h, com saídas a cada 15 minutos. A duração da viagem entre o aeroporto e a Plaça de Catalunya é de 35 a 50 minutos, em média.
O bilhete simples do Aerobús custa 6,75 euros. Ida e volta, 11,65 euros (com prazo de utilização de até 15 dias). As passagens são vendidas no ponto do Aerobús.
Para pagar com cartão de crédito, use as maquininhas de autoatendimento. Para pagar em dinheiro, procure pelo cobrador.
O motorista também vende bilhetes a bordo. O Aerobús é uma escolha boa caso o seu hotel esteja no Eixample, a uma distância caminhável da Plaça de Catalunya. (dezembro/2023)
Nossa parceira Musement vende online o bilhete para o Aerobús.
Voltando ao aeroporto de ônibus
Do centro ao aeroporto de Barcelona, o Aerobús opera entre 5h e 22h24, com saídas a cada 15 minutos. Na Plaça de Catalunya, o ponto de partida fica em frente à loja El Corte Inglés.
Verifique de qual terminal vai sair o seu voo antes de embarcar no ônibus. A Linha A1 leva ao terminal T1, e a linha A2 leva ao terminal T2. Saindo da Plaça da Catalunya, o Aerobús faz paradas no Carrer de Sepúlveda, próximo à estação Urgell do metrô, e na Plaça d’Espanya.
Wise – Cartão de débito global
Saindo do aeroporto de trem
O trem é o meio de transporte mais econômico entre o aeroporto de Barcelona e o centro da cidade. O bilhete simples para ir até o centro custa 5,15 euros, mas você pode pagar até menos já usando um passe T-casual ou T-familiar.
A linha R2 Nord vai do aeroporto até a estação Passeig de Gràcia em 27 minutos. Antes, passa pela estação Sants, a principal estação ferroviária de Barcelona. (dezembro/2023)
A estação de trem do aeroporto fica próxima ao terminal T2, com acesso por uma passarela coberta. Um ônibus gratuito faz a ligação entre os terminais T1 e o T2.
Os trens partem do aeroporto entre 5h42 e 23h38, em intervalos de 30 minutos. Vale a pena ir de trem se o seu hotel estiver a uma distância caminhável da estação Passeig de Gràcia, no Eixample.
Se for se hospedar em outra área, você pode ir de trem e fazer baldeação em Passeig de Gràcia para o metrô (linhas L2, L3 e L4).
Como usar trem na Europa
Comprar passagem, fazer reservas, passes de trem, como fazer baldeação e trens noturnos
Chegando a Barcelona de trem
Se você vai chegar de trem vindo de Madri, Valencia, Montpellier, Paris ou de qualquer cidade ligada a Barcelona por trens rápidos, vai desembarcar na estação Barcelona Sants.
Alguns bate-voltas também são feitos a partir de Barcelona Sants. Barcelona Sants não tem uma localização central. Está num bairro nada turístico, a 3 km da Plaça Catalunya.
Como ir da estação Barcelona Sants ao seu hotel:
- Táxi: uma corrida ao seu hotel vai levar por volta de 20 minutos. Os táxis cobram um suplemento de 2,50 euros (março/2020) para saídas da estação de Sants. Incluindo esse extra, a corrida deve custar entre 15 e 20 euros.
- Metrô: as linhas L3 e L5 têm parada em Sants, e levam a muitos hotéis sem baldeção. Caso o seu hotel esteja perto de uma estação das linhas L1, L2 ou L4, vai precisar fazer uma transferência.
- Trem: os trens Rodalies levam à estação Passeig de Gràcia, no Eixample, e à Estació de França, no Born. Prefira o trem ao metrô caso o seu hotel fique a uma distância caminhável dessas estações. Caso precise continuar a viagem de metrô, é mais vantagem ir de metrô desde Sants.
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
Seguindo viagem pela Espanha e ao resto da Europa
Barcelona costuma estar incluída num roteiro que envolve outras cidades da Espanha ou da Europa. Veja como organizar seus itinerários de trem, ônibus, carro e avião. Mas antes, veja qual é o melhor transporte para cada destino.
Qual é o melhor transporte desde Barcelona?
Madri: Mas se estiver muito caro, veja as tarifas de avião.
Costa Brava: carro
Valencia: trem
Ibiza, Maiorca e Menorca: avião
Formentera: avião a Ibiza + barco
Granada: avião
Córdoba: trem
Málaga: avião
San Sebastián e Bilbao: avião, trem ou carro
Andorra: ônibus ou carro
Santiago de Compostela: avião
Lisboa e Porto: avião
Montpellier, Aix-en-Provence, Avignon, Marselha: trem (devolva o carro em Figueres-Vilafant, siga de trem ao seu destino, alugue novo carro ao chegar)
Toulouse e Lourdes: trem
Nice: avião
Itália: avião
Seguindo viagem de trem
A Espanha é um país com relativamente poucas rotas ferroviárias de alta velocidade. Barcelona, veja só, é servida por apenas dois tramos de trens rápidos. Um deles é o eixo principal de alta velocidade da Espanha, que liga Barcelona a Zaragoza, Madri, Córdoba e Sevilha.
O outro integra Barcelona aos trilhos dos TGVs franceses, encurtando as viagens para o sul da França e Paris.
Diariamente saem de Barcelona dois trens com direção a Paris (com possibilidade de baldeação para o sul da França) e um trem direto para o sul da França.
Há outras duas rotas de média velocidade, servidas por trens confortáveis: a Valencia e San Sebastián. Para outros destinos na Espanha e na Europa, será melhor pegar o avião. Esses são os tempos de viagem de trem desde Barcelona:
- Madri (Puerta de Atocha): 2h30 a 3h10
- Zaragoza: 1h25 a 2h
- Córdoba: 4h20 a 4h45 (nos horários sem baldeação)
- Sevilha: 5h15 a 5h30 (nos horários sem baldeação)
- Valencia: 3h05 a 3h40
- San Sebastián: 5h40
- Bilbao: 6h40
- Montpellier: 3h
- Avignon: 4h (no horário sem baldeação)
- Aix-en-Provence: 4h20 (no horário sem baldeação)
- Marselha: 4h35 (no horário sem baldeação)
- Paris: 6h30
- Toulouse: 3h15
- Lourdes: 7h, com baldeações em Narbonne e Toulouse (compre na SNCF)
Veja como comprar passagens de trem na Espanha no site da Renfe (tela a tela) ou pesquise horários e preços na Trainline (em português)
Mas não dá mesmo pra ir de trem?
A viagem ideal de trem leva até 4 horas. Uma viagem de trem de até 6 ou 7 horas é cansativa, mas dá para tolerar se for uma exceção no roteiro.
Veja quanto tempo duram as viagens de trem desde Barcelona que não recomendamos:
- Barcelona-Granada: 7 horas em meia (2 baldeações)
- Barcelona-Lisboa: 13 horas (1 baldeação)
- Barcelona-Porto: 12 horas e meia (2 baldeações)
- Barcelona-Nice: 8 horas e meia (2 baldeações)
- Barcelona-Milão: 11 horas e meia (2 baldeações)
- Barcelona-Roma: 15 horas (3 baldeações)
Promoções para sua viagem
Seguindo viagem de avião
Devido à escassez de trilhos rápidos na Espanha (e à inexistência deles em Portugal) e também por causa das distâncias entre a Península Ibérica e o resto da Europa, o avião será a melhor alternativa em vários trechos.
Voos de Barcelona para dentro da Espanha Um voo de Barcelona a Madri leva 1h20. Mas a viagem é mais rápida de trem — você embarca e desembarca no centro das cidades, não perde tempo com antecedência exagerada para o check-in nem com espera de bagagem.
Revolut – Taxas de câmbio excelentes!
Taxa de câmbio comercial e IOF de 1,1%
Envie e receba dinheiro em diversas moedas
Vá de avião só se os preços estiverem muito mais baixos. Já a Sevilha o avião é sensivelmente melhor que o trem: dá 1h40, contra mais de 5 horas de trem. A Granada, nem se fala: você chega de avião em 1h30, contra 7h30 de trem.
Vale a pena voar também de Barcelona para Ibiza (1h), Maiorca (45 min.), Menorca (1h), San Sebastián (1h05), Bilbao (1h10), Santiago de Compostela (1h50) e Málaga (1h45).
Voos de Barcelona para Portugal Não pense em outro meio de transporte de Barcelona a Portugal que não o avião. De Barcelona a Lisboa são 2 horas de voo. De Barcelona ao Porto, 1h50.
Voos de Barcelona para outros países da Europa Imagine um lugar bacana da Europa (e arredores) para seguir viagem, e você quase certamente encontrará voos diretos de Barcelona.
Veneza, Florença, Roma, Nápoles, Berlim, Munique, Nice, Atenas, Dublin, Budapeste, Praga, Estocolmo, Istambul, Marrakech, Tel Aviv: monte seu itinerário, e provavelmente poderá voar direto desde Barcelona.
Pesquise os voos em buscadores como Skyscanner, que incluem também cias. low-cost. E ao montar o seu roteiro, compre sua passagem aproveitando a modalidade múltiplos destinos/várias cidades das outras cias.
Desta maneira você rentabiliza melhor as tarifas transatlânticas e evita fazer conexões desvinculadas.
Veja como comprar uma passagem múltiplos destinos/várias cidades.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Seguindo viagem de carro
Pense duas (três, quatro) vezes antes de resolver fazer um tour da Espanha inteira de carro. A Espanha é um país enorme. Recomendamos usar o carro com parcimônia.
Alugue carro para percorrer regiões bem delimitadas, de preferência quando seja possível usar estradas secundárias, que são as mais panorâmicas.
A partir de Barcelona, a rota mais indicada é a da Costa Brava, sobretudo no verão, entre junho e setembro (evite agosto).
Tossa de Mar, Figueres, Cadaqués, Girona, Besalú, mosteiro de Sant Pere de Rodes e inúmeras prainhas delicadamente recortadas dão uma bela viagem de 4 a 7 dias, voltando a Barcelona ou seguindo para a sul da França.
Roteiros que partem de Barcelona para o interior também são lindos. Fora do inverno, a estrada para Andorra oferece as fabulosas paisagens dos Pireneus, sem o perigo do gelo na pista (no inverno, vá de ônibus).
San Sebastián e Bilbao podem ser combinados com uma esticada a Biarritz ou Lourdes, na França — ou ainda com um tour enófilo pela região vinícola de La Rioja.
De carro ao sul da França
Seguir viagem de carro de Barcelona à Provence ou Côte d’Azur é o sonho de muitos viajantes. Na vida real, porém, este é um itinerário com vários problemas de execução.
Além da grande distância (você ia perder muito tempo de auto-estrada), tem a questão da devolução do carro em outro país. Se você aluga um carro na Espanha e devolve na França (ou vice-versa), incorre em sobretaxas caríssimas.
Mas calma: se você quer combinar Costa Brava com Provence e/ou Côte d’Azur, existe uma maneira de resolver.
Primeiro, alugue um carro ao sair de Barcelona. Faça seu roteiro com calma pela Costa Brava. E devolva o carro em Figueres-Vilafant, ainda na Espanha. Em Figueres-Vilafant, você pega um trem rápido para o seu destino na França.
Se quiser ir direto à Provence, compre passagem até Aix-en-Provence (ou Avignon). Alugue um novo carro ao chegar. Se descer depois à Côte d’Azur, você pode devolver o carro em Nice (e voar para o seu próximo destino, ou voltar ao Brasil, de lá).
Veja nossa estratégia para visitar a Côte d’Azur e a Provence.
43 comentários
Bom dia! Farei um”stopover” em Barcelona, há lugares para deixar a bagagem no aeroporto? Recomendam alguma empresa/local? Obrigado
Olá, Marcelo!
Tem: https://www.aena.es/es/josep-tarradellas-barcelona-el-prat/servicios-del-aeropuerto/categorias-y-terminales/equipajes.html#consignadeequipajes
Obrigada. Porém fui fazer uma pesquisa de horários na thetrainline e o horário consta como esgotado, porém no site da renfe aparece como se o horário não está disponível ainda para compra. Em quem confio? Dá para esperar? A minha ida será em 2 de setembro.
Olá, Vera! Não está ainda disponível para a compra.
Boa tarde. Estou indo com meu marido para Espanha em setembro e a intenção é chegar em Valencia e depois seguir para Barcelona, parando uma noite em Peniscola. Esse trajeto daria para ser feito de trem? com quanto tempo compro as passagens?
Olá, Vera! A linha rápida de trem entre Valencia e Barcelona não passa por essa cidade. Em ambos os percursos (Valencia-Peñíscola e Peñíscola-Barcelona) você vai precisar fazer baldeações. São trens lentos regionais. Compre em https://www.thetrainline.com em português ou https://www.renfe.com (o Trainline é mais simples, fácil e não encrenca com cartões brasileiros).