Guia de Curaçao

Guia de Curaçao

Curaçao

Entre os destinos mais visitados pelos brasileiros no Caribe, Curaçao talvez seja o mais singular.

Curaçao não tem praias extensas como Aruba, nem resorts como Punta Cana, ou restaurantes ao gosto americano como Cancún.

As melhores praias são pequeninas — mas têm águas cristalinas, com corais que pedem para ser explorados com snorkel ou cilindro, e nenhuma construção para estragar a paisagem.

A capital, Willemstad, conserva uma adorável arquitetura colonial holandesa, realçada pelas cores quentes do Caribe.

A culinária de Curaçao é cosmopolita, misturando sabores do Caribe, da Holanda e da Indonésia (que chegou com os imigrantes do Suriname, outra antiga colônia holandesa na América).

Mais do que sol e praia, Curaçao proporciona a sensação de uma verdadeira viagem internacional. Bon Bini!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Quando chove em Curaçao?

    Check-List

    • PASSAPORTE: Sim
    • VISTO: Não
    • MOEDA: A moeda local é o florim das antilhas holandesas, mas leve dólares.
    • SEGURO SAÚDE: Não é exigido, mas não é esperto viajar sem
    • VACINAS: Febre amarela
    • HABILITAÇÃO INTERNACIONAL: Aceita CNH

    273 comentários

    Ricardo e amigos, boa noite, gostaria de saber se algum de vcs já comprou chip 3g /4g em curaçao para usar a internet do celular? Como foi? Onde? Valeu a pena?
    Obrigado.

    Prezados bom dia! Sou pouco experiente em viagens internacionais, as viagens que fiz anteriormente realizei a reserva de hotéis através de um site de busca e sempre foi tudo pago através do cartão de crédito. Irei para Curaçao em fevereiro/2016, fiz uma reserva através deste mesmo site no hotel Villa Vermaire, o hotel me contactou dizendo que não aceita cartões de crédito e que eu devo fazer o pré-pagamento diretamente na conta do hotel em um banco holandês, e o restante do pagamento até 14 dias antes da chegada, fiz algumas pesquisas na web e o hotel me parece idôneo, já entrei em contato com o site de buscas, há mais de uma semana e até agora não obtive resposta. Gostaria de saber se esta situação é comum e/ou alguma outra sugestão/informação do que eu devo fazer. Desde já agradeço, e também elogio os excelentes posts e comentários deste site que me ajudaram na escolha desta viagem.

      Olá, Sergio! O hotel pode ser sério, mas existe a possibilidade de haver hackers atravessadores. Nossa recomendação é nunca fazer transferências bancárias. Depósitos só por cartão de crédito ou Paypal.

    A título de informação, no site da viajanet aparece a opção de voo direto entre Manaus e Curaçao pela inselair com datas para novembro de 2015.

      Ok, Bóia! Agora me resta uma dúvida, os voos diretos entre Manaus e Aruba foram cancelados? Porque estou fazendo a simulação(site da inselair) de um voo saindo de Manaus com destino a Aruba e só aparecem opções com escala em Curaçao.

      Olá, Paulo! É estranho, porque na seção Timetable os vôos diretos a Aruba continuam aparecendo. Mas com efeito, ao pesquisar nas datas dos vôos a pesquisa volta com vôos via Curaçao, nos dias dos vôos a Curaçao. Se existirem, pode ser que os vôos a Aruba estejam bloqueados por operadoras. Mas como mesmo pesquisando muito adiante os vôos não aparecem, tá com cheiro de terem desativado a rota, sim.

      Estou em Curaçao e vim no voo direto da Inselair. Os voos alernam, tem dia que vem direto para Curaçao e tem dia que vai direto para Aruba na volta a mesma coisa.

    Olá
    Pergunta de principiante: Fiz a viagem para Curaçao pela Avianca. Onde é melhor eu cadastrar os pontos da viagem, no programa Amigo da Avianca ou no Lifemiles?
    Obrigado

      Olá, Laís! Provavelmente no Amigo você terá mais chance de acumular mais pontos em vôos nacionais e trocar também por vôos nacionais.

    Boa tarde! Voltei semana passada de Curaçao (ficamos 11 dias lá) e estou aqui para dar minha opinião sobre o HILTON e seu Executive Lounge, pois, até o momento ninguém aqui tinha ido pra lá e escolhido o Hilton com esta opção. É uma sala não muito grande com mesas e, cadeiras, televisão, acesso à internet e resumo de vários Jornais (americanos e espanhóis). Fica aberta o dia todo e pela manhã (7 às 10h) serve café com cerca de 4 tipos de pães, 2 tipos de bolo, frios (salame, queijo e presunto), ovos mexidos, bacon ou salsichas, pasta de amendoim, Nutella, Cream Cheese, vários tipos de café (máquina), 2 tipos de suco, leites integral e desnatado, cereais (tipo sucrilhos, granola etc), 3 ou 4 tipos de frutas, água, sanduicheiras grandes para fazer sanduíches quentes e mais algumas coisas que devo ter esquecido.. e o melhor de tudo é tomar café com uma vista fantástica do mar e do hotel, pois, fica no 5o andar e há mesas na sacada. É bem tranquilo o movimento neste ambiente e as atendentes são muitos gentis, em especial uma chamada Desireé. Neste hotel só tem wi fi de graça na recepção e no Executive Lounge para quem tem acesso, pois, o local é fechado e a porta só é aberta com cartão que esteja dsbloqueado. Das 17h às 19h tem um happy hour, está incluso sucos, refrigerante, água e alguns petiscos quentes e saladas. Teve nuggets com molhos bacanas, outro dia costelinhas com barbecue, iscas de peixe, mas, nada de muito sofisticado. As saladas não me agradaram muito, mas, serve de tira gosto pra quem quer algo light. Tem uns dois tipos de bolinhos (“muffins”) , tem também duas sobremesas como pudim ou bolo recheado tb…. Resumindo, achei que valeu muito a pena, pois, chegávamos da praia ou da piscina, passava lá pra fazer um happy hour, tomar um refri, comer algo, acessar a net, ver um lindo por do sol de um lugar privilegiado e jantávamos lá pelas 21h… As vezes nem comíamos mais nada, só beliscava…. Não lembro o valor adicional para ter acesso ao Executive Lounge, mas, não era muita diferença. Quem tiver duvida, envie e-mail para o Hilton que eles são muito solícitos. Se eu puder ajudar em algo mais fico a disposição. Ah…se quiser comprar bebida alcoólica dentro do executive lounge, pode, e ainda paga mais barato que no bar principal do hotel. Para deixa registrado, segue meu Top Five de melhores praias:
    1- Kenepa Grande
    2- Cas Abou
    3 – Jeremi
    4-Kalki
    5-Porto Mari

    Um grande abraço e muito obrigado aos membros do site Viaje na Vigem por todas as dicas.

    Olá, fiz a viagem recentemente (março/2015) e digo que gostei muito de Curaçao! E, para não ficar repetitivo com outros comentários, colocarei o que faria ou deixaria de fazer:
    1º alugue um carro (aluguei pela Rentalcars, um carro na Alamo). Com certeza será o melhor investimento para a viagem tendo em vista que para chegar em 99% das praias voce tera que se deslocar. Taxi lá não vi muitos, e os que tem são um tipo de lotação (taxi van);
    2º Praias que você não poderá deixar de ir: Kalki, Grote Knip (ou Kenepa Maior), Jeremi, Casa Abou e Portmari (todas ao norte); e Jan Thielbay e Mambo (região central indo para o Sul);
    3º Para chegar às praias do Norte você terá que ir sentido Westpunt, lembre-se disto!! Como não consegui GPS, peguei um mapa e, depois de me perder um pouco, percebi que pegando sentido Westpunt eu iria pegar a segunda praia mais ao norte da ilha (Kalki) e viria descendo a rota passando por cada praia do mapa. Bem tranquilo!
    4º Playa Mambo é onde fica o Sea Aquarium. Para ficar nesta praia deverá ser desembolsado U$ 3,00 por pessoa e, caso queira uma espreguiçadeira, mais U$ 8,50 por cada espreguiçadeira.
    E, falando de Sea Aquarium, não nadei com os golfinhos porque minha esposa estava grávida (o que eles também não permitem). Apenas fiz o Encontro com os Golfinhos e adoramos. Se quiser nadar terá que pagar U$ 179,00 e para fazer o encontro e tirar fotos apenas, pagará U$ 99,00 (valores individuais). Cabe informar, ainda, que você não poderá tirar fotos enquanto estiver na água (uma pessoa deles irá tirar e cobrar cerca de U$ 50 por 6 fotos num pen drive – foi o que eu paguei). Mas se você estiver indo com outras pessoas que não vão entrar na água com os golfinhos, esta poderá tirar fotos à vontade. De qualquer jeito, pagando ou não, vale muito a pena tirar as fotos!!
    5º Praias com estruturas: nem todas as praias lhe oferecem estrutura para você almoçar e as que oferecem geralmente você tem que pagar. As que fui que ofereciam isto foram a Kalki (U$ 8,00 por pessoa para permanecer na praia, com espreguiçadeira), Casa Abou (free), Portmari (U$ 3,00), Mambo (já citado acima) e Jan Thielbay (free). Ahhh, mas não vai achando que terá um cardápio completo com 50 pratos diferentes não hein!! Cardápio simples geralmente e a maior parte do que é servido é frito. Mas, se você não é muito adepto a frituras, pelo menos nestas praias você encontrará um filé de peixe com uma saladinha. Mas, aproveitando a dica da ANA, vale a pena levar frutas e água com você.
    6º Onde comprar frutas? Você pode comprar no mercado flutuante em Punda. Bom que daí você já conhece um ponto turístico deles. Ahh, e por ali por perto, se você estiver afim de ir a Otrobanda (que fica no outro lado da margem) tem um barco (grátis) que sai de 10 em 10 minutos mais ou menos e faz este trajeto ida e volta. Só não sei dizer até que horas…
    7º O que não faria? Não iria na Hato Caves (caverna) que, na minha opinião, não vale o preço que se paga (cerca de U$ 8,00 por pessoa e não tem nada demais). Também não iria ao encontro dos Flamingo’s (flamingos mesmo) porque, apesar de ser de graça, nem tem muito o que ver. E não acordaria tarde, nenhum dia! Curaçao é lindo demais pra ficar de bobeira na cama (rsrs).
    8º Noite: pra quem gosta tem alguns cassinos pela cidade. O que muito acontece por lá é que um hotel ou resort, além de ser um lugar legal para jantar com sua companhia promove algumas musicas que embalam os locais. Mas já informo logo que as musicas, geralmente, acabam cedo (entre meia noite a duas da manhã). Um lugar que levei minha esposa para jantar e que gostamos bastante foi no Forte Nassau. Lá você terá a visão da cidade vista pelo alto. Vale a pena conferir!
    Enfim, há várias outras praias em Curaçao para conferir e se você quiser trocar seu dólar por florins, eles farão a cotação de U$ 1,00 para 3$ 1,75. Mas, se você trocar em qualquer banco a cotação sobe dois centavos (3$ 1,77). De qualquer forma o dólar é aceito em todo lugar – pelo menos que eu tenha ido.

    Espero ter colaborado com os comentários e dizer que tudo que disse se baseia em minha opinião tendo em vista que outras pessoas podem ter opinião diferentes da minha.

    Ahh, e para aqueles que queiram saber onde me hospedei durante os dias que estive na ilha, fiquei no Saint Tropez Apartments and Suites (que achei formidável), em Punda – a 10 minutos a pé do Centro.

    Abraço a todos e boa viagem!!

      Olá,
      Em relação a locação do carro, pediram a PID? Abs, elisa

      Olá, Elisa! Não pedem PID no Caribe nem nos Estados Unidos nem na América do Sul. Vale a pena fazer para a Europa e é imprescindível no Japão e na Oceania.

    Olá, qual (s) a locadora com bom custo benefício na ilha? Estou indo pra lá em abril; quanto tempo antes preciso reservar, gostaria de sair daqui com o carro locado. Grato!

    Acabei de voltar de Curaçao e Bonaire. Curaçao é grande não se iluda é a maio ilha das Antilhas Holandesas. Em primeiro lugar, Alugue carro vale muito a pena, automático ou não é o suficiente preço ótimo 47 dolares o mais simples economico compacto para a ilha ok. As praias são bem afastadas e vc vai precisar de mapa para encontrálas.A maioria é com corais no fundo por isso a cor da água é incomparável as outras ilhas a da bebida curaçao blue rs. Se isso te incomodar compre sapatilha própria mas, isso em geral é só na beira. Algumas praias são de areia então não haverá problema. Pegue um mapa com os nomes das praias, lá diferente de outras ilhas as praias são pequenas e vc entra em “trilhas ” com o carro e aí aparece a praia tal… Leve agua e alimentos para o dia e vá indo de praia em praia , difícil vai ser dizer qual a mais bonita. Para mim Kenepa grandi é a mais linda mas, tem Jeremi e outras várias em penhascos escondidinhas e ate´praias onde só vc estará e ficará com medo de estar sozinho

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito