Bruxelas entre Paris e amsterdã

Guia da Bélgica

Bruxelas: pit-stop esperto entre Paris e Amsterdã

Em uma viagem de trem entre Paris e Amsterdã, incluir Bruxelas como pit-stop é uma maneira esperta de fazer do trajeto um novo passeio.

Divida as três horas de trajeto em primeiro e segundo tempo, e aproveite uma tarde com Tintin e moules-frites.

Como escolher os trens

Importante: é preciso comprar duas passagens separadas, Paris-Bruxelas e Bruxelas-Amsterdã. Não é possível comprar uma passagem Paris-Amsterdã, parar em Bruxelas e seguir viagem no horário que quiser.

Trecho Paris-Bruxelas (ou vice-versa)

O trecho Paris-Bruxelas leva 1h30 no trem Thalys. Escolha um horário que permita aproveitar bem o dia (programar a saída de Paris ou de Amsterdã o mais tardar às 9 da manhã é uma boa ideia).

Não há nenhum outro trem nesta rota além do Thalys?

Que sirva o centro de Paris, não. Há trens TGV do aeroporto Charles-de-Gaulle a Bruxelas, sem passar pelo centro de Paris. Esses trens têm as mesmas características do Thalys: horário determinado, assento marcado e tarifa variável.

Onde e quando comprar o trecho Paris-Bruxelas (ou vice-versa)

As viagens no Thalys devem ser reservar com antecedência. O bilhete só vale no horário para o qual foi emitido.

As tarifas são variáveis como nos aviões: quem compra com antecedência nomalmente paga menos.

Você pode comprar no site do Thalys ou no site de passagens de trem e ônibus Trainline (tem interface em português).

Trecho Bruxelas-Amsterdã (ou vice-versa)

O trecho Bruxelas-Amsterdã pode ser feito em trens Thalys ou InterCity. Os trens Thalys costumam ser mais caros, mas em compensação são mais rápidos.

Nos trens Thalys a viagem leva 1h50, com horário marcado e reserva automática de assentos. O bilhete só vale no horário para o qual foi emitido.

Nos trens InterCity a viagem leva 2h50. Não há reserva de assento. Se todos os assentos estiverem ocupados, você pode viajar de pé (ou no vagão-restaurante) – mas como há muitas paradas, muita gente sentada acaba descendo pelo caminho. A passagem tem validade para qualquer horário no dia de validade do bilhete.

Ou seja:

  • Se você comprar uma passagem Thalys, tem que pegar o trem do horário especificado na sua passagem
  • Caso compre uma passagem InterCity, pode seguir viagem com qualquer InterCity no dia que está indicado na sua passagem

Onde e quando comprar o trecho Bruxelas-Amsterdã (ou vice-versa)

As passagens do Thalys têm preço variável, como nos aviões: quem compra com antecedência nomalmente paga menos. Você pode comprar no site do Thalys ou no site de passagens de trem e ônibus Trainline (tem interface em português).

Os trechos internacionais do Intercity também têm preço variável (os trechos domésticos têm tarifa fixa). Por isso, vale a pena comprar com antecedência também. O site que implica menos com cartões brasileiros é o Trainline (e tem interface em português). Mas também dá para comprar no site internacional da SNCB belga e na NS holandesa.

Compre DOIS bilhetes separados!

Repetindo a pergunta mais feita neste post: NÃO É POSSÍVEL fazer a parada em Bruxelas com apenas um bilhete Paris-Amsterdã ou Amsterdã-Paris. Você necessariamente vai ter que comprar as duas passagens separadas.

Onde guardar a bagagem

Uma das razões para se recomendar o pit-stop em Bruxelas são os maleiros automáticos da estação de trem Bruxelles-Midi, também chamada de Brussel-Zuid, em flamengo.

Os maleiros têm tamanhos variados, instruções em português (de Portugal), e os maiores são grandes o suficiente para guardar bagagens tamanho “tour pela Europa” (lembrando que recomendamos levar para tours pela Europa malas de tamanho M ou P, que se encaixam sem problemas também nos bagageiros dos trens).

O que fazer num pit-stop em Bruxelas

Programe de quatro a seis horas para o passeio. (O recomendável são seis horas.)

Da estação central, deslumbre-se com a Grand-Place, saia para encontrar o Manneken Pis (a famosa fonte do menininho fazendo xixi), passe pelas Galerias Reais e pare em uma das ruas laterais para uma infalível caçarola de mexilhões com batatas fritas – moules-frites para os íntimos.

Para o brinde, uma Leffe, uma Duvel, uma Delirium Tremens…

Fãs de quadrinhos vão gostar de visitar Smurfs e Tintin no Centre Belge de la Bande Dessinée e de reconhecer o jovem repórter dos gibis pelas ruas (pegue um mapa com a rota do Tintin nos postos de informação turística).

De lembrança, não esqueça dos chocolatinhos.

Posso trocar o pit-stop para Bruges?

Pode, mas dá mais trabalho.

Recomendamos deixar a bagagem em Bruxelas, na estação Midi, de qualquer forma.

Você vai precisar fazer o trecho Bruxelas-Bruges na ida e na volta. Cada viagem leva uma hora em trem regional.

A passagem pode ser comprada no site nacional da SNCB, no Trainline ou na hora, na estação. Há pelo menos três trens a cada hora.

443 comentários

Olá, tive a oportunidade de conhecer esta incrível cidade-monumento em minha primeira viagem para a Europa, em junho deste ano, na companhia de minha esposa. Passamos por Paris, Gent, Bruxelas, Roterdam, Haia, Amsterdam, Colônia e Frankfurt, e confesso que Bruges foi a cidade que mais me surpreendeu positivamente. Tenhos algumas fotos no blog que venho elaborando: http://www.brevespalpites.zip.net
Não deixem de passar um ou dois dias em Bruges, e visitem o Lago do Amor, uma paisagem belíssima.
Luciano Morais

Oi pessoal,
Alguém ja fez um bate volta de bruxelas pra luxemburgo? Vale a pena ou é cansativo?

Oi pessoal, estou pensando em fazer um pit-stop em Bruxelas. Estarei indo de Amsterdã para Londres. Pretendo fazer os trechos Thalys e depois Eurostar! Terei aproximadamente 7 horas de intervalo total. Dá pra visitar o Atomium? Será no inverno (28/12) alguma conta-indicação pela data? Obrigado.

    Olá, Gabriel! Viajar no inverno tem seus inconvenientes, não podemos negar.

    Se a sua prioridade é o Atomium, vá primeiro a ele.

    Gabriel, dá pra visitar o Atomium sim. Ele fica na penúltima estação de uma linha de metrô, acesso fácil desde a estação de trem. Uma visita completa ao Atomium leva 2h, mais se tiver uma exposição temporária que lhe interesse.

    Só fique atento ao horário de retorno: vc precisa fazer check-in no Eurostar com 30min de antecedência. E não adianta chorar: se não fizer check-in no horário, não embarca.

Fiquei com duvida… devo pegar trem ou metro de da estacao midi para a central? vou de Thalys, tenho mesmo direito?
E facil de encontrar esse local na estacao midi para pegar o transporte? leva quanto tempo?
obrigada

    Olá, Fernanda! Dê mais uma lidinha no texto, suas dúvidas estão respondidas lá! 🙂

Amigos e Bóia,

Boa tarde.
estarei na Bélgica em novembro. Duas dúvidas:
1- pegarei mto frio?
2- 1 dias em Bruxela e outro em Bugues são suficientes?

Obrigado,

É possível fazer Bruxelas-Bruges-Amsterdam no mesmo dia? Acho que fica puxado, né? hehehehe… Ainda mais sendo em novembro, pleno inverno. Estaremos em Paris e gostaria de fazer esse bate-volta, mas estou em dúvida em escolher 2 dessas 3 cidades! Tudo indica que ficarei com Bruxelas e Bruges. Mas essa como fica esse roteiro?

(1) Vou de Thalys entre Paris e Bruxelas bem cedo…;
(2) Desço na estaçao Bruxelles-Midi e depois trem até Bruxelles-Central para ir até Grand-Place;
(3) Na volta, de Bruxelles-Central até Bruxelles-Midi… metrô ou a pé mesmo?
(4) De volta a Midi (almoço), InterCity até Bruges.
(5) Final do dia: Bruges-Bruxelles-Midi(IC) e Bruxelles-Midi-Paris(Thalys).

Perguntas:
Está coerente esse roteiro? Compro tudo já pela internet?

    Olá, Danilo! Para pit stop, escolha entre Bruxelas e Bruges. Os dois juntos não dá.

    Então acho que seu fizer somente Bruxelas e Bruges (sem Amsterdam) fica mais suave, certo?
    Obrigado pelas dicas! 🙂

Olá, gostaria de saber se é possível me tirar uma dúvida. Se eu comprar uma passagem de trem (thalys) de Paris para amsterdam, com essa passagem posso descer em Bruxelas e passar lá a noite e depois seguir para Amsterdam, ou tenho quem comprar Paris-Bruxelas e de lá comprar outra para Amsterdam. Obrigada

    Olá, Ohara! Não pode não. Thalys é um trem em que todas as passagens têm lugar marcado — logo, hora marcada também. Tem que comprar duas separadas.

Pessoal, estou indo a trabalho para Bruxelas daqui 2 semanas. Vou aproveitar e ficar mais 1 semana com minha esposa. Ja conhecemos Paris e Amsterdam, por isso estamos pensando na Italia.
Pergunta: Dá pra ir de trem de Bruxelas para Roma ou é muito trampo? Alguém já fez isso? Qual o trem indicado?
Ou será que a melhor ideia mesmo é avião?
Muito obrigado

Acabamos de voltar de um passeio que incluiu Bruxelas. Acrescento às recomendações positivas, uma visita ao imperdível museu Magritte que possui maravilhosas obras do mestre do surrealismo.O museu fica muito perto da praça central.

André L., Bruxelas nem estava no meu roteiro, decidi de última hora…saí num sábado bem cedo e voltei no último ônibus, sem nada de trânsito. Andei o dia todo e visitei todas as atrações que queria. Continuo recomendando!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito