barcelona dicas completas

Guia de Barcelona

Barcelona

Assim como outras metrópoles praianas, Barcelona é dessas cidades em que a grande atração… é ela mesma.

É claro — você não pode perder a Sagrada Família, o Park Güell ou o Mercado da Boqueria. Mas nós organizamos as atrações para que você aproveite a boa onda da cidade entre uma visita e outra.

Você vai ter tempo de andar pelas ruelas medievais do Bairro Gótico, para ver as vitrines no Born, e para curtir um fim de tarde de frente para o Mediterrâneo, na Barceloneta.

Sempre que possível, privilegiamos os passeios a pé. Mas também explicamos como funciona o transporte na cidade, e como você pode economizar nos deslocamentos.

Os hotéis foram escolhidos dentro dos bairros mais práticos, a até as opções mais econômicas são bem charmosinhas.

Restaurantes? Temos uma seleção com endereços tradicionais e contemporâneos, bares de tapas, mercados e mais.

E ainda ajudamos você a encaixar Barcelona na sua viagem, explicando a melhor época para ir, e indicando as melhores conexões a partir do Brasil e para outros destinos.

A Bóia recomenda

Quando ir a Barcelona

barcelona rambla flores

Barcelona é um destino para o ano inteiro. O clima mediterrâneo dá à cidade invernos ensolarados e verões de pouca chuva.

Podendo viajar em qualquer época, vá no final da primavera (entre meados de maio e meados de junho).

E se der para evitar o mês de agosto, melhor. Auge das férias de verão na Europa, é quando a cidade está mais quente e mais cheia de turistas.

Inverno

O inverno em Barcelona é bastante suave em comparação com o resto da Europa. Os dias são ensolarados, e neve é um evento raríssimo.

Barcelona não vai estar tão animada no inverno quanto nos meses mais quentes. Em compensação, as tarifas dos hotéis estarão bem mais baixas.

  • Entre janeiro e fevereiro, as temperaturas se mantêm entre mínimas de 5°C a 6°C, e máximas de 14°C.
  • Em março, o termômetro sobe um pouquinho, para mínima de 8°C e máxima de 16°C.

Primavera

A primavera é a época mais gostosa para ir a Barcelona. No final de março já começa o horário de ‘verão’, e o clima vai ficando cada vez melhor até o final de junho.

Se você estiver na cidade em 23 de abril, vai encontrar Barcelona toda enfeitada de rosas vermelhas para a ‘Diada de Sant Jordi’ — o Dia de São Jorge, padroeiro da Catalunha.

  • Abril tem mínimas de 11ºC e máximas de 19ºC.
  • Em maio, o termômetro varia entre 14ºC e 23ºC.
  • Em junho, as temperaturas ficam entre 18ºC e 27ºC — mas em ondas de calor, o termômetro pode encostar nos 30°C.

Verão

O verão é a época do agito em Barcelona. Se você quer aproveitar a cidade mais na rua e nas praias do que batendo ponto nas atrações, essa é ‘a’ época para estar em Barcelona. Mas evite agosto, mesmo se gostar do ‘fervo’: a cidade fica cheia demais.

O dia 11 de setembro marca o Dia Nacional da Catalunha (‘Diada Nacional’, ou simplesmente ‘Diada’), um feriado em que Barcelona costuma ter manifestações pela independência.

A festa de La Mare de Déu de la Mercè, uma das duas santas padroeiras de Barcelona, é o grande evento do ano na cidade. São 5 dias de desfiles, shows de fogos e música, geralmente antecipando o feriado da santa, dia 24 de setembro.

  • Julho é o mês menos chuvoso do ano, e tem temperaturas entre 20°C e 28°C.
  • Em agosto, as médias históricas indicam mínima de 21°C, máxima de 29°C — mas há chance de você pegar picos de até 35°C.
  • Em setembro você pode pegar alguma chuva (mas nada demais!), e as temperaturas voltam a ficar mais amigáveis, entre 18°C e 26°C.

Outono

O outono começa chuvoso em Barcelona, mas é uma época boa para visitar a cidade, de todo jeito. Viajando no início da estação, você vai sentir como se o verão nem tivesse ido embora ainda.

Em outubro, a temperatura mínima fica na casa dos 14°C e a máxima, nos 22°C. O horário de ‘verão’ termina só na última semana do mês.

Em novembro, os termômetros ficam entre 9°C e 18°C. Em dezembro, já com clima de inverno, a mínima é de 6°C, e a máxima, de 14°C.

Réveillon em Barcelona

O Cap d’Any, ou Ano Novo em Barcelona, é festejado com um show de projeções e fogos na Fonte Mágica de Montjuïc, e também nas festas pagas de restaurantes e boates. Mas vá sabendo que o Réveillon na Europa não tem o caráter transcedental do Réveillon brasileiro: é só um dia de festa e balada.

Julho x Janeiro?

Se você só pode viajar nas férias escolares, decidir entre ir a Barcelona em janeiro ou julho é optar por sossego ou agito.

Em janeiro, Barcelona vai estar menos animada e não vai dar para aproveitar a praia. Mas as atrações estarão menos disputadas, os restaurantes, menos cheios, e as tarifas de hospedagem, mais amigáveis. Se você tem planos de seguir viagem à Andaluzia, ir durante o inverno é a melhor escolha.

Em julho, Barcelona é exatamente aquela metrópole praiana que você imagina encontrar. A viagem vai precisar ser mais bem planejada, para você não perder tempo nas filas das atrações. Se você tem planos de seguir viagem às Ilhas Baleares ou à Costa Brava, ou se o seu itinerário vai incluir a Galícia, vá em julho.

Que roupa eu levo?

barcelona praia somorrostro

Para o verão, leve roupas bem frescas, e não se esqueça do chinelo e da roupa de banho. Vai que sobra um tempinho para um mergulho num fim de tarde?

Para o outono ou primavera, você vai precisar de peças para um friozinho leve, ou um calorzinho moderado. Dê uma checada na previsão do tempo, e ajuste a mala de acordo.

Para o inverno, leve calças compridas, camisas de manga longa, suéteres e um casaco tipo ‘bonequinho Michelin’. Complete com cachecol e luvas. Roupa térmica provavelmente será dispensável, mas se tiver, leve também.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

331 comentários

Irei para a Espanha dia 18/11/21 com retorno à São Paulo dia 29/1/21. Jaa as tomei 2 doses da vacina Coronavac- Butantã e 1 dose de reforço da vacina Pfizer, terei que fazer o teste rt-PCR antes de embarcar para Barcelona e para voltar ao Brasil? Obrigado

    Oi Paulo.
    Acabei de chegar de Barcelona. Como fui de TAP (e a companhia não avisa nada antes), fiz escala em Lisboa e tive que apresentar teste de antígeno feito até 24 horas antes. Mas vale o PCR (mais caro), com até 72 horas. Na volta, mesmo trajeto, fiz exame em Barcelona, em uma clínica.
    Se teu voo for dirteo para a Espanha, só precisa do Certificado de Vacinação em espanhol.

Como usar o trem bala de Barcelona para Sevilha com descontos para maiores de 65 anos? O trem passa por Madri?Dois dias, contando os dias de chegada e o de saída , é possível conhecer quais lugares imperdível?Grata.

Já li por aqui que existe uma linha de trem direto de Barcelona a aix-in Provance de Tgv, mas pesquisando no site da renfe não encontrei. Será que não existe mais?
Gostaria de muito de fazer essa rota

    Olá, Daniela! A pandemia pode ter afetado a malha ferroviária. Se a data for depois de 8 de dezembro, ainda não deve estar no sistema.

Oi pessoal, a página “Onde comer” de Barcelona está fora do ar. Vocês poderiam consertar por favor?? Ela deve ser excelente e imperdível como todas as outras! Obrigado

    Olá, Newton! A gente fez uma migração recente para um novo servidor e algumas páginas podem ficar estáveis. Esta página está no ar, sim. Tente por esse link:

    https://www.viajenaviagem.com/destino/barcelona/onde-comer/

    Se não carregar, tente duas coisas:

    1) Dê um refresh (F5)

    2) Se continuar sem carregar, copie e abra numa janela anônima, que vai funcionar.

    Obrigado!

Olá, tudo bem? Em 2022, eu e meu marido (ambos com mais de 60 anos) pretendemos ficar aproximadamente 30 dias viajando entre Portugal e Espanha, e gostaríamos de saber se estamos fazendo uma rota adequada. Pretendemos pegar um voo SP/Madri, ficando uns 4 dias. Seguiremos para Barcelona por trem de alta velocidade onde ficaremos 2/3 dias. Voltaremos à Madri para um voo até Lisboa, onde alugaremos um carro e seguiremos de imediato para Évora, Badajoz, Mérida até Sevilha , onde ficaremos 3 dias. Retornaremos pelo Algarve e seguiremos para o norte Portugal até Santiago de Compostela, passando por Vigo. No retorno gostaríamos de passar na Serra da Estrela até Lisboa, onde ficaremos 3 dias e retornaremos à São Paulo. Você acha que ficará muito corrido? Adoramos pegar estradas! Grata por sua atenção.

    Olá, Margareth!

    A Península Ibérica é muito grande e tem atrações demais para ser feita com tanta pressa. Só para fazer Portugal direitinho (sem Algarve) você precisaria de uns 20 dias:
    https://www.viajenaviagem.com/2018/07/roteiros-portugal/

    Cidades do porte de Madri e Barcelona requerem pelo menos 4 dias.

    https://www.viajenaviagem.com/destino/barcelona/o-que-fazer-barcelona/
    https://www.viajenaviagem.com/destino/madri/o-que-fazer-madri/

    Para a Andaluzia você precisa de 7 dias:
    https://www.viajenaviagem.com/2014/02/andaluzia-roteiro-7-dias/

    Note que cada dia de deslocamento entre cidades é um dia perdido para passeios.

    Com 30 dias, eu recomendaria privilegiar as grandes cidades espanholas, a Andaluzia, o Algarve (caso vocês estejam viajando entre junho e setembro; fora dessa época não vale a pena), o Alentejo e Lisboa, deixando o centro e o norte de Portugal e a Galícia para uma outra oportunidade.

    A logística mais fluida seria:

    Passagem multidestinos São Paulo-Barcelona / Lisboa-São Paulo

    4 noites em Barcelona
    trem a Madri
    4 noites em Madri
    trem de Madri a Granada com pit-stop em Córdoba
    2 noites em Granada
    carro alugado na saída de Granada
    1 noite em Ronda
    circuito dos Pueblos Blancos até Vejer de la Frontera
    1 noite em Vejer de la Frontera
    entrega o carro ao chegar em Sevilha
    4 noites em Sevilha com bate-volta a Jerez
    ônibus a Albufeira
    aluguel de carro em Albufeira e continuação a Lagos
    5 noites em Lagos para explorar praias de Lagos e Carvoeiro e ir a Sagres
    carro a Évora
    3 noites em Évora para explorar Alentejo
    entrega do carro ao chegar em Lisboa
    5 noites em Lisboa com bate-voltas a Sintra e Cascais

    https://www.viajenaviagem.com/destino/algarve/

Olá! Em Agosto iremos a Portugal e passaremos 5 dias em Barcelona. Estou para reservar um apartamento, vamos em família, 6 adultos e 2 crianças de 9 anos, qual lugar vc me indica que seja mais econômico e com melhor acesso as atrações? Somente em Barcelona, em Lisboa já temos hospedagem.
Obrigada!

Oi boa noite, sou nova por aqui e já estou amando! Já estou pensando em um roteiro para junho /2020, tenho 30 dias de férias com meu marido e queria viajar 25 dias pela Europa. Primeiro tenho que ir para Portugal, vou com meus avos, depois espanha e Paris (meu grande sonho). Queria saber se voces acham que com esse tempo ainda consigo ir para suiça e alemanha. Uma eurotrip. O que acham ?? Me ajudeeem

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.