Guia de Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento é a pequena joia colonial do Uruguai.
Foi fundada em 1680 por Manuel Lobo, governador português do Rio de Janeiro, em franca desobediência aos limites territoriais designados pelo Tratado de Tordesilhas.
Colonia del Sacramento é um destino encantador – tanto para um passeio de poucas horas (como bate-volta desde Buenos Aires ou pit stop entre Montevidéu e Buenos Aires), quanto para uma parada de alguns dias.
Ali perto, a região de Carmelo é um polo de enoturismo.
A Bóia recomenda:
- O melhor momento para ir a Colonia é numa viagem entre Montevidéu e Buenos Aires (com ou sem pernoite)
- Ônibus e ferry boat são os melhores meios de transporte
- Hospede-se no bairro histórico ou nas suas imediações
- Poucas horas na cidade? Siga nosso roteiro básico do Bairro Histórico
- Vai pernoitar? Visite também as vinícolas (de Colonia ou de Carmelo)
Os primeiros 150 anos

A localização não é fortuita: Colonia fica exatamente em frente a Buenos Aires, na margem oposta do Rio da Prata. O enclave servia como entreposto comercial avançado da corte portuguesa. Havia algum comércio legal, mas também muito contrabando (que funcionava em mão dupla).
Você perceberá o jeitinho português no casario do centrinho histórico. “A Paraty do Uruguai” é o clichê mais resistente – e faz sentido, dada a localização à beira-rio. Mas Colonia del Sacramento também lembra Tiradentes e Diamantina, em Minas Gerais. E sua Plaza Mayor não é muito diferente do Quadrado de Trancoso.

Mas o fato é que Colonia nunca conseguiu ser portuguesa por muito tempo. Nos seus primeiros 150 anos, a cidade foi capturada pela Espanha quatro vezes, e quatro vezes retomada por Portugal. Boa parte do casario do bairro histórico foi reformado com elementos da arquitetura colonial espanhola.
Com a independência brasileira, Colonia tornou-se brevemente parte do Brasil. Finalmente, em 1825, a independência uruguaia expulsou os últimos portugueses e brasileiros que ocupavam a cidade, e Colonia tornou-se simplesmente uruguaia.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
A restauração

A cidade cresceu para o norte, e a parte histórica acabou ficando um pouco relegada.
Em1969, porém, Colonia del Sacramento resolveu restaurar o ‘Barrio Sur’, como era conhecido o bairro histórico. Fachadas foram revividas, as ruas voltaram a ter seu nome original, os resquícios da muralha foram reconstituídos.
Em 1995 veio a recompensa: Colonia del Sacramento foi alçada a Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Até hoje, é o único sítio uruguaio da lista.
Vale a pena dormir em Colonia del Sacramento?

Depende do seu perfil de viajante e do tempo disponível no seu itinerário.
Se você curte slow travel, se acha romântico percorrer ruas antigas depois que todos os turistas do dia foram embora, se quer descansar e comer bem por alguns dias, Colonia del Sacramento é o seu número. Durma aqui sim. A iluminação noturna deixa a cidade ainda mais charmosa, e a cena gastronômica evoluiu bastante nos últimos 10 anos.

Mala de bordo nas medidas certas
Mas se você está com o tempo contado, passar algumas horas no bairro histórico – seja num bate-volta desde Buenos Aires, seja num pit stop entre Montevidéu e Buenos Aires – já será bem bacana. Nesse caso, use nosso roteiro básico pelo Bairro Histórico de Colonia del Sacramento, próprio para uma passagem de 4 a 6 horas pela cidade.
Dormindo uma ou mais noites na cidade, você terá tempo para visitar a Plaza de Toros e as vinícolas dos arredores.
Vale a pena seguir a Carmelo?

A 75 km de Colonia del Sacramento, Carmelo é há muito tempo frequentada por uma certa elite de Buenos Aires, que ali tem estâncias, veleja e joga polo.
Nas últimas décadas, a região despontou como a nova fronteira vinícola do Uruguai, liderada pela bodega Narbona.
Hospedando-se em Colonia você pode contratar um passeio de um dia a vinícolas de Carmelo.
Mas também pode hospedar-se diretamente em Carmelo (tem até um resort chique).



Comentários
Olá Ricardo e Bóia!
É possível visitar a Plaza de Toros, o Centro Histórico e alguma vinícola nos arredores de Colônia del Sacramento fazendo um passeio de bate volta saindo de Buenos Aires para o Uruguai de barco? Nesse caso, a saída seria às 8h e o retorno às 17h. Se for possível, você recomenda alguma vinícola?
Agradeço desde já sua atenção.
Obrigada!
Jucimeire
Olá, Jucimeire! Não. Você teria que pernoitar em Colonia.
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/buenos-aires/colonia-del-sacramento/