barcelona dicas completas

Guia de Barcelona

Barcelona

Assim como outras metrópoles praianas, Barcelona é dessas cidades em que a grande atração… é ela mesma.

É claro — você não pode perder a Sagrada Família, o Park Güell ou o Mercado da Boqueria. Mas nós organizamos as atrações para que você aproveite a boa onda da cidade entre uma visita e outra.

Você vai ter tempo de andar pelas ruelas medievais do Bairro Gótico, para ver as vitrines no Born, e para curtir um fim de tarde de frente para o Mediterrâneo, na Barceloneta.

Sempre que possível, privilegiamos os passeios a pé. Mas também explicamos como funciona o transporte na cidade, e como você pode economizar nos deslocamentos.

Os hotéis foram escolhidos dentro dos bairros mais práticos, a até as opções mais econômicas são bem charmosinhas.

Restaurantes? Temos uma seleção com endereços tradicionais e contemporâneos, bares de tapas, mercados e mais.

E ainda ajudamos você a encaixar Barcelona na sua viagem, explicando a melhor época para ir, e indicando as melhores conexões a partir do Brasil e para outros destinos.

A Bóia recomenda

Quando ir a Barcelona

barcelona rambla flores

Barcelona é um destino para o ano inteiro. O clima mediterrâneo dá à cidade invernos ensolarados e verões de pouca chuva.

Podendo viajar em qualquer época, vá no final da primavera (entre meados de maio e meados de junho).

E se der para evitar o mês de agosto, melhor. Auge das férias de verão na Europa, é quando a cidade está mais quente e mais cheia de turistas.

Inverno

O inverno em Barcelona é bastante suave em comparação com o resto da Europa. Os dias são ensolarados, e neve é um evento raríssimo.

Barcelona não vai estar tão animada no inverno quanto nos meses mais quentes. Em compensação, as tarifas dos hotéis estarão bem mais baixas.

  • Entre janeiro e fevereiro, as temperaturas se mantêm entre mínimas de 5°C a 6°C, e máximas de 14°C.
  • Em março, o termômetro sobe um pouquinho, para mínima de 8°C e máxima de 16°C.

Primavera

A primavera é a época mais gostosa para ir a Barcelona. No final de março já começa o horário de ‘verão’, e o clima vai ficando cada vez melhor até o final de junho.

Se você estiver na cidade em 23 de abril, vai encontrar Barcelona toda enfeitada de rosas vermelhas para a ‘Diada de Sant Jordi’ — o Dia de São Jorge, padroeiro da Catalunha.

  • Abril tem mínimas de 11ºC e máximas de 19ºC.
  • Em maio, o termômetro varia entre 14ºC e 23ºC.
  • Em junho, as temperaturas ficam entre 18ºC e 27ºC — mas em ondas de calor, o termômetro pode encostar nos 30°C.

Verão

O verão é a época do agito em Barcelona. Se você quer aproveitar a cidade mais na rua e nas praias do que batendo ponto nas atrações, essa é ‘a’ época para estar em Barcelona. Mas evite agosto, mesmo se gostar do ‘fervo’: a cidade fica cheia demais.

O dia 11 de setembro marca o Dia Nacional da Catalunha (‘Diada Nacional’, ou simplesmente ‘Diada’), um feriado em que Barcelona costuma ter manifestações pela independência.

A festa de La Mare de Déu de la Mercè, uma das duas santas padroeiras de Barcelona, é o grande evento do ano na cidade. São 5 dias de desfiles, shows de fogos e música, geralmente antecipando o feriado da santa, dia 24 de setembro.

  • Julho é o mês menos chuvoso do ano, e tem temperaturas entre 20°C e 28°C.
  • Em agosto, as médias históricas indicam mínima de 21°C, máxima de 29°C — mas há chance de você pegar picos de até 35°C.
  • Em setembro você pode pegar alguma chuva (mas nada demais!), e as temperaturas voltam a ficar mais amigáveis, entre 18°C e 26°C.

Outono

O outono começa chuvoso em Barcelona, mas é uma época boa para visitar a cidade, de todo jeito. Viajando no início da estação, você vai sentir como se o verão nem tivesse ido embora ainda.

Em outubro, a temperatura mínima fica na casa dos 14°C e a máxima, nos 22°C. O horário de ‘verão’ termina só na última semana do mês.

Em novembro, os termômetros ficam entre 9°C e 18°C. Em dezembro, já com clima de inverno, a mínima é de 6°C, e a máxima, de 14°C.

Réveillon em Barcelona

O Cap d’Any, ou Ano Novo em Barcelona, é festejado com um show de projeções e fogos na Fonte Mágica de Montjuïc, e também nas festas pagas de restaurantes e boates.

Mas vá sabendo que o Réveillon na Europa não tem o caráter transcedental do Réveillon brasileiro: é só um dia de festa e balada.

Julho x Janeiro?

Se você só pode viajar nas férias escolares, decidir entre ir a Barcelona em janeiro ou julho é optar por sossego ou agito.

Em janeiro, Barcelona vai estar menos animada e não vai dar para aproveitar a praia. Mas as atrações estarão menos disputadas, os restaurantes, menos cheios, e as tarifas de hospedagem, mais amigáveis. Se você tem planos de seguir viagem à Andaluzia, ir durante o inverno é a melhor escolha.

Em julho, Barcelona é exatamente aquela metrópole praiana que você imagina encontrar. A viagem vai precisar ser mais bem planejada, para você não perder tempo nas filas das atrações.

Se você tem planos de seguir viagem às Ilhas Baleares ou à Costa Brava, ou se o seu itinerário vai incluir a Galícia, vá em julho.

Que roupa eu levo?

barcelona praia somorrostro

Para o verão, leve roupas bem frescas, e não se esqueça do chinelo e da roupa de banho. Vai que sobra um tempinho para um mergulho num fim de tarde?

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Para o outono ou primavera, você vai precisar de peças para um friozinho leve, ou um calorzinho moderado. Dê uma checada na previsão do tempo, e ajuste a mala de acordo.

    Para o inverno, leve calças compridas, camisas de manga longa, suéteres e um casaco tipo ‘bonequinho Michelin’. Complete com cachecol e luvas. Roupa térmica provavelmente será dispensável, mas se tiver, leve também.

    419 comentários

    Oi Boia!
    Estou planejando fazer minha primeira viagem ao exterior pós-pandemia para a Espanha. Pretendo fazer uma parte do Caminho de Santiago (últimos 150km) para agradecer e comemorar a vida, e depois ficar 10 dias conhecendo a costa leste: Girona, Barcelona, Valência, etc. Qual roteiro da Costa Leste vc recomendaria e quais os meios de transporte para os deslocamentos entre as cidades? Muito obrigada!! Valei!

      Olá, Andrea! Você pode voar a Valencia, então ir de trem a Barcelona e seguir de trem, ônibus ou carro pelos destinos da Costa Brava que tiver vontade.

    Olá
    Vou para Barcelona em março, chego ás 10 da manhã e parto do navio de cruzeiro ás 18 h, gostaria de saber o que posso visitar nesta 5 horas em Barcelona , visto que temos bagagem e onde colocar para podermos aproveitar e qual o transporte obrigada.

    Olá, eu vivo em Portugal, queria saber sobre os descontos para estudantes. Eu faço mestrado aqui e tenho o cartãozinho de estudante da própria faculdade. Tem os dados, mas está todo em Português. Será que posso usar esse? ou precisa ser um catão da União Europeia (internacional) de estudante?!

    Irei para a Espanha dia 18/11/21 com retorno à São Paulo dia 29/1/21. Jaa as tomei 2 doses da vacina Coronavac- Butantã e 1 dose de reforço da vacina Pfizer, terei que fazer o teste rt-PCR antes de embarcar para Barcelona e para voltar ao Brasil? Obrigado

      Oi Paulo.
      Acabei de chegar de Barcelona. Como fui de TAP (e a companhia não avisa nada antes), fiz escala em Lisboa e tive que apresentar teste de antígeno feito até 24 horas antes. Mas vale o PCR (mais caro), com até 72 horas. Na volta, mesmo trajeto, fiz exame em Barcelona, em uma clínica.
      Se teu voo for dirteo para a Espanha, só precisa do Certificado de Vacinação em espanhol.

    Como usar o trem bala de Barcelona para Sevilha com descontos para maiores de 65 anos? O trem passa por Madri?Dois dias, contando os dias de chegada e o de saída , é possível conhecer quais lugares imperdível?Grata.

    Já li por aqui que existe uma linha de trem direto de Barcelona a aix-in Provance de Tgv, mas pesquisando no site da renfe não encontrei. Será que não existe mais?
    Gostaria de muito de fazer essa rota

      Olá, Daniela! A pandemia pode ter afetado a malha ferroviária. Se a data for depois de 8 de dezembro, ainda não deve estar no sistema.

    Oi pessoal, a página “Onde comer” de Barcelona está fora do ar. Vocês poderiam consertar por favor?? Ela deve ser excelente e imperdível como todas as outras! Obrigado

      Olá, Newton! A gente fez uma migração recente para um novo servidor e algumas páginas podem ficar estáveis. Esta página está no ar, sim. Tente por esse link:

      https://www.viajenaviagem.com/destino/barcelona/onde-comer/

      Se não carregar, tente duas coisas:

      1) Dê um refresh (F5)

      2) Se continuar sem carregar, copie e abra numa janela anônima, que vai funcionar.

      Obrigado!

    Olá, tudo bem? Em 2022, eu e meu marido (ambos com mais de 60 anos) pretendemos ficar aproximadamente 30 dias viajando entre Portugal e Espanha, e gostaríamos de saber se estamos fazendo uma rota adequada. Pretendemos pegar um voo SP/Madri, ficando uns 4 dias. Seguiremos para Barcelona por trem de alta velocidade onde ficaremos 2/3 dias. Voltaremos à Madri para um voo até Lisboa, onde alugaremos um carro e seguiremos de imediato para Évora, Badajoz, Mérida até Sevilha , onde ficaremos 3 dias. Retornaremos pelo Algarve e seguiremos para o norte Portugal até Santiago de Compostela, passando por Vigo. No retorno gostaríamos de passar na Serra da Estrela até Lisboa, onde ficaremos 3 dias e retornaremos à São Paulo. Você acha que ficará muito corrido? Adoramos pegar estradas! Grata por sua atenção.

      Olá, Margareth!

      A Península Ibérica é muito grande e tem atrações demais para ser feita com tanta pressa. Só para fazer Portugal direitinho (sem Algarve) você precisaria de uns 20 dias:
      https://www.viajenaviagem.com/2018/07/roteiros-portugal/

      Cidades do porte de Madri e Barcelona requerem pelo menos 4 dias.

      https://www.viajenaviagem.com/destino/barcelona/o-que-fazer-barcelona/
      https://www.viajenaviagem.com/destino/madri/o-que-fazer-madri/

      Para a Andaluzia você precisa de 7 dias:
      https://www.viajenaviagem.com/2014/02/andaluzia-roteiro-7-dias/

      Note que cada dia de deslocamento entre cidades é um dia perdido para passeios.

      Com 30 dias, eu recomendaria privilegiar as grandes cidades espanholas, a Andaluzia, o Algarve (caso vocês estejam viajando entre junho e setembro; fora dessa época não vale a pena), o Alentejo e Lisboa, deixando o centro e o norte de Portugal e a Galícia para uma outra oportunidade.

      A logística mais fluida seria:

      Passagem multidestinos São Paulo-Barcelona / Lisboa-São Paulo

      4 noites em Barcelona
      trem a Madri
      4 noites em Madri
      trem de Madri a Granada com pit-stop em Córdoba
      2 noites em Granada
      carro alugado na saída de Granada
      1 noite em Ronda
      circuito dos Pueblos Blancos até Vejer de la Frontera
      1 noite em Vejer de la Frontera
      entrega o carro ao chegar em Sevilha
      4 noites em Sevilha com bate-volta a Jerez
      ônibus a Albufeira
      aluguel de carro em Albufeira e continuação a Lagos
      5 noites em Lagos para explorar praias de Lagos e Carvoeiro e ir a Sagres
      carro a Évora
      3 noites em Évora para explorar Alentejo
      entrega do carro ao chegar em Lisboa
      5 noites em Lisboa com bate-voltas a Sintra e Cascais

      https://www.viajenaviagem.com/destino/algarve/

    Olá! Em Agosto iremos a Portugal e passaremos 5 dias em Barcelona. Estou para reservar um apartamento, vamos em família, 6 adultos e 2 crianças de 9 anos, qual lugar vc me indica que seja mais econômico e com melhor acesso as atrações? Somente em Barcelona, em Lisboa já temos hospedagem.
    Obrigada!

    Oi boa noite, sou nova por aqui e já estou amando! Já estou pensando em um roteiro para junho /2020, tenho 30 dias de férias com meu marido e queria viajar 25 dias pela Europa. Primeiro tenho que ir para Portugal, vou com meus avos, depois espanha e Paris (meu grande sonho). Queria saber se voces acham que com esse tempo ainda consigo ir para suiça e alemanha. Uma eurotrip. O que acham ?? Me ajudeeem

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito