Colonia del Sacramento saindo de Buenos Aires

Guia de Buenos Aires

Bate-volta a Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento, a simpática cidadezinha colonial meio lusa, meio espanhola do Uruguai, está mais próxima de Buenos Aires do que de Montevidéu.

Basta 1h15 de travessia do rio da Prata para ir de Buenos Aires a Colonia del Sacramento. – perfeito para ir e voltar nomesmo dia. Já se você sair de Montevidéu, serão 2h30 a 3h de estrada, inviabilizando o bate-volta.

Veja as dicas, macetes e pegadinhas de um passeio a Colonia del Sacramento saindo de Buenos Aires.

Colonia del Sacramento: um pouco de história

A história de Colonia remonta a 1680, quando foi fundada por Manuel Lobo, governador português do Rio de Janeiro.

Você perceberá o jeitinho português no casario do centrinho histórico. Lembra Paraty, sim, mas também Tiradentes e Diamantina, em Minas Gerais.

Por sua localização estratégica, defronte a Buenos Aires na margem oposta do Prata, a cidade cresceu recebendo muita mercadoria lícita e de contrabando, afetando o monopólio espanhol.

A cidade passou boa parte da sua história num vaivém entre Portugal e Espanha. Houve quatro capturas de Colonia del Sacramento, com quatro reconquistas por Portugal.

Em 1825, a independência uruguaia expulsou os últimos portugueses e brasileiros que ocupavam a cidade desde 1816, e Colonia tornou-se simplesmente uruguaia.

O que fazer em Colonia del Sacramento

O bate-volta a Colonia saindo de Buenos Aires é um passeio tranquilo, para relaxar.

Não há compromissos. Caminhe pelas ruazinhas de pedra, descubra os melhores ângulos do rio, escolha entre cafés e bares charmosos,.

Nas suas caminhadas você vai deparar com pequenos museus – entre nos que estiverem abertos. A visita é curta e interessante, e um ingresso vale para todos.

Atualmente estão abertos o Museu Português (o mais importante da cidade), o Museu do Azulejo e a curiosa Casa de Nacarello, que reproduz uma casa portuguesa da era colonial. Por enquanto, estão abertos apenas de 6ª a domingo.

Também vale a pena sair do centrinho histórico colonial e passear pela parte “nova” da cidade – que conserva um casario interessantíssimo dos anos 30 e 40 do século passado.

Se você curte lugares pacatos & charmosos, considere passar uma ou duas noites em Colonia. Veja dicas de Onde ficar em Colonia del Sacramento.

Colonia del Sacramento saindo de Buenos Aires

A Buquebus e a Colonia Express, que usam terminais em extremidades opostas do Puerto Madero, ligam Buenos Aires a Colonia em 1h15, em vários horários.

Por causa da pandemia, o check-in é realizado com antecedência de 2 horas.

As tarifas são variáveis, como as de avião. Mas como qualquer compra com antecedência precisa ser feita por cartão de crédito, usando o câmbio oficial (que é quase o dobro do câmbio paralelo/’blue’), a compra antecipada dificilmente vai valer a pena.

Por isso, a melhor estratégia é comprar presencialmente em Buenos Aires. Ao chegar, confira nos sites das duas cias. as tarifas para o dia em que você quer viajar. Verifique a mais em conta e compre numa loja física (veja abaixo).

Buquebus

  • Site
  • Loja física: Shopping Patio Bullrich (Posadas 1245, entre Montevideo e Libertad, Recoleta), aberta diariamente 10h-21h
  • Terminal: Av. Antártida Argentina, 732, à altura da av. Córdoba, Puerto Madero (canto esquerdo)
  • Ida: 8h15 (chegada em Colonia às 9h30) ou 12h15 (chegada em Colonia às 13h45)
  • Volta: 21h30 (chegada em Buenos Aires às 22h45)
  • Dica: com sorte, estará disponível a tarifa “Ida y vuelta en el día”, para bate-voltas no mesmo dia

Colonia Express

  • Site
  • Loja física: Galerías Pacífico (Córdoba 550, esquina Florida, Centro), aberta diariamente 10h-21h
  • Terminal: Av. Elvira Rawson de Dellepiane 155, esquina Alicia Moreau de Justo, Puerto Madero (canto direito)
  • Ida: 8h15 (chegada em Colonia às 9h30) ou 12h15 (chegada em Colonia às 13h45)
  • Volta: 16h30 (chegada em Buenos Aires às 17h45) ou 20h30 – chegada em Buenos Aires às 21h45
  • Dica: para curtir a noite em Buenos Aires, é melhor ir com a Colonia e voltar no barco das 16h30
  • Pegadinha: ao comparar as tarifas, desconsidere a tarifa “Económica”, que é válida apenas para compras por cartão pela internet. Compare a tarifa “Express”, que também é disponível presencialmente, com as tarifas da Buquebus

Como fazer seu teste PCR para viajar ao Uruguai

O Uruguai exige teste RT-PCR com resultado negativo, colhido dentro das 72 horas anteriores à viagem.

É provável que o teste que você fez para viajar à Argentina não esteja mais válido no dia em que você viajar a Colonia (a não ser que você faça o passeio no seu primeiro dia, o que um tanto esquisito e torna mais complicada a compra presencial da passagem).

Se você deixar o passeio a Colonia para o penúltimo dia da viagem, o mesmo teste ainda estará válido para apresentar também no retorno ao Brasil.

Para isso, vai ser preciso fazer um PCR Express, com resultado no mesmo dia. A unidade de Palermo Hollywood da rede CentraLab entrega resultados até as 19h para quem faz o teste até as 10h30 da manhã. (O PCR Express só é feito nesta unidade.)

Agende seu teste para a véspera do seu passeio a Colonia, e se o seu voo de retorno ao Brasil acontecer no dia seguinte à viagem ao Uruguai, seu teste continuará válido.

  • CentraLab Unidade Palermo Hollywood | Bonpland 1397, esquina Niceto Vega | Preço: 6.500 pesos argentinos (R$ 200 no câmbio blue) | PCR Express: apenas nesta unidade para coleta até as 10h30 | Agendamento online
Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.