campos-do-jordao-palacio-boa-vista

Guia de Campos do Jordão

Campos do Jordão

Campos do Jordão é onde São Paulo vai para sentir frio. A cidade mais alta do país — a 1.628 metros de altitude — parece equipada com um ar-condicionado natural. Você sai de São Paulo e, 170 km depois, a temperatura estará até 10ºC mais baixa.

O que esperar

Se a arquitetura enxaimel, os telhados que vão até o chão, os hotéis e pousadas com lareira no quarto, as fondues e o apelido de ‘Suíça brasileira‘ evocam a Europa, o trânsito e a muvuca lembram São Paulo, mesmo — viajam junto com o paulistano, para que ele se sinta em casa. Usar a palavra ‘capital’ para descrever Campos do Jordão não é sequer um exagero: a cidade tem o seu próprio palácio do governo, o Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do governador paulista.

Mas seria um erro reduzir Campos do Jordão aos esportes urbanos praticados no centrinho de Capivari — comer, beber, comprar, badalar e paquerar. A natureza é a maior estrela da região, seja em parques públicos, como o Horto Florestal, seja em espaços privados, como o jardim Amantikir. A Pedra do Baú oferece uma moldura permanente para a paisagem, e o Pico do Itapeva descortina a Mantiqueira em dias claros.

As atrações culturais não decepcionam, como o Museu Felícia Leirner ou a Casa da Xilogravura. E quando chega julho, o Festival de Inverno, com sua riquíssima programação, dá a Campos do Jordão um título ainda mais elevado: o de capital brasileira da música erudita.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

52 comentários

Gostaria de saber como vai estar o funcionamento dos bares, restaurantes e atrações turísticas de Campos do Jordão em novembro de 2020. Obrigada

Vale a pena viajar no carnaval/2021 para Campos do Jordão com minha filha de 12 anos ?

    Olá, Vanuza! A cidade fica cheia em todos os feriados, mesmo no verão. Os parques valem a pena e podem ser curtidos com algum distanciamento social. Já o centrinho vai estar bastante aglomerado, se não tiver chegado a vacina é melhor evitar passear na cidade à noite.

Oiiii, percebi que alguns hotéis em Campos do Jordão não tem ar-condicionado será que pelo clima da cidade não é preciso? Vamos para lá ainda esse mês (fev), verão.

    Olá, Dulce! As noites são frescas o ano inteiro. Mas se você for muito fã de ar-condicionado, no verão pode fazer falta.

Oii, atualizando sobre Campos do Jordao: nao há mais o paseio de trem até SSt Antonio dos Pinhais e a visita ao Horto é paga.

Tentei visitar a Pedra do Baú mas após percorrer todo o caminho incluindo um trecho de estrada sem asfalto cheguei a entrada da Pedra do Baú e para minha surpresa um grande aviso informava do risco de contrair FEBRE AMARELA e que os visitantes deveriam estar vacinados. Voltei imediatamente pois havia uma pessoa que não estava vacinada…..Esse aviso deveria constar no início e durante o percurso além de constar nas propagandas do local…

Eu amo essa cidade. Não deixem de ir no restaurante Krokodilo, no parque amantikir, passear pelos jardins do auditorio. Quem vai em Julho não pode perder as apresentações das orquestras na praça nas tardes dos finais de semana, e o por do sol na vista chinesa, que fica na entrada da cidade uns 3 km antes do portal. E para se hospedar sempre indico a pousada Recanto dos Sonhos, excelente custo beneficio.

Olá, mesmo sendo mais perto o aeroporto de Guarulhos.. eu queria saber a distância e a melhor rota partindo de Congonhas! Obrigada!

    Olá, Luciana! Se alugar carro, basta acionar o Waze para ver o melhor caminho do momento. Para ir de ônibus, você precisará sará ir de táxi até a rodoviária.

Acabei de chegar de Campos e gostaria de indicar a cervejaria Caras de Malte, que, na minha opinião, tem uma cerveja melhor que a Baden e com preço mais justo, além de um ótimo ambiente com música ao vivo e de fácil acesso, no começo do caminho para o Horto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.