campos-do-jordao-palacio-boa-vista

Guia de Campos do Jordão

Campos do Jordão

Campos do Jordão é onde São Paulo vai para sentir frio. A cidade mais alta do país — a 1.628 metros de altitude — parece equipada com um ar-condicionado natural. Você sai de São Paulo e, 170 km depois, a temperatura estará até 10ºC mais baixa.

O que esperar

Se a arquitetura enxaimel, os telhados que vão até o chão, os hotéis e pousadas com lareira no quarto, as fondues e o apelido de ‘Suíça brasileira‘ evocam a Europa, o trânsito e a muvuca lembram São Paulo, mesmo — viajam junto com o paulistano, para que ele se sinta em casa. Usar a palavra ‘capital’ para descrever Campos do Jordão não é sequer um exagero: a cidade tem o seu próprio palácio do governo, o Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do governador paulista.

Mas seria um erro reduzir Campos do Jordão aos esportes urbanos praticados no centrinho de Capivari — comer, beber, comprar, badalar e paquerar. A natureza é a maior estrela da região, seja em parques públicos, como o Horto Florestal, seja em espaços privados, como o jardim Amantikir. A Pedra do Baú oferece uma moldura permanente para a paisagem, e o Pico do Itapeva descortina a Mantiqueira em dias claros.

As atrações culturais não decepcionam, como o Museu Felícia Leirner ou a Casa da Xilogravura. E quando chega julho, o Festival de Inverno, com sua riquíssima programação, dá a Campos do Jordão um título ainda mais elevado: o de capital brasileira da música erudita.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

52 comentários

Olá, viajarei para lua de mel em junho de 2021. Gostaria de saber dicas de passeios, clima se vai estar muito frio; aluguel de carro ou não? obg

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.